26/10/18

Aconteceu a 26 Outubro 1922

Neste dia, os sócios do FC Porto, reunidos em assembleia geral, tomaram uma decisão histórica e aprovaram a nova versão do emblema do clube, desenhada pelo atleta e artista gráfico Simplício, com as armas da cidade sobrepostas a uma bola de futebol azul. A história detalhada deste escudo de resistência, que se mantém praticamente inalterado há quase 100 anos, pode ser conhecida no Museu ou na revista Dragões.

Dragões Diário 26-10-2018

Poucas horas depois da vitória e do regresso de Moscovo, o plantel principal do FC Porto treinava no Olival com uma novidade à mistura. Fê-lo já a pensar no Feirense, mas ainda com a defesa de Casillas ou o golo de Corona na retina, bem destacados como dois dos principais números da noite da véspera. Os outros acrescentamos nós aqui. Nem todos redondos, mas todos interessantes.

Há os fãs do espetáculo, há os que só pensam em vencer e depois há Carles Grau, que quer ganhar a jogar bem. Diz que foi assim em Viana e que assim será amanhã, quando o líder do Nacional de hóquei em patins receber o Paço de Arcos. Temos que ser o FC Porto de sempre, resumiu o guarda-redes catalão, seguro da importância de chegar à Luz, já na jornada seguinte, com boas sensações.

À mesma hora, às 18h, também amanhã, mas nos Açores, a equipa de basquetebol do FC Porto defronta o Lusitânia no regresso à fase regular da Liga. Vlad Voytso respeita muito o adversário, mas não tem dúvidas de que os azuis e brancos dispõem de um plantel mais profundo e um jogo melhor do que o deles. Agora, acrescenta ele, só falta prová-lo dentro do campo.

25/10/18

Aconteceu a 25 Outubro 1893

Neste dia, António Nicolau d’Almeida, fundador do FC Porto, escreveu uma carta a desafiar o Club Lisbonense para um jogo de futebol. Esse documento, cujo fac-simile pode ser apreciado no Museu FC Porto, esteve na génese do encontro que se disputou a 2 de março de 1894 nas instalações do Oporto Cricket, no Campo Alegre, sob o olhar atento do rei D. Carlos e da rainha D. Amélia.

Dragões Diário 25-10-2018

O FC Porto dá-se bem com os ares frios de Moscovo. Ontem, no primeiro jogo de sempre frente ao Lokomotiv, venceu por 3-1 e conquistou a quinta vitória em cinco jogos na capital russa, graças a golos de Marega (26m), Herrera (35m) e Corona (47m). Com este resultado, os Dragões passam a somar sete pontos no Grupo D da Liga dos Campeões, que agora lideram de forma isolada.

Para além dos marcadores dos golos, quem também contribuiu de forma directa para este resultado foi Iker Casillas, que defendeu um penálti quando o jogo ainda estava empatado a zero. Uma vez mais, o internacional espanhol brilhou numa competição que já venceu em três ocasiões e em que é recordista de participações (20), jogos (170) e partidas sem sofrer golos (57).

Com sete pontos em três jogos na Champions, dois deles fora de casa, Sérgio Conceição era ontem um treinador satisfeito, ainda que não eufórico: Estamos contentes, mas podíamos e devíamos ter feito mais em certos momentos. Para o treinador, o FC Porto foi superior, não há dúvidas quanto a isso, e está de parabéns porque soube aproveitar as fragilidades do adversário.

Casillas, Óliver e Corona foram unânimes e concordaram com o técnico: a vitória de ontem foi justa e importante. O guarda-redes até já tem o futuro europeu na mira: Agora é voltar a vencer no próximo jogo se queremos dar mais um passo nesta Liga dos Campeões. Este passo foi importante para em Fevereiro estarmos na Europa.

Também ontem, também em Moscovo e também frente ao Lokomotiv, os Sub-19 do FC Porto foram menos felizes e perderam por 2-1, em jogo da 3ª jornada da Youth League. O único golo dos Dragões, que foram superiores durante a maior parte do tempo e desperdiçaram várias oportunidades, foi marcado por Fábio Silva.

