22/07/20

Dragões Diário 22-07-2020

Ontem os portões do Olival não se abriram para receber o campeão nacional. Em vez disso, o plantel principal do FC Porto desfrutou de um merecido dia de folga depois da vitória de gala frente ao Moreirense. Nos últimos 45 minutos no Estádio do Dragão esta temporada, a armada azul e branca dizimou os Cónegos com cinco golos sem resposta. E qual deles o melhor… A mesma equipa que teve força anímica para, em diversas ocasiões, entrar em campo de fato de macaco para resgatar três pontos quando tinha dez de atraso, vestiu a roupa de cerimónia para, antes da consagração, mostrar por que motivo ergueu o troféu comemorativo da conquista da Liga NOS. Dentro de momentos, a partir das 10h30, os campeões regressam aos treinos com o alvo apontado a outro emblema minhoto.

Uma das explicações para a segunda parte de luxo que o FC Porto protagonizou anteontem foi dada pela arma secreta que saiu do banco e marcou dois golos. Eu acho que na primeira parte entrámos um pouco desleixados, depois o mister deu-nos uma dura no balneário e mudámos o estado de espírito, contou Soares após o apito final. O homem do leme na nau portista cumpriu o 135º encontro ao comando dos Dragões nas competições nacionais. 106 vitórias, 19 empates, 10 derrotas, 311 golos marcados e 84 sofridos são sinónimo de invencibilidade em 93% das vezes que Sérgio Conceição dirigiu o clube que o formou no seu país. Em Braga, e depois em Coimbra, o nosso treinador tudo fará para abrilhantar, ainda mais, o registo das suas equipas azuis e brancas em terras lusitanas.

O 29º título do FC Porto no actual formato da prova máxima do futebol português foi o 24º do nosso clube desde que vivemos em democracia. Entre o dia 25 de Abril de 1974 e o presente disputaram-se 47 edições da Liga. Dessas, 24 foram conquistadas pelos Dragões. Ou seja: em quase meio século de democracia em Portugal e no futebol português - consagrada através do murro na mesa da dupla Pinto da Costa/José Maria Pedroto contra o centralismo da capital -, o FC Porto venceu mais campeonatos do que todos os seus adversários juntos. Em Supertaças, cuja edição inaugural ocorreu em 1979, os azuis e brancos também lideram - e assim continuarão, pelo menos, durante mais um ano - contra a soma de todos os rivais. Quanto aos troféus internacionais, o cenário é uma goleada ainda mais expressiva do que a de segunda-feira: sete a zero.

Sem comentários: