27/04/19

Aconteceu a 27 Abril 1988

Neste dia, o FC Porto recebeu o Sporting de Espinho nas Antas em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Após uma primeira parte em branco, André, Rui Barros e Celso marcaram os golos que valeram um triunfo por 3-1 e a qualificação para os quartos de final. Um mês e meio depois, os Dragões derrotaram o Vitória de Guimarães no Jamor, com um golo de Jaime Magalhães, e ergueram o quarto troféu da temporada, depois das vitórias na Taça Intercontinental, na Supertaça Europeia e na Liga.

Dragões Diário 27-04-2019

Dois erros nos últimos cinco minutos ditaram um empate num jogo em que o FC Porto vencia o Rio Ave por 2-0 já bem perto do fim. Foi um desfecho frustrante, cruel e ingrato, de acordo com Sérgio Conceição, que assumiu a responsabilidade da equipa: Não merecíamos isto até aos 75 minutos, mas depois merecemos o que nos aconteceu.

O que se passou na primeira fase do encontro foi uma entrada boa do FC Porto, que se colocou em vantagem com um golo de Brahimi e um autogolo de Junio Rocha. Antes da reacção do Rio Ave, houve dois lances polémicos: primeiro, Marega foi carregado pelas costas na área do Rio Ave; depois, Rúben Semedo jogou a bola com a mão dentro da área.

Tal como o treinador, Pepe considera que é impensável que uma equipa que está a lutar para ser campeã sofra dois golos como o FC Porto sofreu. O central, ainda assim, deixa um alerta: Faltam três jogos e vamos ver o que se passa com o nosso adversário. Uma coisa é certa: Isto ainda não acabou.

A formação do FC Porto continua a dar cartas na Europa. A equipa de Sub-19 bateu o Hoffenheim por 3-0 e qualificou-se para a final da UEFA Youth League, com golos de Romário Baró, Fábio Silva e Tiago Matos. O jogo decisivo é disputado na segunda-feira, em Nyon (Suíça), frente ao Chelsea.

Após duas semanas de paragem, a equipa de hóquei em patins regressa esta tarde à competição para enfrentar o OC Barcelos, no Minho. Nélson Filipe tem consciência das dificuldades que vai enfrentar, mas considera que isso vai deixar o grupo mais alerta e ainda mais empenhado em alcançar uma vitória importante para atingir o objectivo final de vencer a Liga.

Às 18h (Porto Canal) é a vez de a equipa de andebol receber o Saint-Raphaël em jogo da segunda mão dos quartos de final da Taça EHF. No encontro da semana passada, em França, os Dragões empataram a 30, e Alexis Borges conta com o apoio de todos os adeptos para derrotar um adversário forte e que gosta de correr muito. O objectivo é claro: garantir uma vaga na final four da competição que se vai disputar em Kiel (Alemanha).

António Carvalho percorreu os 170,3 quilómetros do itinerário entre Frómista e Villada em 4h09m07s e foi o melhor ciclista da W52-FC Porto na segunda etapa da Volta a Castela e Leão. Para hoje está reservada uma tirada com 151,8 quilómetros entre Leão e Villafranca del Bierzo.

26/04/19

Aconteceu a 26 Abril 1998

Neste dia, nas Antas, Sérgio Conceição fez o primeiro golo do dérbi, o FC Porto venceu o Boavista por 3-2 e confirmou a conquista do quarto título consecutivo do ciclo do penta, ainda com três jornadas para disputar. Paulinho Santos e Zahovic fizeram os outros golos dos azuis e brancos, que deixavam o Benfica a 12 pontos de distância um dia depois do empate sem golos dos encarnados na Póvoa, frente ao Varzim.

Dragões Diário 26-04-2019

Com uma margem de erro curta, Sérgio Conceição prepara-se para um jogo difícil em Vila do Conde. Na projecção do desafio desta noite (20h30), da 31ª jornada da Liga, o treinador do FC Porto avisou sobre o bom momento” do Rio Ave, recusou olhar para o lado para falar do Benfica e não fechou a conferência sem desejar boa sorte à equipa de Sub-19, que hoje joga as meias-finais da UEFA Youth League.

O guarda-redes Fabiano, que voltou a fazer tratamento e trabalho de ginásio durante o treino de ontem, não é opção para o jogo de Vila do Conde, onde o árbitro será Artur Soares Dias.

