11/02/21

Aconteceu a 11 Fevereiro 1990

Neste dia, Madjer terminou o que Rui Águas começou. Nas Antas, onde o argelino e o português bisaram, o FC Porto derrotou o Penafiel por 4-0 em jogo da 19ª jornada da Liga portuguesa, que os Dragões venceriam três meses depois, dias antes de inaugurarem o Estádio dos Alpes, expressamente construído para o Mundial de Itália. Em Turim, onde Rui Águas voltou a marcar e para onde Rui Barros se tinha mudado no verão de 1988, a equipa de Artur Jorge defrontou um misto da Juventus e do Torino num amigável.

Dragões Diário 11-02-2021

Desta vez, à segunda vez na Pedreira, não bastou uma expulsão para impedir o FC Porto de ganhar. Desta vez, foi preciso duas para o Braga poder empatar (1-1). E fê-lo 12 minutos para lá dos 90, num jogo - o da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal - que os Dragões disputaram em inferioridade numérica durante mais de meia hora, depois de uma expulsão absurda de Luis Díaz, severamente penalizado pela lesão grave e fortuita de David Carmo num lance em que não cometeu qualquer falta.

No final, na sala de imprensa, Jorge Nuno Pinto da Costa, disse basta, apelou à serenidade, apontou erros à arbitragem e, em particular, ao videoárbitro Hugo Miguel, observou que Matheus Uribe não deveria ter saído sozinho do relvado quando viu o cartão vermelho e terminou com um pedido, na impossibilidade de apelar ao Governo, porque - disse o presidente do FC Porto – o secretário de Estado do Desporto ou morreu ou desertou. Não provoquem mais nem brinquem mais com o esforço dos jogadores, dos treinadores e dos adeptos do FC Porto, insistiu.

Porque Luís Godinho e Hugo Miguel brincaram com o futebol, Mehdi Taremi, o avançado iraniano que é capa da mais recente edição da Dragões e marcou o quinto golo em cinco jogos da Taça de Portugal na execução perfeita de um chapéu sobre Matheus, ficou forçosamente para o fim, afastado dos holofotes pelos disparates de arbitragem que atenuaram o desconforto do Braga para o reencontro no Dragão, por ocasião da segunda mão.

A expulsão de Luis Díaz, que deixou o relvado num pranto, ajudou-nos a perceber ainda que, ao contrário do que aconteceu no Jamor, quando Kritsyuk cometeu falta dentro da área sobre Nanu (num choque que também conduziu o jogador do FC Porto ao hospital), lances do género não justificam juízo de intenções ou não exigem critério, porque em Oeiras não houve expulsão. Nem penálti.

Depois da Polónia, a Hungria. E lá, onde hoje defronta o Pick Szeged, o objectivo é lutar pelo FC Porto. O projecto da nossa equipa de andebol, que disputa o segundo jogo da exigente Liga dos Campeões no curto espaço de três dias, é assumido num misto de simplicidade e ambição por Leonel Fernandes, que se mostra seguro da qualidade do adversário e determinado a superar a fase de grupos da competição. O encontro tem transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal a partir das 17h45.

A SAD do FC Porto apresentou e comunicou ontem à CMVM os resultados consolidados do primeiro semestre da época, ao longo do qual alcançou um resultado líquido positivo de mais de 34 milhões de euros, apesar do impacto adverso da pandemia. Em entrevista ao jornal O Jogo, o administrador Fernando Gomes projectou o cumprimento integral do acordo com a UEFA, dado que permitirá a saída do fair-play financeiro a 30 de Junho.

10/02/21

Aconteceu a 10 Fevereiro 2002

Neste dia, José Mourinho disputava o primeiro clássico como treinador do FC Porto poucas semanas depois de ter chegado ao clube. O duelo com o Benfica, num Estádio das Antas a rebentar pelas costuras debaixo de muita chuva, terminou com vitória portista por 3-2, assinada por Deco, Alenichev e Capucho.


