07/08/21

Aconteceu a 07 Agosto 2010

Aconteça o que acontecer, 7 de agosto será sempre um dia super e até com uma certa dose de misticismo que garante à cidade de Aveiro entrada direta no top dos nossos lugares favoritos. Neste mesmo dia, num raio de pouco mais de cinco quilómetros e no espaço temporal de 12 anos, o FC Porto ganhou, ou começou a ganhar, três edições da Supertaça. Mas vamos por partes… Em 1999, ainda no Estádio Mário Duarte, golos de Domingos e Esquerdinha deram a volta ao resultado (2-1) e vantagem de sobra para o jogo da segunda mão, que os Dragões voltaram a vencer (3-1). As outras duas vitórias na competição a 7 de agosto, e também em Aveiro, surgem separadas por um ano civil bem medido, por dois treinadores e dois adversários diferentes, mas com mais um fator decisivo em comum: Rolando marcou num e noutro jogo e fez três dos quatro golos com que o FC Porto derrotou o Benfica e o Vitória de Guimarães em anos consecutivos (2010 e 2011) e em pleno ciclo do penta na prova. Num deles, até marcou de cabeça a passe de letra de Hulk, lançado por um toque de calcanhar de João Moutinho. Uma delícia. Num e noutro jogo, André Villas-Boas e Vítor Pereira conquistaram os primeiros títulos da carreira.



Dragões Diário 07-08-2021

Hoje é dia de conferência, a primeira de Sérgio Conceição dominada pela participação do FC Porto na nova edição da Liga e ao longo da qual o treinador fará a projecção do encontro com a Belenenses SAD, que se joga ao final da tarde de amanhã, no Estádio do Dragão (18h). Antes de falar aos jornalistas, pelas 12h, o treinador terá ainda a oportunidade de dissipar dúvidas sobre a recuperação atempada de Matheus Uribe num último treino.
 
Se já tem bilhete para o FC Porto-BSAD ou está a pensar adquiri-lo, fique a saber que poderá fazer testes rápidos de antigénio à covid-19 junto ao Estádio do Dragão entre hoje e amanhã. A iniciativa surge da necessidade de reforçar a capacidade de testagem junto dos adeptos que pretendam assistir ao jogo, alargando ainda o leque de alternativas à disposição de todos os que estejam a debater-se com dificuldades na marcação dos testes. Se ainda tem dúvidas sobre as condições de acesso ao estádio, esclareça-as aqui.
 
Prontíssimos para a estreia e comprometidos a dar tudo em cada jogo, os jogadores da nossa equipa de Sub-19 levam a Santa Maria da Feira o projecto – verbalizado pelo treinador José Tavares – de dominar e ser mais fortes do que o adversário em todos os momentos do jogo. O encontro com o Feirense, a quem o técnico endereça os parabéns pelo trabalho desenvolvido na formação, tem transmissão em directo no Canal 11 a partir das 17h.
 
Joni Brandão foi segundo no final da segunda etapa da Volta a Portugal, que ligou Ponte de Sor a Castelo Branco numa extensão de 162 quilómetros. O ciclista da W52-FC Porto cruzou a meta 12 segundos depois de Kyle Murphy (Rally Cycling), o vencedor da tirada, e subiu ao quarto lugar da geral individual, a apenas 18 segundos do camisola amarela Rafael Reis (Efapel). A etapa de hoje sai da Sertã e termina com a mítica subida à Torre, na Serra da Estrela, a única contagem de montanha especial de toda a prova.

Já em processo de contagem decrescente para a estreia, prepare-se para a nova edição da Liga em 500 quilómetros de tubo de ensaio, um trabalho que recupera os momentos-chave do estágio que ligou o Olival ao Vale do Garrão, com contratações, readmissões, treinos, jogos de preparação e outros dados sobre a pré-temporada que deixou Sérgio Conceição muito satisfeito com a bravura dos jogadores.
 
Hoje há um FC Porto B-Trofense para assistir em direto na FC Porto TV e no Porto Canal. O jogo da primeira jornada da Liga Portugal 2 tem transmissão a partir das 18h e foi subtilmente lançado por uma frase forte de António Folha. Joguem tranquilos, não tenham medo de errar, disse ele aos jogadores.

05/08/21

Aconteceu a 05 Agosto 2002

Neste dia, foi inaugurado no Olival, em Vila Nova de Gaia, o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, casa de trabalho quotidiano do FC Porto. Com um projecto do arquicteto Alcino Soutinho, cinco campos relvados, um sintético e uma bancada com cerca de 2000 lugares, além de balneários e outras estruturas de apoio, este espaço tem funcionado como uma verdadeira fábrica de várias equipas campeãs do FC Porto. Logo nos dois anos seguintes a esta inauguração, os Dragões venceram, entre outros troféus, uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e uma Taça Intercontinental.


Dragões Diário 05-08-2021

De volta a casa é o título do mais recente texto de Jorge Nuno Pinto da Costa, que na página que assina na edição de Agosto da Dragões salientou o excelente grupo, recheado de bons valores, que dá garantias para o presente e para o futuro e que é muito bem dirigido pela equipa técnica que tem o FC Porto e o regresso dos adeptos aos estádios neste início de temporada: É na casa de todos nós, o Estádio do Dragão, e em todos os campos deste país que os portistas mais anseiam estar neste momento. Felizmente e finalmente, isso já será possível a partir da primeira jornada deste campeonato. E esse é outro motivo para eu estar otimista. Dragões juntos são muito mais fortes.
 
Já está disponível a edição de Agosto da revista Dragões, que tem em destaque a entrevista a Pepê, o primeiro reforço do plantel portista em 2021/2022. Já ciente da grandeza do FC Porto, Pepê afirmou que o FC Porto é um grande clube, um dos maiores da Europa e do mundo e deixou ainda uma mensagem aos adeptos, que tão bem o receberam e motivaram a vir para o FC Porto: Queria agradecer todo o carinho que tiveram para comigo desde o princípio. Vou procurar dar o meu melhor, o meu máximo, para me adaptar o mais rapidamente possível e poder ser capaz de dar muitas alegrias a todos os adeptos.
 
Jorge Nuno Pinto da Costa marcou presença em Lisboa para acompanhar a W52-FC Porto no prólogo que marcou o arranque da Volta a Portugal. Em declarações aos jornalistas, o presidente do FC Porto afirmou que a equipa vai tentar vencer a Volta e que vai, durante estes 1500 quilómetros, procurar dar o golpe para ganhar a camisola amarela. Quanto ao regresso do público aos estádios, Pinto da Costa afirmou que o futuro é imprevisível: Quando as pessoas têm decisões que não compreendo, se calhar sou eu que não estou à altura de as compreender, é difícil prever o que possa vir a acontecer.

Samuel Caldeira foi o melhor ciclista azul e branco no prólogo de 5,4 quilómetros que decorreu ontem em Lisboa. A W52-FC Porto contou com quatro atletas entre os 20 primeiros classificados no contrarrelógio individual: Samuel Caldeira (6º), Joni Brandão (12º), João Rodrigues (16º) e Daniel Mestre (18º). Ricardo Mestre (27º), Ricardo Vilela (59º) e Amaro Antunes (67º) foram os outros portistas em competição. A W52-FC Porto parte em terceiro lugar na geral por equipas para a etapa de mais logo, que irá unir Torres Vedras a Setúbal, num percurso de 175,8 quilómetros.
 
Já são conhecidas as datas e horários da segunda, terceira e quarta jornadas da Liga. O FC Porto, na segunda ronda, desloca-se a Famalicão no dia 15 de Agosto (domingo, 18h), na terceira jornada vai à Madeira, para fazer frente ao Marítimo, no dia 22 de Agosto (domingo, 18h) e na ronda quatro recebe o Arouca, a 28 de agosto (sábado, 18h).
   
O plantel principal do FC Porto voltou ao trabalho ontem no Olival. Os Dragões treinaram de manhã e de tarde, tendo em vista o encontro diante da Belenenses SAD (domingo, 18h) que será arbitrado por Gustavo Correi. Matheus Uribe (treino integrado condicionado) e Marko Grujic (tratamento) permanecem no boletim clínico. Daqui a pouco, a equipa azul e branca volta ao trabalho no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Mais logo, vai para o ar mais um episódio da série Ironias do Destino. Jorge Nuno Pinto da Costa relembra o ano pandémico de 2020, com todas as dificuldades desportivas e financeiras que trouxe ao desporto, em geral, e ao FC Porto, em particular. Não perca, a partir das 22h, no Porto Canal e na FC Porto TV.

04/08/21

Aconteceu a 04 Agosto 2018

Neste dia, o FC Porto conquistou mais uma Supertaça, a primeira de Sérgio Conceição, ao vencer o Desportivo das Aves (3-1), no Municipal de Aveiro. Mas nem tudo começou encarrilado. Antes do primeiro quarto de hora, o Aves já vencia, mas Brahimi empatou, lesionou-se, apontou o dedo ao responsável e foi substituído pelo endiabrado Tecatito Corona. Na segunda parte, o treinador azul e branco foi expulso e isso serviu de combustível para os seus pupilos. Maxi Pereira consumou a reviravolta e Corona fez o terceiro já perto dos 90 minutos. No final, a festa era mesmo portista, celebrava-se a 21ª Supertaça do palmarés do FC Porto, que detém mais vitórias neste troféu do que a soma de todos os restantes vencedores.


Dragões Diário 04-08-2021

O FC Porto voltou a treinar ontem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, onde continuou a preparação do encontro frente à Belenenses SAD (domingo, 8 de Agosto, 18h, Sport TV). Marko Grujic (tratamento) e Matheus Uribe (treino integrado condicionado) permaneceram os únicos nomes no boletim clínico. Daqui a pouco, há nova sessão de trabalho para os pupilos de Sérgio Conceição.
 
Léo Borges é o mais recente reforço do FC Porto B. O lateral esquerdo de 20 anos chega ao Dragão por empréstimo com opção de compra e com o objectivo de chegar à equipa A. Depois de fazer toda a sua formação e actuar pela equipa principal do Internacional de Porto Alegre, inclusivamente na Taça dos Libertadores, o jovem brasileiro ingressa no Dragão com vontade de deixar a sua marca: Nunca me dou por satisfeito, não me vou acomodar e estou aqui para crescer cada vez mais.
 
Os sub-17 portistas já conhecem os adversários na primeira fase do campeonato nacional de juniores B. Os jovens Dragões vão começar a competição a 8 de Agosto, no Olival, frente ao Salgueiros, e encerram esta etapa inaugural no Padrão da Légua, frente ao Padroense, a 17 de Outubro.

Mais logo, há novo episódio de Ironias do Destino. Jorge Nuno Pinto da Costa recua até 2019, um ano marcado pelas polémicas na arbitragem, para falar sobre o percurso portista no campeonato e na Europa, de onde o FC Porto só foi eliminado pelo campeão Liverpool. Há ainda tempo de recordar, no andebol, a chegada de Magnus Andersson, um treinador icónico que conduziu o clube à primeira dobradinha nesse mesmo ano.