Também hoje, mas às 13h e em Nyon, na Suíça, a equipa de Sub-19 do FC Porto disputa a primeira semifinal da tarde com o projecto assumido por Mário Silva de vencer o Hoffenheim e atingir a final da UEFA Youth League. O treinador prevê um encontro muito competitivo e, a propósito do adversário, fala de uma equipa forte fisicamente e tecnicamente evoluída. O Porto Canal transmite em direto.

Com cinco jogadores a ultrapassar a dezena, o FC Porto falhou a centena por pouco. Venceu a Ovarense por 26 pontos de diferença (99-73) e manteve a condição de única equipa invicta na segunda fase da época regular, enquanto ganhava todos os períodos do jogo no Dragão Caixa, pormenor que deixou Moncho López convencido de que o trabalho foi consistente.

Daniel Mestre foi o melhor entre os ciclistas da W52-FC Porto no final da primeira etapa da Volta a Castela e Leão, que ligou Belorado a Castrojeris. Mestre completou a distância de 181 quilómetros na 20ª posição, gastando mais 1m15s do que o vencedor, o italiano Davide Cimolai. Hoje corre-se a segunda etapa, que tem meta instalada em Villada.

25/04/19

Dragões Diário 25-04-2019

O plantel principal do FC Porto continua a preparar a curta deslocação ao terreno de Rio Ave e Fabiano é o único jogador indisponível. O treino de hoje realiza-se no Estádio do Dragão e será seguido pela conferência de imprensa de antevisão do encontro por Sérgio Conceição, que poderá acompanhar a partir das 19h no Porto Canal.

Se pretender apoiar os campeões nacionais no Estádio dos Arcos, ainda há bilhetes disponíveis na Loja do Associado e na FC Porto Store do Norteshopping. Para além disso, já estão à venda nos locais habituais os ingressos para o FC Porto-Desportivo das Aves da 32ª jornada da Liga.

E se quiser pensar mais à frente, na final da Taça de Portugal frente ao Sporting, já pode anotar na agenda a data e a hora do jogo: 25 de maio, 17h15.

O central da equipa de andebol Rui Silva renovou contrato até 2022. De acordo com Jorge Nuno Pinto da Costa, o novo vínculo justifica-se pela entrega total e dedicação do atleta, que veste de azul e branco desde 2015. Para Rui Silva, que é feliz e sente-se em casa no Dragão Caixa, o objectivo é concretizar mais sonhos pelo FC Porto.

Hoje é feriado, mas não é dia de descanso para todos. A equipa de basquetebol recebe a Ovarense, com o objectivo assumido por Pedro Pinto de jogar melhor e somar a 13ª vitória consecutiva. O jogo pode ser acompanhado no Dragão Caixa ou no Porto Canal a partir das 16h.

O dia 25 de abril de 1974 é um dos mais importantes da História do FC Porto. Não porque nessa data tenha sido conquistado qualquer título, mas porque a revolução que colocou um ponto final em 48 anos de ditadura também teve reflexos importantes no futebol. Os factos são objectivos e os números não mentem: durante o Estado Novo, o FC Porto venceu cinco campeonatos e três Taças de Portugal; em democracia, os Dragões já conquistaram 23 campeonatos, 13 Taças de Portugal, 21 Supertaças e sete troféus internacionais. Impressionante, não é?

24/04/19

Aconteceu a 24 Abril 2003

Neste dia, o FC Porto confirmava no Olímpico de Roma o regresso às finais europeias. A Lázio nunca conseguiu pôr em causa a vantagem de 4-1 conseguida na 1ª mão, no Estádio das Antas, e nem a ausência de José Mourinho, a cumprir castigo, fez a equipa vacilar. Vítor Baía defendeu um penálti já na segunda parte e o FC Porto apurou-se para a final da Taça UEFA, em Sevilha.

Dragões Diário 24-04-2019

Ontem foi dia de dupla celebração para a família portista: Pinto da costa cumpriu 37 anos na presidência do FC Porto e o Dragão Caixa, a casa das modalidades, fez dez anos de vida. Como dizia a minha mãe, era o meu destino, afirmou o presidente portista sobre o cargo que ocupa. No que diz respeito ao Dragão Caixa, Pinto da Costa falou sobre a importância de um recinto que aglutina todas as modalidades de pavilhão e que volta a juntar os adeptos do FC Porto no mesmo espaço.

Prosseguiu ontem, no Olival, a preparação para a deslocação a Vila do Conde, onde o FC Porto defronta o Rio Ave na 31ª jornada da Liga NOS (sexta-feira, 20h30, Sport TV). Fabiano (tratamento e ginásio) é o único nome a figurar no boletim clínico dos Dragões, que hoje realizam dois treinos, um matinal (10h) e outro vespertino (16h).

