14/06/13

Jogos de Pré-Época

O FC Porto foi uma das sete equipas convidadas a participar na primeira edição da Taça Euroamericana, competição que vai decorrer entre 21 de julho e 4 de agosto em diferentes países da América do Sul.
Além dos azuis e brancos, a prova deverá contar com as presenças de Atlético Madrid e Sevilha (Espanha), Millionários (Colômbia), Estudiantes (Argentina), Barcelona (Equador) e Peñarol ou Nacional (Uruguai).
Os jogos serão disputados nos estádios El Campín (Colômbia), Ciudad de La Plata (Argentina), Olímpico de Atahualpa (Equador) e Centenário (Uruguay).

De 6 a 13 de julho o FC Porto vai participar na primeira edição da Taça Valais, torneio de pré-temporada que vai decorrer em Sion, na Suíça.  Além dos dragões, participam na prova os franceses do Marselha e Saint-Etienne e os alemães do Wolfsburgo. Os tricampeões vão defrontar o Marselha, num encontro agendado para 13 de julho, sábado, no Estádio Tourbillion. No primeiro dia do torneio, a 6 de julho, Sion e Wolfsburgo abrem as hostilidades. Três dias depois realce para as partidas entre Saint-Etienne e Wolfsburgo e Sion-Marselha.

12/06/13

Paulo Fonseca: "No F. C. Porto ou vencemos ou vencemos"





Paulo Fonseca, novo treinador do F. C. Porto, manifestou-se esta segunda-feira motivadíssimo para dar continuidade à senda de grandes vitórias do clube, depois de ter assinado por duas épocas com o tricampeão nacional de futebol.
Aqui, o compromisso com a vitória é permanente. Nesta casa respira-se um ar contagiante da vitória, aqui, ou vencemos ou vencemos. Estou preparadíssimo para encarnar este espírito. Estou motivadíssimo para conseguir dar continuidade à senda de grandes vitórias do F. C. Porto, afirmou Paulo Fonseca, em declarações ao Porto Canal.
Depois de ter conduzido o Paços de Ferreira ao terceiro lugar da I Liga, o treinador de 40 anos, natural de Nampula, sucede a Vítor Pereira, vencedor dos dois últimos títulos de campeão do F. C. Porto, que assinou contrato por dois anos com o Al-Ahli, da Arábia Saudita.
Paulo Fonseca disse ser um enorme orgulho, uma sensação maravilhosa poder representar o F. C. Porto, revelando que a situação vivida nos últimos dias foi fácil de gerir, apesar de alguma ansiedade, e prometeu apresentar uma equipa dominadora.
Acima de tudo, sou treinador ambicioso e isso tem sido revelado nas minhas equipas. Gosto de ter equilíbrio nas minhas equipas. É fundamental que possamos gerir os jogos com bola. É uma marca das minhas equipas. Temos de ser equipa dominadora, sempre instalada no meio campo adversário e no F. C. Porto isso tem de ser uma realidade. Temos de ser uma equipa altamente pressionante e, para isso acontecer, temos de ser equipa solidária, unida, que é uma das marcas do FC Porto a que quero dar continuidade, afirmou o técnico.
Sobre o facto de a sua capacidade para gerir planteis ter sido elogiada pelos seus jogadores no Paços de Ferreira, Paulo Fonseca disse que essa é a maior recompensa para um treinador, acrescentando que esta é uma profissão de relações intensas, e gerir as emoções não é fácil, algo que considera fundamental para o sucesso da equipa.
Paulo Fonseca, antigo defesa central que chegou a estar vinculado ao F. C. Porto em 1995, mas que acabou por ser emprestado ao Leça, mostrou-se mais confiante nas suas capacidades como técnico: Acredito muito mais no Paulo Fonseca como treinador do que como jogador. Ao Paulo Fonseca jogador faltava alguma coisa para poder representar o F. C. Porto. Agora, parece-me o momento ideal para chegar aqui, sublinhou.

O presidente do F. C. Porto, Pinto da Costa, defendeu que esta não é uma aposta arriscada mas sim consciente, considerando que, apesar da sua pouca experiência, o treinador tem competências e é uma pessoa madura.

Embora tenha carreira curta, não conheço nenhum treinador que tenha conseguido levar o Paços de Ferreira, uma equipa que começa campeonato na expectativa de não descer, à Europa à frente dos sportings, o de Braga e o de Lisboa. Não vejo onde pode estar o risco, quando tem uma carreira, embora curta, com mais êxitos do que anteriores treinadores que vieram a ter muito sucesso no F. C. Porto, afirmou o líder dos dragões.
Pinto da Costa afirmou que escolheu Paulo Fonseca por ser admirador das qualidades e sobretudo da forma como jogam as suas equipas, disciplinas ambiciosas, com bom jogo e que faziam do resultado um fator importante.
Entendemos na administração que tinha todos os requisitos para continuar estes anos de sucesso. Naturalmente, espero que venha a ter mais,
acrescentou Pinto da Costa, realçando que não se tem dado mal com treinadores lusos, lembrando que as vitórias internacionais, europeias, foram alcançadas com portugueses, designadamente com Artur Jorge (Taça dos Campeões em 1997), José Mourinho (Taça UEFA em 2003 e Liga dois Campeões em 2004) e André Villas-Boas (Liga Europa em 2011).

A carreira de Paulo Fonseca


Paulo Fonseca subiu mais um degrau na carreira de treinador de futebol ao assumir o comando do tricampeão FC Porto, após ter levado o Paços de Ferreira à "Champions" e cinco anos depois de treinar na III Divisão.
Aos 40 anos, o técnico natural de Nampula, Moçambique, chega ao patamar mais alto no seu percurso, com o "peso" de suceder ao bicampeão Vítor Pereira, imediatamente depois de conseguir um inédito terceiro lugar ao serviço do Paços de Ferreira.
O feito na formação pacense, com o correspondente acesso à Liga dos Campeões, ganhou mais relevo por ter ocorrido na época de estreia de Paulo Fonseca na I Liga.
O antigo defesa central começou a treinar nos escalões de formação do Estrela da Amadora, em 2005/06, uma época depois de ter posto um ponto final na carreira de jogador, na qual vestiu as camisolas de Barreirense, Leça, Belenenses, Marítimo, Vitória de Guimarães e do emblema da Amadora.
Duas épocas depois, Paulo Fonseca "muda-se" da Amadora para Sintra, onde orienta o 1.º de Dezembro e assegura a manutenção na III Divisão. No entanto, o técnico acaba por "subir" à II Divisão, para treinar o Odivelas, conseguindo o quinto lugar na Série D.
Paulo Fonseca permanece neste escalão, mas cruza o rio Tejo e torna-se timoneiro do Pinhalnovense em 2009/10, levando o clube aos quartos de final da Taça de Portugal, "caindo" diante a Naval 1.º de Maio, e ao sétimo lugar da Zona Sul.
Na época seguinte, o treinador mantém-se no emblema do Pinhal Novo e volta a "brilhar" na Taça de Portugal, sucumbindo apenas frente ao FC Porto (2-0), novamente nos quartos de final, antes de concluir o campeonato em quarto.
Cumprida a sua mais longa experiência até agora nos escalões seniores, Paulo Fonseca transita para os escalões profissionais, ao serviço do Desportivo das Aves. Chega novamente aos quartos" da Taça de Portugal, perdendo com a Académica, que viria a conquistar o troféu, e fica à beira da subida à I Liga, com o terceiro lugar, a dois do promovido Moreirense.
No início de 2012/13, sucede no Paços de Ferreira ao veterano Henrique Calisto, que tinha conseguido a manutenção, e empreende a melhor época de sempre na formação da "Capital do Móvel".
Além de destronar o Sporting de Braga do terceiro lugar, chega às meias-finais da Taça de Portugal, em que foi eliminado pelo Benfica, por 3-1 no conjunto das duas mãos, falhando apenas a segunda fase da Taça da Liga.
A época foi de tal forma "brilhante" que o Paços de Ferreira só perdeu com os "grandes", somando seis derrotas em 41 encontros, três dos quais frente ao Benfica (1-2 e 3-0 para a I Liga e 0-2 na meia-final da Taça de Portugal), duas diante do FC Porto (2-0 em ambos os encontros para o campeonato) e uma com o Sporting (1-0 na Taça da Liga).
Depois de ter sido contratado pelo FC Porto em 1995/96, o defesa, que cresceu no Barreiro, acabou por nunca vestir a camisola "azul e branca", uma vez que foi cedido por empréstimo ao Leça e, depois, serviu de "moeda de troca" na contratação de Capucho ao Vitória de Guimarães. Chega agora aos "dragões", mas como treinador para as próximas duas temporadas.

Paulo Fonseca oficializado como novo treinador do FC Porto


O treinador Paulo Fonseca é o substituto de Vítor Pereira no comando da equipa do F. C. Porto, anunciou, esta segunda-feira, o clube tricampeão nacional de futebol.
Segundo comunciado dos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o técnico português, de 40 anos de idade e natural de Nampula (Moçambique), assinou um contrato válido por duas épocas.
Paulo Alexandre Rodrigues Fonseca destacou-se na temporada finda por classificar o Paços de Ferreira no terceiro lugar da I Liga, o que permite ao clube pacense disputar o "play-off" de acesso à Liga dos Campeões, o que soma duas proezas inéditas no historial do emblema.
Vítor Pereira, segundo a imprensa portuguesa, já assinou por dois anos com o Al-Ahli, da Arábia Saudita, deixa o clube onde ganhou três títulos nacionais, os dois últimos como técnico principal e o primeiro enquanto adjunto de André Villas-Boas, numa temporada também marcada pela vitória na Liga Europa.