04/01/20

Aconteceu a 04 Janeiro 2005

Neste dia, Pedro Santana Lopes distinguiu, no Estádio do Dragão, os jogadores e as equipas técnica e médica com a medalha de mérito desportivo e os dirigentes do FC Porto com o colar de mérito desportivo depois da conquista da Taça Intercontinental, em Yokohama, no Japão. O primeiro ministro não escondeu o orgulho que Portugal sentia pelo FC Porto, não só por este triunfo, mas também pelas conquistas da Taça UEFA, em 2003, e da Liga dos Campeões, em 2004.

Dragões Diário 04-01-2020

Ontem foi dia de novo treino no Olival, onde a equipa principal continua a preparar o clássico deste domingo frente ao Sporting (17h30), em Alvalade. Sem novidades no boletim clínico, os Dragões voltam a treinar esta manhã, antes de Sérgio Conceição projectar o jogo da 15ª jornada da Liga (12h15).

É no Dragão Arena que a equipa de hóquei em patins se estreia em 2020 com a receção ao HC Tigres, na 12ª jornada do campeonato (domingo, 15h, exclusivo FC Porto TV). Frente a uma equipa aguerrida e que quer sempre ganhar, Giulio Cocco promete um FC Porto forte desde o primeiro minuto para somar três pontos importantes na luta pelo bicampeonato.

Domingo também marca a estreia do basquetebol azul e branco neste ano civil, mas com a formação de Moncho López a jogar em Ovar, frente à Ovarense (16h). Depois de 13 triunfos em 14 jogos para a Liga, Sasa Borovnjak espera muitas mais vitórias em 2020 e quer somar a quarta consecutiva perante uma grande equipa, com grande história.

03/01/20

Aconteceu a 03 Janeiro 1988

Foi com uma vitória expressiva em Vila do Conde que o FC Porto deu o pontapé de saída em 1988. Neste dia, os campeões europeus e do mundo arrancaram o ano civil com um triunfo por 7-0 frente ao Rio Ave, com Fernando Gomes (3), Rui Barros, Sousa, Inácio e um golo na própria baliza de Paulo César a desenharem a vitória azul e branca. Jogava-se a 15ª jornada de um campeonato que o FC Porto viria a conquistar, com 15 pontos de vantagem em relação ao segundo classificado.

Dragões Diário 03-01-2020

A mais recente edição da revista Dragões já se encontra online e com ela traz uma entrevista a Sérgio Conceição, que, em diferentes funções, já vive e sente o clube há praticamente 30 anos. Por isso, o nosso treinador sabe do que fala e, sem papas na língua, aborda o que falta conquistar e enaltece os factores que fazem um jogador à Porto, que vai bem além de assinar contrato com o clube.

Ontem, no Olival, a equipa portista prosseguiu a preparação para o clássico com o Sporting, que se realiza no domingo (17h30, Sport TV), em Alvalade, referente à 15ª ronda do campeonato. No boletim clínico figura o nome de Danilo, que efetuou treino integrado condicionado devido a uma inflamação no joelho direito.

O Football Fitness é um programa de exercício físico que utiliza o futebol de recreação como meio de promoção da saúde, aptidão física e bem-estar. Trata-se de uma actividade em equipa, realizada de forma divertida e social. A partir de Fevereiro, o FC Porto vai abrir as portas às mulheres entre os 21 e os 55 anos.

02/01/20

Aconteceu a 02 Janeiro 1984

Neste dia, o Casino de Espinho engalanou-se para receber uma homenagem a Fernando Gomes, que em 1983 conquistara a Bota de Ouro de melhor marcador da Europa. A iniciativa, promovida pela direcção do FC Porto, contou com a presença do goleador e de vários dos seus amigos de outros clubes, como João Alves e Manuel Fernandes. Jorge Nuno Pinto da Costa aproveitou a ocasião para declarar que o ponta de lança já era um símbolo do clube e ficaria para sempre conhecido como Fernando Golo Gomes.

Dragões Diário 02-01-2020

O primeiro dia de 2020 foi de trabalho para o plantel principal do FC Porto, que voltou a treinar no Olival com o foco na 15ª jornada do campeonato, que reserva um clássico com o Sporting, em Alvalade (domingo, 17h30, Sport TV). Os médios Fábio Vieira e Vítor Ferreira, do FC Porto B, foram chamados por Sérgio Conceição.

Já entrámos em 2020, mas 2019 continua bem fresco na nossa memória e a FC Porto TV juntou os melhores momentos do andebol portista numa Revista do Ano dividida em duas partes, tantas foram as vitórias e os títulos conquistados. 

A Revista do Ano de 2019 não se esgota no Andebol, pois o FC Porto é e sempre será um clube ecléctico. Assim, a FC Porto TV também preparou uma retrospectiva do ano que terminou na passada terça-feira no que diz respeito ao Basquetebol, ao Hóquei em Patins e ao Ciclismo. E que 2020 seja ainda melhor do que foi 2019.

31/12/19

Aconteceu a 30 Dezembro 1988

Neste dia, o FC Porto venceu o Sporting, em Alvalade por 2-1 na 19ª ronda do campeonato. Os golos de Geraldão e Semedo permitiram aos portistas alcançar a vitória.

