04/05/19

Aconteceu a 4 Maio 2003

Neste dia, o FC Porto goleava o Santa Clara (5-0) e garantia a conquista do título de campeão nacional ainda com quatro jornadas para disputar. José Mourinho erguia o primeiro dos 25 troféus do currículo, enquanto estabelecia um novo recorde de pontos dos azuis e brancos (86), marca que só Sérgio Conceição bateu, precisamente na época passada (88). Naquele princípio de noite, um dia depois da derrota do Benfica frente ao Sporting, marcaram Maniche, Derlei (2), Deco e Postiga. Dezassete dias depois, o FC Porto foi a Sevilha vencer o Celtic e erguer a Taça UEFA.

Dragões Diário 04-05-2019

O FC Porto regressa esta noite (20h30) ao Estádio do Dragão para receber o Desportivo das Aves - que está a fazer uma segunda volta fantástica - com um plano de jogo muito claro para Sérgio Conceição: Temos de ganhar, independentemente das dificuldades que vamos encontrar.

Durante a conferência de antevisão do encontro da antepenúltima jornada da Liga, o treinador do FC Porto assumiu que a equipa sentiu muito o problema cardíaco de Iker Casillas, cuja situação clínica continua a evoluir favoravelmente, historiou todo o episódio e, mesmo observando que o futebol faz parte da vida, lembrou que a vida é bem mais importante do que tudo o resto.

Ao final da tarde, à saída para estágio, jogadores e equipa técnica vestiram a camisola de Casillas e visitaram-no, assim mesmo, no Hopital CUF Porto com a vontade expressa de lhe transmitir apoio e de lhe dedicar a vitória frente ao Aves. Já demonstrámos mais de mil vezes que estamos unidos, disse Héctor Herrera.

Mais de quatro horas antes de a bola rolar no Dragão e cinco dias depois da vitória na UEFA Youth League, a equipa de Sub-19 regressa à realidade nacional para receber o Alverca no Olival. Taddeus Nkeng fala em entrar com tudo, Levi Faustino só pensa em ir lá para dentro e vencer e o Porto Canal também vai lá estar (16h).

Depois da vitória sobre o Benfica na Luz, a equipa de andebol do FC Porto volta a jogar esta tarde em Lisboa, agora para defrontar o Belenenses. Com a liderança partilhada com o Sporting e o campeonato a entrar na recta final, Leonel Fernandes diz que todos os jogos são finais, e a de hoje tem transmissão em direto no Porto Canal (18h30).

Edgar Pinto foi oitavo classificado e o melhor dos Dragões na primeira etapa da Volta às Astúrias, que ontem ligou Oviedo a Pola de Lena. Numa chegada disputada ao sprint, o ciclista da W52-FC Porto terminou a tirada com o mesmo tempo do vencedor, o colombiano Carlos Quintero.

03/05/19

Aconteceu a 3 Maio 1967

Neste dia, numa cerimónia realizada no Teatro Sá da Bandeira, Afonso Pinto de Magalhães toma posse como presidente do FC Porto. O banqueiro e empresário viria a exercer o cargo até 1972, com várias medidas de relevo, sendo Américo de Sá o seu sucessor. É com Afonso Pinto de Magalhães como presidente que Jorge Nuno Pinto da Costa entra no clube, na altura para trabalhar na secção de hóquei em patins.

Dragões Diário 03-05-2019

Iker Casillas continua internado, a evoluir favoravelmente e sem qualquer tipo de complicação. Entretanto, no Olival, o plantel principal do FC Porto realizou mais um treino de preparação para o jogo frente ao Desportivo das Aves, que se realiza amanhã (20h30), no Estádio do Dragão. Já estão vendidos 42 mil bilhetes para o encontro referente à 32ª jornada da Liga.

Em Oliveira de Azeméis, o FC Porto não conseguiu evitar a derrota frente à Oliveirense (88-68) e vai terminar a 2ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol na terceira posição. Antes dos playoffs, a equipa de Moncho López ainda recebe o Benfica (domingo, 16h), na última ronda da fase regular.

