01/02/07

"Alhos" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

"Errar é humano, persistir no erro é diabólico", eis como é possível a minha avó voltar a ser notícia. Pelo menos aqui. E tudo por causa de Pinto da Costa, pessoa que a minha avó não conheceu, nem sequer lhe foi apresentada. Aliás, duvido que alguma vez soubesse o nome do presidente do FC Porto, ainda mais porque até tinha filhos que gostavam de clubes de cores mais carnavalescas. Ontem, fiquei a conhecer melhor as exigências do prime-time televisivo quando à hora do almoço soube pelas televisões de que Pinto da Costa ia voltar ao tribunal. E recordei-me logo da minha avó. Entendi de imediato que o presidente do portista ia estar no Palácio da Justiça, no Porto, necessitei de alguns bons segundos das reportagens e directos para saber que falaria por videoconferência na qualidade de testemunha. Apito Dourado? Não. A transferência de Maciel do Leiria para o FC Porto, em 2004. Estranhei, confrontando-me com a falta de conhecimento de qualquer irregularidade na mudança do brasileiro da Cidade do Liz a Cidade Invicta. Só então percebi que quem estava a ser julgado era o Leiria, ainda que continuasse a ouvir insistentemente o nome do presidente portista. Os directos foram-se sucedendo e só assim, juntando frases de uns com frases de outros, deu para perceber que Pinto da Costa era a testemunha que uma das partes em litígio arrolou para confirmar que sim, Maciel foi de facto transferido do Leiria para o FC Porto. Como se não bastasse a evidência. Certo é que o assunto era alhos, mas a manchete foi bugalhos. A minha avó não diria melhor.
Cinco avançados - Confusão
O FC Porto parece ter escapado à tentação das contratações em desespero, coisa vulgar em que vai às compras no mercado de Inverno. Cobrindo-se com apenas dois reforços para o que falta da época, deixou a descoberto um facto anormal: ficou com cinco pontas-de-lança, tantos quantos os médios... A fartura nem sempre é uma coisa boa.

Sem comentários: