13/01/18

Aconteceu a 13 Janeiro 1996

Neste dia, o FC Porto, líder isolado do campeonato com cinco pontos de vantagem sobre o mais direto perseguidor, deslocou-se ao Estádio de Alvalade para enfrentar o segundo classificado da Liga. Em cinco minutos, Domingos Paciência resolveu a partida a favor dos Dragões, com golos marcados aos 65 e aos 70 minutos. Desta forma, a equipa dirigida por Bobby Robson saiu de Lisboa ainda mais líder e com uma margem suficientemente confortável para acreditar que o título nacional já não lhe fugiria. E não fugiu mesmo. O final da temporada ficou assinalado pela conquista do terceiro bicampeonato da história azul e branca.

Dragões Diário 13-01-2018

Há precisamente 30 anos, o Estádio das Antas recebeu a única final europeia dos seus 52 anos de vida e o FC Porto conquistou a única Supertaça Europeia da história do futebol português, tornando-se a primeira equipa europeia a vencer no mesmo ciclo o triplete constituído por Taça dos Campeões Europeus, Taça Intercontinental e Supertaça Europeia. Essa noite fria em que caiu uma chuva miudinha foi recordada por André, João Pinto e Sousa, em declarações exclusivas a www.fcporto.pt e ao Porto Canal, que pode consultar aqui.
 
Curiosamente, Miguel Layún marcou em Moreira de Cónegos, na quinta-feira, um golo bastante parecido com o que Sousa assinou frente ao Ajax a 13 de janeiro de 1988, que o antigo médio descreveu como uma ressaca de bola, quase dentro da área, a que vou ao encontro. Chuto de forma seca, como era normal, e bola entra rentinha à relva, junto ao canto esquerdo. Lançamos-lhe o desafio de assistir a este vídeo e tentar identificar as semelhanças.
 
Após quatro jogos em apenas treze dias, o plantel principal do FC Porto teve ontem oportunidade de relaxar com um ‘treino’ diferente: o relvado do Olival foi trocado por uma visita ao spa do Hotel Yetman, em Vila Nova de Gaia, à qual se seguiu um almoço na Pizzeria Antonio Mezzero, em Matosinhos. Otávio, ainda a recuperar de lesão, realizou treino condicionado e trabalho de ginásio, enquanto Brahimi e Marega, que acusaram fadiga muscular em Moreira de Cónegos, fizeram apenas tratamento.

O FC Porto disponibiliza a partir de hoje mais bilhetes para o clássico com o Sporting, das meias-finais da Taça da Liga, marcado para 24 de janeiro (quarta-feira), às 20h45, no Estádio Municipal de Braga. Os ingressos são da categoria um (15 euros), para a bancada nascente, e estarão à venda na Loja do Associado do Estádio do Dragão e nas FC Porto Stores do ArrábidaShopping e do NorteShopping.
 
Se tem Lugar Anual e ainda não adquiriu o seu bilhete para o jogo dos oitavos de final da Liga dos Campeões frente ao Liverpool (14 de fevereiro), não se esqueça de que o seu assento só está reservado até à próxima segunda-feira, 15 de janeiro. Entretanto, continua em curso a venda de ingressos para os restantes lugares do Estádio do Dragão, em exclusivo para sócios azuis e brancos.
 
O FC Porto B desloca-se amanhã a Barcelos para enfrentar o Gil Vicente, em jogo da 20.ª jornada da Ledman LigaPro (11h15, Sport TV). António Folha projeta uma partida extremamente difícil, frente a uma equipa moralizada pela troca de treinador, mas não tem dúvidas de que os seus jogadores entrarão em campo tranquilos, sempre procurando fazer aquilo que sabemos e bem para poder ganhar o jogo.
 
A equipa de Sub-19 sobe hoje ao relvado para enfrentar o Desportivo de Chaves, no Olival (15h00, Porto Canal). O treinador João Brandão assume que o objetivo, nesta fase da época, passa pelo crescimento coletivo, muitas vezes através da superação de situações de desconforto no presente que poderão vir a revelar-se fundamentais nas fases mais adiantadas da temporada.
 
Já os Sub-17 jogam apenas amanhã, frente à Académica de Coimbra (OAF), também no Olival (11h00, Porto Canal). Os Dragões procurarão segurar a liderança isolada da Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores B (têm atualmente um ponto de vantagem sobre o Sporting de Braga), conforme poderá confirmar ouvindo as declarações dos defesas Alexandre Moutinho e Tomás Esteves.
 
A equipa de hóquei em patins recebe hoje o Follonica, no Dragão Caixa, em partida a contar para a quarta jornada da fase de grupos da Liga Europeia (17h00, Porto Canal). Siga esta ligação para conhecer melhor a equipa italiana e recordar outros confrontos entre os dois clubes, num trabalho que conta com declarações exclusivas de Filipe Santos, histórico capitão dos Dragões.

Entretanto, já estão disponíveis nos locais habituais os bilhetes para o FC Porto-Sporting em hóquei em patins, que se disputa na próxima quarta-feira, às 21h00, no Dragão Caixa. As entradas têm o preço unitário de quatro euros e a venda é exclusiva para sócios.
 
Disputa-se amanhã, no Complexo de Piscinas de Campanhã, a vigésima-oitava edição do Troféu Speedo de natação. O diretor da secção desta modalidade do FC Porto, Luís Fernandes, e os nadadores José Silva, Tiago Soares e Ana Faria anteviram a prova em declarações exclusivas ao Porto Canal a que pode assistir aqui.
 
Segunda-feira é o último dia para inscrições no I Congresso de Atividade Física Adaptada da Cidade do Porto, que decorrerá a 2 e 3 de fevereiro na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. O FC Porto, através da secção de Desporto Adaptado, é parceiro na organização do evento, que está integrado no mais amplo Movimento PortoInSport.

11/01/18

Aconteceu a 11 Janeiro 1962

Neste dia, a notícia da morte súbita do treinador György Orth apanhava a cidade do Porto de surpresa. Vítima de ataque cardíaco aos 60 anos, o húngaro que tinha posto os azuis e brancos a jogar bonito morria em casa, sentado no sofá depois de um treino, enquanto lia os jornais do dia. Na próxima edição da Dragões, Diogo Faria vai reconstituir a volta ao mundo de Orth, o húngaro que se estreou na equipa principal do Vasas de Budapeste aos 14 anos, foi um dos mais brilhantes jogadores da sua geração e continua a ser o mais jovem treinador principal da história dos Mundiais. Em pouco mais de três décadas, orientou equipas de dez países e dois continentes, reconhecendo apenas duas maneiras de jogar: bem e mal. Jorge Nuno Pinto da Costa, à altura um jovem de 24 anos, lembra que o futebol praticado pelo FC Porto de György Orth era espectacular, o melhor daquele tempo.

Dragões Diário 11-01-2018

Sérgio Conceição tem ideias bem definidas sobre o lugar vago das meias-finais da Taça de Portugal e a mais clara de todas tem a ver com a dificuldade da reserva. Além da qualidade do adversário, preocupam-no as dimensões do relvado, o estado do terreno e as condições climatéricas. Diz o treinador que o cocktail de factores vai tornar o jogo desta noite (20h30), em Moreira de Cónegos, ainda mais difícil.

O projecto de Sérgio Conceição, disse o próprio em conferência de imprensa, passa por marcar mais um golo do que o Moreirense, mas quem o conhece sabe perfeitamente que o treinador espera sempre mais da equipa, mesmo quando a diferença mínima significa a qualificação para as meias-finais de uma competição fantástica. Como essa é só uma das quatro provas em que está envolvido, o técnico não desdenha uma ida eventual ao mercado, desde que quem vier venha para acrescentar valor.
 
Por falar noutras frentes, abrimos aqui estes parênteses para lhe lembrar que já estão vendidos 30 mil bilhetes para o FC Porto-Liverpool, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que o Estádio do Dragão recebe a 14 de fevereiro, no Dia dos Namorados. Se planeia assistir ao jogo ao vivo e se ainda não tem entrada, é bom que se despache.
 
De regresso à Taça de Portugal e ao jogo que se segue, que é sempre o mais importante, falta acrescentar que ontem, no fecho da preparação para os quartos de final, Otávio voltou a fazer treino condicionado e trabalho de ginásio. Fica, por via disso, de fora das contas para o jogo com o Moreirense, que nos traz à memória histórias de outros encontros e deste em especial, também a contar para a Taça, naquela noite de novembro em que El Tigre bateu Tigrão. Meio ano depois, o FC Porto erguia o troféu no Jamor.

08/01/18

Aconteceu a 8 Janeiro 1995

Neste dia, o Estádio das Antas foi palco de um dérbi da Invicta: o FC Porto recebeu o Salgueiros e venceu por 5-2. Os golos azuis e brancos foram assinados Domingos (que bisou), José Carlos, Yuran e Aloísio. Com esta vitória, os Dragões continuavam no primeiro lugar da Liga, em igualdade pontual com o Sporting, que pouco depois seria desfeita: no final da época, o título viria mesmo para o Norte. Foi o primeiro da série do Penta.


Dragões Diário 08-01-2018

A encerrar a primeira volta da Liga, uma novidade: o FC Porto, que nunca tinha estado em desvantagem nesta competição, foi para o intervalo a perder. Uma segunda parte avassaladora, abrilhantada por quatro excelentes golos de três jogadores africanos (Aboubakar, 57m; Brahimi, 62m; Marega, 79m e 83m), assegurou os três pontos e a liderança isolada na viragem do Campeonato, pela primeira vez desde 2010/11. 4-2 foi o resultado final, que garantiu que os Dragões continuam a ter o melhor ataque e a melhor defesa da prova.

Sérgio Conceição reconheceu a falta de qualidade que a equipa exibiu no primeiro tempo, mas sublinhou a forte reação no segundo: A nossa primeira parte teve pouco do nosso ADN.  Tive o intervalo mais fácil desde que sou o treinador do FC Porto. Corrigimos duas ou três coisas, não tive que dizer absolutamente nada. Depois, a segunda parte foi o que se viu. Fizemos quatro golos e podíamos ter feito mais. A confiança do técnico no futuro é total: Temos 45 pontos. São muitos, mas isto ainda só vai a meio e temos que fazer mais e melhor. Mas não vai ser fácil derrubar esta equipa, porque é mesmo assim.

Óliver Torres, que regressou à titularidade, destacou a qualidade da equipa e a importância dos adeptos neste jogo: Eles fizeram o 1-0 e mesmo assim deixavam muitos jogadores na frente. Na segunda parte entrámos bem e demos uma demonstração de força. Conseguimos deixar os nossos adeptos felizes, porque mais uma vez eles foram fantásticos. Ricardo e Hernâni foram unânimes ao assinalar a capacidade da equipa para superar as dificuldades na segunda parte, em declarações que pode ler aqui.

Estão disponíveis a partir de hoje, na Loja do Associado do Estádio do Dragão, os bilhetes para o Moreirense-FC Porto dos quartos de final da Taça de Portugal (quinta-feira, 20h30) - partida que começa a ser preparada já daqui a pouco, a partir das 11h00, no Olival. A venda é exclusiva para sócios azuis e brancos e os ingressos têm o preço unitário de 7,5 euros.

A dose dupla de duelos entre equipas da formação do FC Porto e do Sporting de Braga pintou-se de azul e branco. Tanto os Sub-15, no Olival, como os Sub-17, em Braga, venceram por 2-1, o que significa, em ambos os casos, que são os Dragões que lideram os respetivos campeonatos. Pode assistir aos resumos dessas partidas seguindo as ligações.

A equipa de hóquei em patins alcançou ontem uma importante vitória por 3-1 no pavilhão da Oliveirense, beneficiando de dois golos de Gonçalo Alves e de outro de Hélder Nunes. O FC Porto mantém assim o terceiro lugar no Campeonato, isolando-se face ao rival de ontem (passa a ter três pontos de vantagem sobre o quarto lugar) e reduzindo a distância para os dois da frente (está agora a dois pontos do Benfica e a quatro do Sporting, que se desloca ao Dragão Caixa na próxima jornada).