No hóquei em patins, amanhã será dia de clássico entre o FC Porto e o Sporting, para os quartos de final da Taça de Portugal. Temos as nossas armas e vamos lá para ganhar, garantiu o capitão Hélder Nunes, na antevisão do encontro que se vai realizar no Pavilhão João Rocha, a partir das 20h.

Já é conhecida a programação de Maio do Museu FC Porto, onde se destacam o Dia da Mãe, o regresso da Rota do Dragão, o Dia Internacional dos Museus, as exposições temporárias Bilhar e Curiosidade Vertical, os quatro títulos do FC Porto na UEFA e a estreia de Sérgio Godinho no Dar Letra à Música.

02/05/19

Aconteceu a 2 Maio 1971

Neste dia, assinala-se a estreia de António Oliveira com a camisola do FC Porto. Chegou cá com 15 anos, começou a treinar com a equipa principal aos 17 e foi pela primeira vez titular quando contava apenas 18 no Estádio das Antas, num jogo da última jornada do campeonato frente ao Vitória de Guimarães (0-0). Aí até actuou como defesa direito, mas foi como médio-ofensivo que se notabilizou. Dono de uma técnica fora de série e de um talento enorme, fez 250 jogos e marcou 85 golos pelos Dragões. Foi três vezes campeão nacional, venceu duas Taças de Portugal e uma Supertaça. E como treinador ainda conduziu o FC Porto à conquista de um inédito tri e tetracampeonato, de uma Taça e de uma Supertaça.

Dragões Diário 02-05-2019

Foi um grande susto para todos nós, acima de tudo para o próprio, mas Casillas está bem, estável e a recuperar como o grande Campeão que é. O guarda-redes espanhol sofreu um enfarte agudo do miocárdio durante o treino de ontem, inserido na preparação para a recepção ao Desportivo das Aves (sábado, 20h30), da 32ª jornada do campeonato. Muita força, Iker! És e serás (para) sempre um dos nossos. Coração de Dragão bate forte.

Pinto da Costa fez questão de deixar uma mensagem a Iker Casillas, alguém que o presidente do FC Porto considera um homem com H grande de que todos nós nos orgulhamos muito: Força Casillas, tu és Porto! O Dr. Nélson Puga, responsável máximo pelo Departamento Médico da equipa de futebol, explicou o que aconteceu e falou sobre a situação clínica do guarda-redes espanhol, que já se mostrou bem-disposto nas redes sociais depois do susto: Podemos deixar toda a gente tranquila, ele vai ficar perfeitamente recuperado e restabelecido.

O mundo, que não só o do futebol, uniu-se num abraço a um dos maiores desportistas da História e as mensagens de apoio são incontáveis e impressionantes. Mas não podia ser de outra maneira. Mais do que todos os troféus conquistados ao longo de uma carreira ímpar e que fala por si, Iker Casillas conquistou o respeito e a admiração de todos aqueles que amam verdadeiramente o futebol, sem excepção. É um privilégio vê-lo vestir a camisola do FC Porto. E nós queremos muito continuar a ser uns privilegiados.

O FC Porto Sofarma foi a Lisboa vencer o Benfica, por 28-23, na 5ª jornada da 2ª fase do Andebol 1. Com António Areia (7), Daymaro Salina (4) e Rui Silva (4) em evidência no coletivo portista, os azuis e brancos triunfaram no clássico e continuam a dividir a liderança do campeonato com o Sporting, ambos com 49 pontos. Segue-se o Belenenses no próximo sábado (18h30, Porto Canal), no Pavilhão Acácio Rosa.

A 9ª e penúltima jornada da 2ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol vai levar o FC Porto até Oliveira de Azeméis, onde hoje defronta a campeã nacional Oliveirense (19h45, RTP2). Na antevisão da partida que opõe o primeiro ao terceiro classificado, separados por três pontos, o capitão Miguel Queiroz foi o porta-voz de um grupo que atravessa um excelente momento: Estamos confiantes de que vamos vencer.

