14/09/19

Dragões Diário 14-09-2019


Ontem voltou a ser dia de trabalho para o FC Porto no Olival, onde os Dragões continuam a preparar o jogo com o Portimonense, no Portimão Estádio, referente à quinta jornada do campeonato (domingo, 18h, Sport TV). A equipa volta a treinar hoje, numa sessão de trabalho que antecede a conferência de imprensa de Sérgio Conceição. À tarde, a comitiva portista arranca para o Algarve.

A Formação do FC Porto foi distinguida pela International Football Development Association na cerimónia Football Heroes Awards, que decorreu em Moscovo. José Tavares, diretor técnico da Formação portista, recebeu o prémio Academy Manager of the Year, superando a concorrência de Saïd Ouaali, diretor da Academia do Ajax, e Aram Fundukyan, diretor da Academia do Krasnodar.

Os Sub-19 deslocam-se ao terreno do Feirense na quinta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A. Os Sub-17 recebem o Boavista, no Olival, na quinta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B. Os Sub-15 também jogam em casa, mas frente ao Feirense, em jogo em atraso da primeira jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C. As antevisões destes jogos estão na FC Porto TV.

É hoje, a partir das 18h30 (Porto Canal), que o FC Porto Sofarma se estreia na Liga dos Campeões 2019/20. A jornada inaugural do Grupo B reserva aos campeões nacionais uma receção aos bielorrussos do Meshkov Brest, no Dragão Arena. Para Miguel Alves, o registo 100% vitorioso até agora é para manter: Jogamos em casa e queremos começar com uma vitória.

Rafa e Gonçalo Alves, dois campeões nacionais pelo FC Porto, foram homenageados por Pinto da Costa depois da conquista do Campeonato do Mundo de hóquei em patins ao serviço da selecção portuguesa. Os dois avançados portistas desempenharam um papel fundamental no título mundial de Portugal, que já escapava desde 2003. O presidente dos Dragões não poupou nos elogios.

13/09/19

Aconteceu a 13 Setembro 2011

Neste dia, o FC Porto arrancou a participação na Liga dos Campeões com uma boa exibição e uma vitória sobre o Shakhtar, no Dragão. O começo não foi o ideal: Hulk desperdiçou um penálti aos dez minutos e os ucranianos colocaram-se em vantagem logo a seguir. Não foi preciso esperar muito, contudo, para ver o incrível brasileiro redimir-se com a conversão soberba de um livre direto. No princípio da segunda parte, Kléber fez o 2-1 final após um trabalho brilhante de James.

Dragões Diário 13-09-2019

A preparação para o jogo de domingo em Portimão prosseguiu ontem no Olival com uma novidade importante: os jogadores que estiveram ao serviço das selecções já regressaram, por isso Sérgio Conceição teve quase todo o plantel à disposição. No boletim clínico, continuam inscritos três nomes.

Amanhã de manhã entra em campo o FC Porto B, que enfrenta o Estoril no António Coimbra da Mota. O médio Vítor Ferreira abordou o encontro em declarações à FC Porto TV e foi claro: Estamos preparados e só pensamos na vitória.

Os novos estudantes da Universidade do Porto podem visitar gratuitamente o Estádio do Dragão hoje mesmo. A oferta resulta de uma parceria entre o clube e a universidade e inclui mais uma regalia: por apenas cinco euros, é ainda possível visitar o Museu FC Porto.

12/09/19

Aconteceu a 12 Setembro 1987

Neste dia, Rui Barros estreou-se a marcar como sénior do FC Porto, apontando o segundo golo da vitória portista no terreno do Varzim em encontro da terceira jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Foi um momento marcante para um avançado de referência da história dos azuis e brancos numa época marcada pela memorável conquista do 10º título nacional, com 15 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, Benfica. Enquanto jogador dos Dragões, Rui Barros marcou 55 golos em 245 jogos, tendo vencido uma Taça Intercontinental, uma Supertaça Europeia, seis Ligas Portuguesas, três Taças de Portugal e cinco Supertaças Cândido de Oliveira.

Dragões Diário 12-09-2019

O processo E-Toupeira vai a julgamento sem o Benfica, o que motivou uma reacção por parte do FC Porto. Em comunicado emitido no site oficial, os azuis e brancos deixam claro que o banco de réus estará desfalcado do elemento a quem aproveitou o crime, no plano desportivo, manifestando ao mesmo tempo a convicção de que será possível que a verdade desportiva venha a triunfar.

