23/07/11

Beto e Walter integrados sem limitações


Beto e Walter já trabalharam sem limitações no treino deste sábado do FC Porto, que antecede a Apresentação Oficial da equipa aos sócios, marcada para este domingo, no Estádio do Dragão.
Relativamente ao ensaio desta manhã, realizado no Olival, a acrescentar que Rafa e Fernando mantiveram os respectivos planos de recuperação (ginásio para o lateral e tratamento para o médio).

Jogo de Apresentação 2011/2012



O jogo que opõe o FC Porto ao Peñarol, recriando, no Dragão, a conquista da primeira Taça Intercontinental sobre a neve de Tóquio, em Dezembro de 1987, é apenas o ponto alto da Apresentação Oficial 2011/12, que revelará os rostos da renovada equipa azul e branca aos associados.
O desafio frente à equipa uruguaia está agendado para as 19h00 de domingo, mas a animação começará uma hora e meia antes (17h30), reservando algumas surpresas ao longo de um espectáculo multimédia com especial enfoque nas vitórias internacionais dos Dragões.

FC Porto contrata Alex Sandro por 9,6 milhões de euros


Em nota enviada à Comissão do Mercado dos Valores Mobiliários, o clube diz que negócio foi concretizado pelo montante de 9,6 milhões de euros, com os ‘dragões’ a garantir cem por cento dos direitos desportivos do jogador.
Segundo a mesma nota, "a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD comunica (...) ter chegado a um acordo com o Deportivo Maldonado SAD, para a cedência definitiva dos direitos de inscrição desportiva do jogador Alex Sandro Lobo Silva".
Alex Sandro tem 20 anos de idade e em 2009 transferiu-se do Atlético Paranaense para o Santos, onde actuava como defesa esquerdo.
A SAD portista, segundo a mesma informação, celebrou com o jogador um contrato válido por cinco épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2016, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 50 milhões de euros.
O mais recente reforço dos portistas encontra-se ao serviço da sua selecção nacional sub-20, prestes a iniciar o Mundial da categoria, na Colômbia, e só deverá chegar a Portugal em finais de Agosto ou princípios de Setembro.

22/07/11

Parceria com o SomosPorto

Hoje começamos a nossa parceria com o fórum SomosPorto. É um projecto renovado sobre o nosso grande clube. Aproveito para vos aconselhar a visitar o fórum e a se registar para puderem também fazer parte desta família portista.


Vítor Pereira em entrevista à revista Dragões


Vítor Pereira é a capa e o entrevistado da renovada revista Dragões, que chega às bancas na segunda-feira, mantendo-se o preço de três euros. Antes, já no domingo, estará à venda no Estádio, no jogo de apresentação com o Peñarol, através de ardinas distribuídos pelos diferentes sectores do Estádio, ao preço especial de dois euros.
A revista Dragões surge agora com uma nova imagem gráfica e com uma nova abordagem aos assuntos do FC Porto. Nesta edição, além da grande entrevista de Vítor Pereira, ficará a conhecer qual vai ser a nova decoração do autocarro do FC Porto, qual foi o golo da vida do bi-bota Fernando Gomes, entre outras rubricas novas. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa continuará, naturalmente, a assinar a sua própria página.
Em antecipação da entrevista do nosso treinador, deixamos três respostas de Vítor Pereira à Dragões.

Quais são os objectivos do FC Porto para a nova temporada?
O objectivo fundamental será o campeonato nacional. É esse o nosso ponto de partida, é esse o nosso grande objectivo da época, como é todos os anos. Vencer o campeonato nacional é garantia de uma época de sucesso. Depois disso, o FC Porto partirá sempre com o objectivo de vitória em todas as provas, de acordo com a cultura do clube. Vamos tentar ganhar, ir o mais longe possível, com um futebol de qualidade, com um futebol consistente e é para isso que nos estamos a preparar.

E qual é o futebol do treinador Vítor Pereira? Que FC Porto vamos ver esta época?
O futebol que me inspira, que me motiva, que eu vejo com prazer é um futebol dominador, um futebol em que a posse é a característica fundamental, uma posse virada para o meio-campo do adversário, mas uma posse com critério, à procura do espaço certo, do momento certo. Gosto de uma equipa que controle o adversário, os ritmos e os momentos do jogo, mas que seja também consistente nos momentos defensivos, nas transições, tanto para o ataque, como para a defesa. Gosto de ter equipas equilibradas, equipas que sejam o melhor ataque, mas que sejam a melhor defesa também. Quero uma equipa que defenda em função do que ataque. Primeiro penso na forma de atacar, na forma como quero como a minha equipa ataque, para depois perceber a forma de defender, para sustentar a forma de atacar e não o contrário. Gosto que a minha equipa tenha bola, que assuma o jogo, em casa ou fora, ao fim ao cabo é uma cultura FC Porto. Fiz a minha formação neste clube e quem treina o FC Porto treina para ganhar, treina comportamentos ofensivos e os comportamentos defensivos das nossas equipas são em função da forma como atacamos e da forma como queremos dominar o adversário. É esta a minha cultura, associada ao gosto pelo espectáculo.