A W52-FC Porto venceu a Taça de Portugal de Elite na sequência da pontuação obtida na Clássica Aldeias do Xisto, que ontem ligou Pedrógão Pequeno, no concelho da Sertã, a Gondramaz, no município de Miranda do Corvo. Em termos individuais, a corrida de 153,4 quilómetros foi ganha por Joni Brandão (Efapel), enquanto o portista Jorge Magalhães, no escalão de Sub-23, foi terceiro classificado na Taça de Portugal.

01/05/19

Aconteceu a 1 Maio 1984

Neste dia, muitos portistas aproveitaram o feriado para se deslocarem ao Jamor e assistirem à conquista da quarta Taça de Portugal da história do FC Porto. Com António Morais no banco, em virtude da doença de José Maria Pedroto, os Dragões venceram confortavelmente o Rio Ave de Mourinho Félix por 4-1, com golos de Sousa (dois), Gomes e Vermelhinho.

Dragões Diário 01-05-2019

A equipa de Sub-19 do FC Porto regressou ontem a Portugal como campeã da Europa. Os vencedores da UEFA Youth League foram saudados por centenas de adeptos no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, passaram pelo Estádio do Dragão, foram recebidos na Câmara Municipal do Porto ao final da tarde e terminaram o longo dia com a entrega do troféu no Museu FC Porto.
 
Fiquei muito orgulhoso por vocês serem a primeira equipa portuguesa de sub-19 a ser campeã da Europa. Hoje decidimos que vocês vão receber a medalha de mérito do FC Porto, revelou o presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa, durante a recepção nos Paços do Concelho. O Porto é uma cidade guerreira e o FC Porto tem exactamente esse espírito, sublinhou Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto.
 
No Olival, o plantel principal continuou a preparar a recpeção ao Desportivo das Aves (sábado, 20h30). Fabiano cumpre um regime específico de recuperação e Sérgio Conceição orientou a sessão de trabalho sem os dois jovens jogadores – Diogo Costa e Diogo Leite – que contribuíram para a vitória dos Sub-19 na final da UEFA Youth League.
 
O FC Porto Sofarma defronta esta tarde o Benfica (15h), em Lisboa. Se queremos estar ao mais alto nível, temos de estar habituados a jogar em várias frentes, salienta António Areia, perspectivando um grande jogo na 5ª jornada da 2ª fase do Andebol 1. Entretanto, a equipa de Magnus Andersson já conhece o nome do adversário nas meias-finais da Taça EHF: o Fusche Berlim, actual detentor do troféu.
 
No domingo, o Dragão Caixa vai receber o clássico entre FC Porto e Benfica, para a 10ª jornada da 2ª fase da Liga Portuguesa de Basquetebol. O jogo tem início marcado para as 16 horas e os bilhetes já estão disponíveis, em exclusivo a Sócios portistas.

30/04/19

Aconteceu a 30 Abril 1978

Neste dia, o FC Porto recebeu o Varzim no Estádio das Antas e garantiu uma vitória por 5-1. Os adeptos presentes no Estádio das Antas vibraram com três golos de Fernando Gomes e dois de António Oliveira, na 24ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão.

Dragões Diário 30-04-2019

O FC Porto sagrou-se Campeão da Europa de Sub-19, conquistando o troféu mais desejado da formação. Os jovens Dragões venceram a UEFA Youth League, superiorizando-se ao Chelsea (3-1) na final realizada em Nyon, na Suíça. Fábio Vieira, Diogo Queirós e Afonso Sousa marcaram os golos da formação orientada por Mário Silva, que concluiu um percurso brilhante na competição.

Estamos de parabéns porque fomos os primeiros em Portugal a conseguir este título europeu. É a prova de que a nossa formação está bem viva, salientou o treinador Mário Silva, logo após a conquista do troféu Lennart Johansson. Afonso Sousa lembrou que as finais não se jogam, as finais ganham-se, Fábio Vieira disse que ser campeão europeu é um sentimento único e o capitão Diogo Queirós já pensa no futuro: É mais um grande título na minha carreira, mas não vou parar por aqui. Quero mais.

