19/12/20

Aconteceu a 19 Dezembro 1998

Neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Sporting por 3-2, na 16ª jornada de um campeonato que culminou com a conquista do Penta, um feito, em Portugal, só alcançado pelos Dragões. No Estádio das Antas, os primeiros a marcar foram os Leões, mas dois brasileiros permitiram à equipa de Fernando Santos obter o importante triunfo no Clássico. Os dois golos de Doriva fizeram a virada e um último de Jardel acabou por ser decisivo. (Além de terem apresentado o melhor ataque e a melhor defesa, os azuis e brancos concluíram a edição 98/99 da maior prova do futebol português com oito pontos de vantagem face ao segundo classificado, Boavista, e 14 em relação ao Benfica, terceiro da tabela.) 


Dragões Diário 19-12-2020

O FC Porto regressa ao campeonato amanhã, 15 dias depois do último jogo realizado na prova. Os campeões nacionais continuam a preparar a recepção ao Nacional, da 10ª jornada, sem os lesionados Mbaye, Marcano, Pepe e Zaidu. O derradeiro treino tem lugar no Olival, esta manhã, às 10h30 e, às 12h, Sérgio Conceição começa a projectar o duelo perante o colectivo madeirense. Pode acompanhar a conferência de imprensa em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.  

Há mais um jovem futebolista a prolongar o contrato com o FC Porto. A João Mário, seguiu-se Bernardo Folha, que estendeu a ligação ao clube até 2024 e deixa agora os Sub-19, passando a integrar o plantel da equipa B. O médio de 18 anos cumpriu o período de formação nos Dragões, estando já na 11ª temporada consecutiva de azul e branco. Descrevendo a renovação como um sonho e encarando-a como mais um voto de confiança, promete trabalhar todos os dias para mais tarde chegar à equipa principal.

No basquetebol, há uma boa notícia depois de Max Landis se ter lesionado com gravidade pela segunda vez num ano. O base norte-americano foi operado com sucesso ao joelho direito, no Hospital CUF do Porto, após a rotura completa do ligamento cruzado anterior sofrida há uma semana no desafio do campeonato contra a Oliveirense. Em Dezembro de 2019, tinha contraído a mesma lesão, mas no joelho esquerdo. O jogador de 27 anos sairá do hospital nos próximos dias e pela frente tem um longo processo de recuperação.

Volvidas quase três semanas desde o último encontro oficial, o hóquei em patins portista volta hoje à acção competitiva para a estreia na presente edição da Taça de Portugal. Os Dragões disputam os 32 avos de final da competição no terreno da Juventude Pacense, um adversário que ocupa a 13ª posição na Zona Norte da II Divisão. Antevendo o embate, com início marcado para as 17h00 (FC Porto TV/Porto Canal), o avançado Gonçalo Alves alertou que as equipas favoritas tendem sempre a não estar totalmente concentradas, pelo que os portistas vão fazer tudo para passar esta eliminatória.

14/12/20

Aconteceu a 14 Dezembro 1983

Foi neste dia que Jorge Nuno Pinto da Costa conquistou como presidente do FC Porto o primeiro título em pleno Estádio da Luz. Depois de um empate a zero nas Antas, na primeira mão da Supertaça, a equipa treinada por Artur Jorge até entrou a perder frente ao Benfica, mas deu a volta ao resultado com golos de Frasco e de Vermelhinho e regressou ao Porto com o troféu na bagagem.

 

Dragões Diário 14-12-2020

O filme parecia repetido, o desfecho foi semelhante, mas a história foi diferente. Sete dias depois, o FC Porto voltou a receber o Tondela e voltou a vencer, desta vez por 2-1 e com golos de Taremi e Marega, que também tinham marcado na semana passada. Ficou assim confirmada a qualificação para os oitavos de final da Taça de Portugal.
 
Satisfeito com a equipa e com o resultado justíssimo, Sérgio Conceição deu os parabéns aos jogadores por terem construído uma vitória sem contestação que mantém o FC Porto em todas as frentes. Face ao 4-3 do jogo do campeonato, o treinador registou melhorias na transição ataque-defesa, reflexo do excelente comportamento no trabalho diário do grupo.
 
Atingir o objectivo da qualificação foi, segundo os jogadores que se pronunciaram, o mais importante do jogo de ontem. Taremi destacou que a tarefa foi difícil e conseguida frente a uma equipa compacta e bem organizada, superada, de acordo com Romário Baró, graças ao espírito que os campeões nacionais colocaram em campo. Para Grujić, à satisfação pelo sucesso colectivo juntou-se a alegria por um marco individual: Foi a primeira vez que fui titular no Estádio do Dragão e foi especial, por isso quis dar tudo de mim para ajudar a equipa a ganhar.
 
Quarta-feira é dia de estreia na Taça da Liga, perante o Paços de Ferreira no Estádio do Dragão, e o plantel começou a preparar esse jogo esta manhã, quando arrancou o primeiro treino da semana no Olival. Entretanto no sorteio desta manhã dos oitavos de final da Liga dos Campeões saiu a Juventus.
 
A formação de basquetebol viajou até ao Barreiro, derrotou o Galitos por 78-70 e somou a oitava vitória em oito jogos na liga. Sem poder contar com Max Landis, que contraiu há poucos dias uma lesão grave, destacaram-se Brad Tinsley (32 pontos), Eric Anderson Jr. (13 pontos e 8 ressaltos) e Larry Gordon (8 pontos e 7 ressaltos).
 
A equipa de voleibol feminino começou o jogo de ontem nos Açores, frente ao Clube K, a fazer o que é habitual – ganhou o primeiro set –, mas terminou-o com uma rara derrota por 3-1. Apesar deste resultado, as voleibolistas azuis e brancas continuam a integrar o grupo das líderes do campeonato, agora em igualdade pontual com o Sporting e o Leixões, que tem mais uma partida disputada.

13/12/20

Aconteceu a 13 Dezembro 1987

Neste dia alcançámos o Olimpo pela primeira vez. Os recentes campeões europeus rumaram ao Japão para disputar a Taça Intercontinental diante do homólogo sul-americano. O nevão que assolava a cidade de Tóquio colocou em risco a realização do jogo e o Peñarol usou todos os argumentos possíveis para que a partida fosse adiada. Através do presidente Pinto da Costa, o FC Porto fez finca-pé para que houvesse mesmo jogo: se os uruguaios não queriam entrar em campo, os azuis e brancos faziam questão de que a bola rolasse. De manga curta para mostrar determinação, onze Dragões subiram ao relvado do Estádio Nacional de Tóquio e só 120 minutos depois selaram uma vitória que, nas palavras de Gomes, tornou o FC Porto imortal. Marcaram Gomes e Madjer. Éramos campeões do mundo.

 



Dragões Diário 13-12-2020

Ontem o dia começou com uma grande notícia para todos os portistas: Sérgio Oliveira renovou até 2025. Em 2002, quando entrou pela primeira vez no Campo da Constituição, o actual dono da camisola 27 dos Dragões era apenas mais um menino de 9 anos à procura de concretizar um sonho. Agora, Sérgio tornou-se num dos capitães de equipa, num dos grandes jogadores do clube do coração e num exemplo para os mais novos. Tudo fruto de muito trabalho e persistência. À moda do Porto.

Num bonito vídeo sonorizado pelo próprio, Sérgio Oliveira fala num sentimento que cultiva desde o dia em que nasceu e que não tem explicação. Só quem é Dragão o sente, acrescenta o internacional português ao serviço de um gigante clube mundial. As batalhas diárias fizeram Sérgio crescer como jogador e como pessoa. Todas elas fizeram-me entender a exigência deste clube, um clube exigente mas apaixonante. Só quem veste esta camisola pode exprimir esse sentimento, confidencia. Sempre com empenho máximo, o médio de 28 anos termina com um apelo aos que, como ele, amam o FC Porto: Juntos seremos sempre muito mais fortes.

O fim-de-semana abriu da melhor maneira e todos esperamos que feche da mesma forma. Ao final da tarde de hoje (18h30, Sport TV1), o FC Porto volta a receber o Tondela, desta feita no segundo jogo da caminhada rumo à defesa do título na Taça de Portugal. Na antecâmara da 4ª eliminatória da prova rainha, Sérgio Conceição deixou claro: Todos os jogos são como finais para nós. O treinador campeão nacional classificou as palavras do técnico adversário como uma forma grosseira de condicionar os árbitros que pelos vistos está bem em voga em treinadores espanhóis. Em jeito de síntese, o timoneiro azul e branco deu a receita para a vitória mais logo no Dragão: Temos de ser uma equipa com a dinâmica ofensiva que já tivemos em muitos jogos e estarmos mais atentos no processo defensivo.

A preparação para mais um FC Porto-Tondela ficou concluída momentos antes da conferência de imprensa de antevisão. Sem três atletas, entregues aos cuidados do Departamento de Saúde, o colectivo portista deu como terminada a preparação dos 16 avos de final da Taça de Portugal nos relvados do Olival. Pepe e Marcano realizaram apenas exercícios de treino condicionado, enquanto que Mbaye se limitou a fazer trabalho de ginásio.