22/02/18

Dragões Diário 22-02-2018

Foi à Porto. Foi com muito suor e com algumas lágrimas. Foi com mérito absoluto e incontestável.
O FC Porto deslocou-se ontem ao Estoril para completar um jogo que não se concluiu a 15 de janeiro por falta de condições de segurança e em que a equipa da casa estava em vantagem por 1-0. Iguais a si próprios, os Dragões entraram fortes, sufocaram o adversário, marcaram três golos, podiam ter marcado seis ou sete, e rumaram ao Algarve, onde já começam hoje a preparar a partida de domingo frente ao Portimonense, com os três pontos na bagagem.

Alex Telles foi um dos heróis da tarde, ao marcar o primeiro golo na cobrança de um livre, na sequência de uma falta sobre Corona. Infelizmente, os dois protagonistas do primeiro momento de euforia azul e branca acabaram por abandonar a partida lesionados: o lateral brasileiro com uma entorse no joelho esquerdo, o extremo mexicano com uma fratura num dedo da mão esquerda. O avançado Soares, que bisou pelo terceiro jogo consecutivo na Liga (!), assinou a reviravolta e a consolidação do resultado.

Contas finais do jogo: 3-1 para o FC Porto, que continua a liderar o campeonato isolado, agora com 61 pontos, ou seja, cinco de vantagem sobre o Benfica e sobre o Sporting, e que tem o melhor ataque (61 golos marcados) e a melhor defesa (11 golos sofridos) da competição.

O FC Porto foi igual a si próprio e esse foi um dos ingredientes do sucesso na Amoreira, destacou Sérgio Conceição: Foi mais um espelho do que é o FC Porto desta época, com um espírito muito forte e uma capacidade de perceber que o jogo depende sempre do que nós fazemos. Os jogadores têm percebido isso e assim fica mais fácil ganhar. Segundo o treinador azul e branco, a vantagem de cinco pontos sobre os mais diretos perseguidores não abre espaço para facilitismos: Acho que vai ser uma luta até ao fim.

Para Sérgio Oliveira, não é segredo nenhum que o espírito de campeão é o que move o FC Porto: Encarámos o jogo como uma equipa muito forte, que quer ser campeã e, acima de tudo, há que salientar a nossa união. O médio não tem dificuldades em resumir o filme do jogo: Tivemos uma entrada muito forte, penso que o Estoril já estava à espera, mas fizemo-lo com uma intensidade muito grande, fizemos logo um golo, fizemos o segundo, o terceiro e conseguimos sair daqui com os três pontos.

Os clubes, a imprensa, os avençados e até alguns comentadores da capital não demoraram a colocar a circular uma desculpa barata para o sucesso do FC Porto nesta tarde: tudo começou com um golo irregular, por suposto fora-de-jogo de Soares. Houve até muitos portistas que acreditaram realmente nisso. Uma vez mais, foram induzidos em erro pela Sport TV, que optou por analisar o lance (de resto, recorrendo a uma linha pouco confiável) tendo como base uma imagem em que a bola já se encontrava no ar. Como pode verificar aqui, se atendermos, conforme ditam as regras, ao momento em que Alex Telles toca na bola, a posição de Soares é regular e o golo perfeitamente limpo.

A mais surpreendente de todas estas reações talvez tenha sido a do Sporting, por dois motivos. Por um lado, porque os sportinguistas estão proibidos de ver televisão, de ler jornais, de consultar sites na internet, de partilhar publicações nas redes sociais, etc. Como é que souberam, então, o que se passou no Estoril? Por outro, porque é no mínimo risível que num clube que ainda na segunda-feira venceu em Tondela graças a um escândalo monumental e que já foi beneficiado, com reflexos na pontuação, em pelo menos quatro outros jogos, haja ainda quem não tenha vergonha na cara para ousar falar de arbitragem.

No outro lado da Segunda Circular, onde vergonha na cara não costuma abundar, o cenário não é muito diferente. Também o Benfica, através da conta Twitter a que só têm acesso jornalistas criteriosamente escolhidos pelos cabecilhas do regime, ousou colocar em causa o mérito do FC Porto. Quanta hipocrisia! Todos os pontos conquistados pelos Dragões neste campeonato foram-no no campo, sem quaisquer ajudas, muitas vezes contra terceiros. Aqui ninguém quer ganhar títulos como o Benfica ganhou os últimos quatro. Aqui ninguém quer pontuar da forma infame como o Benfica conseguiu pontuar há quase três meses no Estádio do Dragão.

Estas alturas em que as pernas tremem e os corações se apertam na capital, ao ponto de o desespero colocar Benfica e Sporting a discursar em uníssono e dos arautos das fake news de Lisboa ativarem diligentemente todos os meios que têm à disposição contra o FC Porto, são os momentos ideais para recordar um facto que ninguém conseguirá desmentir: os analistas de arbitragem da imprensa portuguesa são unânimes ao considerar que o FC Porto é, de longe, a equipa mais prejudicada por erros dos árbitros na edição de 2017/18 da liga.

