11/07/20

Aconteceu a 11 Julho 2006

Neste dia, Tarik Sektioui assinava pelo FC Porto e tornava-se o segundo jogador marroquino da história do clube, depois do médio Youssef Chippo, contratado em 1996. De Dragão ao peito, o veloz e virtuoso extremo realizou 57 jogos e marcou 12 golos, um dos quais absolutamente extraordinário, frente ao Marselha, no Estádio do Dragão. No que diz respeito a títulos, foram cinco aqueles que Tarik Sektioui conquistou com a camisola do FC Porto: três campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Dragões Diário 11-07-2020

Passaram apenas algumas horas entre a vitória em Tondela e o início da preparação para o desafio que se segue: no próximo dia 15 de Julho (quarta-feira), às 21h30, há clássico com o Sporting no Estádio do Dragão, referente à 32ª e antepenúltima jornada da Liga. Está tudo a pensar no mesmo, mas o líder do campeonato e o Mar Azul sabem que ainda nada está ganho, por isso é que ontem voltou a ser dia de trabalho no Olival. No boletim clínico estão os nomes de Marcano e Sérgio Oliveira.
 
Por falar em Sérgio Oliveira, os exames realizados ontem confirmaram uma lesão muscular na face posterior da coxa direita. Em Tondela, apesar do infortúnio da lesão, o médio atingiu um número bem redondo de azul e branco: são já 100 jogos pela equipa principal do FC Porto, registo que o nosso 27 não deixou de assinalar: É um orgulho imenso, para mim, chegar a este número de jogos pelo clube do meu coração. Foi o concretizar de um sonho e espero que possa vir a fazer muitos mais.
 
O plantel da AJM/FC Porto para 2020/21 continua a ganhar forma e já há mais uma cara nova confirmada no grupo comandado por Rui Moreira: a oposto Yasmin Bednarczuk, de 20 anos, chega do Curitiba, do Brasil, e assinou um contrato válido por uma temporada com a equipa de voleibol feminino. Estou muito feliz em poder fazer parte da história do FC Porto e por poder escrever novas linhas para essa história, diz Yasmin Bednarczuk, que promete dedicação, amor e competitividade.

10/07/20

Aconteceu a 10 Julho 1993

Neste dia, o FC Porto celebrava o primeiro centenário e o Estádio das Antas acolhia o concerto de estreia dos Depeche Mode em Portugal. O programa das comemorações foi muito mais vasto e incluiu ainda um torneio quadrangular e um jantar de gala em que Jorge Nuno Pinto da Costa discursou sobre a função social do clube.

Dragões Diário 10-07-2020

Há uma equipa em Portugal que há poucos meses entrou em alguns jogos a dez pontos do primeiro classificado do campeonato e que hoje o lidera com oito pontos de vantagem sobre o segundo. É o nosso FC Porto, um exemplo notável de competência, qualidade e crença, que ontem venceu por 3-1 em Tondela e passou a ter o título à distância de um ponto.
 
Danilo foi o primeiro, logo no início da segunda parte, a dar-nos motivos para festejar, quando abriu o marcador na sequência de um canto. Aos 64 minutos, o quarto golo de Marega nos últimos quatro jogos valeu o 2-0. O 3-1 final surgiu já depois dos 90, a partir do pé esquerdo de Fábio Vieira, na conversão de um penálti.
 
Como todos os portistas, Sérgio Conceição era um homem feliz no momento de analisar um jogo que não foi espetacular, mas foi bem disputado. A atitude dos jogadores, sublinhou, foi fantástica, o que não pode ser considerado uma surpresa, uma vez que a equipa do FC Porto tem sido a mais completa do campeonato.
 
É inevitável, numa altura destas, pensar nas contas do título, mas o treinador não altera a postura que tem adotado nas últimas semanas e aposta numa abordagem muito simples: Dependemos do nosso trabalho e das nossas vitórias para sermos campeões. E todos trabalharão juntos até ao fim, garantiu Tecatito Corona.
 
Esse trabalho começa já daqui a pouco, às 11h30, quando a equipa se reunir no Olival para começar a preparar o clássico com o Sporting. A primeira das quatro finais que ainda há por disputar esta época está agendada para quarta-feira, às 21h30, no Estádio do Dragão.

09/07/20

Aconteceu a 09 Julho 1990

Neste dia, ro campeão nacional iniciava os trabalhos de pré-temporada com um reforço de luxo. Na sexta, e última, campanha de Artur Jorge no comando técnico do FC Porto, Aloísio juntava-se ao plantel portista para formar dupla com o compatriota Geraldão no eixo da defesa. Vindo da Catalunha, onde foi titularíssimo durante duas épocas no Barcelona, o internacional brasileiro manteve o impressionante registo de presenças e, nos onze anos seguintes, vestiu a camisola azul e branca em 474 ocasiões. Ainda hoje, o antigo número 4 integra o pódio de futebolistas com mais presenças ao serviço dos Dragões, apenas atrás de duas lendas como João Pinto e Vítor Baía. Enquanto jogador, Aloísio conquistou sete Campeonatos, cinco Taças de Portugal e sete Supertaças. Depois do adeus aos relvados, foi treinador-adjunto nas vitórias na Taça UEFA, na Liga dos Campeões Europeus e na Taça Intercontinental.

Dragões Diário 09-07-2020

Hoje é dia de o FC Porto entrar em campo. A partir das 19h15 (Sport TV), onze camisolas com o emblema do líder do campeonato sobem ao relvado do Estádio João Cardoso para disputar mais uma de quatro finais que restam até ao término da Liga. Em Tondela, a melhor defesa da prova vai procurar estender o registo de cinco encontros consecutivos sem sofrer e o melhor ataque - ex aequo com o segundo classificado - irá tentar alargar o número de remates certeiros na época, actualmente cifrado em 101 golos. Citando Sérgio Oliveira, após a vitória gorda de domingo: Muitos se esqueceram que, neste clube e nesta cidade, ninguém se rende! Somos gente nobre e leal que vai sempre à luta… Em silêncio e juntos como irmãos!

Outro Sérgio, o mister Conceição, projectou a deslocação à Beira Alta ao final da manhã de ontem. Quem chega a esta casa e não luta para ganhar títulos não pode estar cá. Esse desejo é o de todos nós. O que eu afirmei várias vezes é que queria ser campeão. Para já, ainda não ganhámos nada, se vencermos dois jogos então seremos campeões. Pensamos num jogo de cada vez, reforçou o timoneiro da armada azul e branca. O treinador da equipa que ocupa o topo da tabela classificativa elogiou ainda o contributo dos adeptos para o actual momento: Temos tido um apoio incrível desde o local do estágio até ao estádio onde jogamos, seja em casa ou fora.  
 
Também no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, ainda antes da conferência de imprensa, Sérgio Conceição orientou a última sessão coletiva de preparação para a 31ª jornada da Liga. Nos relvados do Olival, o treinador dos Dragões apenas não pôde contar com Iván Marcano. O central espanhol continua a entregue aos cuidados do Departamento de Saúde azul e branco - a realizar tratamento à grave lesão que sofreu no joelho direito - e é a única baixa confirmada na convocatória portista para Tondela.
 
Brad Tinsley vai continuar no Dragão Arena na época que se avizinha. O base norte-americano da nossa equipa de basquetebol estendeu o vínculo que o liga ao FC Porto por mais um ano e manter-se-á no plantel de Moncho López até 2021. O basquetebolista aterrou pela primeira vez na Invicta há cinco anos, venceu todas as competições nacionais e, em 2016, recebeu o Dragão de Ouro para Atleta de Alta Competição do Ano. À FC Porto TV e ao Porto Canal, Brad Tinsley mostrou-se radiante por continuar naquela que considera ser a sua segunda casa. Assinar esta renovação de contrato foi um dos dias mais felizes da minha vida. É bom saber que posso continuar a viver o meu sonho de jogar aqui, declarou o atleta de 31 anos.

08/07/20

Aconteceu a 08 Julho 1962

Neste dia e quase sete meses depois da morte inesperada de Gyorgy Orth, o FC Porto apresentava um novo treinador húngaro, Janos Kalmar, que já tinha sido quatro vezes campeão ao serviço do Honvéd. Em 1962/63, Kalmar conduziu os azuis e brancos a uma das melhores temporadas nos 19 anos em que não foi conquistado o título de campeão nacional, mas um arranque tremido na época seguinte ditou a sua substituição por Otto Glória.

