13/12/19

Aconteceu a 13 Dezembro 1987

Neste dia, em Tóquio, pela primeira vez, uma equipa portuguesa de futebol tornava-se campeã do mundo. O feito foi alcançado pelo FC Porto graças a uma vitória por 2-1 sobre o Peñarol, do Uruguai. Sob um fortíssimo nevão, Gomes, Viera e Madjer (já no prolongamento) marcaram os golos que definiram o resultado e determinaram a conquista pelos azuis e brancos da primeira de duas Taças Intercontinentais.

Dragões Diário 13-12-2019

A noite foi de vendaval e os golos surgiram a um ritmo quase tão forte como o da chuva, todos durante a primeira parte. O FC Porto bateu o Feyenoord por 3-2 e assegurou o primeiro lugar do Grupo G da Liga Europa. Para os azuis e brancos, marcaram Luis Díaz, Malacia (na própria baliza) e Soares.

Sérgio Conceição destacou o objectivo cumprido, ainda que sem o brilhantismo desejado, numa fase de grupos difícil. O treinador apreciou a demonstração de carácter da equipa após ter perdido uma vantagem inicial de dois golos e projectou o futuro nesta prova: Somos um clube histórico e queremos ir o mais longe possível.

Muito contente pelo golo, Luis Díaz considera que o FC Porto fez um grande jogo e precisa de continuar a trabalhar para ter sucesso. Já Tiquinho Soares, além de parabenizar o grupo pelo resultado, sublinhou a responsabilidade do clube nas provas em que participa: O FC Porto é gigante e lutamos por todos os títulos.

Na segunda-feira, algumas horas antes do jogo com o Tondela, o FC Porto conhecerá a equipa que enfrentará nos 16 avos de final desta competição europeia. São 14 os possíveis rivais, incluindo quatro clubes relegados da Liga dos Campeões, e pode conhecê-los aqui.

O FC Porto B recebe hoje o Desportivo de Chaves, em Pedroso, a partir das 17h15 (FC Porto TV e Porto Canal). O encontro é relativo à 13ª jornada da Segunda Liga e é encarado com responsabilidade e ambição por Diego Landis: Vai ser um jogo complicado, mas vamos com tudo para vencer.

11/12/19

Aconteceu a 11 Dezembro 2006

Neste dia, o FC Porto comandado por Jesualdo Ferreira venceu na Madeira o Nacional, por 2-1, em desafio de encerramento da jornada 13 da Liga, e manteve cinco pontos de vantagem sobre o então segundo classificado, o Sporting. O triunfo foi alcançado com uma reviravolta garantida pelos golos de Bruno Moraes e Lucho González na segunda parte. No final dessa época, os Dragões celebraram o 22º título nacional e juntaram-no à Supertaça conquistada nove meses antes.

Dragões Diário 11-12-2019

O FC Porto continua concentrado no Feyenoord e ontem realizou mais um treino tendo em vista o decisivo embate da última jornada do Grupo G da Liga Europa, marcado para amanhã (20h), no Estádio do Dragão, e que será dirigido pelo alemão Deniz Aytekin. A preparação prossegue daqui a pouco, sendo que às 17h30 Sérgio Conceição e um jogador projectam o duelo europeu. 

Agustín Marchesín ganhou a Vlachodimos, do Benfica, e a Makaridze, do Vitória de Setúbal, na corrida pelo prémio de Melhor Guarda-Redes da Liga NOS durante os meses de Outubro e Novembro. O internacional argentino granjeou 37,61% dos votos dos treinadores do principal campeonato do futebol português. 

O prémio dos jogadores da formação portista que vivem na Casa do Dragão foi a presença de Sérgio Conceição, ontem à noite, no jantar de Natal daquele espaço repleto de azul e branco. Cerca de 50 jovens puderam estar perto do treinador principal do FC Porto e viver um serão para não mais esquecer. E os conselhos dados são para seguir.

A instituição Coração da Cidade, no Porto, recebeu quatro visitas muito especiais: Nahuel Ferraresi, Gonçalo Brandão, Luís Mata e Madi Queta, jogadores do FC Porto B, estiveram lá e com eles levaram bens alimentares, terminando com um sorriso de felicidade pela ajuda dada e deixando muitos outros nos rostos daqueles com quem conviveram.

Hoje é dia de jogo para a equipa de andebol. Na liderança partilhada do campeonato, os azuis e brancos enfrentam mais logo (20h30, Porto Canal e FC Porto TV), no Dragão Arena, o Belenenses, em encontro da 17ª ronda. Para Victor Iturriza, os portistas têm todas as condições de vencer caso façam valer o estatuto que têm. Entretanto, Magnus Andersson já se pronunciou sobre o Boavista, o primeiro adversário na Taça de Portugal.

