23/01/21

Aconteceu a 23 Janeiro 2002

Neste dia, o FC Porto anunciava a contratação de José Mourinho como novo treinador da equipa principal. Contratado ao União de Leiria, depois de uma passagem pelo Benfica, o treinador português sucedeu a Octávio Machado no comando técnico dos portistas a meio da temporada. Nos dois anos e meio que se seguiram, Mourinho ganhou tudo o que havia para ganhar em Portugal e fez história na Europa, antes de rumar ao futebol inglês para treinar o Chelsea. Nos dragões, o Special one conquistou dois campeonatos, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.

Aconteceu a 23 Janeiro 2013

Neste dia, o FC Porto foi ao Bonfim suplantar o Vitória de Setúbal por 3-0, na 12ª jornada da Liga. Com dois golos de Jackson Martínez e um outro de Lucho González, a equipa dirigida por Vítor Pereira arrecadou mais um importante triunfo, numa edição do campeonato em que a três a rondas do fim enfrentava uma desvantagem de quatro pontos face ao líder Benfica. O dia 23 de Janeiro de 2013 assinalaria também a chegada à Invicta de Liedson, por empréstimo do Flamengo, e a verdade é que o Levezinho foi determinante para alterar o rumo da principal prova do futebol português na temporada 2012/2013, ao fazer o passe que permitiu a Kelvin retirar o título aos encarnados.

Dragões Diário 23-01-2021

A preparação do jogo com o Farense, que terá lugar segunda-feira no Algarve e será arbitrado por Manuel Mota, foi retomada no Olival, após um dia de folga. Com dois nomes no boletim clínico, os Dragões afinam o plano para enfrentar os Leões de Faro na 15ª ronda da Liga e as novidades da sessão de ontem foram as presenças de dois jogadores da equipa B – Rodrigo Valente e Francisco Conceição. Esta manhã, às 10h30, há novo treino, também no CTFD PortoGaia.

Já hoje actua o hóquei em patins. O conjunto orientado por Guillem Cabestany, animado por cinco vitórias consecutivas, recebe o HC Turquel, em desafio da 16ª jornada do campeonato (14h, FC Porto TV/Porto Canal). O adversário está no penúltimo lugar da classificação, mas Xavi Malián não deixa de o considerar uma equipa muito competitiva que defende muito bem. De qualquer modo, o guarda-redes catalão lembra o momento muito bom dos portistas e a vontade firme de seguir nesta linha.
 
Igualmente no Dragão Arena deveria jogar ao final da tarde deste sábado (18h30) o basquetebol azul e branco. No entanto, o confronto entre o FC Porto e o Barreirense, da 16ª ronda da Liga, foi adiado a pedido da formação do distrito de Setúbal. Assim sendo, o próximo compromisso do grupo treinado por Moncho López será daqui a precisamente uma semana. A 17ª jornada da maior prova nacional da modalidade levará o colectivo portista ao terreno da Ovarense (16h).

22/01/21

Aconteceu a 22 Janeiro 1978

Neste dia, o FC Porto recebia a visita dos estudantes da Académica e até foram estes os primeiros a marcar, pelo nosso bem conhecido Costa. Só que, logo a seguir, Ademir respondeu da melhor forma e levou a contenda empatada para o descanso. A abrir a segunda parte, Seninho consumou a reviravolta e o resultado manteve-se inalterado até à entrada para os derradeiros dez minutos, quando Duda fez o terceiro e Oliveira o quarto. A Briosa ainda respondeu, bem perto do apito final, fechando o marcador em 4-2 a favor dos das Antas. Com este resultado, a turma de José Maria Pedroto dava início a um ciclo de 13 triunfos consecutivos que viria a culminar com a conquista de um título que escapava há quase duas décadas.