Para a equipa de basquetebol, a jornada europeia de ontem também não correu bem. Os azuis e brancos perderam por 84-75 frente ao Pallacanestro Varese, em Itália, e continuam sem pontuar na Taça da Europa, com duas jornadas da fase de grupos disputadas.

Já a equipa de hóquei em patins continua a somar vitórias. Ontem, na casa do Juventude de Viana, os Dragões arrancaram um triunfo por 8-2 e asseguraram a liderança da liga. Os golos foram marcados por Hélder Nunes (dois), Rafa (dois), Giulio Cocco (dois), Gonçalo Alves e Telmo Pinto.

24/10/18

Aconteceu a 24 Outubro 2012

Neste dia, a noite foi de Liga dos Campeões no Dragão, onde o FC Porto recebeu e venceu (3-2) o Dynamo Kiev, com Lucho González a fazer duas assistências e um grande jogo. Silvestre Varela abriu o caminho com um golaço de pé direito, mas a vitória só ficou selada a 12 minutos dos 90 por Jackson Martínez, que bisou.

Dragões Diário 24-10-2018

Se está a pensar num resultado positivo, é bom que pense na vitória. Com Sérgio Conceição é mesmo assim, não há meio-termo nem meias-tintas. O treinador foi a Moscovo pelos três pontos e não quer saber de estatísticas, porque, lembra ele, cada jogo tem a sua história. E nesta não entram McCarthy, Quaresma, Hulk ou Falcao.

Na verdade, insiste o treinador, nem sequer há lugar para conforto. Hoje, a partir das 20h, no regresso à Rússia e à Liga dos Campeões, Sérgio Conceição quer os jogadores mais alerta, mais atentos e mais vivos quando tiverem o Lokomotiv pela frente.

Aos três predicados propostos pelo treinador, numa adaptação livre do ideal olímpico, Maxi Pereira acrescenta discernimento. Temos que fazer um jogo inteligente, diz o lateral uruguaio, seguro do grau de exigência imposto por um adversário que joga bem e dispensando maior motivação do que a oportunidade de jogar a Champions.

Trinta minutos antes do pontapé de saída em Moscovo, outra bola, maior e mais pesada, subirá em Itália, onde o FC Porto defronta o Pallacanestro Varese, na segunda jornada da Taça da Europa. Mas antes de pensar em vencer há um pré-requisito a cumprir, segundo o norte-americano Will Sheehey: Temos que jogar melhor, quer na defesa, quer no ataque. Só depois os azuis e brancos poderão confirmar a fome de ganhar. O canal de Youtube da FIBA transmite o jogo em direto.

Chegou há três anos e já superou a barreira dos 100 golos com a camisola do FC Porto só no Dragão Caixa. Lembra-se do primeiro, que descreve com pormenor, mas diz que todos eles são capazes de gerar uma felicidade muito grande, especialmente quando surgem associados a vitórias e a títulos. Hoje, a pensar em ambos, Gonçalo Alves vai a Viana defrontar a Juventude numa pista tradicionalmente difícil, como, aliás, Rafa já fez o favor de avisar. A partir das 21h30, no Pavilhão de Monserrate.

23/10/18

Aconteceu a 23 Outubro 1977

Neste dia, o FC Porto, que não era campeão desde 1959, atravessava uma excelente fase na Liga portuguesa: cinco jogos, cinco vitórias, 16 golos marcados, dois sofridos. À sexta jornada, os Dragões receberam o Sporting e não desiludiram: Octávio inaugurou o marcador aos 18 minutos, dobrou-o aos 35, e Duda fechou-o aos 51. Este arranque exemplar viria a ser decisivo para o que aconteceu no final da temporada: a 11 de junho de 1978, nas Antas, a equipa de Pedroto festejou o título nacional ao derrotar o Sporting de Braga por 4-0. A história dessa conquista foi contada na edição 379 da Dragões.