Ontem, no Estádio do Dragão, a ocasião foi muito especial para os portistas que celebraram 75 anos enquanto sócios do clube. Numa cerimónia que contou com a presença do presidente Pinto da Costa, as Rosetas de Diamante foram entregues a quem se inscreveu em 1944, pessoas cujas vidas são indissociáveis do FC Porto.

10/12/19

Aconteceu a 10 Dezembro 2008

Neste dia, o FC Porto recebeu o Arsenal em jogo da última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. A qualificação para os oitavos de final da prova já estava assegurada, mas a equipa de Jesualdo Ferreira ainda tinha a oportunidade de lutar pelo primeiro lugar do grupo. O objectivo foi alcançado graças a uma vitória clara, por 2-0, com golos de Bruno Alves e de Lisandro López.

Dragões Diário 10-12-2019

Depois de um jogo em Lisboa e de outro em Oeiras, o plantel principal FC Porto regressou ao Norte e ao Olival, onde já começou a preparar a recepção ao Feyenoord. O encontro com os holandeses diz respeito à última jornada da fase de grupos da Liga Europa e realiza-se depois de amanhã, a partir das 20h no Estádio do Dragão.  
 
Tal como aconteceu na temporada passada, o Boavista será o primeiro adversário do FC Porto na Taça de Portugal de andebol. Em 2018/19, os azuis e brancos começaram a caminhada que culminou com a conquista deste troféu com uma vitória por 40-26 sobre os axadrezados.
 
O avançado da equipa de hóquei em patins Hugo Santos vai representar a Sanjoanense, por empréstimo, durante o resto da presente época. O jogador de 19 anos está contratualmente ligado ao FC Porto até ao verão de 2022.
 
O último fim de semana foi pródigo em sucessos das equipas de desporto adaptado: no Campeonato Regional de Inverno de Natação Adaptada, os Dragões arrecadaram 128 medalhas; na primeira jornada do Campeonato Regional de Boccia, alcançaram dois pódios.

08/12/19

Aconteceu a 08 Dezembro 2009

Neste dia, o FC Porto deu uma demonstração de qualidade no Vicente Calderón, onde bateu o Atlético Madrid por 3-0. A equipa de Jesualdo Ferreira já estava qualificada para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas nem por isso tirou o pé do acelerador. Bruno Alves, Falcao e Hulk fizeram os golos dos Dragões.

Dragões Diário 08-12-2019

Para Sérgio Conceição, o FC Porto tem de ser igual a si próprio no jogo com o Belenenses, que se disputa esta noite (20h, Sport TV), no Estádio do Jamor, a contar para a 13ª jornada do campeonato. Depois de mais um treino em Troia, a comitiva portista seguiu para um estágio em Lisboa até ao jogo de mais logo.

Com dois golos do avançado belga Tony Djim, o FC Porto B empatou ontem diante do Penafiel (2-2), no Municipal 25 de abril, na 12ª jornada da LigaPro. Com este resultado, a equipa comandada por Rui Barros passa a somar 14 pontos e centra agora atenções na recepção ao Desportivo de Chaves (13 de dezembro, 17h15).

Ontem foi dia de dupla vitória na formação. Os Sub-19 retomaram o caminho dos triunfos em casa do Leixões (1-0), enquanto os Sub-17 também regressaram às vitórias no dérbi com o Boavista (3-0). Daqui a pouco entram em campo os Sub-15, no Olival, frente ao Famalicão (11h, Porto Canal e FC Porto TV).

O FC Porto Sofarma continua a dividir a liderança do Andebol 1 com o Sporting depois de vencer em Setúbal, por 22-17, em jogo da 16ª jornada. Miguel Martins e Rui Silva, com quatro golos cada, foram os melhores marcadores dos Dragões, que jogam em casa do FC Gaia na próxima ronda da prova (14 de dezembro, 18h).

O FC Porto Fidelidade não deu hipóteses ao Turquel e venceu por 9-1, no Dragão Arena, na nona jornada do Nacional de hóquei em patins. Gonçalo Alves (4), Carlo Di Benedetto (2), Hugo Santos (2) e Giulio Cocco marcaram para os Dragões, que somam 19 pontos. Agora é hora de voltar a apontar o foco à Liga Europeia.

O azar continua a perseguir a nossa equipa de basquetebol, que não voltará a contar com Max Landis em 2019/20. Depois da grave lesão de Tanner McGrew, o colectivo portista fica privado de Max Landis, um dos melhores jogadores e marcadores do campeonato. Esta época, o FC Porto soma 11 vitórias em 11 jogos oficiais.

A AJM/FC Porto somou ontem o 11º triunfo em outros tantos jogos na 1ª fase do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de voleibol feminino ao vencer em casa do Club K (3-2). Segue-se um fim de semana de jornada dupla em casa, frente a Desportivo das Aves (14 de dezembro, 16h) e Leixões (15 de dezembro, 16h).