21/12/19

Aconteceu a 21 Dezembro 2008

Costuma dizer-se que a história nunca se repete, mas a provar que não é verdade, no dia em que celebrou o octacampeonato de natação feminino, o FC Porto celebrava o aniversário do primeiro título da série. Foi neste dia, em Sines, que Sara Oliveira, Marta Martinho, Joana Aguiar Rodrigues, Alexandra Paiva Oliveira, Sara Loureiro, Cláudia Moreno e Joana Carvalho se sagraram campeãs nacionais.

Dragões Diário 21-12-2019

Pouco mais de meio dia depois de se qualificar para os quartos de final da Taça de Portugal, o FC Porto regressou ao trabalho com outro objectivo em mente: marcar presença na final four da Taça da Liga. O ano civil fecha com uma deslocação a Chaves, referente à terceira e última jornada do Grupo D (domingo, 19h15, Sport TV).

Com golos de Fábio Vieira, Diogo Bessa e Afonso Sousa, o FC Porto B derrotou ontem a equipa de Sub-23 do Everton (3-2), em Inglaterra, na terceira e última jornada do Grupo D da Premier League International Cup. O colectivo portista terminou a competição com uma vitória (3-2), um empate (1-1) e uma derrota (5-1).

Os Sub-19 venceram o Nacional (5-0) em jogo em atraso da sexta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A. Daqui a pouco entram em campo os Sub-17 (11h, Porto Canal e FC Porto TV), frente ao Rio Ave, e amanhã é a vez dos Sub-15 (11h, Porto Canal e FC Porto TV), diante do Vitória de Guimarães, ambos no Olival.

Ao final da tarde, a partir das 18h (Porto Canal e FC Porto TV), o Dragão Arena recebe o FC Porto-Terceira Basket, referente à 13ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol. O poste cabo-verdiano Keven Gomes projectou o encontro com os açorianos e falou sobre o colectivo portista: somos praticamente uma família.

O dia fecha com um clássico do andebol português entre FC Porto Sofarma e ABC, agendado para as 21h30 (Porto Canal e FC Porto TV), no Dragão Arena, a contar para a 20ª jornada do campeonato. O lateral-direito alemão Djibril M'Bengue acredita que os azuis e brancos têm de estar “a um bom nível” para vencer os bracarenses.

20/12/19

Aconteceu a 20 Dezembro 2005

Neste dia, internautas de todos o mundo votaram no site da UEFA e escolheram o golo de Quaresma como o melhor do ano no futebol europeu.

Dragões Diário 20-12-2019

Parece um filme repetido: o FC Porto recebeu o Santa Clara pela terceira vez em menos de três meses e venceu de novo sem sofrer golos. A estreia de Nakajima a marcar de azul e branco valeu uma vitória por 1-0 e a qualificação para os quartos de final da Taça de Portugal.

Na noite em que alcançou o centésimo triunfo como treinador do FC Porto – uma marca só atingida por Jesualdo Ferreira, Artur Jorge e José Maria Pedroto –, Sérgio Conceição destacou a boa exibição enquanto o terreno permitiu jogar e apreciou globalmente o trabalho do grupo: vitória justa e resultado curto.

Pragmático, Manafá reconheceu que a equipa fez uma excelente primeira parte, mas na segunda só quis tirar a bola do meio-campo. E acrescentou: o mais importante é que vencemos. Já Diogo Leite sublinhou o grande espírito de equipa, enquanto Pepe apresentou a receita para as conquistas do futuro: muita humildade e seriedade.

As atenções do plantel viram-se agora para a Taça da Liga. O FC Porto enfrenta o Desportivo de Chaves no domingo, em Trás-os-Montes, sabendo que precisa de pelo menos um ponto para assegurar a qualificação para a final four.

19/12/19

Aconteceu a 19 Dezembro 1998

Foi neste dia que, no Estádio das Antas, o FC Porto se impôs ao Sporting por 3-2, em mais um importante duelo rumo ao Penta, proeza exclusiva dos Dragões em Portugal. A equipa comandada por Fernando Santos até esteve a perder, mas dois golos de Doriva e um de Mário Jardel fizeram a diferença na partida. Os números portistas, no final do campeonato, foram bem reveladores do domínio dos azuis e brancos, que, para além de terem conseguido os melhores registos no ataque e na defesa, celebraram o título com oito pontos de vantagem sobre o Boavista, segundo classificado, e 14 sobre o Benfica, terceiro.

Dragões Diário 19-12-2019

Logo, às 19h15 (RTP1 e Sport TV), o FC Porto regressa à Taça de Portugal para enfrentar pela terceira vez o Santa Clara esta época, novamente no Estádio do Dragão. Ontem, já depois de orientar mais um treino no Olival, Sérgio Conceição disse que os portistas estão prontos para superar o desafio colocado pela equipa açoriana e avançar numa prova bonita.

O hóquei em patins azul e branco já só está a três pontos do primeiro posto do campeonato, depois de ter vencido na noite de ontem a Física (6-0), em Torres Vedras, na décima jornada. O triunfo foi conseguido com golos de Reinaldo García (2), Giulio Cocco, Gonçalo Alves, Sergi Miras e Poka. O grupo de Guillem Cabestany termina 2019 com um duelo caseiro frente ao Riba D’Ave, no domingo (15h).

Mais longe, no meio do Atlântico, o andebol portista resgatou a 18ª vitória no campeonato e manteve a liderança conjunta da prova, ao bater no Faial o SC Horta (35-27), em jogo da 19ª ronda. Victor Iturriza, autor de dez golos, foi o mais concretizador dos Dragões, que fecham o ano civil no próximo sábado (21h30), em casa, perante o ABC.

No basquetebol, o dia de ontem revelou-se duplamente feliz para Max Landis. O norte-americano foi operado com sucesso no Hospital CUF, do Porto, à grave lesão sofrida recentemente num treino e estendeu até 2021 contrato que o vincula ao clube.

18/12/19

Aconteceu a 18 Dezembro 1982

O hóquei em patins azul e branco é uma das modalidades que mais alimenta o Museu FC Porto e neste dia, os azuis e brancos adicionavam a primeira de 17 Taças de Portugal do palmarés. Na final, os azuis e brancos bateram o Benfica por 12-10, no conjunto das duas mãos, depois de ter vencido, no ano anterior, a Taça das Taças, o primeiro troféu internacional do clube.

Dragões Diário 18-12-2019

Na ressaca do triunfo frente ao Tondela (3-0), o FC Porto regressou ontem ao trabalho, no Olival, onde começou a preparar o desafio caseiro dos oitavos de final da Taça de Portugal frente ao Santa Clara (quinta-feira, 19h15). Sérgio Conceição, que contou com o plantel a 100 por cento na sessão matinal, volta a orientar novo treino daqui a pouco, antes de antever o encontro que marca a terceira deslocação dos açorianos ao Estádio do Dragão nesta temporada.

Em Inglaterra, o FC Porto B até esteve a ganhar aos Sub-23 do PSV com um golo de Vítor Ferreira, mas acabou por permitir o empate (1-1) aos holandeses na segunda jornada do Grupo D da Premier League International Cup. Na terceira e última ronda, os bês portistas defrontam os Sub-23 do Everton (sexta-feira, 19h, Porto Canal e FC Porto TV).

Em acção esta noite está a equipa de hóquei em patins (20h30, Porto Canal e FC Porto TV), que regressa ao campeonato para defrontar a AE Física, na décima jornada. Apesar de enfrentarem o último classificado, Carlo Di Benedetto vincou que a equipa está avisada da qualidade do adversário, mas acredita que os Dragões estão preparados para conquistar o quarto triunfo consecutivo a nível doméstico em Torres Vedras.

Nas plataformas de comunicação do FC Porto, a noite continua logo a seguir com a equipa de andebol, que se desloca até aos Açores para defrontar o Sporting da Horta (22h Portugal Continental), na 19ª ronda do campeonato. Frente a uma formação que costuma apresentar um nível mais elevado quando joga em casa, Rui Silva promete uma equipa concentrada em trazer os três pontos para o Porto, uma vez que os objectivos são sempre os mesmos

Ainda nas modalidades, foi um dia diferente para quatro jogadores da equipa de basquetebol, que ontem visitaram o Centro de Reabilitação do Norte, em Valadares. Para o capitão Miguel Queiroz, estas acções são fundamentais, porque proporcionam um dia especial a todos os envolvidos e criam momentos que fazem acreditar na humanidade.