Dragões Diário 10-02-2021

Esta noite, a partir das 20h15 (TVI), o FC Porto regressa ao Estádio Municipal de Braga, onde há três dias não lhe foi permitido somar mais do que um ponto no arranque da segunda volta do campeonato. Desta vez, o reencontro com os bracarenses é referente à 1ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, troféu que a nossa equipa conquistou brilhantemente no fecho da época passada. Ontem, como não poderia deixar de ser, a manhã foi de trabalho para os campeões nacionais no relvado do Olival.

O FC Porto perdeu em casa do Vive Kielce, por 32-30, em jogo da 10.ª jornada do Grupo A da Liga dos Campeões. A primeira parte foi absolutamente surreal, com os Dragões a marcarem apenas cinco golos, mas a etapa complementar mostrou a melhor versão do andebol portista. Não foi, ainda assim, suficiente para evitar a derrota na Polónia. Os azuis e brancos voltam a entrar em campo já amanhã, a partir das 17h45 (FC Porto TV/Porto Canal), em casa do Pick Szeged, na Hungria, na 11ª ronda da prova.

A Taça Hugo dos Santos conquistada pela equipa de basquetebol do FC Porto no passado domingo resultou de um tremendo trabalho colectivo, mas também houve espaço para um destaque individual. Com um duplo-duplo de 18 pontos e 10 ressaltos, Eric Anderson Jr foi o MVP no clássico com o Sporting, mas antes disso já tinha concedido uma grande entrevista à edição de fevereiro da revista Dragões: esta equipa foi criada para conquistar títulos. Parecia que estava a adivinhar o sucesso mais recente.

09/02/21

Aconteceu a 09 Fevereiro 2013

Neste dia, o FC Porto teve uma concludente vitória por 32-17 contra o Belenenses, no Pavilhão Acácio Rosa, em duelo da 18ª jornada da primeira fase do Andebol 1. Pedro Spínola e Tiago Rocha, com seis golos cada, foram os portistas em maior evidência na deslocação a Lisboa que serviu para acertar o calendário. Três meses e meio depois, em finais de Maio desse ano, os azuis e brancos celebraram o 18º título na principal prova nacional da modalidade, o quinto consecutivo de um ciclo que terminaria em 2015 com a conquista do inédito heptacampeonato.


Dragões Diário 09-02-2021

Na página que assina na revista Dragões, Jorge Nuno Pinto da Costa abordou as situações que ultimamente têm provocado sérios prejuízos ao FC Porto. O líder máximo dos azuis e brancos explica que os jogadores portistas são constantemente penalizados por faltas duras, as quais não são devidamente sancionadas com cartões amarelos e vermelhos, sendo que aos campeões nacionais é aplicado um critério muito mais apertado, que tem deixado a equipa com dez durante bastante tempo em jogos importantes. Especificando o que tem acontecido a Corona, Marega e Taremi, alvos fáceis da agressividade, o dirigente mais titulado do futebol mundial usa uma mensagem simples para avisar que a luta continua: Não nos vergam, garante.

O editorial do Presidente e todos os outros assuntos incluídos na mais recente edição da revista oficial do FC Porto já estão disponíveis para leitura na versão digital. O número 411 da Dragões tem como destaque principal uma entrevista a Mehdi Taremi, em que o iraniano confessa ter escolhido a formação da Invicta por ser uma equipa muito forte e mais famosa do que o Benfica no Irão. Além disso, pode ficar com um aperitivo da eliminatória europeia com a Juventus, conhecer os três internacionais franceses que já marcaram pelos portistas, saber mais sobre o basquetebolista Eric Anderson, o hoquista Ezequiel Mena e a família de andebolistas Costa, bem como mergulhar na genialidade de José Maria Pedroto através da aula de José Neto sobre o Mestre.

Menos de 24 horas depois do empate do campeonato em Braga, o FC Porto retomou o trabalho, no Olival, para começar a afinar a estratégia de mais um confronto com os arsenalistas, agendado para amanhã (20h15, TVI) e relativo à primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira sessão de preparação do encontro, que será arbitrado por Luís Godinho, o boletim clínico portista contou com cinco nomes: os lesionados Mbaye, Otavio, Nanu e Zaidu estão em processo de tratamento, enquanto Marcano voltou a treinar de forma condicionada. Esta manhã, às 11h, há mais, novamente no CTFD PortoGaia.