Dragões Diário 22-01-2021

Ontem à noite a Liga Portugal anunciou finalmente a hora do Farense-FC Porto. O pontapé de saída no confronto da 15ª ronda será dado às 20h15 de segunda-feira e a preparação para o regresso a Faro prossegue dentro de momentos no Olival. Há praticamente 19 anos, os Dragões subiram pela última vez ao relvado do São Luís e venceram por 3-0. Em Abril de 2002, um golo de Alenitchev e um bis de Clayton alargaram para doze o número de vitórias portistas nas 23 jornadas disputadas na capital do Algarve. Cientes do histórico no reduto do Farense, e depois de um dia de descanso, os campeões nacionais voltam ao CTFD PortoGaia quando forem 10h30.
 
Além do confronto entre portuenses e algarvios, a Liga Portugal revelou ainda as datas e horas das duas jornadas seguintes. Às 19h do primeiro dia de Fevereiro, uma segunda-feira, o FC Porto recebe o Rio Ave. Três dias depois, na ronda 17 do campeonato, os azuis e brancos viajam até Oeiras para medir forças com o Belenenses (quinta-feira, 4 de Fevereiro, 19h).
 
Esta semana, a IFFHS divulgou o ranking mundial de clubes referente a 2020. Como é óbvio, o FC Porto é o melhor emblema português na lista e o único presente no top-25. Um complexo sistema de pontuação coloca os Dragões como a 15ª melhor equipa do ano transacto, a meros dois pontos do Barcelona (13º) e bastante à frente de nomes como o Chelsea, o Atlético de Madrid, o Tottenham, o Real Madrid e o Liverpool. A tabela da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol é liderada pelo Bayern de Munique, actual campeão europeu e alemão.

19/01/21

Aconteceu a 19 Janeiro 1986

Neste dia, o FC Porto foi ao terreno do Penafiel vencer por 2-0, na 18ª jornada da Liga. Numa tarde em que o Estádio Municipal 25 de Abril esteve à pinha, os Dragões definiram o resultado final ainda dentro dos primeiros 30 minutos: depois de o brasileiro Elói ter dado avanço no placard aos azuis e brancos, Fernando Gomes, de penálti, confirmou o triunfo. Foi o terceiro jogo com a camisola portista do guarda-redes polaco Jozef Mlynarczyk, reforço de inverno que chegara do Bastia, de França, e que estaria 528 minutos sem sofrer golos ao serviço do clube. No final da época 1985/86, festejou-se na Invicta o terceiro bicampeonato, correspondente ao nono troféu na principal prova do futebol português.


Dragões Diário 19-01-2021

O FC Porto reentra em campo esta noite, em Leiria (19h45, SIC), para discutir com o Sporting a primeira meia-final da presente edição da Taça da Liga. Por esta altura, os Dragões apresentam limitações no plantel causadas pela pandemia, mas Sérgio Conceição deixou claro que o grupo vai à luta com os jogadores que estão disponíveis. O treinador portista vincou que os campeões nacionais já disputaram até agora mais cinco partidas do que os Leões, algo que também pesa e admitiu que gostaria de ter mais tempo para preparar este jogo. Ainda assim, os azuis e brancos sabem que lhes cabe ultrapassar isto tudo frente a uma equipa com muita juventude e muita ambição.  

A conferência de imprensa de Sérgio Conceição aconteceu depois do último treino a pensar na Final Four. A sessão matinal de ontem, no Olival, não contou com os lesionados Marcano e Mbaye, mas dela fez parte Matheus Uribe, que também projectou o duelo contra o Sporting, para o qual o Conselho de Arbitragem nomeou uma equipa chefiada por João Pinheiro. O médio colombiano define o adversário como um dos melhores competidores na Liga portuguesa, sem esquecer que a mentalidade do grupo, da equipa técnica e de toda a gente no FC Porto é conseguir vencer um título ainda ausente do palmarés portista. Até porque nesta cidade e com esta camisola só se pode querer ganhar tudo.

Ainda a propósito do clássico de logo, o FC Porto vê-se obrigado a denunciar um atentado à saúde pública por parte do Sporting. O clube de Alvalade anunciou a recuperação de Nuno Mendes e Sporar, jogadores que foram declarados infectados na última quarta-feira e entretanto já dados como aptos, o que quer dizer que não cumprirão os dez dias de isolamento que são obrigatórios para quem testou positivo para Covid-19, de acordo com o protocolo da Direcção-Geral da Saúde assinado pela diretora-geral Graça Freitas. Esta situação incompreensível e inaceitável, que já foi reportada à Liga e à Direcção-Geral da Saúde, será também comunicada à Ordem dos Médicos na expectativa de que as autoridades façam cumprir a lei. O FC Porto equaciona repensar a participação na final four da Taça da Liga, para defesa de todos os intervenientes.