Dragões Diário 31-12-2019

Depois de ontem ter gozado um dia de folga, o FC Porto volta ao trabalho esta manhã, a partir das 10h30, no Olival, onde Sérgio Conceição orienta o último treino de 2019, mais um destinado a preparar o clássico da 15ª jornada do campeonato, em Alvalade. O embate diante do Sporting realiza-se no próximo domingo, 5 de Janeiro, às 17h30.

Janeiro será mês de Europeu de andebol e a selecção nacional de Portugal contará com nove jogadores do FC Porto entre os 18 convocados. Até parece mentira, mas é verdade. A conquista de três troféus nacionais, o terceiro lugar na Taça EHF e as prestações brilhantes na Liga dos Campeões não foram suficientes para a Federação Portuguesa de Andebol reconhecer a nossa equipa como a melhor de 2019, mas quando toca a escolher os que dão mais garantias desportivas, não há volta a dar. A categoria do FC Porto no andebol é, neste momento, insuperável. 

Estamos a poucas horas de 2020 e da segunda metade da presente época futebolística, na qual os Dragões estão em quatro frentes: para além do campeonato, principal objectivo, as ambições direccionam-se para a Taça de Portugal, a Taça da Liga e, além-fronteiras, para a Liga Europa. Em todas estas provas, o plantel azul e branco contará certamente com o apoio dos adeptos portistas, a quem deseja um Feliz Ano Novo.

Em 2019, as modalidades de pavilhão e a de estrada deram vários títulos ao FC Porto e continuam a dar alegrias ao clube. No andebol, foram brilhantes prestações europeias e uma histórica dobradinha, o basquetebol conseguiu dois e o hóquei em patins outros dois. Já o ciclismo trouxe a quarta vitória consecutiva na Volta a Portugal e consolidou a hegemonia portista no país. Na despedida do ano, pode passar em revista, através da FC Porto TV, todos estes êxitos.

30/12/19

Aconteceu a 30 Dezembro 1995


Neste dia, o Estrela da Amadora saiu do Estádio das Antas vergado a uma goleada de 6-0, no fecho do ano civil. A equipa do FC Porto era então treinada por Sir Bobby Robson e os golos nessa 16ª jornada da Liga portuguesa 1995/96 foram apontados por Lipcsei (2), Domingos, Latapy, Jorge Costa e Edmilson.

Dragões Diário 30-12-2019

Se por algum motivo não teve oportunidade de ver ou ouvir a entrevista de Sérgio Conceição ao Canal 11, pode sempre vê-la ou ouvi-la na íntegra na FC Porto TV. Entre muitos temas abordados, o nosso treinador não fugiu a nenhum, como era de esperar, e confidenciou: estou verdadeiramente no meu balneário de sonho.

Ontem foi um domingo de trabalho para o plantel principal do FC Porto, que voltou a treinar no Olival com o foco na 15ª jornada do campeonato, que reserva um clássico com o Sporting, em Alvalade (domingo, 5 de Janeiro, 17h30, Sport TV). Com o boletim clínico vazio, Sérgio Conceição continua a ter todo o grupo à disposição.

A France Football, uma das mais prestigiadas revistas de futebol do Mundo, colocou Iker Casillas no Onze da Década. O guarda-redes do FC Porto foi o escolhido para defender a baliza da uma equipa de luxo que também tem Lahm, Van Dijk, Sergio Ramos, Marcelo, Xavi, Iniesta, Modric, Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.

29/12/19

Aconteceu a 29 Dezembro 1983

Neste dia, o FC Porto orientado no banco por António Morais devido à doença de José Maria Pedroto, bateu nas Antas a União Desportiva Valonguense, da II Divisão, por 3-0, avançando para os oitavos de final da Taça de Portugal. Vermelhinho, Jacques e António Sousa asseguraram o triunfo dos Dragões, que em maio de 1984 se superiorizaram no Jamor ao Rio Ave (4-1), arrecadando o quinto título na competição.

Dragões Diário 29-12-2019

Os jogadores do FC Porto voltaram a pisar ontem a relva do Olival após cinco dias de férias de Natal. O plantel dirigido por Sérgio Conceição já trabalhou com o pensamento no clássico frente ao Sporting, em Alvalade, marcado para 5 de Janeiro (17h30). Não houve indisponíveis entre os portistas, que realizam novo treino esta manhã.

Em campo, no derradeiro jogo de 2019, esteve a equipa de basquetebol. Os Dragões suplantaram em casa o Galitos Barreiro (85-69), na 14ª ronda da Liga, conservando a liderança partilhada da prova com Benfica e Sporting. O desafio que se segue no campeonato é daqui a precisamente uma semana, em casa da Ovarense (16h).

Antes de o grupo de Moncho López ter entrado em acção, Will Sheehey foi anunciado como reforço do basquetebol portista e vai voltar a vestir a camisola azul e branca até ao fim da presente época. O extremo norte-americano de 27 anos foi cobiçado pelo Benfica, mas no regresso a Portugal preferiu o FC Porto. E não lhe falta entusiasmo para o que aí vem.