20/04/18

Aconteceu a 20 Abril 1966

Neste dia, o FC Porto chorava a morte de um dos mais extraordinários e completos desportistas: Waldemar Mota. Entrou aqui para jogar nos iniciados e para se tornar um dos melhores jogadores do nosso clube, o único que representou na carreira, nos anos 20 e 30. Avançado, marcou 177 golos em 163 jogos, conquistou 14 títulos, entre eles o Campeonato Nacional de 1934/35. Formou juntamente com Pinga e Acácio Mesquita os célebres três diabos do meio-dia, assim apelidados depois de os Dragões vencerem as melhores equipas da Europa no Natal de 1933. Foi também o primeiro atleta portista a participar nos Jogos Olímpicos e a capitanear a selecção nacional, pela qual somou 21 internacionalizações e marcou quatro golos.

Dragões Diário 20-04-2018

O Dragão continua a encher para o FC Porto-Vitória de Setúbal de segunda-feira à noite (20h). Estão vendidos mais de 41 mil bilhetes, por isso ainda há lugar para si. O jogo da jornada 31 da Liga começou a ser preparado ontem, com um treino pela tarde. O plantel retomou os trabalhos esta manhã, no sítio do costume, a três dias de atacar a primeira de quatro vitórias que nos darão o que tanto queremos.

Conquistar os três pontos e, assim, segurar a liderança do campeonato é a missão que os Sub-17 levam a Guimarães para, amanhã de manhã (11h), enfrentarem o Vitória. Os Sub-15 querem continuar com o primeiro lugar na mira, pelo que o objetivo é o mesmo quando, no mesmo dia e à mesma hora, receberem a Académica de Santarém.

Cinco anos depois, o Dragão Caixa vai voltar a ser palco da Final Four da Liga Europeia de hóquei em patins. A 12 de maio jogam-se as meias-finais, que contemplam um FC Porto Fidelidade-Sporting e um Barcelona-Reus. Para o dia seguinte está marcada a grande final.

Até lá, há um título de campeão nacional para continuar a defender. Já amanhã (15h, Porto Canal), a equipa recebe o Óquei de Barcelos com a motivação em alta depois de ter garantido, frente ao Benfica, as presenças nas meias-finais da Liga Europeia e da Taça de Portugal. “Temos vindo a fazer grandes jogos e temos de continuar no mesmo caminho. É muito importante continuarmos na frente do campeonato”, sublinha Gonçalo Alves.

Em andebol, o FC Porto ficou a saber que vai discutir com o Sporting o acesso à final Taça de Portugal - Benfica e FC Gaia defrontam-se na outra meia-final. É no fim de semana de 26 e 27 de maio, no Peso da Régua, que tudo se decide.

Começa-se hoje a correr, em Espanha, a 33ª edição da Volta a Castilha e Leão. A primeira etapa, com mais de 180 quilómetros de extensão, liga Alba de Tormes a Salamanca.

19/04/18

Aconteceu a 19 Abril 2009

Neste dia, em Coimbra, já na ponta final da caminhada para o tetra, o FC Porto vencia a Académica por 3-0 com golos de Rolando, Lisandro López e Mariano González. A época não tinha começado particularmente bem, com os azuis e brancos a sofrer duas derrotas consecutivas frente ao Leixões e à Naval, mas um ciclo final de 23 jornadas sem perder permitiu à equipa de Jesualdo Ferreira recuperar e superar a concorrência de Sporting e Benfica. Vinte e um dias depois, Bruno Alves confirmaria a conquista do quarto título consecutivo.

Dragões Diário 19-04-2018

Nos penáltis. Outra vez nos penáltis. Em Alvalade, ali tão perto, a apenas 11 metros do Jamor, o FC Porto falhou a final da Taça de Portugal. Porque, para lá da soma de outros fatores, a bola bateu no poste, como antes, ainda antes dos penáltis e até do prolongamento, já tinha batido na trave. Para uns serão pormenores, para outros pormaiores, condições que fazem toda a diferença.

Para Sérgio Conceição é a vida… E é o futebol também. Sofremos o golo de uma forma completamente imerecida, num lance inofensivo, mas que acontece, observou o treinador. E aconteceu com um grande capitão, o Marcano, que, além de um excelente jogador, é um excelente profissional, reconheceu.

Para Ricardo Pereira está claro que a eliminatória acabou por se resolver nos detalhes. Ora vejamos... Primeiro, durante o jogo: Tivemos uma bola no poste que não entrou. Eles tiveram uma no poste que entrou. Depois, nos penáltis: Como disse, as nossas bolas foram ao poste e saíram, a deles entrou. Em resumo: Nada fica manchado. Não conseguimos, mas saímos de cabeça levantada.

O FC Porto-Vitória de Setúbal, da 31.ª jornada da Liga, é o jogo que se segue, marca o regresso ao Dragão, depois de dois jogos em Lisboa em apenas quatro dias, e já vendeu 40 mil bilhetes. Se ainda não tem o seu, saiba que há vantagens para agarrar até domingo. Já agora, aproveite e tome nota: Sérgio Conceição avisa que a equipa tem pouco mais de três semanas para agarrar o título. Há um objectivo maior para cumprir.

18/04/18

Aconteceu a 18 Abril 1986

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse para o terceiro mandato como presidente do FC Porto. Nos dois primeiros, já tinha ganho tudo o que havia para vencer em Portugal. Ao terceiro, chegou a glória internacional, com as conquistas da Taça dos Clubes Campeões Europeus, da Taça Intercontinental e da Supertaça Europeia.

Dragões Diário 18-04-2018

O FC Porto retoma hoje, a partir das 20h30, a disputa de uma eliminatória que está adormecida há 70 dias. A 7 de fevereiro, um golo de Soares valeu aos Dragões uma vitória por 1-0 sobre o Sporting, em jogo da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Mais logo, os azuis e brancos, que estiveram em 15 das últimas 30 finais desta prova, procurarão carimbar em Alvalade novo passaporte para o Estádio Nacional.

Sérgio Conceição antecipou esta partida com a ambição de quem tem um objetivo claro: Estar presente no Jamor. Apesar da vantagem na eliminatória, o treinador acredita que o caminho para a final da Taça passa por marcar golos em Lisboa: Fica muito mais difícil para o adversário se nós fizermos golo ou golos em Alvalade. E a receita para consegui-lo é simples: Não podemos fugir ao que é a identidade da equipa.

A preparação para esta partida foi concluída ontem, em Tróia, num treino em que Danilo, a recuperar de uma lesão no tendão de Aquiles, foi o único ausente. Ao fim da tarde, a equipa mudou-se para Lisboa, onde hoje voltará a contar com um apoio expressivo dos adeptos – se é um deles, leia estas informações úteis sobre a deslocação a Alvalade.

Arranca sexta-feira, em Nyon (Suíça), a final four da UEFA Youth League, que será disputada pelo FC Porto, o Chelsea, o Manchester City e o Barcelona. No site oficial há mais informações sobre esta competição.

Foi ontem anunciado o nome do treinador de andebol do FC Porto para 2018/19 e 2019/20. Trata-se de Magnus Andersson, sueco que na temporada passada conquistou a Taça EHF ao serviço dos alemães do Göppingen. Até ao final da presente época, será Carlos Martingo, antigo técnico do Avanca, a assegurar a condução da equipa, uma vez que Lars Walther rescindiu ontem o contrato que o ligava ao clube.

17/04/18

Aconteceu a 17 Abril 1920

Neste dia, o extinto diário portuense O Primeiro de Janeiro publicou um documento curioso. Dias antes, o FC Porto tinha vencido o Benfica por 3-2, em Lisboa, e a imprensa da capital, com hábitos não muito distintos dos que atualmente pratica, optou por ignorar esse resultado. A indignação dos azuis e brancos foi manifestada pela pena de Alexandre Cal, o capitão da equipa. Em carta enviada ao jornal, escreveu: Este ano, o FC Porto quis vencer, e venceu. E para isso trabalhou com vontade, desfazendo assim a ideia que muitos tinham de ser impossível tão cedo o Norte triunfar sobre o Sul. Eis a razão porque foi tão pouco falada a vitória dos portuenses.

Dragões Diário 17-04-2018

Nada está ganho, o caminho é duro, todos são precisos. O FC Porto joga amanhã em Alvalade a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal (20h30), enquanto na segunda-feira regressa a casa para enfrentar o Vitória de Setúbal em partida da 31.ª jornada da Liga NOS (20h00). Encher o Dragão é imperativo. Para já, estão vendidos 38 mil bilhetes. Até dia 22, há vantagens na aquisição antecipada dos ingressos.

Mas antes há a Taça. Ontem a equipa iniciou a preparação para o duelo com o Sporting, com um treino em Tróia. Danilo é, agora, o único atleta entregue aos cuidados do departamento clínico. Para hoje, estão agendadas uma nova sessão de trabalho e a conferência de imprensa de antevisão do encontro por Sérgio Conceição, que poderá acompanhar em direto no Porto Canal a partir das 17h30.

O FC Porto B perdeu ontem frente ao Sporting B, por 2-0, em jogo da 34.ª jornada da Ledman LigaPro. Os golos foram marcados nos últimos 25 minutos, numa altura em que os Dragões já se encontravam reduzidos a dez, após expulsão de Moreto Cassamá por acumulação de amarelos. Os azuis e brancos seguem na oitava posição da tabela.

Pela sexta vez em seis edições, o FC Porto sagrou-se vencedor do Open Vale do Sousa em natação, com 517,5 pontos. Os nadadores portistas bateram 129 recordes pessoais e atingiram outras marcas de destaque, como o registo de Alexandre Amorim nos 100 metros bruços.

