07/11/13

Quintero já treina no relvado



A grande novidade do treino da tarde desta quinta-feira prende-se com o regresso ao trabalho de Quintero. A competição para o médio colombiano está cada vez mais perto.
Juan Fernando Quintero participou no treino da tarde desta quinta-feira orientado por Paulo Fonseca, no Olival. O médio ainda trabalha de forma condicionada, recuperando de uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda, pelo que não será opção para o jogo da Taça de Portugal, frente ao Vitória de Guimarães. 
Recorde-se que o internacional colombiano lesionou-se no dia 23 de outubro, aquando do início da preparação da receção ao Sporting, com vitória para o FC Porto, por 3-1. Após mais de quinze dias de paragem, Quintero dá mostras de poder vir a ser opção a breve trecho, para a equipa técnica portista. 
Nota ainda para a presença, no treino, de nove elementos da equipa B do FC Porto, precisamente aqueles que ontem não deram contributo à equipa na vitória frente ao Feirense, por 2-1.

FC Porto sub-19 vence Zenit em São Petersburgo por 2-1



A equipa sub-19 do F. C. Porto venceu na quarta-feira de manhã, a sua congénere do Zenit, por 2-1, em jogo relativo à Youth League. O encontro teve lugar em São Petersburgo, num relvado sintetico ao lado do Estádio Petrovski, e os golos portistas foram marcados por Rafa e André Silva, que deram a volta ao marcador.
Contra a corrente do jogo, pois o domínio pertencia ao F. C. Porto, o Zenit marcou primeiro, na sequência de um pontapé de canto e num lance fortuito, a beneficiar da passividade da defesa portista. A chance foi aproveitada pelo capitão Rebenko para colocar os russos em vantagem (1-0).
Na segunda parte, foi reposta a justiça no resultado. Logo a abrir, num pontapé de canto direto, o dragão Rafa empatou (1-1). Aos 64 minutos, o F. C. Porto concretizou a merecida reviravolta, uma vez mais com Rafa na jogada e a cruzar para André Silva, que teve um cabeceamento certeiro (1-2).
O triunfo espelha a verdade do desafio e só peca por escasso, pois foram várias as oportunidades desperdiçadas, em especial por André Silva.
Trata-se da segunda vitória portista nesta competição júnior, depois do 3-1 conseguido, em casa, ante o Atlético Madrid. Frente ao Áustria Viena, fora, registou-se uma derrota, por 3-0, e no Olival, ante o Zenit, houve uma igualdade a dois golos.

FC Porto empata a um golo com o Zenit



À boa maneira portuguesa, o FC Porto terá de esperar pelas contas que aí vêm. O empate desta quarta-feira mantém os dragões atrás dos russos e a esperança reside no que sair do Zenit-At. Madrid da próxima jornada.
Paulo Fonseca tinha razão: uma coisa é jogar nas provas europeias, outra bem diferente é defrontar a maioria das equipas nacionais. Nesta fase, na Champions, não há ferrolhos. Todos querem os três pontos, sem jogos de palavras...
São Petersburgo acolheu um desafio vivo. Inicialmente, o Zenit entrou encolhido e disso tirou proveito o F. C. Porto para fazer subir as linhas e instalar-se no meio-campo adversário. Spalletti só vislumbrava possíveis ocasiões de golo quando os lançamentos longos apanhavam Hulk ou Danny.
Aos 22 minutos, a estatística espelhava a realidade dos acontecimentos: o F. C. Porto detinha 64% da posse de bola, contra apenas 36% da equipa russa. No minuto seguinte, os dragões deram uma machadada no calculismo dos locais. Danilo galgou terreno, cruzou à medida de Lucho e o argentino fez um golo de belo efeito, num amortecimento, de cabeça, que traiu o falhado golpe de vista de Lodygin.
Apesar de ainda ser cedo, os campeões nacionais tinham o futuro nas mãos e estava aberto o caminho para fazer uso de uma imagem de marca ostentada no passado: a eficiente gestão dos resultados. Porém, a descida das nuvens à terra, foi uma questão de cinco minutos. No Petrovski, passou um filme já visto esta época. A defesa voltou a errar. Mesmo sendo o "Incrível" para os adeptos portistas, Hulk não se fez rogado e espetou a bola no fundo as redes azuis e brancas.
A partir daí, para o onze do FC Porto, foi sempre a descer, embora também tivesse usufruido de oportunidades. O Zenit cresceu muito na segunda parte, as substituições introduzidas por Paulo Fonseca pouco ou nada mudaram e o resultado até pode ser considerado lisonjeiro para a formação da Invicta. Valeu Helton, não só a defender um penálti apontado por Hulk, como numa defesa a um remate de Arshavin.
O FC Porto do segundo tempo não foi o mesmo do período inicial, também por culpa da maior pressão do Zenit, continuando, por isso, sem se saber se os portistas têm andamento para esta prova de elite. Perdeu-se uma oportunidade e agora os oitavos dependem de terceiros. Os dragões têm de vencer o Áustria Viena e esperar o que sairá do Zenit-Atlético Madrid. Esta quarta-feira, o desfecho satisfez os russos, que foram aplaudidos no final.

04/11/13

Zenit - FC Porto

Uma temperatura de sete graus positivos recebeu, nesta segunda-feira, a equipa do F. C. Porto na Rússia, onde, depois de amanhã (17 horas, SportTV), defronta o Zenit, jogo da 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
A viagem, em voo fretado e com quase cinco horas de duração, decorreu de forma tranquila, apenas com alguma turbulência antes da aterragem em São Peterburgo.
A comitiva, liderada pelo presidente Pinto da Costa, seguiu depois para o hotel, onde permanecerá até amanhã à tarde, altura em que os dragões realizarão o treino de adaptação ao Estádio Petrovski, palco do duelo.

O norueguês Tom Harald Hagen foi nomeado para arbitrar, na quarta-feira, a visita do F.C. Porto ao terreno do Zenit São Petersburgo, na quarta jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Na Rússia, Tom Harald Hagen vai ser auxiliado pelos seus compatriotas Dag-Roger Nebben e Jan Erik Engan

O médio nigeriano, da equipa B, Mikel, e o central mexicano Reyes são as grandes novidades da lista de convocados do F. C. Porto para o jogo desta quarta-feira, às 17 horas (SportTV), em São Petersburgo, diante do Zenit, da 4.ª jornada do Grupo G da Liga dos Campeões.
Atendendo ao castigo de Herrera, o treinador Paulo Fonseca decidiu chamar o jovem da equipa B. Relativamente à lista de eleitos do jogo de sábado com o Belenenses, sai, ainda, Carlos Eduardo, que não está inscrito nas competições europeias, entrando o internacional mexicano.

Convocados: Helton, Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes, Mangala, Alex Sandro, Otamendi, Lucho, Josué, Mikel, Fernando, Defour, Jackson, Ghilas, Licá, Ricardo e Varela.