Já hoje entra em campo o andebol. O grupo comandado por Magnus Andersson disputa em casa do Vive Kielce o primeiro de dois jogos exigentes esta semana na Liga dos Campeões. Antevendo o desafio do Grupo A na Polónia (17h45, FC Porto TV/Porto Canal), Manuel Späth descreve o eneacampeão polaco como uma equipa boa, com jogadores extraordinários, daí a necessidade de jogar ao melhor nível. Seja como for, o experiente pivô alemão está optimista dadas as muitas soluções do plantel azul e branco.

07/02/21

Aconteceu a 07 Fevereiro 2004

Neste dia, o Estádio do Dragão foi palco do primeiro jogo oficial: o FC Porto recebia a visita da União de Leiria 83 dias depois da cerimónia de inauguração da nova fortaleza azul e branca. No encontro de estreia da SuperLiga no Dragão coube a Maniche a honra de abrir o marcador com um forte remate que fuzilou as redes de Helton. Antes do intervalo, o ex-leiriense Maciel fez o segundo para a equipa de José Mourinho. Até final, os visitantes ainda reduziram, mas os três pontos ficariam mesmo na casa dos sonhos dos portistas.


Dragões Diário 07-02-2021

Cerca de 72 horas volvidas desde a aviltante sucessão de eventos a que assistimos em Oeiras, o FC Porto volta a competir esta noite no Minho, frente ao SC Braga (20h45, Sport TV1). Na antevisão da partida que abre a segunda volta da Liga, Sérgio Conceição garantiu: Daremos uma resposta à altura do nosso clube.

Instado a comentar uma página negra no extenso livro do futebol português, o treinador campeão nacional deu voz ao sentimento de revolta vivido no seio do grupo de trabalho por situações completamente claras para toda a gente, menos para quem toma decisões. Indiferente a hipocrisias e grandes comunicados, Sérgio Conceição mostrou-se preocupado com a integridade física dos seus atletas e salientou que esta só é defendida com cartões amarelos e vermelhos.

No derradeiro treino antes da viagem para Braga, o combalido Nanu marcou presença no Olival para realizar tratamento a um traumatismo cervical e ao ombro direito. A essa hora Marcano, Mbaye e Otávio também estavam entregues aos cuidados do Departamento de Saúde e tinham os respectivos nomes inscritos no boletim clínico dos Dragões.

Ao final da tarde de ontem, em Sines, o FC Porto superiorizou-se ao Benfica por 80-76 e garantiu a presença na final da Taça Hugo dos Santos. Num encontro de parada e resposta, os portistas entraram muito bem, mas regressaram dos balneários com o pé esquerdo e chegou a temer-se o pior. Porém, numa ponta final de muita luta, o conjunto de Moncho López conseguiu sair por cima e marcou encontro com o Sporting (16h, RTP 2).

Aí vão oito vitórias consecutivas para a nossa equipa de hóquei em patins. Ao início da tarde de ontem, o FC Porto recebeu e bateu o Óquei de Barcelos por 8-6 e conquistou três importantes pontos na perseguição à liderança barcelense. O resultado final de um encontro que merecia ter casa cheia no Dragão Arena colocou os detentores do título à distância mínima do primeiro posto, com um jogo a menos. Segue-se uma ida a Valongo, de hoje a oito dias.

Hoje temos a agenda bem preenchida. Às 15h (BTV), a AJM/FC Porto disputa novo clássico no pavilhão da Luz, desta feita em partida relativa ao campeonato de voleibol feminino. Às 16h (RTP 2), disputa-se a final da Taça Hugo dos Santos entre FC Porto e Sporting. De seguida, o dia azul e branco acaba com uma dupla jornada em Braga. Ainda antes do futebol (18h, FC Porto TV/Porto Canal), o nosso andebol entra em campo no pavilhão Flávio Sá Leite para defrontar o ABC. Para Fábio Magalhães, os bracarenses são uma formação jovem e muito bem organizada e com uma motivação extra por defrontar uma grande equipa europeia.