Arrancou ontem e prolonga-se até 27 de abril o primeiro período de treinos abertos das escolas Dragon Force, destinados a jovens com idades compreendidas entre os 4 e os 14 anos.

16/04/18

Aconteceu a 16 Abril 1939

Neste dia, no Estádio do Lima, casa do Académico, o FC Porto conseguia a vitória mais expressiva no campeonato na qualidade de visitante. Para o conseguir, bastou-lhe descer a Rua da Constituição ao longo de 600 metros e vencer por 12-1. No jogo 200 de Pinga com a camisola azul e branca, Costuras marcou cinco golos e Carlos Nunes fez um poker. Mihaly Siska, antigo guarda-redes e duplo vencedor do Campeonato de Portugal, era o treinador, que naquela tarde ficava a apenas uma jornada de conseguir o primeiro de dois títulos consecutivos. Uma semana depois, empatar com o Benfica (3-3) na Constituição foi o suficiente.

Dragões Diário 16-04-2018

O FC Porto meteu toda a carne no assador e bateu o Benfica por 1-0. Herrera foi o menino querido a fazer o gosto ao pé, como meninos queridos foram todos os jogadores do Dragão. Todos sabemos que hoje o Benfica manda mesmo no que circunda o jogo, mas é falso que os outros já não mexam nada. A equipa de Sérgio Conceição mexeu e muito no jogo e o adversário acabou a questionar o que passou se?.

Destaque para a entreajuda dos nossos jogadores, como quem diz: Sabes que estou e sempre estive ao teu lado. É verdade que o Benfica entrou à procura de ser feliz, mas a resposta dos nossos jogadores foi inequívoca: Temos de dar-lhe cabo da nota. E deram. O FC Porto é líder do campeonato com toda a justiça e se alguém quiser contrariar esta ideia a resposta só pode ser: Ainda querem me fazer atrasado mental.

Com serenidade, pelo menos aparente, porque as emoções tinham sido fortes pouco antes, Sérgio Conceição lembrou que mexeu na equipa sempre para lhe dar força ofensiva e alertou que nada está ganho, que ainda há muito campeonato para disputar.

Se alguém merecia ser feliz era Herrera, que destacou a fé da equipa na vitória: Acreditámos até ao fim que poderíamos vencer aqui, que é muito difícil. Estamos contentes, mas ainda nada acabou. Faltam quatro finais e não podemos errar, disse o mexicano, ele que foi sucessivamente provocado na flash interview da BTV, tal como Sérgio Conceição, com um lance entre Zivkovic e Ricardo Pereira. Velhos hábitos de quem conta sempre com um empurrãozinho, mas o que Ricardo Pereira fez não foi isso, limitou-se a ganhar o espaço.

Jorge Nuno Pinto da Costa também comentou a vitória da equipa e garantiu que no FC Porto todos vão continuar a pensar jogo a jogo. O próximo é já depois de amanhã, em Alvalade, com o Sporting, para a Taça de Portugal.

Hoje há mais um clássico, mas na versão B e frente ao Sporting. Às 16h00, em Pedroso, a equipa de António Folha regressa à realidade nacional quatro dias depois de ter garantido o acesso à final da Premier League International Cup. Rui Moreira prevê um jogo muito intenso e muito equilibrado, garante que os jogadores não se vão desligar do campeonato e resume a estratégia numa pequena frase: Cabe-nos fazer o que sabemos e conquistar a vitória.

O apito inicial soou à mesma hora para as equipas de Sub-17 e Sub-15, que, no entanto, entraram no relvado separadas por mais de 300 quilómetros. E tiveram sortes diferentes. Em casa, no Olival, um golo de Fábio Silva deu a vitória (1-0) aos Sub-17, que venceram o Sporting de Braga e ascenderam ao primeiro lugar da fase final, enquanto no Seixal os Sub-15 perdiam com o Benfica (3-0).

No basquetebol o FC Porto continua a não se entender com a Oliveirense, onde perdeu por 91-79, resultado que mantém a equipa na terceira posição, a quatro pontos do líder Benfica, que é o próximo adversário.

No ciclismo continuam as provas que dão quilómetros e preparação para as corridas mais importantes, que chegarão lá mais para a frente. César Fonte foi o portista mais bem classificado, tendo terminado o Grande Prémio das Beiras e Serra da Estrela na segunda posição.

O FC Porto é tricampeão nacional de bilhar às três tabelas. Na dupla jornada de ontem, que fechou a final six, os azuis e brancos perderam apenas uma de oito partidas, derrotaram o Benfica (3-1) durante a manhã e o Sporting (4-0) ao final da tarde, e terminaram a prova com dois pontos de vantagem sobre o rival de Alvalade.