O plantel principal regressou ao trabalho para dar início à preparação para o jogo frente ao Desportivo das Aves, que se realiza no sábado (20h30), no Estádio do Dragão, para a 32ª jornada da Liga. Entretanto, foram divulgadas as informações sobre a venda de bilhetes para a final da Taça de Portugal, entre FC Porto e Sporting, agendada para 25 de maio (17h15), no Estádio do Jamor.

António Areia marcou o melhor golo dos jogos da segunda mão dos quartos de final da Taça EHF, contribuindo para uma das vitórias mais importantes na história do andebol portista. Na Taça de Portugal, os Dragões ficaram a saber que vão defrontar o Póvoa Andebol Clube, do segundo escalão, nas meias-finais. O jogo realiza-se a 1 de Junho, no Pavilhão Municipal de Sines.

A equipa de natação do FC Porto venceu o título coletivo no Open Vale do Sousa, disputado no último fim de semana na Piscina Municipal de Felgueiras. Os Dragões obtiveram 533,50 pontos e conquistaram igualmente o maior número de medalhas na prova: 44.

29/04/19

Aconteceu a 29 Abril 1956

Neste dia, disputou-se a última e decisiva jornada de um campeonato que o FC Porto liderava em igualdade pontual com o Benfica. No Estádio das Antas, foi só na segunda parte que os Dragões marcaram os golos que valeram um triunfo por 3-0 sobre a Académica, por intermédio de Hernâni e Teixeira (dois). A equipa de Yustrich sagrou-se campeã nacional graças a uma diferença de golos superior à dos lisboetas, e garantiu assim um título que escapava desde 1940 e que foi o primeiro conquistado nas Antas.

Dragões Diário 29-04-2019

Duas vezes campeão europeu com a equipa principal, o FC Porto entre hoje em campo, em Nyon, para disputar o título continental de Sub-19. O adversário do jogo que arranca às 17h é o Chelsea, vencedor da Youth League em 2015 e 2016 e finalista vencido da última edição, e poderá acompanhar tudo em directo no Porto Canal.

O treinador Mário Silva projecta um encontro muito complicado, entre duas equipas muito poderosas, mas não esconde a ambição de ganhar e entrar na história de Portugal. Já Diogo Queirós revela que os jogadores estão muito confiantes e vão entrar em campo dando tudo e mostrando a identidade do FC Porto.

Após dois dias de folga, a equipa principal regressa hoje ao trabalho, no Olival, para começar a preparar a recepção ao Desportivo das Aves, agendada para sábado às 20h30. A sessão arranca às 16h.

Na segunda fase da Liga Portuguesa de Basquetebol, o FC Porto continua a só conhecer o sabor da vitória. Ontem, no Dragão Caixa, a ‘vítima’ foi o Terceira Basket, derrotado por 105-69. Pedro Bastos, com 24 pontos, e Pedro Pinto, com 20, estiveram evidência.


A farsa
A 31ª jornada da Liga portuguesa foi mais uma farsa e terminou com uma classificação que não espelha a verdade desportiva do que se passou no campo. Depois de o FC Porto ter empatado devido a erros próprios mas também com legítimas razões de queixa da arbitragem, ontem o Benfica beneficiou de erros crassos para vencer em Braga.

Com a equipa da casa em vantagem ao intervalo, o segundo tempo ficou marcado por uma sucessão de escândalos. As imagens falam por si:

1. O primeiro golo do Benfica resulta de um penálti inventado;

2. João Félix escapou ao segundo amarelo ainda com o jogo empatado – e só estava empatado, recorde-se, porque o Benfica beneficiou de um penálti inventado;

3. O segundo golo do Benfica resulta de um penálti por mão na bola que é menos evidente do que aquele que não foi assinalado a favor do FC Porto em Vila do Conde, quando Rúben Semedo foi particularmente ostensivo na forma como jogou a bola com a mão;

4. Mais tarde, já com o Benfica a vencer por 3-1 com esses dois penáltis, Florentino escapou duas vezes à expulsão.

Ou seja, o Benfica beneficiou de um penálti ridículo, dispôs de outro que revelou uma colossal diferença de critérios face ao que se passa nos jogos do FC Porto, conseguiu acabar o encontro com 11 jogadores quando devia ter terminado com nove, e graças a isso vai poder utilizar João Félix e Florentino, que deviam ser suspensos, na receção Portimonense.

