23/06/18

Aconteceu a 23 Junho 1990

Neste dia, no Porto, houve motivos redobrados para festejar na véspera de São João. Na Catalunha, a equipa de hóquei em patins do FC Porto bateu o Noia por 5-2, na segunda mão da final da Taça dos Campeões Europeus, e confirmou a supremacia que já tinha evidenciado no Pavilhão Américo de Sá, onde tinha vencido por 6-0. Os Dragões, treinados por José Fernandes e com estrelas como Vítor Hugo e Vítor Bruno, sagraram-se campeões europeus pela segunda vez. No Museu FC Porto, para além do troféu, há um objeto muito especial associado a esta conquista: a máscara que o guarda-redes Franklim Pais utilizou no jogo decisivo.

Dragões Diário 23-06-2018

Jorge Nuno Pinto da Costa participou ontem na inauguração da exposição Fotolegendas, no Museu FC Porto, e aproveitou a ocasião para abordar várias questões sobre a actualidade. Da constituição do plantel ao Mundial da Rússia, o presidente do FC Porto não se furtou a qualquer pergunta e deixou uma garantia sobre a próxima temporada: Vamos apostar em todos os jogos.

Aposta para o futuro, também, é Jorge Fernandes. Ligado ao clube desde 2007, o futebolista de 21 anos que já se estreou pela equipa principal viu o contrato estendido até 2021. Foi com emoção que o central abordou esta renovação: É um orgulho e um prazer enorme, porque quando fazes o que gostas, que é jogar futebol, e o fazes no clube que amas desde criança, é perfeito.

Quem também vai continuar ligado ao clube na próxima temporada é Telmo Pinto, que rubricou um novo contrato até 2019. O hoquista começou a patinar nos Dragões aos 11 anos e tem bem definido o principal objectivo para o futuro: Continuar a lutar por todos os títulos, como sempre se exige a uma equipa do FC Porto.

Outra equipa que vai lutar pelo título (neste caso, pela revalidação do título) é a selecção portuguesa de hóquei em patins, que participará no Campeonato da Europa que se realiza na Corunha entre 14 e 22 de julho. Os portistas Hélder Nunes, Gonçalo Alves e Rafa estão confirmados no plantel escolhido por Luís Sénica.

Realizou-se ontem a prova de Contrarrelógio de Elite do Campeonato Nacional de Estrada. José Neves e João Rodrigues, ciclistas da W52-FC Porto, foram, respectivamente, quarto e sétimo classificados.

22/06/18

Aconteceu a 22 Junho 1996

A final da Taça CERS de hóquei em patins de 1995/96 disputou-se a duas mãos entre o FC Porto e os espanhóis do Tordera. No primeiro jogo, nas Antas, os azuis e brancos venceram por 3-0. No segundo, que se realizou na Catalunha a 22 de Junho de 1996, os Dragões alcançaram uma vitória ainda mais expressiva: 7-1. O troféu conquistado na antevéspera de São João foi o sétimo título internacional do FC Porto nesta modalidade.

Dragões Diário 22-06-2018

O FC Porto e Guillem Cabestany chegaram a acordo para prolongar o contrato do treinador de hóquei em patins até ao final da próxima temporada. O técnico catalão, no Dragão desde 2015, já conquistou seis troféus e tem como meta continuar a somá-los: Queremos chegar a todas as decisões, lutar por todos títulos. O primeiro objetivo, contudo, é assegurar a plena adaptação dos novos membros da equipa e continuar a jogar um bom hóquei.

No futebol, a única equipa ainda em competição é a de Sub-17, que recebe no domingo o Belenenses, no Olival, em jogo da penúltima jornada do campeonato (11h, Porto Canal). Os Dragões seguem na segunda posição da liga, a um ponto do líder, por isso o defesa Tiago Matos e o avançado Cláudio Major assumem que é obrigatório ganhar para continuar na luta pelo título.

Arrancam hoje, com um contrarrelógio, e disputam-se até domingo, em Belmonte, os Campeonatos Nacionais de Ciclismo Estrada. A W52-FC Porto estará representada na competição por dois corredores, João Rodrigues e José Neves.

21/06/18

Aconteceu a 21 Junho 1951

Neste dia, realizou-se no Coliseu do Porto um espetáculo Pró-Estádio, cujo objetivo era a angariação de fundos para a construção (em curso) do Estádio das Antas. A protagonista da noite foi Amália Rodrigues, que já era a principal estrela da música portuguesa e que, pela mão do FC Porto e sem qualquer custo para o clube, se estreou num dos principais palcos da cidade. A fadista aproveitou a ocasião para confessar: Sou uma doente pelo FC Porto.

Dragões Diário 21-06-2018

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social emitiu uma deliberação em que entendeu reprovar veementemente as divulgações, no Porto Canal, de práticas do Benfica que estão a ser objeto de investigação pela Justiça. O diretor-geral da estação, Júlio Magalhães, reagiu em comunicado e garantiu que vai impugnar judicialmente a decisão. Para além disso, assegurou que o Porto Canal continuará nesta luta pela verdade desportiva no quadro do seu direito à informação.

Já são conhecidos os primeiros planos para a pré-temporada do FC Porto B. A equipa que em 2018/19 será treinada por Rui Barros inicia os trabalhos a 9 de julho, no Olival, e tem, por agora, quatro jogos particulares agendados, frente a Varzim, Portimonense ou Vitória de Guimarães (no âmbito do Torneio de Verão Zacarias Couto), Cinfães e Cesarense.

Foi ontem publicada em www.fcporto.pt mais uma entrevista a um dos heróis da conquista da Taça de Portugal de hóquei em patins, Nélson Filipe. O guarda-redes, que integra os quadros dos Dragões desde 2000, sublinhou a dificuldade desta vitória: Para ganhar a Taça de Portugal tivemos de eliminar o primeiro classificado, o segundo, o quarto e depois vencemos o quinto na final. É uma Taça com um sabor muito especial para nós.

20/06/18

Aconteceu a 20 Junho 1995

Não foi fácil encontrar o vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira da temporada 1994/95, disputada entre FC Porto e Benfica. Em agosto e setembro de 1994, houve empates a uma bola, na Luz, e a zero, nas Antas, numa altura em que os golos marcados fora ainda não contavam para desempate. Foi preciso esperar pelo final da época para tudo se decidir, numa finalíssima realizada no Parque dos Príncipes, em Paris e os Dragões ganharam por 1-0 com um golo de Domingos.

Dragões Diário 20-06-2018

Tem 35 anos, conquistou no domingo o 36.º título da carreira e marcou nesse dia o golo que decidiu a final da Taça de Portugal de hóquei em patins a 36 segundos do fim do prolongamento. Em entrevista ao site do FC Porto, Reinaldo García revelou que ainda tem muito para dar ao clube: Ainda me sinto com muita força, com muita vontade para continuar.

Em dezembro do ano passado, o hoquista já tinha garantido à edição 373 da Dragões: Gostava de continuar a ganhar. Quantos mais títulos, melhor para mim. Siga a ligação para consultar o trabalho de Alberto Barbosa sobre esta estrela argentina, e aproveite para recordar alguns dos principais marcos de uma carreira brilhante.

Três jogadores do FC Porto foram convocados para representar Portugal no Campeonato da Europa de Sub-19, que se disputará na Finlândia entre 16 e 29 de julho. Diogo Costa, Diogo Leite e Diogo Queirós são três produtos da formação dos Dragões que em 2016 foram campeões europeus de Sub-17 e que em breve procurarão juntar um novo título internacional ao currículo.

No último fim de semana, o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia e o Constituição Park foram palcos da Taça dos Campeões Dragon Force, em que participaram 90 equipas provenientes de 18 escolas de todo o país e da Colômbia.

18/06/18

Aconteceu a 18 Junho 1972


Neste dia, assinalava-se o 50º aniversário da conquista da edição de estreia do Campeonato de Portugal e eram homenageados os jogadores sobreviventes daquela gloriosa equipa de 1921/22. João de Brito era o capitão e foi o autor do terceiro golo da vitória (3-1) sobre o Sporting que valeu o título na finalíssima. Floriano Pereira, que mais tarde também envergou a braçadeira de capitão, foi um dos primeiros quatro portugueses a vencer por duas vezes a primeira competição nacional de futebol no país, tendo conquistado no total 11 troféus oficiais pelo nosso clube.

Dragões Diário 18-06-2018

Não há duas sem três, a Taça de Portugal de hóquei em patins é nossa outra vez, pela terceira época consecutiva. É a 17ª do palmarés do clube português mais titulado na modalidade, de um dos mais vitoriosos da Europa. E foi conquistada com uma vitória difícil mas merecida sobre o Valongo por 3-2, obtida no prolongamento após um empate a dois no tempo regulamentar. O golo que decidiu o jogo teve a assinatura de Reinaldo García a 36 segundos de a buzina soar pela última vez.

É um boa forma de fechar a época, considerou Guillem Cabestany na flash interview. Sabíamos que ia ser uma final muito difícil, porque havia desgaste de final de época e um adversário complicado pela frente. Demonstrámos que queríamos esta Taça, tanto como os outros participantes da Final 4, disse ainda o treinador catalão.

Herrera e Layún estrearam-se no Mundial com uma vitória, e que grande vitória. O México protagonizou a primeira grande surpresa na Rússia, ao derrotar, por 1-0, a Alemanha, campeã em título. O capitão do FC Porto foi, aliás, considerado um dos melhores em campo no jogo inaugural do Grupo F da competição.

No futebol de formação, os Sub-17 receberam e bateram o Vitória de Guimarães por 2-0. Os dois golos de Gonçalo Borges garantiram os três pontos que permitem manter o primeiro lugar do campeonato à distância de um ponto, quando faltam duas jornadas para o fim.

João Rodrigues foi o melhor da W52-FC Porto na edição 2018 do Grande Prémio Abimota. Raúl Alarcón correu a última etapa com a camisola amarela, mas não resistiu ao ritmo elevado e deixou-a escapar.

Dick Jaspers venceu a etapa da Bélgica da Taça do Mundo de bilhar às três tabelas. O jogador holandês dos Dragões venceu na final o turco Semih Sayginer (40-33), após ter afastado o belga Eddy Merckx nas meias-finais (40-23).