Boa notícia é a eleição de Zé Luís como o Melhor Avançado da Liga NOS no mês de agosto. O cabo-verdiano granjeou 30,37% dos votos dos treinadores do principal escalão do futebol português e junta-se a outros portistas distinguidos: Marchesín (Melhor Guarda-Redes) e Alex Telles (Melhor Defesa).

Dentro de campo, o FC Porto continua a preparar o embate da quinta jornada do campeonato face ao Portimonense e que se realiza no Algarve no próximo domingo (18h). Ontem, Pepe, Sérgio Oliveira e Marega eram os nomes presentes no boletim clínico, sendo que se registaram 11 ausências da sessão de trabalho devido aos compromissos das selecções nacionais. Mais logo, às 18h, Sérgio Conceição orienta novo treino no Olival.

Entretanto, o FC Porto foi premiado pela UEFA por ter apresentado a Melhor Acção Educativa no âmbito da Youth League 2018/19. O projecto dirigiu-se a diferentes categorias da formação portista e consistiu em palestras de esclarecimento acerca de temas como a educação financeira, as apostas desportivas e a gestão de redes sociais.

No andebol, continua a haver motivos de celebração. O conjunto de Magnus Andersson foi a Lisboa bater o Belenenses por 34-27 na quarta ronda do Andebol 1, reforçando o primeiro lugar na prova e somando a quinta vitória em tantos jogos nesta época. Miguel Alves foi o melhor marcador portista com seis golos.

11/09/19

Aconteceu a 11 Setembro 1988

O azar de uns é a sorte de outros é um provérbio que pode ser aplicado na perfeição ao que aconteceu neste dia. Uma luxação numa clavícula afastou Mlynarczyk do jogo frente ao Vitória de Guimarães para o campeonato nacional. Esta lesão abriu o caminho para a estreia de Vítor Baía na equipa principal do FC Porto, o primeiro dos 566 encontros que acabaria por disputar de azul e branco, fazendo dele o segundo jogador com mais jogos pelo clube, apenas atrás de João Pinto (587). O guarda-redes ofereceu, posteriormente, a camisola que utilizou na estreia ao presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.

Dragões Diário 11-09-2019

Mais um dia, mais um treino para a equipa principal do FC Porto, que continua a preparar o encontro da quinta jornada da Liga frente ao Portimonense (domingo, 18h). Mor Ndiaye, da equipa B, foi a novidade no treino e esteve às ordens de Sérgio Conceição, que volta a orientar uma sessão de trabalho esta manhã. Os bilhetes para o jogo em Portimão estão à venda a partir de hoje.

Marchesín e Alex Telles foram distinguidos como o melhor guarda-redes e o melhor defesa da Liga no mês de Agosto, respectivamente. Numa votação junto dos treinadores das equipas que disputam o primeiro escalão do futebol português, o guardião e o lateral mereceram a distinção após terem sido peças essenciais no onze de Sérgio Conceição nesta fase inicial da temporada.

Nakajima voltou a brilhar ao serviço da selecção do Japão. Frente a Myanmar, em encontro a contar para o Grupo F da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2022, o camisola 10 dos Dragões encaminhou os nipónicos para um triunfo por 2-0 com um grande golo de fora da área, que pode ver na FC Porto TV.

Embora a estreia na Liga dos Campeões esteja agendada para este sábado, a equipa de andebol está apenas focada no encontro da quarta jornada do campeonato frente ao Belenenses, no Pavilhão Acácio Rosa. Quem o diz é o lateral esquerdo André Gomes, na antevisão do jogo que tem transmissão em directo esta noite, no Porto Canal e na FC Porto TV, a partir das 20h.

10/09/19

Aconteceu a 10 Setembro 2005

Neste dia, não foi fácil vencer o Rio Ave no Estádio do Dragão. Foi preciso, sobretudo, ter muita paciência. Ao minuto 87, ainda estava tudo a zero, até que Quaresma protagonizou uma obra de arte e colocou o FC Porto em vantagem. Nos minutos seguintes, marcaram Alan e Hugo Almeida. Três golos e três pontos rumo ao título.


Dragões Diário 10-09-2019

O plantel principal do FC Porto retomou ontem a preparação para o jogo de domingo, em Portimão, após um dia de folga. Sem 11 jogadores que continuam ao serviço das selecções e com três nomes inscritos no boletim clínico, Sérgio Conceição recorreu ao FC Porto B e à equipa de sub-19 para compor o grupo de trabalho.

O voleibol está de regresso ao FC Porto, desta vez através de uma formação feminina que resulta de um protocolo com a Academia José Moreira, de Espinho. Na apresentação da nova equipa, Jorge Nuno Pinto da Costa não escondeu a felicidade pela reactivação da modalidade: Hoje, o FC Porto está um bocadinho maior e mais bonito.
Entre 20 e 22 de Setembro, a equipa de hóquei em patins vai participar na Elite Cup, uma prova que reunirá em Portimão os oito primeiros classificados do campeonato passado. O sorteio realizado ontem ditou que o primeiro adversário do FC Porto será o HC Braga.

09/09/19

Aconteceu a 09 Setembro 1992

Neste dia, no Estádio Municipal de Coimbra, o FC Porto vencia a Supertaça de Portugal após a finalíssima frente ao Benfica, decidida no desempate por grandes penalidades. O jogo na Luz acabou com um 2-1, nas Antas ficou 1-0 e a finalíssima em Coimbra redundou num 1-1, com golos de Isaías e João Pinto. Vítor Baía brilhou no desempate (4-3), defendendo dois castigos máximos para garantir os festejos azuis e brancos.

Dragões Diário 09-09-2019

O FC Porto regressa ao Estádio do Dragão a 19 de Setembro (20h), para a 1ª jornada do Grupo G da Liga Europa, e os bilhetes para a recepção ao BSC Young Boys estão à venda nos locais habituais. Antes, porém, a equipa de Sérgio Conceição está focada na deslocação ao Algarve para defrontar o Portimonense, para o campeonato (15 de Setembro,18h), e realiza ao final da tarde de hoje mais uma sessão de trabalho, após um dia de folga.

No futebol de formação, os Sub-17 e os Sub-15 venceram todos os jogos oficiais realizados até ao momento. Ontem, os mais velhos superaram o Padroense fora de casa, por 3-0, e os mais novos garantiram o triunfo frente ao Rio Ave no Olival, pelo mesmo resultado. Pode ver os resumos dos jogos na FC Porto TV.

A equipa de basquetebol deu uma boa resposta nos jogos de preparação frente aos espanhóis do CB Ourense (70-60) e do CB Breogán (88-76), conquistando o II Torneio de Internacional de Basquetebol – Cidade de Viana do Castelo, neste fim de semana, com desempenhos interessantes dos reforços portistas, que oferecem mais soluções a Moncho López para a temporada 2019/20.

08/09/19

Aconteceu a 08 Setembro 1974

Neste dia, Fernando Gomes estreava-se no Campeonato Nacional da 1ª Divisão com a camisola do FC Porto, frente à CUF. Gomes tinha apenas 17 anos mas deixou uma marca profunda no jogo, marcando os dois golos da vitória portista (2-1) no Estádio das Antas. Seriam os primeiros festejos como sénior do melhor marcador da história do FC Porto e futuro vencedor de duas Botas de Ouro europeias.

Dragões Diário 08-09-2019

O plantel principal realizou ontem mais uma sessão de trabalho no Olival. Hoje é dia de descanso e amanhã, a partir das 18h, recomeça a preparação para o Portimonense-FC Porto, agendado para 15 de Setembro (18h) e referente à quinta jornada da Liga.

Os Dragões contam com onze jogadores ao serviço das respetivas seleções nacionais. Um deles é Tecatito Corona, que assistiu Chicharito Hernández para o primeiro golo do México frente aos Estados Unidos da América (3-0) após um lance de fino recorte técnico, que pode ver ou rever na FC Porto TV.

A equipa de andebol garantiu a terceira vitória em igual número de jornadas do campeonato, no primeiro jogo realizado em casa na época 2019/20. Depois de vencer o Águas Santas em Lamego (Supertaça), o Madeira SAD no Funchal (Andebol 1) e de novo o Águas Santas, desta vez na Maia e para o campeonato, o FC Porto Sofarma impôs-se perante o Vitória de Setúbal, por 32-18, no Dragão Arena.

No hóquei em patins, a formação orientada pelo Guillem Cabestany ficou ontem a conhecer os nomes dos adversários no Grupo B da Liga Europeia (os catalães do Noia, os italianos do Monza e os suíços do Biasca), no mesmo dia em que conquistou o XXVIII Torneio Cidade de Tomar, na sequência de triunfos frente a Valongo e Sporting de Tomar.