Exatamente pelo mesmo resultado que a equipa principal alcançou (3-1), os Sub-19 venceram ontem o Salzburgo e avançaram para os quartos de final da UEFA Youth League, em que terão o Tottenham como adversário. No Olival, valeram os golos de Diogo Bessa, Diogo Leite e Kuku Fidelis para fazer tombar o atual campeão em título da competição, que duas semanas antes tinha batido o Sporting por 5-2.

A equipa de hóquei em patins também teve um dia em grande. Na sempre difícil deslocação ao pavilhão do Juventude de Viana, venceu categoricamente por 7-2, graças a golos de Hélder Nunes, Reinaldo Garcia, Rafa (dois), Jorge Silva e Alvarinho. Os Dragões mantêm a terceira posição, a um ponto do Sporting e a dois do Benfica, num campeonato que permanece muito equilibrado.

21/02/18

Aconteceu a 21 Fevereiro 1954


Neste dia, o novíssimo Estádio das Antas foi palco de uma goleada das antigas. O Vitória de Setúbal foi a vítima de um FC Porto treinado por Cândido de Oliveira, que terminou os 90 minutos com uma expressiva vitória por 9-4. Os golos azuis e brancos foram marcados por Teixeira (quatro), José Maria (dois), Carlos Duarte, Pedroto e Fernandes.

Dragões Diário 21-02-2018

O FC Porto tentará hoje repetir aquilo que já conseguiu alcançar quatro vezes: dar a volta a um resultado negativo no terreno do Estoril. A partir das 18h, a equipa terá (pelo menos) 45 minutos para anular a vantagem que os canarinhos construíram há 37 dias e que se registava ao intervalo, quando o jogo teve de ser interrompido por motivos de segurança. O onze que Sérgio Conceição vai selecionar para entrar em campo terá de obedecer a algumas condicionantes, que pode conhecer aqui.

A preparação para este meio encontro foi ontem concluída com um treino no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Como tem sido recorrente nos últimos dias, o treinador não teve à disposição Ricardo (tratamento), Danilo (tratamento e trabalho de ginásio) e Aboubakar (treino condicionado e trabalho de ginásio).

Bem mais cedo, às 13h, os Sub-19 entram em acção no Olival. A equipa dirigida por João Brandão enfrenta, em jogo dos oitavos de final da UEFA Youth League, o atual detentor do troféu, que é o Salzburgo, e procurará dar sequência ao bom momento que ainda no último fim de semana valeu uma vitória no terreno do Sporting. O capitão Paulo Estrela assume a confiança dos jovens Dragões: Acreditamos muito em nós.

A formação de hóquei em patins também tem pela frente, esta noite, um desafio exigente: às 21h30, enfrenta o Juventude de Viana, no Pavilhão de Monserrate. Rafa está bem consciente do grau de dificuldade da partida: Espero um jogo muito complicado, frente a uma equipa que está a fazer um bom campeonato. A Juventude de Viana só perdeu por um golo frente a Benfica e Sporting e empatou com a Oliveirense. Ontem de manhã, três jogadores desta equipa visitaram a Escola EB 1 de Currais, onde conviveram com dezenas de crianças, conforme pode verificar aqui.

Na noite da última segunda-feira, a equipa de bilhar às três tabelas alcançou uma vitória categórica frente ao Leça, por 4-0, graças a triunfos de Fernando Cunha sobre Pedro Pais, de Alípio Jorge face a Vítor Fernandes, de Santos Oliveira perante José Escudeiro e de Rui Manuel Costa diante de João Gomes. Os Dragões lideram a Zona Norte do Campeonato Nacional com três pontos de vantagem sobre o mais recente adversário.

20/02/18

Aconteceu a 20 Fevereiro 1994

Neste dia, Bobby Robson cumpriu o quarto jogo enquanto treinador do FC Porto e alcançou frente ao Famalicão, no Minho, a primeira de muitas goleadas na Liga que seriam uma imagem de marca das duas temporadas e meia do inglês nas Antas. Tal como no último domingo, 5-0 foi o resultado final de uma partida em que só marcaram dois jogadores: Drulovic, que bisou, e Kostadinov, que assinou um hat-trick. O último golo do búlgaro, um remate cruzado de primeira, foi uma verdadeira obra de arte, que o Youtube nos permite recordar.

Dragões Diário 20-02-2018

Está em curso a preparação para os segundos 45 minutos do Estoril-FC Porto, que permanecem por disputar desde 15 de janeiro. A sessão de trabalho de ontem, no Olival, contou com um visitante especial: Alex Sandro, lateral que representou os Dragões entre 2011 e 2015. O boletim clínico permanece inalterado face aos últimos dias: Ricardo realizou tratamento, Danilo tratamento e trabalho de ginásio e Aboubakar treino condicionado e trabalho de ginásio.
 
Plenamente à disposição de Sérgio Conceição esteve Jesús Corona, que foi considerado o jogador mais valioso da partida frente ao Rio Ave. Em declarações exclusivas ao Porto Canal e ao site do FC Porto, o extremo mexicano projectou a (meia) partida de amanhã: Vamos preparar esse jogo como todos os outros. Habitualmente nós começamos os jogos de forma muito intensa e muito determinada e no Estoril vamos ter que voltar a fazê-lo.
 
Muito valioso também tem sido Sérgio Oliveira, que nas últimas três jornadas da Liga assinou três golos. Aquele que marcou contra o Chaves, a 11 de fevereiro, foi considerado pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol o melhor da 22.ª jornada do campeonato.
 
Já estão à venda na Loja do Associado do Estádio do Dragão os bilhetes para o jogo da 24.ª jornada da Liga frente ao Portimonense, que se disputa no próximo domingo, às 20h15, no Portimão Estádio. As entradas têm o preço unitário de 15 euros. Nos locais habituais, continuam disponíveis os ingressos para o FC Porto-Sporting de 2 de março, que já tem 35 mil espectadores garantidos no Dragão.

Os The Black Mamba são os convidados da próxima sessão do Dar Letra à Música, que se realizará no Museu FC Porto no dia 22 de março.

19/02/18

Aconteceu a 19 Fevereiro 1978

Neste dia, o Estádio das Antas foi palco de uma recepção ao Estoril. Os canarinhos, adversário tradicionalmente difícil, até começaram por se impor e colocaram-se em vantagem aos 18 minutos, mas a resposta da equipa treinada por José Maria Pedroto foi demolidora: Ademir, Oliveira, Gomes e Vital (com dois golos) acabaram por assegurar uma vitória por 5-2, que valeu mais dois pontos rumo à conquista do primeiro Campeonato Nacional desde 1959.

Dragões Diário 19-02-2018

Em jogos da Liga, o FC Porto tem sido verdadeiramente avassalador no Estádio do Dragão, e ontem voltou a demonstrar toda a valia competitiva a que tem habituado os adeptos em 2017/18: bateu o Rio Ave por 5-0, naquela que foi a nona partida caseira (em doze) em que marcou pelo menos três golos. Os de ontem foram assinados por Sérgio Oliveira, Soares (dois), Marega e Marcelo (na própria baliza).

Sérgio Conceição não se mostrou surpreendido com a reação do grupo ao desastre europeu de quarta-feira: Não tinha dúvidas de que íamos dar o máximo. Entrámos fortes, agressivos, no bom sentido, e conseguimos não deixar o Rio Ave sentir-se confortável no jogo. O treinador considera que o resultado poderia ter sido diferente, mas foi justo: Fizemos cinco golos, poderíamos ter feito mais, mas a diferença ajusta-se ao que se passou em campo.

Autor de dois golos, Soares destacou a resposta da equipa ao desaire frente ao Liverpool: Estávamos a dever esta vitória aos adeptos. Estamos todos de parabéns, pois fizemos um grande jogo. Sérgio Oliveira, que vai no terceiro jogo consecutivo a marcar na Liga, sublinhou a importância da entrada forte: Fizemos o golo cedo e isso acalmou-nos. Em casa, jogamos sempre para ganhar, e hoje isso ficou de novo demonstrado.

As primeiras grandes ovações da tarde aconteceram ainda antes do apito inicial de Carlos Xistra. Alex Telles e Brahimi foram distinguidos pela Liga, respetivamente, como melhor defesa e autor do melhor golo de janeiro no campeonato.

A equipa volta à competição já na quarta-feira, às 18h00, para cumprir a segunda metade do jogo que foi interrompido no Estoril, por não estar garantida a segurança dos adeptos, no dia 15 de Janeiro. O regresso ao trabalho está marcado para daqui a pouco, às 11h00, com um treino no Olival.

O FC Porto B perdeu ontem em Pedroso frente à Oliveirense, por 2-1, tendo o golo azul e branco sido assinado por Oleg. O treinador António Folha destacou a capacidade de trabalho dos Dragões, que mantêm a liderança isolada da Segunda Liga: Cometemos alguns erros que a Oliveirense soube aproveitar, mas tomámos contra do jogo até ficarmos com dez. Parabéns aos jogadores, porque foram dignos e trabalharam muito.

A equipa de Sub-19 arrancou a segunda fase do Campeonato Nacional com uma vitória importante e difícil no terreno do Sporting, por 1-0, graças a um golo do capitão Paulo Estrela. Já os Sub-17, após um empate frente ao Boavista, voltaram aos triunfos e bateram o Vitória de Guimarães por 4-2, no Olival (siga a ligação para assistir aos golos azuis e brancos).

Terminou ontem a 44.ª edição da Volta ao Algarve, que teve em César Fonte, 32.º da geral, o melhor portista em prova. Na última etapa da competição, que ligou Faro ao Alto do Malhão (173,5 quilómetros), Gustavo Veloso foi o primeiro ciclista da W52 - FC Porto a cortar a meta, a 1m42s do vencedor da tirada.