21/09/19

Aconteceu a 21 Setembro 1911

Neste dia, Guilherme do Carmo Pacheco assume a presidência do FC Porto, ele que já desempenhara relevantes funções na presidência de Monteiro da Costa.

Dragões Diário 21-09-2019

Horas depois de um bom arranque na Liga Europa, com um triunfo sobre o Young Boys, o FC Porto regressou ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o Santa Clara, referente à sexta jornada do campeonato. A competição não pára e a equipa comandada por Sérgio Conceição volta a entrar em campo já amanhã, a partir das 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão.

Este fim de semana, no que diz respeito à Formação, só os Sub-17 não jogam. Hoje, a partir das 12h, os Sub-19 defrontam o Nacional, na Madeira, em jogo antecipado da 17ª jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A. Os Sub-15 deslocam-se ao terreno do Moreirense na quarta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C (domingo, 11h).

O FC Porto Fidelidade qualificou-se para as meias-finais da Elite Cup ao bater o HC Braga, por 4-2, em Portimão. Carlo Di Benedetto (2), Sergi Miras e Poka foram os marcadores de serviço nos campeões nacionais, que hoje defrontam o Benfica (15h). A Elite Cup é um torneio de pré-temporada que reúne os oito primeiros classificados do último Campeonato Nacional de hóquei em patins.

A secção de natação do FC Porto está a realizar acções de captação de jovens nadadores do sexo masculino nascidos entre 2006 e 2009 e femininos nascidos entre 2007 e 2010. As captações realizam-se diariamente no Complexo de Piscinas de Campanhã, até 31 de Outubro, entre as 17h30 e as 19h, e são abertas a atletas federados e não federados.

20/09/19

Aconteceu a 20 Setembro 1972


Neste dia, o FC Porto recebeu o Barcelona para disputar a primeira mão da primeira eliminatória da Taça UEFA. O treinador dos catalães era Rinus Michels, recentemente eleito pela France Football como melhor técnico da história do futebol, mas os Dragões impuseram-se com um claro 3-1, graças a golos de Flávio e Abel (dois). Uma semana depois, em Camp Nou, a qualificação para a fase seguinte foi assegurada com um novo golo de Abel e uma vitória por 1-0.

Dragões Diário 20-09-2019

29 minutos foi o tempo de que o camisola 29 do FC Porto, Soares, precisou para marcar os dois golos que valeram a vitória de ontem sobre o Young Boys, actual bicampeão suíço. Os Dragões arrancaram a participação na Liga Europa com três pontos e partilham a liderança do grupo G com o Rangers, que bateu o Feyenoord por 1-0.

Sérgio Conceição apreciou a exibição de um grupo forte e que acredita naquilo que se faz, frente a uma equipa que ainda não tinha perdido esta época. Tratou-se, sobretudo, de uma vitória importante, porque todos queriam entrar a ganhar nesta competição.

Autor de dois golos, Soares preferiu destacar a prestação da equipa, que fez um grande jogo contra um adversário difícil. Pepe explicou que começar uma competição destas com uma vitória é sempre importante e deixou uma mensagem para o futuro: Vimos de uma boa série e queremos dar continuidade a isso.

Fábio Silva entrou ao minuto 81 e tornou-se o jogador mais jovem a estrear-se pelo FC Porto nas competições europeias, com apenas 17 anos e dois meses, superando uma marca de Rúben Neves. O avançado esteve perto de marcar e não escondeu a felicidade pelo momento: Quero agradecer a oportunidade de entrar na história do clube.

19/09/19

Aconteceu a 19 Setembro 2002

Neste dia, o FC Porto iniciava a caminhada gloriosa na Taça UEFA com uma goleada inequívoca frente ao Polónia Varsóvia, por 6-0, na 1ª mão da 1ª eliminatória. Edgaras Jankauskas e Hélder Postiga bisaram, Derlei e Maniche fizeram um golo cada para completar o marcador. Meses mais tarde, a 21 de maio de 2003, a equipa orientada por José Mourinho viria a erguer o troféu, em Sevilha, após uma final épica frente ao Celtic (3-2).

Dragões Diário 19-09-2019

O FC Porto inicia esta noite (20h, Sport TV 1) a participação na Liga Europa, prova que já venceu por duas vezes, em 2003 e 2011. No Estádio do Dragão, a equipa de Sérgio Conceição recebe o BSC Young Boys, bicampeão suíço, para a primeira jornada do Grupo G. Há animação garantida a partir das 17h e uma emissão especial da FC Porto TV e do Porto Canal a partir das 18h. No outro jogo do grupo, em Glasgow, o Rangers defronta o Feyenoord.

Temos de justificar o historial do FC Porto nas competições europeias, salientou Sérgio Conceição na conferência de imprensa de antevisão do encontro, realizada ao final da tarde de ontem, após um treino matinal no Olival. Ao lado do treinador esteve Matheus Uribe, que reconheceu a qualidade do adversário sem afastar a responsabilidade portista: Temos de fazer-nos respeitar em casa.

No Dragão Arena, ontem à noite, a equipa de andebol garantiu a sétima vitória consecutiva, quinta em cinco jornadas do campeonato, e manteve a liderança na prova. O FC Porto Sofarma bateu o FC Gaia por 32-26, com António Areia como o melhor marcador portista (oito golos) no jogo de estreia de Bernardo Pegas, jovem que celebrou o 16º aniversário na terça-feira.

A formação orientada por Magnus Andersson volta ao modo Liga dos Campeões, iniciando a preparação para a deslocação à Macedónia do Norte, onde vai defrontar o Vardar, no domingo (16h). Entretanto, Diogo Branquinho foi eleito o Melhor Jogador da Jornada 1, depois de ter marcado oito golos no triunfo frente ao HC Meshkov Brest, por 27-25.

No dia 13 de Outubro, o Auditório Fernando Sardoeira Pinto, no Museu FC Porto, vai receber a quarta edição da Hora do Clube, um evento organizado por sócios e adeptos portistas, que assenta numa versão mais curta e intimista do Dia do Clube.

18/09/19

Aconteceu a 18 Setembro 1966

Neste dia,  José Maria Pedroto fazia a estreia como treinador principal do FC Porto, na Póvoa de Varzim, frente à sua anterior equipa. Os Dragões venceram a formação local por 3-0, no arranque do Campeonato Nacional da 1ª Divisão, com dois golos de Djalma e um de Sidónio (na própria baliza). Eis o primeiro onze oficial de Pedroto no FC Porto: Rui; Carlos Manuel, Almeida, Rolando, Sucena, Pavão, Carlos Baptista, Jaime, Djalma, Pinto e Nóbrega.

Dragões Diário 18-09-2019

O plantel principal do FC Porto realizou ontem mais um treino de preparação para a estreia na fase de grupos da Liga Europa, frente ao Young Boys, agendada para amanhã (20h). Hoje há novo treino, às 10h30, e a conferência de imprensa de antevisão do duelo com a equipa suíça, a partir das 18h30.

A equipa de andebol volta esta noite à competição, após a grande reviravolta frente ao Meshkov Brest (27-25), para a Liga dos Campeões. A partir das 20h30, no Dragão Arena, o FC Porto Sofarma defronta o FC Gaia para a quinta jornada do Andebol 1, em jogo com transmissão em directo na FC Porto TV e no Porto Canal. Vai ser um jogo interessante, prevê Daymaro Salina. A formação portista garantiu seis vitórias em igual número de jogos realizados até ao momento.

No Desporto Adaptado, a portista Diana Torres sagrou-se vice-campeã da Europa de 50 metros mariposa na edição de 2019 do Europeu de Natação DSISO, que se realiza até domingo em Olbia, na Sardenha, Itália. Diana Torres garantiu o segundo lugar no primeiro dia de participação na prova e ainda pode lutar por mais medalhas até ao final do certame.

Já arrancou a quarta temporada do Football Fitness, programa de exercício físico que permite a prática do futebol entre sócios e adeptos do FC Porto, dos 23 aos 55 anos. A época tem a duração de 10 meses, até 15 de Julho de 2020, com duas sessões semanais realizadas no Constituição Park sob a orientação de treinadores do FC Porto e dois sábados por mês com actividades (treino ou evento desportivo).

17/09/19

Aconteceu a 17 Setembro 1986

Foi neste dia que o FC Porto deu início à campanha que levaria o clube a uma das principais conquistas de sempre: a Taça dos Campeões Europeus, arrecadada em Viena. Nessa partida, disputada em Vila do Conde por causa das obras de rebaixamento do Estádio das Antas, a equipa portista comandada por Artur Jorge impôs-se de forma categórica contra o Rabat Ajax de Malta (9-0) naquela que foi a maior goleada dos Dragões em encontros de uma competição da UEFA. Os golos foram marcados por Fernando Gomes (quatro), André (dois), Madjer, Celso e Elói.

Dragões Diário 17-09-2019

Cumprida a missão no Algarve, o plantel portista já está concentrado no Young Boys, primeiro adversário na fase de grupos da Liga Europa, e a preparação para esse embate, que será arbitrado pelo letão Andris Treimanis, teve início ontem, com um nome inscrito no boletim clínico: Sérgio Oliveira (ginásio e treino condicionado). Sérgio Conceição volta a conduzir novo treino esta terça-feira, no Olival, às 10h30.

Ainda a propósito do Portimonense-FC Porto, Iván Marcano, o autor do golo que deu o triunfo aos azuis e brancos no jogo, recebeu o prémio Mérito e Valores Porto (MVP). O defesa central espanhol fez questão de dizer que a distinção é igualmente pertença de toda a equipa e dos adeptos.

No basquetebol, prosseguem os testes particulares antes da estreia oficial na nova época e ontem à noite, no Dragão Arena, o conjunto orientado por Moncho López derrotou os espanhóis do Cáceres CB por 104-67. Max Landis foi o principal marcador portista com 23 pontos.

