10/07/14

Jackson Martínez: «Devo cumprir o meu contrato»

Em declarações à rádio La FM, o avançado colombiano Jackson Martínez deixou o seu futuro em aberto, apesar de admitir que a sua obrigação passa por cumprir o contrato que tem com os dragões, válido até junho de 2016.
Neste momento não sei o que vai acontecer. Tenho contrato por mais dois anos. Sei que há interesse de outros clubes, algo que é normal quando uma pessoa tem um bom rendimento. Mas tenho sempre de respeitar contrato, que devo cumprir. Só o tempo dirá o que se vai passar, frisou o dianteiro, que por estes dias está de férias em Medellin, junto da sua família.

09/07/14

Velocidade e agressividade no treino matinal


Exercícios de circulação, com cruzamentos e finalização, sempre com velocidade e agressividade. Foram estes os ingredientes do treino do FC Porto esta manhã, no Olival, nos 15 minutos abertos à comunicação.

Fabiano: "As expectativas são as melhores possíveis"


​O guarda-redes Fabiano foi o escolhido para prestar declarações na superflash desta quarta-feira, antes de mais um treino no Olival, e reconheceu que a equipa começou a época a trabalhar muito forte e que Julen Lopetegui quer tirar o máximo de todos. O brasileiro falou ainda do objectivo de trabalhar cada vez mais, com muita humildade, sempre à procura do seu espaço.
A ideia que eu tiro é a de que começámos a época a trabalhar muito forte. O mister é muito exigente connosco, quer tirar o máximo de todos nós e estamos a trabalhar muito. Temos de continuar neste caminho para fazer uma boa época desde o primeiro dia de treino, pois as expectativas são as melhores possíveis, afirmou o guarda-redes.
Em relação à concorrência para o posto específico de guarda-redes, Fabiano ressalvou que ela será sempre positiva: Respeito muito os meus companheiros Ricardo, Helton e Kadú. O meu objectivo é trabalhar cada vez mais, com muita humildade, mas sempre procurando o meu espaço. Eu faço o meu trabalho, vou dar o meu melhor e ajudar o FC Porto da melhor maneira possível, procurando o meu objectivo principal, que é jogar.
Depois de uma época menos feliz, Fabiano garantiu que o objectivo é ganhar e conquistar títulos, deixando a certeza de que o FC Porto vai ter bons resultados. Começando, naturalmente, pelo apuramento para a UEFA Champions League: É a primeira competição, é o primeiro objectivo. Mas acho que temos de encarar tudo com a maior seriedade possível, em todas as competições, pois o FC Porto entra sempre para ganhar. Desde o primeiro jogo, temos de entrar focados e bem concentrados para concretizar os nossos objectivos.
Segundo Fabiano, Lopetegui apresentou uma nova metodologia de trabalho, mas o guardião não se alongou muito sobre o estilo de jogo que o treinador tem procurado implementar nas sessões bidiárias de trabalho: Vão perceber isso com os jogos. Nós estamos a conhecer o treinador e ele a nós, pelo que ele está a passar o seu trabalho com calma e tirando o máximo de cada um. O brasileiro garante que, para os guarda-redes, pouco mudou: “O FC Porto sempre teve os guarda-redes a participar no jogo. O treinador de guarda-redes tem vindo a exigir o máximo do grupo em todos os sentidos, para estarmos bem confiantes e bem entrosados para desenvolver o nosso trabalho da melhor maneira possível”.
Quanto aos adversários, o brasileiro - que falou no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival - defendeu que é muito cedo para falar: “Com os jogos vamos perceber melhor. Nós, jogadores do FC Porto, temos de nos focar na nossa equipa e fazer a nossa parte para conquistar os objectivos. O importante é fortalecer o grupo todos os dias e trabalhar forte. Isso é que me deixa feliz e confiante”.

08/07/14

Lopetegui no gabinete, Calero no comando

A sessão de trabalho do FC Porto no Centro de Treinos do Olival, na manhã desta terça-feira, foi de recuperação no dia seguinte ao jogo-treino com o Valadares, e por isso, sem nuances táticas, o treinador Julen Lopetegui delegou no seu adjunto Julen Calero a liderança da jornada.
Lopetegui ficou no gabinete a tratar de assuntos relacionados com a pré-época e o trabalho a desenvolver nos próximos tempos.

Evandro: "Procuro conquistar o meu espaço"


​Na primeira intervenção pública como jogador do FC Porto, Evandro abordou os primeiros dias de Dragão ao peito e revelou estar muito entusiasmado com o trabalho que tem sido desenvolvido, reservando ainda elogios a Julen Lopetegui, que já deixou bem claras as matrizes de jogo que pretende ver na sua equipa.
“Os primeiros dias têm sido fantásticos e fui muito bem recebido. Já tinha jogado com dois jogadores que estão cá e isso também ajuda a uma rápida integração. Estou muito feliz e trago comigo muita ambição e humildade para triunfar no FC Porto”, afirmou o médio que deixou o Estoril para rumar ao Dragão, na superflash que antecedeu o treino matinal desta terça-feira.
Sublinhando que sempre trabalhou “para chegar a um clube com a dimensão do FC Porto”, o jogador brasileiro considera que tem de dar o máximo “para o ajudar a vencer, porque é a isso que está habituado”. Ainda a adaptar-se a uma nova realidade, a motivação é maior do que nunca. “Para mim é tudo novo, mas a primeira avaliação só pode ser positiva. O treinador é exigente, mas é assim que tem de ser. O FC Porto é um clube com uma grande história e só com muita exigência no nosso trabalho voltaremos a conquistar títulos”.
Já identificado com as ideias e pretensões de Julen Lopetegui, Evandro falou do primeiro teste da pré-temporada. “O treinador pede-nos para circular a bola rapidamente, pois isso vai criar ainda mais dificuldades aos adversários, além de nos exigir rigor e concentração na realização das nossas tarefas dentro de campo. Fiquei feliz por ter feito dois golos no primeiro jogo de preparação, mas ainda há muito trabalho para fazer e muitas coisas para melhorar”.
A abundância de opções para o miolo portista não atemoriza o médio brasileiro, de 27 anos, que realça a qualidade existente no plantel azul e branco. “Os jogadores que vêm para o FC Porto têm de ter qualidade e os que estão aqui têm-na. É verdade que existe muita competitividade no meio-campo, mas num clube grande é assim que tem de ser. Procuro conquistar o meu espaço todos os dias, mas só colectivamente seremos capazes de ter sucesso”.