29/08/08

Jesualdo Ferreira: «Um bom resultado é ganhar»

«O resultado de um clássico é imprevisível». A afirmação é de Jesualdo Ferreira, que rejeita assumir favoritismo para a partida frente ao Benfica, pese embora tenha a convicção profunda de que os Tricampeões Nacionais têm condições para «discutir o jogo e o resultado». E recorda, «um bom resultado para o F.C. Porto é sempre ganhar».
As ideias do treinador dos Dragões foram reveladas esta quinta-feira, no auditório do CTFD PortoGaia, no Olival, na conferência de imprensa de antevisão do referido encontro, relativo à 2ª jornada do campeonato, que se realiza já no próximo sábado, às 20h45, no Estádio da Luz.

O F.C. Porto está preparado para disputar o jogo frente ao Benfica?
Sim. Apesar de termos noção da dificuldade que contempla este jogo para nós e para o Benfica, estamos preparados para continuar a alcançar bons resultados no Estádio da Luz. É esse o nosso objectivo. Queremos ter uma equipa que cumpra as nossas convicções tácticas, sabendo que temos de jogar em níveis de alta concentração, num momento da época que até não é o ideal para nenhuma equipa. Ainda assim, sentimos que temos evoluído ao logo das últimas semanas de trabalho e temos condições para discutir o jogo e o resultado. E recordo que um bom resultado para o F.C. Porto é sempre ganhar.

Já disse esta época que o Benfica estava mais forte. Mantém essa opinião? 
Sim, penso que os nossos adversários directos (não só Benfica e Sporting, mas também Sp. Braga) estão mais fortes esta época.

O empate do Benfica no terreno do Rio Ave pode facilitar a vida ao F.C. Porto?
Não sei de que forma esse resultado poderá ter afectado o Benfica, mas posso assegurar que a nós não afectou em nada. Não nos acrescentou nem retirou optimismo nem responsabilidade e muito menos alterou as nossas convicções.

No final do jogo perante o Belenenses, disse que a exibição do F.C. Porto não foi brilhante. Como tratou do brilho da equipa durante esta semana?
A questão do brilho tem a ver com a forma como quero que a equipa jogue. Frente ao Belenenses, nem sempre fizemos o que queria, mas nem por isso deixou de haver alguns momentos de brilhantismo. O golo do Hulk, como referiu, foi um desses momentos.

Vai alterar alguma coisa na equipa?
Não. Em termos tácticos, a estrutura está consolidada, a integração dos jogadores novos está a ser feita com segurança e, portanto, não temos qualquer necessidade de fazer alterações profundas na abordagem ao jogo. A única coisa que pode acontecer pontualmente é a alteração de jogadores, que por vezes é necessária para dar mais força e brilho à equipa.

Agrada-lhe um Benfica-F.C. Porto logo no início do campeonato?
É bom, pois mantém os jogadores motivados. Além disso, dá mais alegria ao trabalho e, acima de tudo, torna a equipa mais competitiva.

Se o F.C. Porto ganhar, deixa o Benfica a cinco pontos de distância. Esse factor pode valer alguns riscos-extra ao F.C. Porto?
É um jogo que vai ter sempre riscos para as duas partes. O Benfica sabe que o F.C. Porto é uma equipa forte e difícil, é o Campeão Nacional, e também vai ter de pensar nos riscos que vai correr contra nós. Seja como for, não me parece que esses factores venham a ser determinantes no decurso do jogo, pelo menos não para nós.

A perspectiva de sair do Estádio da Luz com uma vitória pode ser uma circunstância psicologicamente interessante para o F.C. Porto para o resto da época?
Vencer é sempre bom, seja qual for o jogo. Normalmente os campeonatos não se ganham nos jogos entres os ditos grandes, ganham-se com os outros. Os resultados dos clássicos são imprevisíveis e não têm tanta influência quanto isso. Porque se trata de um clássico, este é um jogo especial para a imprensa, para os jogadores e para os adeptos. E já que se fala em adeptos, temos já mais de 3.300 Portistas assegurados no Estádio da Luz (faltam vender apenas cerca de 100 bilhetes), o que é muito bom, e isso já atesta por si só a importância que tem este jogo.

O que espera da equipa de arbitragem?
Espero um árbitro sem discussão, até porque o Jorge Sousa foi o melhor da época passada, e, acima de tudo, uma equipa de arbitragem (e quando falo em equipa, refiro-me também aos assistentes) o mais corajosa e isenta possível.

O Di María disse que o Benfica era favorito. Que comentário lhe merece essa afirmação?
O Di María diz seguramente aquilo que é a sua convicção, mas na minha opinião atribuir favoritismo é conversa e é sair um pouco daquilo que é a realidade do jogo. Ambas as equipas querem ganhar, mas ninguém sabe o que vai acontecer. Esperamos ser nós a ganhar, mas em consciência não podemos afirmar que o vamos fazer.

O facto de o Benfica poder utilizar Reyes e Di María aumenta a ameaça para o F.C. Porto?
O Reyes e o Di María são dois grandes jogadores, mas o facto de estarem em campo não altera a nossa forma de pensar. Independentemente de quem jogar no Benfica, teremos sempre de ser competentes, concentrados e sérios.

Acredita num Rodríguez sem qualquer condicionalismo no Estádio da Luz?
Porque não? O Rodríguez é um profissional, está muito bem integrado no F.C. Porto e vai certamente fazer o seu trabalho.


Fonte: Site Oficial

Sem comentários: