12/10/19

Aconteceu a 12 Outubro 1990

Neste dia, tinha lugar a inauguração da Sala de Bilhar do FC Porto, considerada uma das melhores da Europa, na Praça General Humberto Delgado, em pleno coração da cidade Invicta. As instalações de uma das mais tituladas modalidades dos azuis e brancos passavam a funcionar no edifício que outrora acolheu a antiga sede do clube. Em dezembro de 2014, a casa mudou-se para o Estádio do Dragão, onde abriu portas a nova Academia de Bilhar.

Dragões Diário 12-10-2019

Novo dia, novo treino no Olival, com o foco no embate da terceira eliminatória da Taça de Portugal frente ao Coimbrões (19 de outubro, 18h45). Ainda sem os 15 internacionais que estão ao serviço das respetivas seleções e sem novidades no boletim clínico, Sérgio Conceição voltou a chamar os 14 “reforços” da equipa B e de Sub-19 para a sessão de trabalho matinal. Os Dragões voltam a treinar na segunda-feira, às 16h00.

Em competição no fim de semana está a equipa de hóquei em patins, que esta tarde, a partir das 15h00 (Porto Canal e FC Porto TV), começa a caminhada no campeonato frente à Juventude de Viana. De volta ao Pavilhão Municipal de Fânzeres, recinto que viu muitas conquistas do FC Porto ao longo dos anos, o capitão Reinaldo García falou de um regresso “especial” a um rinque onde cresceu “como jogador e pessoa”: “Entrar bem no campeonato é entrar com uma vitória”.

Três horas depois, a equipa de basquetebol estreia-se no Dragão Arena frente à Ovarense, na segunda jornada do campeonato (18h00, Porto Canal e FC Porto TV). Depois da conquista da Supertaça e do triunfo na jornada inaugural da Liga, no Barreiro, Brad Tinsley espera “um jogo duro” frente aos vareiros, mas garantiu que os azuis e brancos vão encarar a partida com “máxima seriedade”.

No domingo, às 14h00 (Porto Canal e FC Porto TV), é a vez do andebol azul e branco regressar à competição e à Liga dos Campeões. Os Dragões de Magnus Andersson disputam a quarta jornada do Grupo B na Hungria, frente ao vice-campeão europeu Veszprém, uma equipa que o FC Porto conhece bem, tal como indicou o lateral-direito alemão Djibril M’Bengue na antevisão do encontro.

11/10/19

Aconteceu a 11 Outubro 1942

Neste dia, o húngaro Lippo Hertza estreou-se oficialmente como treinador do FC Porto num jogo do campeonato regional do Porto, frente ao Boavista, e que terminou com uma vitória por 3-0. Hertza tinha sido jogador na Hungria, na Alemanha e em Espanha, onde iniciou a carreira de treinador. Passou por clubes como a Real Sociedad, o Sevilha e o Real Madrid, onde conquistou o primeiro campeonato de Espanha dos madrilenos. No Porto esteve três épocas, já depois de treinar o Benfica e o Belenenses, sem ser capaz de repetir o sucesso anterior.

Dragões Diário 11-10-2019

Ontem voltou a ser dia de trabalho para o FC Porto, que continua a preparar o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Coimbrões (19 de Outubro, 18h45). Face aos 15 internacionais que estão ausentes e aos três nomes que continuam a figurar no boletim clínico, Sérgio Conceição chamou 14 reforços aos trabalhos da equipa principal, que prosseguem daqui a pouco no Olival.

A SAD do FC Porto deu ontem a conhecer as contas relativas à época 2018/19 e anunciou um resultado líquido positivo de quase 10 milhões de euros. Para o próximo ano, temos uma almofada vinda deste exercício de 22,2 milhões de euros. Por isso, estamos relativamente tranquilos, afirmou Fernando Gomes, administrador da SAD portista para a área financeira, referindo-se ao último ano do acordo com a UEFA relativo ao fairplay financeiro.

Este fim de semana, só os Sub-19 não entram em campo. A equipa de Sub-17 desloca-se à Anadia na oitava jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B, enquanto a equipa de Sub-15 recebe o Paços de Ferreira, no Olival, na sétima jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C. As antevisões destes jogos, que se disputam no domingo de manhã (11h), estão disponíveis na FC Porto TV.

10/10/19

Aconteceu a 10 Outubro 1937

Neste dia, o FC Porto derrotou o Benfica por 4-3, no Campo do Lima. É um jogo de que não há praticamente registos, para lá do resultado, mas que pode bem ter sido uma espécie de primeira Supertaça portuguesa, ainda que sem qualquer carácter oficial. O jogo juntou o vencedor do Campeonato de Portugal da época anterior, o FC Porto, e o vencedor do campeonato da Liga, o Benfica. Sabe-se que ao intervalo estava 1-1 e que o FC Porto foi superior na segunda parte, mas a reacção do Benfica nos últimos minutos fez perigar a vitória.

Dragões Diário 10-10-2019

Ainda sem os 15 internacionais que estão ao serviço das respectivas selecções e com três nomes no boletim clínico, o FC Porto voltou a treinar ontem no Olival, onde continua a preparar o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Coimbrões (19 de Outubro, 18h45). Sérgio Conceição chamou dez reforços aos trabalhos da equipa principal, que prosseguem daqui a pouco.

O FC Porto Sofarma somou a oitava vitória consecutiva no Andebol 1 ao bater o Boavista (34-21), no Dragão Arena, no dérbi da Invicta referente à oitava jornada. Victor Iturriza (6 golos) foi o melhor marcador dos campeões nacionais, que voltam a entrar em campo no domingo (14h, Porto Canal), na Hungria, frente ao Veszprém, na quarta jornada do Grupo B da Liga dos Campeões.

Devido à interdição do Dragão Arena, os primeiros três jogos do FC Porto Fidelidade na condição de visitado no Campeonato Nacional de hóquei em patins vão disputar-se no Pavilhão Municipal de Fânzeres. No sábado (15h), os portistas defrontam a Juventude de Viana.

09/10/19

Aconteceu a 09 Outubro 1949

Neste dia, no Campo da Constituição, o treinador Alberto Augusto estreava-se no banco do FC Porto com uma vitória sobre o Elvas, em jogo da primeira jornada da Liga. O médio Ezequiel Baptista fez o único golo da partida.

Dragões Diário 09-10-2019

Sem quinze internacionais, com a inclusão de um sub-19 e um trio a preencher o boletim clínico, Sérgio Conceição começou a preparar o jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal ao final da tarde de ontem. Hoje, de novo no Olival, o plantel volta a concentrar-se no encontro com o Coimbrões a partir das 10h30.

Ontem, no Museu, na entrega da primeira Supertaça do dia – que é tão-só a 23ª da secção de hóquei em patins -, Jorge Nuno Pinto da Costa dirigiu-se aos jogadores chamando-lhes visitantes assíduos do espaço, condição só possível de atingir graças a um grande amor” à modalidade, em que o próprio se iniciou há mais de 50 anos, e ao FC Porto.

A quarta Supertaça consecutiva do hóquei em patins é também a quarta de Guillem Cabestany, num ciclo de conquistas em que o treinador catalão distingue o trabalho de todos. Reinaldo García, que já teve a sorte de ir ao Museu muitas vezes e espera ir muitas mais, vai avisando que a equipa está bem e preparada para continuar a ganhar.

Mais tarde, de novo no Museu e para receber mais uma Supertaça, o presidente confessaria o entusiasmo com que seguiu a recuperação e a reviravolta da equipa feminina de voleibol na final de Vila Flor, enquanto o treinador Rui Moreira assumia a motivação para continuar a ganhar e Juliana Antunes se mostrava segura de capitanear uma equipa à Porto.

08/10/19

Aconteceu a 08 Outubro 1950

Neste dia, no Campo da Constituição, o FC Porto de Anton Vogel recebia e vencia o Benfica por 5-2 em jogo da quarta jornada da Liga, mesmo sem Hernâni, a contratação e sensação do momento que não entrava nas contas do treinador romeno nascido em Viena e radicado em Birmingham. Vital e Monteiro da Costa bisaram e Nelo fez o resto, de pouco valendo aos encarnados os dois golos de José Águas.

Dragões Diário 08-10-2019

Depois de três dias de folga e privado de vários internacionais, o plantel do FC Porto regressa hoje ao Olival, quando forem 17h, para iniciar o ciclo de preparação do jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, em que terá o Coimbrões por adversário e o Estádio de Pedroso como palco. Para nós, a Taça joga-se às 18h45 de sábado, dia 19.

Antes, muito antes, já amanhã, joga a equipa de andebol, que se prepara para o dérbi da oitava jornada. Temos de entrar concentrados e fazer um jogo sério do início ao fim, sugere Thomas Bauer a propósito do encontro com o Boavista. Somos nós que temos de tornar o jogo fácil, acrescenta o guarda-redes austríaco ainda sobre a partida no Dragão Arena, que o Porto Canal e a FC Porto TV transmitem em directo a partir das 20h30.

A vitória de João Rodrigues na Volta a Portugal ainda não tem dois meses, mas a paixão do algarvio pelas bicicletas dura desde os três anos, quando conheceu a primeira e quis dormir com ela. Na mais recente edição da Dragões, o Sérgio Velhote conta-lhe tudo sobre a história do vencedor da Grandíssima, que mais tarde, já jogador de futebol, mandou a bola para canto, definitivamente rendido ao fascínio pelas duas rodas.

07/10/19

Aconteceu a 07 Outubro 1941

Neste dia, José Sousa Barcelos é eleito presidente do FC Porto, sucedendo a Augusto Pires de Lima. O FC Porto iniciava um dos períodos mais complicados da sua história, com uma grave crise financeira a precipitar uma crise desportiva. Recuperar as finanças do clube é a prioridade do presidente.

Dragões Diário 07-10-2019

Depois do triunfo europeu a meio da semana, os Sub-19 regressaram ao campeonato e presentearam os adeptos que marcaram presença no Olival com uma vitória. Os portistas venceram o Rio Ave por 4-1, resultado que espelha a excelente exibição da equipa comandada por Tulipa.

Horas antes, a equipa de Sub-15 adicionou mais um capítulo ao bom arranque da temporada. No terreno do Freamunde, os comandados de Sérgio Ferreira venceram por 6-0, numa partida que só teve um sentido. Ao todo, já lá vão seis triunfos em outros tantos jogos, com 25 golos marcados e apenas um sofrido.

Os resumos destes encontros, bem como os das conquistas da Supertaça de hóquei em patins e de voleibol, já se encontram disponíveis na FC Porto TV.

Para o Desporto Adaptado, este fim de semana também foi repleto de vitórias. A equipa de ténis de mesa adaptado conquistou a Taça de Portugal ANDDI, a quinta consecutiva para os Dragões. No boccia, Alice Moreira, Diogo Castro e Pedro Ferreira conquistaram medalhas de ouro no CPISRA 2019 Development Games.

06/10/19

Aconteceu a 06 Outubro 1974

Neste dia, com Tibi na baliza, Cubillas no meio-campo e Gomes no ataque, foi Lemos a estrela que saltou do banco para fazer um hat-trick, desfazer o empate e dar a vitória ao FC Porto (4-1). Nas Antas, com o brasileiro Aymoré Moreira no banco dos Dragões e o português Jorge Jesus no onze do Olhanense, jogava-se a quinta jornada da Liga.

Dragões Diário 06-10-2019

E o sábado foi mesmo super, com o FC Porto a ganhar quatro Supertaças no espaço de apenas algumas horas. Primeiro, através da equipa de voleibol feminino, que se estreou a vencer o Leixões por 3-2; mais tarde, com a equipa de hóquei em patins, que derrotou a Oliveirense por 6-4; logo a seguir, pela formação de pool feminino, que bateu o Soccer Planet por 2-0; e, por fim, no bilhar às três tabelas, com vitória por 9-8 sobre o Sporting.

A secção de bilhar produziu ainda outro título, com o portista e sul-coreano Cho Myung a sagrar-se tricampeão mundial de juniores na variante de três tabelas, depois de bater o compatriota Cho Hwa na final da prova, por 35-24.

Os êxitos multiplicaram-se ainda ao longo da tarde, com o FC Porto a somar a sétima vitória consecutiva no Andebol 1, depois de reverter a desvantagem de três golos que levou para o intervalo e de ganhar ao ABC, em Braga, por 32-29. António Areia, com nove golos, foi o melhor marcador da partida.

A equipa de basquetebol, que também já tinha ganho a Supertaça, foi ao Barreiro vencer o Galitos por 20 pontos de diferença (93-73) na primeira jornada da Liga, com Tanner McGrew a fazer um duplo-duplo de 16 pontos e 13 ressaltos e Preston Purifoy a distinguir-se como o melhor marcador, com 17 pontos e cinco triplos convertidos.

Também ontem, mas antes do almoço, o FC Porto B perdeu na Madeira com o Nacional (4-1), enquanto os Sub-17 goleavam o Marialvas no Olival (11-0). Hoje é a vez dos Sub-19 e dos Sub-15: os mais velhos recebem o Rio Ave (16h), com transmissão em directo no Porto Canal e na FC Porto TV, e os mais novos vão a Freamunde (11h).