Também a equipa feminina de voleibol tem razões para estar satisfeita após a conquista da Cotesi Cup, torneio de preparação para a nova temporada. O grupo dirigido por Rui Moreira levantou o troféu graças a dois triunfos em apenas três sets: nas meias-finais perante o Sporting de Braga e na final diante do Porto Vólei.

16/09/19

Aconteceu a 16 Setembro 1984

Neste dia, o FC Porto recebeu e bateu o Benfica por 2-0, em jogo da terceira jornada do campeonato nacional. Os golos dos Dragões foram apontados por Fernando Gomes, esse temível goleador que nessa época conquistaria a segunda Bota de Ouro da carreira e ganharia para sempre o cognome Bibota.

Dragões Diário 16-09-2019

Custou, mas foi. Depois de ter dois golos de vantagem e de ter permitido o empate ao Portimonense num espaço de três minutos, o FC Porto venceu em Portimão, por 3-2, com um cabeceamento certeiro de Marcano no derradeiro lance do encontro referente à quinta jornada do campeonato. Esta vitória teve tanto de difícil quanto de justa e foi a quarta consecutiva na prova para os Dragões.

No final da partida, Sérgio Conceição destacou a alma de um coletivo que lutou até ao último segundo pela vitória: A equipa é que foi decisiva. Otávio, por sua vez, reconheceu que é essencial nunca perder o foco durante o jogo: Temos de estar concentrados do início ao fim. O brasileiro foi eleito o MVP Liga Portugal, enquanto Marcano recebe o prémio Mérito e Valores Porto (MVP).

Ontem, na Formação, foi dia de duplo embate com o Feirense, ambos disputados durante a manhã. Os Sub-19 estiveram em vantagem mas empataram a um golo em Santa Maria da Feira, na quinta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A, enquanto os Sub-15 venceram por 2-0, no Olival, em partida em atraso da primeira jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores C.

15/09/19

Aconteceu a 15 Setembro 1999


Neste dia, na Noruega, Deco fazia o seu jogo de estreia nas competições internacionais e marcava o primeiro golo com a camisola do FC Porto. Jogava-se a 1ª jornada do Grupo E da Liga dos Campeões e o Mágico garantia, já ao minuto 89, a vitória portista frente ao Molde (1-0) com um golpe de cabeça oportuno na área contrária.

Dragões Diário 15-09-2019

Queremos dar continuidade ao que temos feito, salientou Sérgio Conceição na conferência de imprensa realizada na véspera do Portimonense-FC Porto (18h, SportTV 1), encontro referente à 5ª jornada da Liga. A equipa portista vem de três vitórias consecutivas na prova, com 9 golos marcados e nenhum sofrido.

Após a paragem para os compromissos das selecções nacionais, o FC Porto regressa à competição no Portimão Estádio, no início de um ciclo intenso: são seis jogos em apenas 19 dias. A comitiva azul e branca viajou ontem para o Algarve com 21 jogadores, depois de um treino matinal no Olival.

A equipa B perdeu no Estádio António Coimbra da Mota, frente ao Estoril, na 5ª jornada da LigaPro (1-2). No futebol de formação, os Sub-17 venceram o Boavista (3-0) no dérbi portuense. Hoje é a vez dos Sub-19 e dos Sub-15 entrarem em campo. Os mais velhos jogam em Santa Maria da Feira contra a equipa local (10h30, Canal 11) e os mais novos no Olival, igualmente frente ao Feirense (11h, FC Porto TV e Porto Canal).

No jogo de estreia na Liga dos Campeões de andebol, para a 1ª jornada do Grupo B, o FC Porto Sofarma contou com o apoio dos adeptos no Dragão Arena para vencer os bielorrussos do HC Meshkov Brest, por 27-25, graças a um excelente desempenho na segunda parte. Diogo Branquinho foi o melhor marcador portista, com oito golos. Pode ver o resumo deste e dos restantes jogos na FC Porto TV.

No hóquei em patins, a equipa de Guillem Cabestany participou em mais um torneio de preparação. Na sexta-feira, os Dragões bateram o Valongo por 8-3. Ontem, na final do Torneio Cidade da Maia, o HC Braga garantiu o triunfo frente ao FC Porto Fidelidade por 5-3. Segue-se a Elite Cup, no Portimão Arena, precisamente com o HC Braga como primeiro adversário (21 de Setembro, 11h).

Aconteceu a 14 Setembro 1952

Neste dia, o FC Porto fazia a festa de despedida a Barrigana, o Mãos de Ferro. Barrigana foi um guarda-redes histórico do nosso clube, que defendeu durante 12 épocas consecutivas, sempre com apreciável qualidade. Foi um jornalista francês que o batizou de Mãos de Ferro, depois de um jogo da seleção nacional em que mais uma vez esteve em grande nível. Barrigana faleceu a 30 de setembro de 2007, com 85 anos.