O FC Porto B perdeu frente ao Varzim (1-0), no Estádio de Pedroso, em partida a contar para a 31ª jornada da Ledman LigaPro. Mesmo em inferioridade numérica, os poveiros saíram vitoriosos e surpreenderam os Dragões, que mantêm assim a sétima posição na tabela, com 42 pontos somados. Na próxima ronda, a 32ª e antepenúltima do campeonato, o FC Porto B desloca-se ao Seixal para um clássico com o Benfica B.

Na próxima sexta-feira (13h), no Colovray Sports Center, em Nyon (Suíça), a equipa de Sub-19 do FC Porto discute com o Hoffenheim um lugar na final da UEFA Youth League. Na antevisão do duelo com a formação alemã, referente às meias-finais da prova, o defesa Tomás Esteves e o médio Fábio Vieira não esconderam que o objectivo portista é chegar ao jogo da decisão e, se possível, erguer o troféu. A outra meia-final coloca frente-a-frente Barcelona e Chelsea.

23/04/19

Aconteceu a 23 Abril 1982

Neste dia, Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse como presidente do FC Porto.
Neste dia especial, o Porto Canal vai começar a exibir um documentário sobre os 125 anos de história do clube, dividido em quatro episódios. Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente com maior longevidade e com mais títulos na história do futebol mundial, é a figura central da obra, intitulada 125 em azul.

Dragões Diário 23-04-2019

O plantel principal do FC Porto regressou ao Olival para começar a preparar o próximo compromisso dos campeões nacionais, referente à 31ª jornada da Liga. O jogo frente ao Rio Ave, em Vila do Conde, realiza-se na sexta-feira (20h30) e os bilhetes destinados a adeptos do FC Porto são colocados hoje à venda na Loja do Associado, em exclusivo a Sócios.

Anote no calendário as datas e os horários dos jogos das jornadas 32 e 33 da Liga. O FC Porto recebe o Desportivo das Aves a 4 de Maio (sábado), a partir das 20h30, e joga na Madeira frente ao Nacional a 12 de Maio (domingo), às 17h30.

O FC Porto B entra em campo esta tarde, às 16h, defrontando o Varzim no Estádio de Pedroso, para a 31ª jornada da Ledman Liga Pro. O médio brasileiro Luizão fez a antevisão do encontro que será transmitido em direto pelo Porto Canal.

A UEFA lançou um repto aos clubes presentes na Youth League para a criação de um vídeo com uma vertente social. O FC Porto, que vai disputar a Final Four da competição, escolheu como tema a cinoterapia.

O Dragão Caixa, digno sucessor do emblemático Pavilhão Américo de Sá, foi inaugurado há dez anos. A casa das modalidades portistas já recebeu 786 jogos oficiais e mais de 600 mil espectadores.

22/04/19

Aconteceu a 22 Abril 1987

Neste dia, o FC Porto garantiu a presença na final da Taça dos Campeões Europeus com uma vitória em Kiev, frente ao poderoso Dínamo (2-1), repetindo o desfecho do jogo da primeira mão. Com dois golos nos primeiros dez minutos, apontados por Celso e Fernando Gomes, os Dragões resolveram a questão e marcaram encontro com o Bayern Munique numa final que ficou na história do clube portista.

Dragões Diário 22-04-2019

Danilo, o jogador mais valioso (MVP) na vitória do FC Porto frente ao Santa Clara, garante que a equipa está determinada a vencer os últimos quatro jogos da Liga 2018/19. Estamos todos focados nesta recta final, diz o médio internacional português. Os campeões nacionais regressam hoje ao trabalho (18h), iniciando a preparação para o Rio Ave-FC Porto de sexta-feira.

A equipa de Sub-13 do FC Porto venceu o XXXVIII Torneio Internacional de Futebol Infantil da Pontinha. Na final, os jovens dragões garantiram o triunfo frente ao Sporting, por 1-0. A formação azul e branca terminou a prova com o melhor ataque (28 golos marcados) e a melhor defesa, apenas com um golo sofrido.

A W52-FC Porto alcançou um resultado histórico na primeira prova do circuito World Tour em que participou. Os portistas ficaram em 5º lugar na classificação geral por equipas da Volta à Turquia, após a realização da 6ª e última etapa da prova. Edgar Pinto destacou-se entre os sete ciclistas azuis e brancos, terminando na 5ª posição da geral individual.