08/12/17

Aconteceu a 08 Dezembro 1981

Neste dia, o FC Porto conquistou a primeira Supertaça de Portugal do seu palmarés. Numa época em que a final da prova ainda era disputada a duas mãos, os Dragões inverteram no Estádio das Antas uma desvantagem de 2-0 que trouxeram do Estádio da Luz, batendo o Benfica, por 4-1. Um hat-trick de Jacques e outro golo de Costa abriram o caminho para a hegemonia portista nesta competição. Hoje em dia (2017) são 20 as Supertaças do palmarés, face às oito do Sporting e às sete do Benfica.

Dragões Diário: 08-12-2017

O regresso ao trabalho do FC Porto, no Olival, confirmou a lesão de Otávio, que por esse motivo não participou no primeiro ensaio para o jogo da 14.ª jornada da Liga NOS (domingo, 20h15), frente ao Vitória, em Setúbal. O médio, que se lesionou durante o aquecimento da partida frente ao Mónaco, fez um deslocamento músculo-aponevrótico na coxa direita e é o único nome no boletim clínico dos Dragões. Os trabalhos continuam daqui a pouco, de novo no Olival.

Cada vez mais perto está também o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal, que colocará frente a frente, no Estádio do Dragão, FC Porto e Vitória de Guimarães. Os ingressos para a partida do dia 14 de dezembro (20h15) estão disponíveis desde quarta-feira, mas este parágrafo serve para lembrar que todos os sócios com Lugar Anual têm o seu lugar reservado até segunda-feira (11 dezembro), data a partir da qual o perdem o direito sobre o mesmo. Isto porque este é um dos jogos não incluídos no pacote, pelo que todos deverão adquirir um bilhete ter acesso ao recinto.

O ministro da Cultura e Indústrias Criativas de Cabo Verde visitou na quarta-feira passada o Museu do FC Porto e no final pode-se concluir que gostou muito do que viu. Abraão Vicente apontou o Museu como exemplo a seguir para reformular a rede museológica do seu país, projeto no qual gostaria de contar com o apoio simbólico do nosso clube. O ministro lembrou ainda Cesária Évora, ilustre adepta do FC Porto, e admitiu ser fervoroso adepto de um clube que luta contra a própria conjuntura do país e que se afirma como representante de gente que trabalha, de uma cidade e de uma mística.

No futebol de formação, a equipa de Sub-19 mal teve tempo para saborear o importante triunfo que resultou no apuramento para os oitavos de final da Youth League, uma vez que o próximo jogo é já amanhã e está longe de ser fácil. É no terreno do Vitória de Guimarães que os Dragões de João Brandão vão em busca da 13.ª vitória consecutiva na época (a décima para o campeonato) e na antevisão desse jogo o técnico lembrou que só com humildade a sua equipa pode cumprir os maiores objetivos para esta temporada.

No hóquei em patins aproxima-se um desafio europeu que leva o FC Porto até Itália, para jogar no pavilhão do Follonica. As duas equipas somaram triunfos nos dois jogos já realizados na Liga Europeia e por isso, no sábado (17h00), vai estar em causa a liderança do grupo B. Hélder Nunes, o capitão, fez a antevisão de uma partida em que admite que mesmo jogando fora, os Dragões devem assumir o protagonismo.

O bom momento da equipa de andebol, refletido pela série de 11 vitórias consecutivas no campeonato, é algo que o FC Porto vai querer prolongar amanhã (18h00, Porto Canal), dia em que recebe no Dragão Caixa o Madeira SAD, na 15.ª jornada do Andebol 1. Quem o afirma é o central Rui Silva, que garante uma equipa empenhada em lutar com tudo para dar mais um passo rumo à liderança da prova.

Ainda no andebol, fique a saber que o Porto Canal apresentou uma queixa na ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social) contra o ABC, depois de uma equipa de reportagem ter sido impedida de entrar no Pavilhão Flávio Sá Leite, onde decorreu o jogo da jornada 14 do campeonato entre o bracarenses e o FC Porto.