Dragões Diário 23-10-2018

À hora a que esta edição do Dragões Diário entra na sua caixa de correio, se os meteorologistas não se tiverem enganado, chove e estão apenas quatro graus em Moscovo. É na capital da Rússia que já se encontram desde ontem as comitivas das equipas principal e de Sub-19 do FC Porto, que amanhã enfrentam o Lokomotiv para a Liga dos Campeões e para a Youth League.

Antes de viajar, o grupo de Sérgio Conceição trabalhou no Olival, numa sessão que teve como principal novidade a participação em pleno de Hernâni, já recuperado da rotura no adutor da coxa direita. O programa para hoje inclui a conferência de imprensa do treinador e de um jogador, que poderá acompanhar em direto no Porto Canal (15h45), e um treino no estádio do Lokomotiv (16h30).

O jogo propriamente dito, amanhã, arranca às 20h, quinze minutos depois da hora tradicional das partidas da Champions. O apito inicial será dado pelo escocês Bobby Madden, o árbitro nomeado pela UEFA que se estreará em jogos dos Dragões.

Também amanhã, mas a partir das 21h30, joga a equipa de hóquei em patins, no Minho, frente à Juventude de Viana. Rafa espera um jogo muito complicado frente a um adversário motivado por uma vitória europeia, mas salienta que também os Dragões atravessam um ciclo positivo: Vencemos os três jogos oficiais que já disputámos e é sempre mais fácil trabalhar em cima de vitórias. É isso que queremos no próximo jogo: mais uma vitória.

22/10/18

Aconteceu a 22 Outubro 1989

A tarde chuvosa no Porto não impediu casa cheia no Estádio das Antas para o jogo com o Benfica, da sexta jornada do Campeonato da I Divisão. Uma falta cometida dentro da área sobre Jaime Magalhães levou Stéphane Demol para a marca dos 11 metros e o central não desperdiçou. Era a terceira de 12 grandes penalidades, em 12 tentativas, que seriam convertidas pelo internacional belga naquela época em que o FC Porto terminou com a conquista do título de campeão nacional, a quarta nos últimos seis anos, a primeira de muitas naquela dourada década de 90 do século XX.

Dragões Diário 22-10-2018

Treino de manhã cedo no Olival; viagem com destino à Rússia depois do almoço, num voo com duração estimada de quase cinco horas e com chegada a Moscovo prevista para as 20h45 locais, 18h45 de Portugal Continental. É o diário de bordo do dia de hoje do plantel principal do FC Porto, que ontem continuou a preparar o jogo de quarta-feira (20h) com o Lokomotiv, para a Liga dos Campeões. E o destaque vai para Hernâni, que evoluiu para treino integrado condicionado e deu mais um passo no sentido da recuperação total.

Quem também segue para a capital russa são os Sub-19, que também entram em campo na quarta-feira (14h), para defrontar os moscovitas na Youth League. O treinador Mário Silva e o médio Vítor Ferreira garantem que, apesar da qualidade do adversário, a ambição é a mesma de sempre: conquistar os três pontos que significam o primeiro lugar isolado do grupo.

O FC Porto B continua sem acertar o passo na Segunda Liga: da deslocação à Póvoa de Varzim não trouxe qualquer ponto. Os varzinistas adiantaram-se no marcador, Madi Queta conseguiu o empate, que seria desfeito ainda na primeira parte do jogo antecipado da 14ª jornada da Segunda Liga.

Voltando ao futebol de formação, não bastam os dedos das duas mãos para contar os golos com que os Sub-17 dizimaram o vizinho Leixões: 11-1. No Olival, Candal assinou um póquer, imitando o que Adrián fez em Vila Real; Francisco Conceição, Pedro Vieira e João Pinto bisaram e Diogo Abreu também marcou. A equipa orientada por Tulipa continua com a pontaria afinadíssima neste início de temporada: 43 golos em apenas sete jogos.