Dragões Diário 08-07-2020

No dia em que foi revelado um dos equipamentos alternativos para a próxima época, o plantel continuou a preparar a deslocação a Tondela, a primeira das cinco finais que ainda falta disputar até ao encerramento de 2019/20. O jogo da 31ª jornada, agendado para amanhã às 19h15, vai ser projectado por Sérgio Conceição a partir das 12h30 de hoje, numa conferência de imprensa que poderá acompanhar em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.

E já que é o Tondela que vai ocupando o pensamento de todos os portistas, que tal rever o resumo do jogo da primeira volta do campeonato? Ainda se lembra do que se passou no Estádio do Dragão? A resposta está no site oficial. De avanço, apenas recordamos que o FC Porto venceu por 3-0 e que o terceiro golo, em particular, é uma obra de arte.  
 
A partir dos Estados Unidos, o reforço da equipa de basquetebol Larry Gordon não esconde o entusiasmo por iniciar um percurso no FC Porto, até porque já ouviu grandes coisas sobre o clube da boca de Max Landis. O extremo norte-americano apresentou-se aos adeptos, apontou a versatilidade como uma das principais qualidades e deixou uma garantia: Vou fazer tudo o que estiver ao meu alcance para ajudar a equipa a vencer.
 
O FC Porto associou-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro na organização de um projecto virtual de ocupação de tempos livres para jovens. A partir de hoje e nas restantes quartas-feiras de Julho, sempre às 9h30, jogadores e treinadores do clube vão partilhar testemunhos sobre a importância do desporto, da alimentação e da promoção de hábitos de vida saudável. Guillem Cabestany, técnico da equipa de hóquei em patins, será o primeiro protagonista.

07/07/20

Dragões Diário 07-07-2020

Após a goleada ao Belenenses, Sérgio Conceição garantiu que o FC Porto já estava a pensar no jogo em Tondela, que será dirigido por Fábio Veríssimo, e foi precisamente com o foco no desafio da 31ª jornada da Liga que os azuis e brancos regressaram ontem ao Olival para uma sessão de trabalho matinal. O campeonato aproxima-se no fim e todos temos consciência da importância do próximo jogo, agendado para quinta-feira, às 19h15 (Sport TV), que vai levar o líder do campeonato até ao Estádio João Cardoso.
 
Larry Gordon é reforço da equipa de basquetebol do FC Porto e assinou um contrato válido por uma temporada, até 2021. O atlético extremo norte-americano, de 33 anos e 1,96m, chega à Invicta com muita experiência internacional e é a primeira cara nova do plantel comandado por Moncho López, que acredita que Larry Gordon vai acrescentar muito ao colectivo portista na posição 3: É um jogador multidimensional. É um jogador com muito talento ofensivo, atirador de três pontos e forte no 1x1.
 
Ora, o plantel da equipa de basquetebol do FC Porto para 2020/21 continua a ganhar forma e também já está garantida a continuidade de João Soares, que renovou o contrato que o liga ao clube até 2022. O extremo internacional português, de 30 anos, já tinha vestido de azul e branco entre 2009 e 2012, regressando no verão de 2018. Os objectivos para a próxima época passam por conquistar todas as competições em que nos inserimos, isso faz parte do ADN do nosso clube, diz João Soares.

06/07/20

Aconteceu a 06 Julho 2004

Neste dia, começou a história de amor entre o FC Porto e Ricardo Quaresma, quando o Harry Potter chegou da Catalunha para a primeira de duas passagens pelo Dragão. Logo na estreia em jogos oficiais, no encontro da Supertaça frente ao Benfica, o extremo de 20 anos marcou um golo excepcional e abriu as hostes para o que se passaria ao longos dos anos seguintes: uma sucessão quase interminável de gestos mágicos e de golos de levantar qualquer estádio.

Dragões Diário 06-07-2020

Em noite de homenagem a Seninho, os heróis do presente e do futuro estiveram à altura das estrelas do passado e venceram o Belenenses por 5-0, retomando a vantagem de seis pontos sobre o segundo classificado que tinha sido provisoriamente encurtada no sábado. Antes que comece a fazer contas, acredite que o foco actual é só um: Tondela.
 
No quinto jogo consecutivo sem sofrer golos, foram cinco os jogadores que brilharam lá na frente: Soares marcou primeiro de cabeça; Marega finalizou depois de ser isolado por Corona; Alex Telles bateu um penálti; Fábio Vieira converteu um livre direto na perfeição - que bela estreia a marcar!; e Luis Díaz desferiu uma bomba indefensável.
 
No final do encontro, Sérgio Conceição classificou-os como muito bonitos, verdadeiros pontos altos de um jogo muito interessante que até teve um resultado, reconheceu, um pouco volumoso.
 
Sobre o futuro próximo, o treinador garante duas coisas: primeiro, que não vale a pena pensar muito no que falta em termos de jogos e de pontos; e, depois, que toda a concentração está canalizada para o desafio de quinta-feira, pelo que é preciso delinear uma estratégia para ganhar em Tondela.
 
A deslocação à Beira Alta será apenas a primeira de quatro finais que a equipa vai disputar até ao encerramento do campeonato, explicou Alex Telles. O lateral considera que a família do FC Porto merece o que está acontecer e vai continuar a trabalhar forte para alcançar o que todos desejamos.
 
Tranquilidade e confiança são, para Fábio Vieira, dois ingredientes fundamentais para o sucesso. As mesmas tranquilidade e confiança que o motivaram a cobrar um livre que estava destinado a Alex Telles e que lhe valeram um momento inesquecível, que dedicou ao pai e à mãe e que vai guardar para o resto da vida.
 
Também feliz por ter marcado um golo bonito e, sobretudo, por ajudar a equipa, Luis Díaz foi perentório em relação ao que aí vem: Não podemos relaxar. Já na semana passada, recorde-se, Jorge Nuno Pinto da Costa tinha apontado no mesmo sentido na página que escreve na Dragões. Do discurso à prática, a comunhão é total. Continuemos assim, como Dragões Juntos.

05/07/20

Aconteceu a 05 Julho 1991

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa escolhia Carlos Alberto Silva para suceder a Artur Jorge no comando técnico do FC Porto. O treinador brasileiro deixava o Japão para se sentar no banco portista e a época de estreia foi claramente positiva: vitória na Supertaça a abrir e título de campeão nacional a fechar, com dez pontos de diferença para o Benfica quando a vitória ainda valia apenas dois. Carlos Alberto Silva sagrar-se-ia bicampeão no FC Porto na segunda temporada como treinador.    

Dragões Diário 05-07-2020

Hoje é dia de FC Porto. Esta noite (21h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, o líder do campeonato recebe o Belenenses na 30.ª jornada da prova. Depois de orientar a derradeira sessão de trabalho antes do jogo com os azuis de Belém, Sérgio Conceição projectou mais um desafio que a nossa equipa tem de ultrapassar para ficar mais perto daquilo que todos queremos, o título de campeão nacional: Pensamos principalmente em nós e no que temos de fazer para ganhar o jogo, garante o nosso treinador.  
 
Ezequiel Mena é reforço da equipa de hóquei em patins do FC Porto e assinou até 2024, juntando-se a Xavi Barroso nas caras novas do plantel comandado por Guillem Cabestany. O avançado internacional argentino, que fez 22 anos na passada sexta-feira, deixou o Óquei de Barcelos para ser Dragão e confessou estar muito feliz por se juntar ao nosso clube. Aqui, Ezequiel Mena já sabe o que o espera: O FC Porto é uma equipa que tem de lutar por todos os títulos e dar alegrias aos adeptos.

No que diz respeito à natação azul e branca, o treinador José Manuel Borges renovou por dois anos com o FC Porto e estendeu o vínculo que o liga ao clube até 2022. O sócio número 3.307 do FC Porto, antigo atleta de sucesso e seleccionador português, tornou-se treinador da natação portista em Junho de 2018, regressando a uma casa que conhece muito bem. Durante a década de 70, José Manuel Borges foi nadador do FC Porto e juntou grandes marcas individuais à conquista de vários títulos.