31/08/19

Aconteceu a 31 Agosto 1951

Foi neste dia que Miguel Arcanjo chegou ao Porto proveniente de Nova Lisboa, Angola. O defesa integrou o plantel do FC Porto até à temporada de 1965/66 e participou activamente na conquista de dois campeonatos, sob a orientação de Dorival Yustrich e Béla Guttmann, e de duas Taças de Portugal, as primeiras da história do clube.

Dragões Diário 31-08-2019

O BSC Young Boys, da Suíça, o Feyenoord, da Holanda, e o Rangers FC, da Escócia, serão os adversários do FC Porto na Liga Europa. O grupo G, de que farão parte os Dragões, é o mais histórico da competição: é o único que conta com dois campeões europeus e com três equipas que já venceram troféus internacionais.

A participação azul e branca nesta prova arranca a 19 de Setembro, no Estádio do Dragão, com a recepção aos bicampeões suíços, e termina a 12 de dezembro, no mesmo local, frente ao Feyenoord. Na FC Porto TV, poderá obter mais informações sobre estes adversários, em relação aos quais se destacam alguns factos:

1. O Young Boys é o actual bicampeão da Suíça, conta no plantel com um jogador emprestado pelo FC Porto, Saidy Janko, e alcançou a melhor participação nas competições europeias em 1958/59, quando atingiu as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.

2. O Feyenoord, clube ao qual o FC Porto sucedeu como vencedor da Taça UEFA, em 2003, conta no palmarés com quatro troféus internacionais, entre eles a Taça dos Campeões Europeus de 1970. Em 1993, foram eliminados pelos Dragões na segunda eliminatória da Liga dos Campeões. Actualmente, são treinados por Jaap Stam, antigo colega de Sérgio Conceição na Lazio.

3. O clube protestante de Glasgow está afastado dos títulos desde 2011, mas continua a ser o recordista de vitórias na liga escocesa (54). Vencedor da Taça das Taças em 1972 e finalista da Taça UEFA em 2008, o Rangers cruzou-se com o FC Porto na Taça das Taças de 1983/84 e na Liga dos Campeões de 2005/06.

Entretanto, o plantel principal continua a preparar o jogo de amanhã, no Dragão, frente ao Vitória de Guimarães. Hoje é dia de Sérgio Conceição projectá-lo em conferência de imprensa que poderá acompanhar no Porto Canal e na FC Porto TV a partir das 12h30.

Antes disso, entra em acção a equipa de sub-19, que recebe o Leixões já daqui a pouco, às 11h00. Mais tarde, às 16h, o FC Porto B joga com o Casa Pia em Pedroso. Os dois encontros serão transmitidos em directo no Porto Canal e na FC Porto TV.

30/08/19

Aconteceu a 30 Agosto 2004

Neste dia, o internacional brasileiro Luís Fabiano assinava contrato com o FC Porto. O avançado ficou apenas um ano no clube portista (três golos em 27 golos) mas foi titular no inesquecível jogo da Taça Intercontinental frente ao Once Caldas, sagrando-se Campeão do Mundo de Clubes ao serviço do FC Porto, que reclamou esse estatuto pela segunda vez, depois da glória em 1987.

Dragões Diário 30-08-2019

Marchesín é o protagonista da mais recente edição da Dragões. Em entrevista à revista oficial do FC Porto, o guarda-redes argentino fala de Iker Casillas, Lucho González e Pepe, salientando ainda a importância dos adeptos portistas na vitória frente ao Benfica (2-0), no Estádio da Luz: Devolver-lhes o carinho que nos dedicam do primeiro ao último minuto é uma responsabilidade linda.

O sorteio da fase de grupos da Liga Europa realiza-se hoje, a partir das 12h de Portugal Continental, no Grimaldi Forum, no Mónaco. O FC Porto, que venceu a prova em 2003 e 2011, apresenta o terceiro melhor coeficiente entre os participantes e ficará a conhecer os adversários num dos 12 grupos desta fase da competição, a disputar entre 19 de setembro e 12 de dezembro. A final da Liga Europa realiza-se a 27 de Maio de 2020, no Estádio Gdansk (Polónia).

No Olival, o plantel azul e branco continua a preparar a recepção ao Vitória de Guimarães, referente à quarta jornada da Liga (domingo, 18h30). À margem da sessão de trabalho, Pepe e Danilo foram convocados para a Selecção A de Portugal, enquanto Diogo Costa, Diogo Leite, Tomás Esteves e Romário Baró foram chamados para a seleção nacional de Sub-21.

A equipa de hóquei em patins está a realizar um estágio de pré-temporada em Vila Praia de Âncora, pelo segundo ano consecutivo, e os reforços Sergi Miras, Tiago Rodrigues, Xavier Malián e Carlo di Benedetto tiveram de recorrer aos dotes musicais para se apresentarem ao grupo.

29/08/19

Aconteceu a 29 Agosto 1949

Neste dia, o FC Porto contratava uma das figuras incontornáveis do clube, com a receita de dois jogos particulares a acrescer ao valor da transferência. Monteiro da Costa, o “torpedo” de São Paio de Oleiros como também era conhecido, realizou mais de 300 jogos com a camisola azul e branca, nos quais apontou 97 golos, distinguindo-se como o terceiro melhor marcador dos Dragões em clássicos com o Benfica (10), tabela em que só é superado por Pinga (12) e Gomes (12). Conquistou dois campeonatos e duas Taças de Portugal pelo clube do coração, pelo qual desempenhou várias funções, tanto dentro como fora de campo. O pulmão do FC Porto na era em que jogou, Monteiro da Costa é considerado por muitos como um dos primeiros jogadores à Porto.

Dragões Diário 29-08-2019

Novo dia, novo treino matinal no Olival. Os Dragões continuam a preparar a recepção ao Vitória de Guimarães, agendada para este domingo (18h30). Fábio Vieira, do FC Porto B, foi a novidade no treino de ontem e esteve pela primeira vez às ordens de Sérgio Conceição, que volta a orientar uma nova sessão de trabalho dentro de poucas horas.

O encontro frente aos vimaranenses marca o regresso a casa dos portistas após o triunfo no Estádio da Luz. Se quer comparecer no Estádio do Dragão para apoiar o FC Porto na busca de mais uma vitória, apresse-se a garantir o seu bilhete: 44 mil já estão vendidos.

A equipa de andebol não podia ter começado de melhor forma a defesa do título nacional. Depois da conquista da Supertaça no último fim de semana, os Dragões de Magnus Andersson venceram, no Funchal, o Madeira SAD por 32-18. António Areia e Victor Iturriza foram os melhores marcadores, ao apontarem 5 golos cada, e ajudaram os azuis e brancos a conquistar os três pontos no pavilhão onde confirmaram o estatuto de campeões nacionais na última temporada.

28/08/19

Aconteceu a 28 Agosto 1952

Neste dia, José Maria Pedroto assinou pela primeira vez pelo FC Porto. O médio tinha 23 anos e chegava do Belenenses, a troco de um valor recorde de 335 contos. Tendo em conta a evolução do índice de preços do consumidor, hoje essa importância equivaleria a cerca de um milhão e 700 mil euros.

Dragões Diário 28-08-2019


O brilhante jogo da Luz é passado e as atenções do plantel principal do FC Porto já estão focadas no Vitória de Guimarães. A recepção de domingo aos minhotos, que tem 40 mil adeptos garantidos no Dragão, começou a ser preparada ontem com um treino no Olival.

Uma das novidades da sessão foi Shoya Nakajima, regressado do Japão após acompanhar o nascimento da filha. Diogo Queirós foi emprestado por uma época aos belgas do Mouscron e já não esteve presente.

A equipa de sub-19 recebeu dois reforços nigerianos, o lateral-esquerdo Emmanuel e o médio Ebuka. Têm ambos 18 anos e chegam ao FC Porto com contratos de empréstimo válidos por uma época, com opção de compra.

Os campeões nacionais de andebol começam hoje a lutar pela revalidação do título no pavilhão do Madeira SAD, onde confirmaram o da temporada passada. Alfredo Quintana sabe que vai enfrentar uma equipa forte, mas garante que as expectativas são altas e explica que a conquista da Supertaça, no domingo, reforçou a confiança do grupo. Poderá acompanhar o jogo em directo, a partir das 18h, no Porto Canal e na FC Porto TV.

27/08/19

Aconteceu a 27 Agosto 2017

A caminhada rumo ao título de 2017/18 teve como quarta etapa uma deslocação a Braga neste dia. Após três vitórias nos três primeiros jogos, frente ao Estoril, ao Tondela e ao Moreirense, o FC Porto voltou a vencer, desta vez com um fabuloso golo de Corona.


Dragões Diário 27-08-2019

Depois de duas folgas mais do que merecidas, o FC Porto regressa esta tarde ao trabalho no Olival, onde vai dar início à preparação para a recepção ao Vitória de Guimarães. O jogo, referente à quarta jornada da Liga, está marcado para o próximo domingo, às 18h30, no Estádio do Dragão, e será o derradeiro compromisso oficial antes da primeira paragem no campeonato. Os bilhetes continuam à venda.

Um, dois, três. Depois do Campeonato e da Taça de Portugal em 2018/19, o FC Porto Sofarma de Magnus Andersson entrou em 2019/20 com o mesmo fulgor e conquistou a Supertaça, que já pode ser contemplada no Museu azul e branco. No dia seguinte ao triunfo sobre o Águas Santas, o plantel portista entregou o troféu a Pinto da Costa, que tem muito orgulho na secção de andebol

A equipa de Sub-15 do FC Porto, que inicia o Campeonato Nacional de Juniores C no próximo domingo, venceu o Torneio VINCI Cup 2019, que decorreu em Paris. O colectivo portista, que continua a ser comandado por Sérgio Ferreira, bateu o Toulouse na final do torneio e repetiu o triunfo conseguido em 2018. No ano passado, também foram os Dragões a erguer o troféu na capital francesa.

26/08/19

Aconteceu a 26 Agosto 2010

Foi neste dia que a fabulosa equipa do FC Porto orientada por André Villas-Boas assegurou a qualificação para a fase de grupos da Liga Europa. Após uma esclarecedora vitória por 3-0 na Bélgica, os Dragões bateram o Genk por 4-2, em casa, com um hat-trick de Hulk e um raro golo de Fernando. Quase nove meses depois, em Dublin, Helton ergueu o sétimo troféu internacional da história azul e branca.

Dragões Diário 26-08-2019


Cinco jogos, cinco vitórias, um troféu. É este o balanço do fim de semana que terminou ontem, em que o FC Porto venceu todos os jogos que disputou. Tudo começou no sábado, com a brilhante vitória da equipa principal na Luz, e prolongou-se ontem com os triunfos da equipa B, dos sub-19, dos sub-17 e da formação de andebol, que venceu a sétima Supertaça da história do clube.

Foi em Lamego que os campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal de andebol bateram o Águas Santas por 28-22 e conquistaram o primeiro troféu da temporada, o terceiro da era Magnus Andersson. Miguel Martins, autor de cinco golos, foi o melhor marcador azul e branco. 

Em relação ao futebol, o plantel principal está em pleno gozo de uma folga dupla, que se segue ao triunfo sobre o Benfica. O regresso ao trabalho está marcado para amanhã, às 16h, tendo como horizonte a recepção ao Vitória de Guimarães, agendada para domingo.

Entre os mais jovens, ontem houve vitórias da equipa B sobre o Farense (3-1), dos sub-19 sobre o Gil Vicente (2-0) e dos sub-17 sobre o Académico de Viseu (6-0), todas garantidas fora de casa.

25/08/19

Aconteceu a 25 Agosto 1906

Neste dia, a Direcção elevou Carlos Megre e Eurico Paiva à condição de Desportistas de Mérito, depois de terem vencido o clássico Porto-Lisboa em ténis pela terceira vez consecutiva. Nos primeiros anos do século XX, ainda na Monarquia, o clássico Porto-Lisboa em ténis era a prova rainha da modalidade.

Dragões Diário 25-08-2019

Foi com personalidade e categoria que o FC Porto venceu o Benfica por 2-0, no Estádio da Luz, na terceira jornada do campeonato. A exibição da nossa equipa roçou a perfeição e não há ninguém que possa colocar em causa a justiça de uma vitória que só peca por escassa, tal foi a superioridade azul e branca no relvado da Luz. Os Dragões estiveram sempre juntos e nunca deixaram de lutar como irmãos.

Sérgio Conceição era um treinador naturalmente feliz após o clássico, que terminou com uma vitória indiscutível e clara do FC Porto: fizemos o melhor jogo esta época, frisou o técnico portista, que já está a pensar na receção Vitória de Guimarães. Zé Luís, que já leva quatro golos em três jogos no campeonato, falou sobre o espírito que reina no balneário dos Dragões: estamos fortes e unidos.

O FC Porto Sofarma pode conquistar hoje o primeiro troféu da temporada, mas para isso precisa de vencer o Águas Santas na Supertaça, que terá como palco o Centro Multiusos de Lamego (18h30). Na antevisão da partida frente à equipa maiata, que os campeões nacionais bateram na final da Taça de Portugal, Diogo Branquinho não podia ser mais claro: é um jogo que vale um título.

Ontem, no Teatro Ribeiro da Conceição, em Lamego, realizou-se a IX Gala do Andebol, que distinguiu três campeões nacionais e vencedores da Taça de Portugal em 2018/19: Magnus Andersson foi eleito o Melhor Treinador, Rui Silva foi considerado o Melhor Jogador e Alfredo Quintana levou a melhor sobre a concorrência na categoria de Melhor Guarda-Redes. O andebol portista continua em alta.