A AJM/FC Porto tem uma cara nova. A norte-americana Taylor Hughes, de 24 anos (1,85m), é a mais recente voleibolista a integrar o conjunto que lidera a Fase Regular do Campeonato Nacional da I Divisão Feminina. Atraída pela cultura que existe no Porto e em Portugal, a distribuidora diz sentir-se uma felizarda por fazer parte de uma equipa em que o nível é altíssimo. Consciente da muita pressão existente para conquistar todos os títulos em discussão, confessa-se espantada com todo o talento que encontrou e manifesta-se entusiasmada para oferecer pontos às companheiras.

18/01/21

Aconteceu a 18 Janeiro 2005

Neste dia, Lucho Gonzalez era anunciado como reforço do FC Porto para o verão seguinte. Foi o início de uma relação que se estreitou de tal forma ao ponto de El Comandante se tornar capitão e símbolo da forma de ser e estar dos jogadores portistas. Jogou cinco épocas consecutivas no Dragão, saindo em 2009, mas voltou em 2011, somando um total de sete temporadas vestido de azul e branco. Disputou 241 jogos, marcou 61 golos e apresenta um palmarés recheado: 6 Campeonatos Nacionais, 2 Taças de Portugal e 2 Supertaças de Portugal.


 

Aconteceu a 18 Janeiro 1976

Neste dia, o Clube Académico de Coimbra, o sucessor da Associação Académica de Coimbra na Primeira Divisão após a extinção da secção de futebol, visitava o Estádio das Antas e regressava a casa com uma derrota por 5-1.

Dragões Diário 18-01-2021

Ontem foi um raro domingo de folga para o plantel principal do FC Porto, que regressa hoje ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Amanhã, a partir das 19h45 (SIC), há clássico com o Sporting no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, referente à meia-final da Taça da Liga. Tendo em vista o compromisso que se segue no calendário, os campeões nacionais voltam a treinar daqui a pouco (10h30), antes de Sérgio Conceição projetar o Sporting-FC Porto (12h).

O FC Porto B somou o sexto jogo consecutivo sem vencer na Liga Portugal 2 ao perder na manhã de ontem diante do Feirense (2-0), no Estádio Marcolino Castro, em Santa Maria da Feira, na 16ª jornada da prova. A sorte continua a não querer nada com os jovens Dragões, inclusive no que diz respeito a algumas decisões das equipas de arbitragem. Seguem-se dois jogos em casa, no Estádio de Pedroso, para tentar inverter este ciclo, frente a Benfica B (25 de Janeiro, 15h) e Varzim (31 de Janeiro, 15h).

O FC Porto foi a Guimarães bater o Vitória, por 74-62, na 15ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. Com quatro jogadores a marcarem 12 ou mais pontos, os azuis e brancos somaram o 14º triunfo em 15 jogos e mantêm-se firmes na perseguição à liderança, que continua a pertencer ao Sporting. O colectivo comandado por Moncho López vai regressar a casa na 16ª jornada do campeonato, que reserva uma recepção ao Barreirense (23 de Janeiro, 18h), actual último classificado, no Dragão Arena.

Em mais um dérbi da Invicta no Campeonato Nacional da 1ª Divisão Feminina, a AJM/FC Porto voltou a derrotar o Porto Vólei, desta vez no Pavilhão Desportivo Centro Luso-Venezolano, em Santa Maria da Feira, em jogo em atraso da 14ª jornada da prova. A AJM/FC Porto, que triunfou por 3-0 com os parciais de 25-23, 25-17 e 25-14, somou a 17ª vitória em 19 jogos e continua na liderança da principal competição nacional. Na próxima ronda há mais um dérbi, mas em casa do Boavista (24 de Janeiro, 17h).