06/12/19

Dragões Diário 06-12-2019

65 anos depois de ter participado na inauguração do Estádio de Pina Manique, o FC Porto voltou ao terreno do Casa Pia para vencer por 3-0 e assumir a liderança do grupo D da Taça da Liga, em igualdade pontual com o Desportivo de Chaves. Os golos foram assinados pelos sul-americanos Saravia, Luis Díaz e Soares.
 
A qualificação para a final four desta competição será decidida em Trás-os-Montes a 21 de Dezembro, e tanto Sérgio Conceição como Tomás Esteves não se escusaram a apontar o objectivo do FC Porto na prova: conquistar um troféu que ainda não mora no Museu FC Porto.
 
Numa conferência de imprensa realizada em conjunto com o treinador do Casa Pia – antigo jogador de Sérgio Conceição no Olhanense –, o técnico azul e branco mostrou-se satisfeito por uma vitória justa frente a um adversário digno. Em síntese: toda a equipa esteve bem.
 
Já o estreante Tomás Esteves apresentou-se radiante por ter cumprido o sonho de jogar no seu clube de sonho. O lateral dedicou o momento à mãe e comentou o desempenho colectivo: encarámos o jogo de forma séria. Fizemos as coisas bem feitas e saímos daqui com a vitória. Simples.
 
Como sempre, ontem nada era mais importante para o FC Porto do que os três pontos, mas este triunfo ficou marcado por alguns registos curiosos que cumpre assinalar:
 
1. Os Dragões terminaram o encontro com cinco jogadores da formação em campo (Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves, Sérgio Oliveira e Fábio Silva), dois deles menores de idade (Tomás Esteves e Fábio Silva). Bruno Costa, também formado entre a Constituição e o Olival, foi titular.

2. Aos 26 anos, o lateral-direito Saravia apareceu onde costumam estar os pontas de lança e marcou o primeiro golo oficial como sénior.

3. Depois de já ter jogado pelos sub-19 e pela equipa B esta temporada, Tomás Esteves efectuou a estreia absoluta em jogos oficiais pela formação principal.

4. Diogo Costa somou o quinto jogo pela equipa A e ainda não sofreu qualquer golo. Só três guarda-redes na história do clube conseguiram estar mais jogos consecutivos sem sofrer após a estreia: Mlynarczyk (seis), Cândido (seis) e Hilário (sete).

5. Já bem perto do final, Nakajima rematou a 18ª bola ao ferro do FC Porto nesta temporada.
 
Também certeira continua a equipa masculina de bilhar às três tabelas, que conquistou esta semana o Torneio de Abertura da Federação Portuguesa de Bilhar. Na final, o FC Porto bateu a Portuguesa de Leça por 4-0.

Sem comentários: