11/09/14

Danilo, Martins Indi e Campaña de regresso



​Os regressos de Danilo, Martins Indi e Campaña, após terem representado as selecções de Brasil, Holanda e Espanha (Sub-21), respectivamente, foi a maior nota de destaque do treino realizado pela equipa do FC Porto nesta quinta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Os Dragões preparam o jogo com o Vitória de Guimarães, na cidade minhota, marcado para as 17h00 de domingo e referente à quarta jornada da Liga portuguesa.
Cristian Tello voltou a realizar treino integrado condicionado, enquanto Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio), Óliver Torres (tratamento e trabalho de ginásio), Opare e Alex Sandro (treino condicionado) não foram opções para Julen Lopetegui.
Aboubakar (Camarões), Herrera (México) e Brahimi (Argélia) estiveram ausentes por se encontrarem ao serviço das respectivas selecções. Igor Lichnovsky, Frédéric e Kayembe, do FC Porto B, e Fernando, dos Sub-19, foram chamados aos trabalhos da equipa principal.
Os Dragões voltam a treinar esta sexta-feira, às 10h30, novamente no Olival, à porta fechada. Pelas 13h00, Julen Lopetegui fará, em conferência de imprensa, a antevisão do quarto encontro dos azuis e brancos na Liga portuguesa 2014/15.

Luís Castro quer maior eficácia


​O FC Porto B desloca-se este sábado a Faro e as prioridades da equipa, segundo Luís Castro, são claras: não sofrer golos, algo que ainda não aconteceu esta época, e aumentar a percentagem em termos de concretização. O encontro com o Farense, da sexta jornada da Segunda Liga, é às 19h00, no Estádio de S. Luís, e o treinador garante que o plantel tem trabalhado diariamente para rectificar os problemas que não lhe têm permitido melhores resultados e põem a equipa na 22.ª posição.
Estamos incomodados com o lugar que ocupamos na tabela, temos de reagir rapidamente e o jogo com o Farense faz parte dos nossos planos para podermos subir umas posições. É uma equipa difícil, bem orientada pelo Pedro Correia, mas temos como objectivo fundamental não sofrer golos, algo que ainda não aconteceu esta época. Temos vindo a trabalhar muito para que isso aconteça e sabemos que, mesmo ao nível da concretização, estamos muito longe daquilo que é exigido numa competição profissional. Esperamos ver esses problemas resolvidos de forma imediata já em Faro, disse Luís Castro, esta quinta-feira, em superflash de antevisão da partida.
O técnico afirmou que a crítica tem sido unânime em considerar que o tipo de jogo dos portistas é interessante e agradável e, assim, a equipa tem de melhorar na eficácia: Não temos de mudar a nossa forma de jogar, tendo em conta que conseguimos criar um volume de jogo com seis ou sete oportunidades de golo. Não podemos é, em duas situações construídas pela equipa adversária, sofrer um ou dois golos. Temos de conseguir uma maior solidez defensiva e aumentar a percentagem em termos de concretização.
Luís Castro disse também que todos os treinadores gostam de ter os plantéis estáveis, mas que não é isso que tem provocado uma prestação menos boa: Tem-nos acontecido mais um ou outro erro individual do que propriamente erros de contexto colectivo. É um facto que este plantel é mais jovem do que no ano passado, com muitos ex-juniores e seniores de segundo ano, mas isso não é um 'caminho' por onde queiramos ir. Eles têm de adaptar-se às ligas profissionais e acredito que a forma como jogamos demonstra que estão adaptados a essa exigência. A forma como não estamos a ser eficazes no momento defensivo e ofensivo é que demonstra alguns problemas que temos de resolver com esse trabalho diário que pretendemos continuar a fazer.
Deixando uma palavra para Gonçalo Paciência, que recentemente se lesionou ao serviço da selecção portuguesa de Sub-21 – as lesões fazem parte da vida de futebolista e o Gonçalo tem de estar muito focado na recuperação e aplicar-se tanto nisso como no treino do dia-a-dia -, Luís Castro apontou objectivos para a competição: Queremos acabar no primeiro terço da tabela, nos dez primeiros lugares. Se houver necessidade, redefinirmos os objectivos mais para a frente. Mesmo no ano passado, só redefinimos os objectivos a cerca de 12 jogos do final.

A lista do FC Porto para a Liga dos Campeões

Guarda-redes
12 Fabiano
24 Ricardo
25 Andrés Fernández
41 Kadu*
51 André Caio*
61 João Costa*

Defesas
2 Danilo
3 Bruno Martins Indi
4 Maicon
5 Iván Marcano
26 Alex Sandro
42 David Carneiro
45 Rafa*
73 Diogo Verdasca*
94 Tomás Mota*
95 Rui Silva*

Médios
6 Casemiro
8 Yacine Brahimi
11 Cristian Tello
15 Evandro
16 Hector Herrera
30 Óliver Torres
36 Rúben Neves
46 Mikel Agu*
48 Francisco Ramos*
50 João Graça*
56 Tomás Podstawski*
66 Rui Moreira*
76 Clever*
78 Leandro Silva*
88 Rúben Macedo*

Avançados
7 Ricardo Quaresma
9 Jackson Martínez
10 Juan Quintero
18 Adrián López
21 Ricardo Pereira
28 Kelvin*
39 Gonçalo Paciência*
49 André Silva*
67 Frederic Maciel*
70 Luís Mata*
79 Sérgio Ribeiro*
80 Ivo Rodrigues*
90 Bruno Costa*
99 Vincent Aboubakar

Treinador: Julen Lopetegui