Os rostos da farsa
Esta e outras farsas, como a que há três semanas acabou com a vitória do Benfica na Feira, só são possíveis porque há quem se disponha a protagonizá-las. E há figuras que se vão destacando.

Uma delas é João Pinheiro, o célebre Mostovoi, que ontem, no papel de videoárbitro, não reparou na grosseira simulação de João Félix que valeu o primeiro penálti ao Benfica - o clube ao qual há alguns anos chegavam as suas reclamações quando as coisas não corriam bem, com Nuno Cabral como intermediário. Também foi João Pinheiro que arbitrou o Feirense-Benfica, dessa vez no campo.

Outra figura em destaque é Bruno Esteves, que não serve para ser árbitro mas serve para ser videoárbitro. Foi ele que exerceu essa função na sexta-feira, no jogo de Vila do Conde, e não conseguiu ver nenhum penálti a favor do FC Porto. Há uns anos, era apontado como uma das grandes esperanças do clero português.

Por fim, há ainda Bruno Miguel Duarte Paixão, um clássico, que se estreou a influenciar decisivamente um campeonato há quase 20 anos, quando não viu nenhum penálti num Campomaiorense-FC Porto que ninguém esquece. Tem em comum com Bruno Esteves o facto de já só servir para videoárbitro, condição em que participou no Feirense-Benfica. E partilha com João Pinheiro o aparente hábito de se queixar a Nuno Cabral e de essas queixas acabarem nas mãos do então diretor jurídico do Benfica.

Perante estes factos, sobram duas perguntas: como é que estas figuras podem continuar a arbitrar? E, sobretudo, como é que podem continuar a participar em jogos do Benfica?

28/04/19

Dragões Diário 28-04-2019

O FC Porto Sofarma fez história na Taça EHF e é a primeira equipa portuguesa a qualificar-se para a Final Four da competição. Depois do empate em França (30-30), os azuis e brancos receberam e bateram o Saint Raphael (34-30), num Dragão Caixa com lotação esgotada, saindo vitoriosos da eliminatória referente aos quartos de final. António Areia (8), Miguel Martins (7) e André Gomes (5) foram os melhores marcadores dos Dragões, que já têm viagem marcada para Kiel, na Alemanha, cidade que acolhe a Final Four nos dias 17 e 18 de maio.

A três jogos do fim, o FC Porto Fidelidade segue firme na liderança do Campeonato Nacional de hóquei em patins. Ontem, no sempre difícil rinque do Óquei de Barcelos, o coletivo comandado por Guillem Cabestany triunfou por 7-3, na 23ª jornada da prova, com Hélder Nunes (4), Gonçalo Alves, Giulio Cocco e Reinaldo García a marcarem para os Dragões. Segue-se um clássico com o Sporting, em Lisboa, a contar para os quartos de final da Taça de Portugal (4 de maio, 20h00).

A equipa de Sub-19 do FC Porto participou ontem em algumas actividades organizadas pela UEFA. Os azuis e brancos tiveram a oportunidade de experimentar futebol para cegos e terminaram a manhã com várias palestras sobre gestão financeira. A final da Youth League disputa-se amanhã entre FC Porto e Chelsea (17h), no Colovray Sports Center, em Nyon (Suíça), e Pedro Justiniano e Tiago Matos deixaram uma garantia: Estamos prontos para levar a Taça para o Porto.

António Carvalho terminou a Volta a Castela e Leão no 28º lugar e cotou-se como o melhor ciclista da W52-FC Porto na prova disputada em Espanha. O português foi 45º classificado na derradeira etapa, que ontem ligou Leão a Villafranca del Bierzo (151,8 quilómetros), e manteve um lugar no top-30. A W52-FC Porto terminou na 13ª posição da geral por equipas e volta a entrar em acção a 1 de Maio, na Clássica Aldeias do Xisto, prova que antecede a Volta às Astúrias, entre 3 e 5 do mesmo mês.