05/01/19

Aconteceu a 05 Janeiro 1933

Neste dia, o guarda-redes Mihaly Siska anunciou a retirada dos relvados, após nove temporadas a defender a baliza do FC Porto. O atleta húngaro, que chegou ao Porto em 1924 e em 1926 já se tinha naturalizado português e adoptado o nome Miguel Siska, venceu dois Campeonatos de Portugal e nove Campeonatos Regionais do Porto ao serviço da equipa azul e branca. Mais tarde, assumiu o cargo de treinador dos Dragões e conquistou duas edições da Liga portuguesa, tornando-se a primeira figura da história do clube a sagrar-se campeã nacional na dupla condição de jogador e de treinador.

Dragões Diário 05-01-2019

O plantel principal dos campeões nacionais recebeu ontem um reforço: Fernando Andrade, avançado brasileiro de 25 anos, assinou até 2023. O antigo jogador do Santa Clara chegou a Portugal em 2015 e, desde essa altura, tinha vontade de jogar no FC Porto. Muito feliz por concretizar um sonho, o novo camisola 37 dos Dragões sente que pode encaixar bem no esquema táctico de Sérgio Conceição e não quer fazer promessas: Prefiro demonstrar dentro do campo.

A presença Fernando e a evolução das recuperações de Aboubakar e Otávio foram as novidades do treino de ontem. A sessão realizou-se poucas horas após a vitória sobre o Aves, que permitiu ao FC Porto, pela segunda jornada consecutiva, alargar a vantagem sobre o segundo classificado da Liga. Mas há mais para saber sobre a 17ª vitória nos últimos 17 jogos dos Dragões, como pode conferir neste trabalho sobre as marcas atingidas na quarta-feira.

Já que andamos em torno do número 17, informamos que o jogo da 17ª jornada da Liga com o Sporting já tem data e hora marcadas (12 de Janeiro às 15h30.


O FC Porto B recebe hoje o Benfica B em Pedroso e vai procurar dar sequência a uma série positiva que já vai em três vitórias consecutivas (15h, Porto Canal). O médio Rui Pires garante que a equipa está feliz com o sucesso recente e vai dar tudo para conquistar os três pontos.

No que toca à formação, este fim de semana há duas deslocações ao Minho e uma receção ao Rio Ave: os Sub-19 jogam em Braga às 15h de hoje; os Sub-17 recebem amanhã a equipa de Vila do Conde (11h, Porto Canal); os Sub-15 entram em campo em Guimarães para enfrentar o Vitória daqui a pouco (11h).

04/01/19

Aconteceu a 04 Janeiro 2009

Neste dia, o FC Porto fez escala na Madeira na viagem rumo ao tetra e conquistou uma vitória num jogo que esteve em aberto até ao fim. O Nacional entrou melhor e ganhava por 1-0 ao intervalo, os Dragões deram a volta com golos de Hulk e de Cristián Rodríguez, mas Miguel Fidalgo empatou aos 79'. Foi preciso esperar pelo minuto 90 para ver Lucho González restabelecer a vantagem azul e branca, que Hulk consolidou aos 92'. 4-2 e três pontos somados num jogo com cinco golos na segunda parte, que bastaram para conservar a vantagem de um ponto sobre o segundo classificado. Cinco meses depois, seria também frente ao Nacional, mas no Dragão, que o FC Porto confirmaria a vitória no campeonato com o golo da vida de Bruno Alves, que foi também o 200º no estádio que já viu os azuis e brancos conquistar 24 títulos em 15 anos.

Dragões Diário 04-01-2019

Desta vez não foi preciso reviravolta, bastou um golo de Éder Militão para o FC Porto sair de Vila das Aves ainda mais líder. Agora com cinco pontos de vantagem sobre o segundo classificado (que passa a ser o Sporting), com o recorde ampliado para 17 vitórias consecutivas e na qualidade de equipa que permanece invicta há mais tempo na Liga portuguesa. Resumindo e concluindo, continuamos a fazer história.

Com a ajuda de Sérgio Conceição, o pequeno pedaço de história do jogo de ontem conta-se mais ou menos assim, com uma primeira parte de grande nível, um golo em três ou quatro ocasiões, uma segunda metade de controlo e um resultado inteiramente justo, que é o mais importante de tudo.

Danilo, num bom momento assumido, contou-a por outras palavras. Na verdade, já esperava um jogo muito físico, com muitos duelos e acabaria por reconhecer, tal como o treinador, que a segunda parte foi mais difícil. Faltou domínio territorial, mas sobrou coesão, completou o médio, que ainda lembrou o facto de o FC Porto não ter entrado a perder, o que acontecia repetidamente há alguns jogos. Só nas competições nacionais, há cinco consecutivos, acrescentamos nós.

Num outro jogo de sequências, a equipa de basquetebol recebe amanhã (18h) a Ovarense a pensar na sétima vitória seguida, ainda que na projecção de Will Sheehey não entrem facilidades, porque o adversário é agressivo e gosta de pressionar no campo todo. Apesar do aviso, o norte-americano mantém-se seguro de que o argumento não basta para quebrar o entusiasmo colectivo garantido pelos jogos mais recentes.

Trinta minutos mais tarde, em Riba de Ave, mas também com transmissão em directo no Porto Canal, a equipa de hóquei em patins regressa à realidade nacional com Poka convicto de que só um FC Porto de grande nível conseguirá trazer os três pontos da deslocação ao Parque das Tílias, casa de uma das sensações do campeonato.

03/01/19

Aconteceu a 03 Janeiro 1988

Neste dia, o FC Porto campeão da Europa e do mundo percorreu os cerca de 35 quilómetros que separavam o Estádio das Antas do dos Arcos, em Vila do Conde, para golear o Rio Ave por 7-0 num jogo em que Gomes assinou um hat-trick e em que Rui Barros, Sousa, Inácio e Paulo César, com um autogolo, também ajudaram à festa. Tratou-se da oitava de uma série de 11 vitórias consecutivas na Liga, que os Dragões viriam a conquistar com uma impressionante vantagem de 15 pontos sobre o Benfica, numa altura em que os triunfos ainda só valiam dois pontos.

Dragões Diário 03-01-2019

O FC Porto viaja hoje até Santo Tirso para enfrentar o Desportivo das Aves, tentar somar a 17ª vitória consecutiva e procurar alargar para cinco ou seis pontos a vantagem sobre o segundo classificado da Liga, que é desde ontem o Braga e poderá ser mais logo o Sporting. O jogo que reedita a última partida da Supertaça, conquistada pelos Dragões em Agosto, arranca às 20h15.

Sérgio Conceição projecta um encontro muito complicado, sobretudo porque a posição do Desportivo das Aves não é coincidente com o valor que tem. Como os pontos são sempre difíceis de conquistar, o treinador explica que a equipa tem de assumir a responsabilidade de fazer tudo para ganhar e continuar a gerir a pressão positiva de seguir na frente.

Antes desta conferência de imprensa, Sérgio Conceição dirigiu, no Olival, o último treino de preparação para o jogo de mais logo. Aboubakar, Bruno Costa e Otávio continuaram a ser submetidos a tratamento a lesões, enquanto Bazoer voltou a trabalhar com o FC Porto B.

Ano novo, vida nova no Museu FC Porto, que já divulgou a programação para o primeiro mês de 2019. Desde uma homenagem a José Maria Pedroto até à estreia do Teatro com Dragõezinhos, passando pela evocação da conquista da Supertaça Europeia em 1988, há motivos de sobra para passar por esta casa que é de todos os portistas. E, até 6 de Janeiro, há preços especiais para aproveitar.

Fogo posto
Há uma instituição em Portugal que deu nas vistas nos últimos dias pelos elogios rasgados que dedicou à justiça desportiva italiana (que, recorde-se, não precisou sequer de 24 horas para condenar o Inter de Milão à realização de dois jogos à porta fechada após uma acção violenta dos adeptos). Ontem, um grupo organizado de pacifistas, aparentemente apoiantes de um clube que também já foi condenado à realização de jogos à porta fechada, pegou fogo a uma bancada do estádio do Portimonense. Aguarda-se para breve a reclamação óbvia, coerente e sonora da instituição adepta da justiça italiana: hão de exigir acção rápida e mão pesada.

02/01/19

Aconteceu a 02 Janeiro 1992

Neste dia, o FC Porto entrava no novo ano a vencer o Marítimo por 1-0. Na Madeira, em jogo da 17ª jornada da Liga, Toni deu a vitória aos azuis e brancos ao minuto 90, com os campeões entretanto reduzidos a dez unidades, por expulsão de Rui Filipe. Cinco meses mais tarde, em Aveiro, os Dragões acabariam por confirmar o segundo de dois títulos consecutivos com Carlos Alberto Silva, mas a festa de consagração fez-se uma semana mais tarde, nas Antas, curiosamente no reencontro com o Marítimo.

Dragões Diário 02-01-2019

Quero que os meus inimigos me continuem a atacar e a difamar. É este o desejo de ano novo formulado por Jorge Nuno Pinto da Costa, que, em entrevista ao JN, reagiu às acusações e às manobras de diversão do Benfica, confirmou a contratação de Fernando Andrade, fechou a porta de saída a Éder Militão e ainda falou sobre a Roma e a Liga dos Campeões.

Hoje, pelas 12h30, fala Sérgio Conceição, mas antes disso há um último treino para preparar o encontro de amanhã à noite em Vila das Aves (20h15), onde o FC Porto joga a 15ª jornada da Liga. Ontem, na primeira sessão de trabalho de 2019, o treinador não pôde contar com Aboubakar, Otávio e Bruno Costa.

Em época de balanços e projeções, falamos-lhe agora daquilo que já passou e daquilo que está para vir. Vamos por partes e começamos pelo fim, pelos 24 jogos que o FC Porto tem já em agenda, sendo que o número pode e deve aumentar até ao final da época, sempre em função da progressão da equipa nas provas a eliminar. Para que não lhe escape nada, o melhor mesmo é espreitar no site oficial.

Recordemos, por fim, o que já passou: do primeiro golo, marcado por Brahimi, ao mais recente, da autoria de Soares, contamos-lhe tudo sobre a primeira metade da temporada, a começar pela vitória na Supertaça, pelas 16 vitórias consecutivas, pelos 16 pontos na Liga dos Campeões… É verdade que há duas derrotas lá pelo meio, não vamos escondê-lo, mas, depois de tudo somado, sobram-nos muitos mais motivos para sorrir do que propriamente para chorar.

31/12/18

Aconteceu a 31 Dezembro 1994

Neste dia, o FC Porto despediu-se de 1994 com uma vitória sobre o Boavista. No Estádio do Bessa, os Dragões perdiam por 1-0 ao intervalo, mas deram a volta no segundo tempo com golos de Emerson e Kulkov. No final da temporada, a equipa de Bobby Robson celebrou o primeiro título do ciclo histórico e inédito do Penta.

Dragões Diário 31-12-2018

O FC Porto terminou 2018 a alimentar o vício do costume: ganhar. Frente ao Belenenses, golos de Marega e Soares valeram a quinta reviravolta consecutiva em jogos das competições nacionais, a 16ª vitória seguida em todas as provas (o melhor registo em 125 anos de história do clube) e a qualificação para a final four da Taça da Liga – o jogo das meias-finais com o Benfica está agendado para 22 de Janeiro, em Braga.

A uma má entrada do FC Porto seguiu-se um jogo que teve praticamente um sentido. É assim que Sérgio Conceição lê a partida que valeu o apuramento para a final four da Taça da Liga, em que o objectivo dos Dragões é óbvio: Queremos mais do que o ano passado, queremos vencer. Em relação a 2019, o treinador espera um ano cheio de saúde, paz e muito sucesso.

Também muito feliz pela qualificação, Alex Telles revelou que a marca histórica das 16 vitórias consecutivas é uma recompensa de um trabalho magnífico de todo o grupo. Os desejos do lateral brasileiro para 2019 são claros e, seguramente, partilhados por todos os portistas: Muito êxito e conquistar títulos.

Como Sérgio Conceição não deixou de sublinhar na conferência de imprensa, o mês de Janeiro será exigente e o primeiro desafio complicado é disputado já na quinta-feira, no estádio do Desportivo das Aves. É por isso que o regresso ao trabalho está marcado para daqui a pouco, às 11h30, no Olival. É preciso começar a construir o futuro.

Por falar em futuro, a equipa de Sub-17 também fechou 2018 em beleza: vitória por 3-1 frente ao Padroense. Os três golos azuis e brancos foram marcados na segunda parte por Diogo Abreu, Francisco Conceição e João Pinto.

Esta é a última edição de 2018 do Dragões Diário e é inevitável que olhemos para trás. Nos últimos 364 dias, ganhámos um campeonato e uma supertaça, voltámos aos Aliados e à Câmara Municipal, fomos a melhor equipa da fase de grupos da Liga dos Campeões, cumprimos nas novas edições da Liga, da Taça de Portugal e da Taça da Liga, que queremos ganhar em 2019, vencemos a Volta a Portugal e conquistámos outros troféus nas modalidades. Não foi nada mau. O nosso desejo para 2019 é que estes momentos de felicidade se repitam e que todos os portistas se realizem pessoal, profissional e, claro, desportivamente.

30/12/18

Aconteceu a 30 Dezembro 1995

Neste dia, o Estrela da Amadora saiu do Estádio das Antas vergado a uma goleada de 6-0. A equipa era então treinada por Sir Bobby Robson e o triunfo gordo na 16ª jornada do campeonato de 1995/96 foi construído por Lipcsei (2), Domingos, Latapy, Jorge Costa e Edmilson.

Dragões Diário 30-12-2018

Sérgio Conceição quer fechar 2018 com chave de ouro, que é o mesmo que dizer que quer vencer o Belenenses no derradeiro compromisso oficial deste ano. O encontro, no qual os campeões nacionais procuram o 16º triunfo consecutivo, arranca às 17h00, no Estádio do Jamor, e o treinador portista garantiu uma equipa focada nela própria: Temos de nos preocupar com o que podemos e devemos fazer.

Pois é, hoje joga-se a 3ª e última jornada do Grupo C da Taça da Liga, que nesta altura tem o FC Porto e o Desportivo de Chaves com os mesmos quatro pontos. Com Otávio e Aboubakar em tratamento, e Bazoer de folga com a equipa B, os Dragões voltaram a treinar ontem, no Olival, onde concluíram a preparação para um jogo que pode valer a presença na Final Four da Taça da Liga. As contas são estas.

O FC Porto somou ontem a sexta vitória consecutiva na Liga Portuguesa de Basquetebol ao vencer em casa do Imortal, por 84-70, na 12ª jornada da 1ª fase da prova. Com Will Sheehey (23 pontos), Boris Barac (15 pontos e 10 ressaltos), Sasa Borovnjak (13 pontos) e Toni Prostran (10 pontos) em bom plano, os azuis e brancos levaram a melhor sobre os algarvios e mantêm a terceira posição na tabela.

A equipa de Sub-15 do FC Porto, por sua vez, recebeu e bateu o Dragon Force (4-0), no Olival, em partida referente à 5ª jornada da 2ª fase do Campeonato Nacional de Juniores C. Joel Carvalho, autor de um hat-trick, foi a grande figura da tarde e embalou os Dragões para mais um triunfo, o quinto em outros tantos jogos. A liderança da série Norte, claro está, pertence aos portistas.