A Liga dos Campeões é a competição mais exigente do mundo inteiro. A equipa vai estar ao nível desse desafio?
Para jogar a Liga dos Campeões é preciso muita maturidade como equipa, é preciso refinar alguns aspectos, fazer evoluir a equipa em alguns aspectos. Torná-la mais consistente, mais madura ainda. Aproveitar o que se fez no ano passado e fazê-la evoluir dentro da mesma lógica de funcionamento ainda para patamares mais altos. É possível melhorar defensivamente, é possível melhorar ofensivamente, porque para jogar a Liga dos Campeões, contra equipas com orçamentos enormes, muito mais experientes, é preciso não cometer erros. Acredito que este FC Porto pode ter um papel importante nesta Liga dos Campeões, mas para isso temos de melhorar e ser mais consistentes. É possível fazer uma boa Liga dos Campeões.

Trio em tratamento

O jogo de ontem à noite, frente ao Rio Ave (triunfo, por 1-3, dos Dragões), deixou mazelas em três jogadores, que esta sexta-feira se limitaram a fazer tratamento, no decurso do treino do FC Porto. Fernando sofreu uma entorse ligeira no tornozelo esquerdo; Walter apresenta uma contusão no pé esquerdo; Beto queixa-se de uma lombalgia.
Quanto a Rafa, ainda a recuperar de uma intervenção cirúrgica, permanece no ginásio.
O plantel orientado por Vítor Pereira volta a reunir-se amanhã, novamente no Olival, às 10h30 (ensaio aberto 15 minutos à comunicação social).
Walter cumpre hoje 22 anos.

Pré-Época: Rio Ave 1 FC Porto 3

Estádio dos Arcos, em Vila do Conde (21 de Julho de 2011).

Árbitro: João Lamares (AF Porto).

RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Eder, Gaspar e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Braga; Pateiro, João Tomás e Saulo.
Substituições: Paulo Santos por Huanderson (46m), André Dias por Tiago Pinto (46m), Eder por Tiago Costa (46m), Zé Gomes por Jeferson (46m), Bruno China por Tarantini (46m), Vítor Gomes por Dinei (46m), Braga por Jorginho (46m), Pateiro por Wires (46m) e João Tomás por Feliz (46m), Saulo por Gilmar (74m) Feliz por Rafinha (85m).
Treinador: Carlos Brito

FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Djalma, Kléber e Varela.
Substituições: Bracali por Beto (46m), Fernando por Souza (46m), Rolando por Sereno (60m), Otamendi por Maincon (60m), Fucile por Addy (60m), Moutinho por Bellushi (60m), Ruben Micael por Castro (60m), Varela por Christian (60m) e Kléber por Walter (60m), Djalma por Kelvin (68m), Sapunaru por David (75m).
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Golos: Kléber (7m e 59m), João Moutinho (12m), João Tomás (35m) (GP).
Disciplina: Cartão amarelo para Addy (76m).

Fotos:
http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_rioavefcp_210711.asp

Vídeo:


20/07/11

Walter recuperado

A recuperação de Walter foi a principal novidade dos trabalhos desta quarta-feira do FC Porto, que continua a preparar, no Olival, a nova época. Os Dragões realizaram apenas um treino (o da tarde acabou por ser cancelado), já também com a participação de Rúben Micael.
Rafa é agora o único atleta ao cuidado do Departamento Médico. O lateral-esquerdo permanece no ginásio.
Para amanhã, a equipa de Vítor Pereira tem agendado um desafio de carácter particular, frente ao Rio Ave. O jogo está marcado para as 20h30, em Vila do Conde.

F.C. Porto contrata Danilo por 13 milhões


O F. C. Porto anunciou, esta terça-feira à noite, que chegou a acordo com o Santos para a contratação de Danilo, por 13 milhões de euros.
O internacional brasileiro de Sub-20, que também era pretendido pelo Benfica, vai assinar contrato com os dragões. Danilo é um jogador polivalente, que pode jogar como lateral-direito, mas também no meio-campo.
No comunicado enviado, esta terça-feira à noite, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a SAD portista não especifica qual será a duração do contrato do jovem jogador.
"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar (...) ter chegado a um acordo com o Santos Futebol Clube para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do atleta Danilo Luiz da Silva", refere o documento.
O jogador brasileiro encontra-se entre os convocados que vão disputar o Mundial de Sub-20, que se disputa na Colômbia, em Agosto.


Danilo marcou um golo espectacular, ao serviço do Santos, na Taça dos Libertadores, em Abril. Veja o vídeo:

19/07/11

Regresso ao Olival

Cumprido um dia de folga, após o regresso do estágio em Marienfeld, o FC Porto voltou ao trabalho esta terça-feira, no Olival, onde realizou dois treinos, um de manhã e outro à tarde.
Vítor Pereira não contou com Rafa, Walter e Rúben Micael. O lateral e o avançado continuam a recuperar de lesões (ficaram ambos pelo ginásio), enquanto o médio foi autorizado a ausentar-se, por motivos pessoais (foi pai e deslocou-se à Madeira).
Para amanhã estão marcados mais dois ensaios, novamente às 10h30 (aberto 15 minutos à comunicação social) e às 17h00 (porta fechada), no mesmo local de hoje, e uma superflash, com início agendado para as 10h15.

Maicon: "O favoritismo mostra-se dentro de campo"

O FC Porto pensa sempre em «conquistar títulos», mas é «dentro de campo» que os Dragões têm de mostrar o seu favoritismo. A convicção é de Maicon, que falou esta terça-feira aos jornalistas, no Olival, na primeira superflash após o estágio na Alemanha.

Ainda melhores do que no ano passado
A expectativa para esta época é a que tem de estar sempre presente: conquistar títulos. Fizemos uma boa pré-temporada, a equipa encontra-se bem estruturada, mantivemos a maioria do plantel, temos reforços muito fortes, e acho que vamos estar ainda melhor do que no ano passado.

Apostados em jogar bom futebol
O favoritismo mostra-se dentro de campo. Se jogarmos o nosso futebol, estou certo de que seremos fortes candidatos a sagrarmo-nos Campeões. Mas é como disse, é dentro de campo que temos de demonstrar o nosso valor.

Sucesso surge de forma natural no FC Porto
O sector defensivo fez uma temporada muito boa, tal como o sector ofensivo; aliás, todos nós fizemos uma época excelente. No FC Porto, isso é normal; surge de forma natural. Os reforços são sempre positivos, até por uma questão de competição interna.

Dar continuidade ao trabalho desenvolvido
Espero dar continuidade ao meu trabalho e, se possível, jogar ainda mais. Não tenho nada a reclamar da época passada – fiz muitos jogos; foi muito positiva para mim e para o meu futebol.

A contar com o apoio dos adeptos no que resta da pré-época
Ainda não sabemos se o Hulk vai poder jogar a Supertaça, mas também não é um problema nosso. Ainda temos dois jogos de pré-época para fazer em casa, um em Vila do Conde, e outro no Dragão, que é a apresentação aos sócios, e contamos com o apoio dos nossos adeptos. Só depois pensaremos no desafio contra o V. Guimarães.

Todos os jogadores são difíceis de substituir
Todos os jogadores são difíceis de substituir no plantel; tal como o Hulk, todos deram uma demonstração muito forte na época passada.

FC Porto no Comité de Competições da UEFA

Diogo Paiva Brandão, do FC Porto, é um dos sete nomes indicados pela Associação Europeia de Clubes (ECA) para integrar o Comité de Competições de Clubes da UEFA nas duas próximas épocas.
Além de Diogo Paiva Brandão, a ECA nomeou Sandro Rosell (Barcelona) David Gill (Mancheter United), Umberto Gandini (Milan), Karl Hopfner (Bayern Munique), John McClelland (Glasgow Rangers) e Damir Vrbanovic (Dinamo Zagreb) como representantes dos clubes no Comité.
A primeira reunião do renovado Comité de Competições está agendada para 25 de Agosto, no Mónaco, por ocasião do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League e véspera da Supertaça Europeia, que opõe o FC Porto ao Barcelona, no Stade Louis II.

18/07/11

Regresso ao trabalho na terça-feira

O plantel do FC Porto desfruta amanhã de um dia de folga, estando o regresso ao trabalho agendado para terça-feira, às 10h30 (treino aberto 15 minutos à comunicacao social), no Olival. Minutos antes, pelas 10h15, realiza-se uma superflash.

Declarações após jogo contra o Verl

Numa análise ao estágio de 10 dias na Alemanha, Vítor Pereira e Castro mostraram-se satisfeitos com o rendimento da equipa, recordando que é preciso continuar a trabalhar em Portugal.

Vítor Pereira
Ainda temos tempo para continuar a avaliar as características de cada um. Não é um plantel para mexer muito; a aposta foi mesmo essa: manter o plantel da época passada. Conhecemos bem os que já cá estavam e conseguimos integrar alguns juniores e atletas que regressaram. Como está, o plantel é equilibrado. Temos soluções.
Estou satisfeito com o trabalho que se fez durante o estágio.
A expulsão do Hulk não teve razão de ser e espero contar com ele para o primeiro jogo oficial. De qualquer forma, independentemente de uma ausência ou outra, estou certo de que poderemos encarar qualquer jogo com confiança, desde que estejamos fortes colectivamente.

Castro
Estivemos 10 dias com as tropas reunidas e correu tudo da melhor maneira. Aprendemos muito, adquirimos o que o mister queria, e agora vamos para Portugal, onde ainda há muito trabalho para fazer. Temos mais alguns jogos-treino pela frente e acredito que a equipa vai estar cada vez melhor.
Trabalho todos os dias para pertencer ao plantel, mas a decisão final caberá aos responsáveis do clube. Serei o Castro de sempre; tenho a cabeça limpa, só penso no FC Porto e estou com muita vontade de ajudar.
O treinador tem-me dado boas palavras, a mim e a todos os meus companheiros. Penso que está satisfeito connosco.

A despedida de Marienfeld



Pré-Época: SC Verl 1 FC Porto 3


Jogo 3 de preparação do estágio na Alemanha (época 2011/12)
Stadion an der Poststraße (17 de Julho de 2011)

Árbitro: Christian Bandurski
Assistentes: René Kunsleben e Benjamin Schäfer

SC VERL: Milos Mandic; Julian Schmidt, Andreas Saur (cap.), Guerino Capretti e Fabian Großeschallau; Jannik Schröder, Jeton Arifi, David Lauretta e Janos Bluhm; Marco Schneider e Matthias Haeder
Substituições: Milos Mandic por Arne Kampe (46m); Jeton Arifi por Marco Kaminski (58m), David Lauretta por Mario Bertram (58m), Guerino Capretti por Lukas Brenk (67m), Matthias Haeder por Dennis Buschening (67m), Fabian Großeschallau por Tim Manstein (67m), Marco Schneider por Martin Fuhsy (78m) e Janos Bluhm por Alaaddin Nas (78m)
Treinador: Raimund Bertels

FC PORTO: Beto; Sereno, Otamendi, Maicon e Addy; Fernando, Castro e Kelvin; Hulk (cap.), Kleber e Djalma
Substituições: Sereno por Fucile (46m), Beto por Kadú (59m), Maicon por Rolando (59m), Addy por Sapunaru (59m), Fernando por Souza (59m), Castro por João Moutinho (59m), Kleber por Varela (59m), Kelvin por Rúben Micael (59m) e Djalma por Belluschi (59m)
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 1-2
Marcadores: Jeton Arifi (2m), Kleber (26 e 52m) e Hulk (27m – g.p.)


Borussia Mönchengladbach 0 FC Porto 0

Jogo 2 do estágio na Alemanha (época 2011/12)
Estádio Niederrhein (16 de Julho de 2011)

Árbitro: Thorsten Kinhöfer

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH: Marc-Andre Ter Stegen; Tony Jantschke, Martin Stranzl, Dante e Filip Daems (cap.); Havard Nordtveit, Roman Neustädter, Marco Reus e Lukas Rupp; Mike Hanke e Igor de Camargo
Substituições: Martin Stranzl por Roel Brouwers (69m); Mike Hanke por Raul Bobadilla (69m); Filip Daems por Oscar Wendt (69m); Havard Nordtveit por Julian Korb (69m); Igor de Camargo por Patrick Herrmann (82m) e Roman Neustädter por Torben Marx (82m)
Treinador: Lucien Favre

FC PORTO: Helton (cap.); Sapunaru, Rolando, Maicon e David; Souza, Rúben Micael e João Moutinho; Walter, Hulk (sub-cap.) e Varela
Substituições: Helton por Bracali (46m); Walter por Kleber (46m); David por Fucile (56m); Maicon por Otamendi (56m); Souza por Fernando (56m); Rúben Micael por Castro (56m); Varela por Christian (56m); João Moutinho por Djalma (75m) e Sapunaru por Sereno (75m)
Treinador: Vítor Pereira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Hulk (24m); cartão amarelo para Fernando (83m), Patrick Herrmann (88m) e Castro (90m)