10/03/20

Dragões Diário 10-03-2020

O último fim de semana na Liga Portuguesa trouxe casos de arbitragem que indignaram o universo azul e branco e obrigaram Jorge Nuno Pinto da Costa a expressar publicamente essa revolta.  O presidente portista considerou a Torre dos Clérigos demasiado pequena quando comparada com o tamanho do penálti de Aderllan sobre Marega no jogo com o Rio Ave e disse ser preocupante que Artur Soares Dias, o melhor árbitro português, não o tenha assinalado, denunciando ainda a incapacidade do VAR Vasco Santos para exercer estas funções, especialmente numa altura em que uma decisão como esta pode vir a decidir o campeonato.

Na entrevista exclusiva à FC Porto TV e ao Porto Canal, o líder máximo dos Dragões manifestou-se satisfeito com as explicações do Conselho de Arbitragem e confiante de que para impedir azar de um lado e do outro será possível evitar que alguns árbitros apitem jogos do FC Porto até ao final. Ainda assim, anunciou que vai solicitar uma auditoria ao funcionamento do VAR, que não veio trazer mais lisura ao futebol, em particular nessas linhas de fora de jogo, até porque é incompreensível que se demorem seis minutos para mostrar uma linha com três centímetros de offside.

Jorge Nuno Pinto da Costa fez questão de sublinhar que esta intervenção não é pressão de maneira nenhuma, correspondendo antes ao direito à indignação que qualquer cidadão possui. Afinal, seria preciso fazer outro 25 de Abril se houvesse uma classe de que não se pode falar. Transmitindo uma palavra de serenidade aos sócios e adeptos, Pinto da Costa garante que dará sempre conta da indignação dos portistas se houver motivos para tal, em defesa dos interesses do FC Porto.

A dez jornadas do fim da Liga, o FC Porto continua na liderança e depende apenas de si para conquistar o título. Depois de dois dias de folga, o plantel comandado por Sérgio Conceição regressa na manhã de hoje aos treinos, no Olival, para preparar o embate em casa do Famalicão, este domingo. É o primeiro de dez obstáculos a superar para chegar ao 29º troféu de campeão nacional.

Entretanto, já têm data e hora quase todas as partidas que restam até ao final do campeonato. Descubra no site oficial do fcp quando terão lugar as visitas ao Desportivo das Aves, Paços de Ferreira e Tondela, bem como as receções ao Boavista, Belenenses SAD, Sporting e Moreirense.

Os Sub-17 e Sub-15 já conhecem o calendário relativo à fase final dos respetivos campeonatos. O conjunto orientado por Ricardo Malafaia estreia-se em casa frente ao Benfica e é igualmente lá que termina diante do Loures. Já a equipa dirigida por Sérgio Ferreira arranca no Olival face ao Marialvas e poderá encerrar a participação no terreno do Benfica, caso os encarnados vençam o play-off, sendo que os confrontos com o campeão Sporting são nas penúltimas rondas de cada volta.

Também o basquetebol já sabe com que clube vai discutir a qualificação para a final da Taça de Portugal. Trata-se do Benfica e o duelo ocorrerá em Odivelas no sábado, 21 de Março, às 15h. Em caso de triunfo, a última etapa portista na defesa do título será contra o Sporting ou o Vitória de Guimarães, no dia seguinte e no mesmo local.

Sem comentários: