14/09/21

Aconteceu a 14 Setembro 1952

Neste dia, o novíssimo Estádio das Antas era palco de uma grande homenagem a Frederico Barrigana. Conforme noticiado pelo jornal O Porto da época, o Benfica foi o convidado da festa que assinalava os dez anos do Mãos de Ferro na Invicta. Acabado de ser inaugurado, o recinto azul e branco encheu para um clássico de carácter particular que teve nas redes portistas a principal figura. Idolatrado pelas bancadas e imensamente respeitado tanto pelos colegas como pelos rivais, Barrigana foi brindado com inúmeros presentes e com as maiores ovações da tarde.
Nascido em Alcochete trinta anos antes, o internacional português que iniciou a carreira profissional como corticeiro foi um dos melhores guarda redes da história do FC Porto. Ao longo de doze temporadas, o ex-sportinguista que tinha um prazer especial em defrontar os leões foi dono e senhor da baliza dos Dragões e ultrapassou a concorrência que o tapava no Lumiar, acabando por render Azevedo entre os postes de Portugal. Defendeu o brasão abençoado em 259 ocasiões e foi pioneiro na implementação dos valores por que a instituição ainda hoje se rege: quando perco fico aborrecido e doente. Não sei perder! Até a treinar não gosto de sofrer golos. Viria a falecer em Setembro de 2007, no Hospital de Águeda, vítima de doença pulmonar. O seu legado continua bem vivo.

 

Dragões Diário 14-09-2021

Em vésperas do início da 25ª participação na Liga dos Campeões – um registo apenas superado pelo dos colossos Real Madrid e Barcelona (26) – o FC Porto continua a preparar o embate europeu diante do campeão espanhol. Ao final da tarde de ontem, no Olival, o plantel principal voltou a treinar tendo em vista a deslocação a Madrid, para defrontar o Atlético, na primeira jornada da fase de grupos da Champions (quarta-feira, 20h, TVI/Eleven Sports). Marchesín, em regime de tratamento e ginásio, permanece como a única baixa.
 
Antes disso, e logo pela manhã, a UEFA anunciou que Ovidiu Hategan será o juíz da cimeira ibérica na capital espanhola. Em cinco jogos apitados pelo romeno, o FC Porto soma três vitórias, um empate e uma derrota pela margem mínima em Turim. O médico de 41 anos poderá contar com o auxílio do italiano Marco Di Bello, encarregue do VAR no encontro de amanhã. Dentro de momentos as portas do CTFD PortoGaia reabrem para a derradeira sessão coletiva, prévia à conferência de imprensa de Sérgio Conceição e de um jogador (12h30). Às 17h30 a comitiva ruma a Madrid.
 
A apresentação de Alfredo Quintana. Um Guerreiro Extraordinário teve lugar no Auditório Fernando Sardoeira Pinto. Perante a esposa, os colegas, o staff e os dirigentes que sempre ladearam o gigante luso-cubano, Jorge Nuno Pinto da Costa optou por fazer algo inédito em quase quatro décadas de presidência. Num momento emotivo, o líder máximo do FC Porto recorreu a uma cábula para ler integralmente o prefácio por si redigido e que - nas palavras do próprio - retrata o que lhe vai na alma. Já Raquel Ferreira abriu o coração para proferir um discurso pleno de amor e saudades do guardião, marido e pai de família que desapareceu fisicamente no passado mês de Fevereiro.
 
De seguida, a magnífica equipa de andebol do FC Porto fez o curto percurso até ao Museu para entregar o mais recente troféu de uma colecção cada vez mais vasta. Selada a conquista da oitava Supertaça do palmarés, os campeões nacionais e detentores da Taça de Portugal foram definidos por Pinto da Costa como os fornecedores principais da galeria da história azul e branca. Porque neste clube as vitórias nunca são demais, o Presidente desafiou os campeoníssimos a darem seguimento a um percurso recheado de títulos e de momentos de superação: sigam o exemplo dos vossos antepassados. Não se cansem de vencer e não se cansem de ver os outros perder.
 
Rui Manuel sagrou-se Campeão Nacional de bilhar às três tabelas. Pela nona vez na carreira, o atleta do FC Porto venceu o mais desejado título português da modalidade e vai ser o representante luso na vertente individual do próximo Campeonato da Europa. A Final 8 do Nacional contou com a participação de três bilharistas dos Dragões que alcançaram um pleno de resultados quase perfeito. José Miguel Soares - um jovem produto da nossa Academia - sagrou-se vice-campeão e Fernando Cunha terminou muito perto do pódio. A hegemonia portista fica bem patente no primeiro, segundo e quarto lugares alcançados em Évora.

A partir das 23h arranca mais um Universo Porto da Bancada. No rescaldo de um fim de semana pródigo em temas de conversa e a menos de 48 horas de mais uma batalha, desta feita no Metropolitano de Madrid, o painel de comentário da FC Porto TV e do Porto Canal vai analisar os temas que envolvem a actualidade desportiva nacional e internacional.

13/09/21

Aconteceu a 13 Setembro 2011

Neste dia, o FC Porto começava a Liga dos Campeões com uma boa exibição e uma vitória diante do Shakhtar Donetsk, no Estádio do Dragão. Hulk até desperdiçou um penálti logo aos dez minutos e os ucranianos ganharam vantagem pouco depois, mas o Incrível redimiu-se com a força que o caracteriza e deixou tudo igual na cobrança de um livre directo. No arranque da etapa complementar, Kléber aproveitou um trabalho brilhante de James Rodríguez para assinar o 2-1 final favorável ao FC Porto.


Dragões Diário 13-09-2021

Horas depois do primeiro clássico a nível interno, o FC Porto regressou ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde deu início à preparação para o primeiro compromisso europeu da temporada. Durante a tarde de ontem, Sérgio Conceição orientou a primeira sessão de treino tendo em vista o jogo com o Atlético de Madrid (quarta-feira, 20h), no Wanda Metropolitano, a contar para a jornada inaugural do Grupo B da Liga dos Campeões. O trabalho prossegue esta tarde, no Olival.
 
O FC Porto B somou a segunda vitória consecutiva na Liga Portugal 2 ao derrotar o Mafra (3-1), no Olival, na quinta jornada da prova. Dois grandes golos de Samba Koné e Zé Pedro e um contra-ataque letal finalizado por João Peglow permitiram aos Dragões somar mais três pontos importantes no campeonato, no qual seguem agora na sexta posição da tabela. Após o encontro, António Folha elogiou a competência e a atitude dos jogadores portistas, que na próxima ronda jogam em casa do Chaves (domingo, 14h).
 
Depois das vitórias folgadas dos Sub-19 e dos Sub-15, os Sub-17 não conseguiram fechar o pleno das equipas de formação do FC Porto durante o fim de semana ao empatarem em Tondela (1-1) na quinta jornada da Série B do Campeonato Nacional de Juniores B. Mariano Regal foi o marcador do golo solitário dos Dragões, que passam a somar dez pontos em 12 possíveis na principal competição nacional. Segue-se uma recepção ao Académico de Viseu (domingo, 15h30), em atraso da terceira jornada.
 
Nova época, velhos hábitos. A equipa de andebol do FC Porto continua intratável no arranque de 2021/22 e conquistou ontem a oitava Supertaça do historial azul e branco ao bater o Sporting, por esclarecedores 34-29, na final da prova que esta temporada se disputou em formato de Final Four. Victor Iturriza, autor de seis golos, foi o melhor marcador dos campeões nacionais. Agora o foco está na Ucrânia, onde o FC Porto defronta o HC Motor Zaporozhye no arranque da Liga dos Campeões (quarta-feira, 17h45).
 
Menos feliz foi a equipa de hóquei em patins do FC Porto, que falhou a conquista da Elite Cup, a primeira competição oficial da temporada, ao perder frente ao Óquei de Barcelos (6-3) na final disputada no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar. Os minhotos foram mais eficazes, nomeadamente nos lances de bola parada, e arrecadaram o primeiro troféu da época. Curiosamente, as duas equipas vão voltar a encontrar-se no próximo sábado (18h), no Dragão Arena, na jornada inaugural do Campeonato Nacional.
 
No ciclismo, José Neves sagrou-se ontem campeão nacional de rampa, título que junta ao de campeão nacional de estrada. O ciclista da W52-FC Porto foi o mais rápido na subida de 7,8 quilómetros até ao Alto da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, completando o percurso em 19m42s, menos 37 segundos do que o segundo classificado, Frederico Figueiredo (Efapel), e menos 1m16s que o terceiro, Joaquim Silva (Tavira).