17/12/19

Aconteceu a 17 Dezembro 1987

Neste dia, o FC Porto-Juventude de Évora da quinta eliminatória da Taça de Portugal, à partida, não fazia palpitar muitos corações, mas o que se passou durante a segunda parte desse jogo disputado no Estádio das Antas ficou para a história. Jardel entrou ao intervalo, quando os Dragões venciam por 1-0, marcou sete golos em menos de 45 minutos e contribuiu decisivamente para uma vitória por 9-1.

Dragões Diário 17-12-2019

Uma exibição acima da média, dois golos de cabeça de Soares e um remate de Otávio após combinação com Corona resultaram numa vitória por 3-0 sobre o Tondela. Frente a uma das melhores equipas da Liga a jogar fora de casa, o FC Porto manteve o registo 100% vitorioso e com a baliza inviolada no Dragão, em jogos do campeonato.

A prestação da equipa foi excelente e por isso os jogadores estão de parabéns, comentou Sérgio Conceição. Perante as dificuldades sentidas noutros encontros, o grupo soube identificar o que podia fazer melhor e foi eficaz naquilo que o treinador pensa que é o mais importante na vida e no futebol: alcançar resultados.

E dificilmente há algo mais saboroso do que aliar diversão aos resultados. Para Corona, foi isso que aconteceu ontem: Tivemos muito prazer a jogar. Soares e Otávio mostraram-se felizes por terem marcado, mas não hesitaram no momento de destacar o colectivo: Conseguimos os três pontos, que era o que queríamos.

Antes do Natal, o FC Porto ainda vai jogar com o Santa Clara, para a Taça de Portugal, e o Desportivo de Chaves, para a Taça da Liga. O regresso à Liga Europa só está marcado para 20 de Fevereiro, mas o adversário nos 16 avos de final já está definido desde ontem: é o Bayer Leverkusen, da Alemanha. 
 
A eliminatória entre o FC Porto e os alemães é a única que envolverá duas equipas que já venceram a Taça UEFA/Liga Europa. O Bayer Leverkusen ocupa o sétimo lugar no campeonato da Alemanha, já venceu esta época o Bayern em Munique e ficou em terceiro no grupo D da Liga dos Campeões, atrás da Juventus e do Atlético de Madrid. 
 
O sorteio da Youth League também se realizou ontem. O FC Porto, actual campeão da Europa de sub-19, vai receber o Salzburgo, que venceu esta competição em 2017 após derrotar o Benfica na final.

16/12/19

Aconteceu a 16 Dezembro 1973

Neste dia, uma enorme fatalidade atinge o FC Porto. Minuto 13 da jornada 13 e Pavão cai inanimado no chão. O maior ídolo de então ainda é transportado para o Hospital de São João, mas o óbito é declarado ainda antes do final do jogo com o Vitória de Setúbal. Com apenas 26 anos, Fernando Pascoal das Neves morre com a camisola do FC Porto vestida e está sepultado no mausoléu do FC Porto no cemitério de Agramonte. 

Dragões Diário 16-12-2019

Hoje o campeonato regressa ao Estádio do Dragão e dele se despede no que diz respeito a 2019. A partir das 20h15 (Sport TV), o FC Porto recebe o Tondela na 14ª jornada e, depois de saber que já tem todo o plantel disponível, Sérgio Conceição projetou o desafio: Temos de estar a muito bom nível para conseguir ganhar.

A equipa de Sub-17 do FC Porto não vacilou na recepção ao Tondela, no Olival, e venceu por 3-0 na quarta jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Tiago Carvalho e Vasco Sousa (2) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que recebem o Rio Ave na quinta ronda (sábado, 21 de dezembro, 11h).

Imparável e intratável continua a AJM/FC Porto, que ontem bateu o bicampeão nacional Leixões (3-1), em Santa Maria da Feira, na 13ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de voleibol feminino. A equipa portista somou a 13ª vitória em outros tantos jogos e é líder isoladíssima do campeonato.