11/03/21

Aconteceu a 11 Março 2009

Neste dia, o FC Porto carimbava o passaporte rumo aos quartos Liga dos Campeões. Media forças com o Atlético de Madrid na segunda mão dos oitavos de final da liga das estrelas. Depois de um empate a dois no Vicente Calderón, a turma do professor Jesualdo recebia o conjunto de Maniche, Agüero, Forlán e companhia com relativo conforto trazido pelo par de golos marcados fora de portas. Ainda assim, os tricampeões de Portugal procuraram sempre a baliza adversária e só o guardião colchonero – com a ajuda dos postes - é que foi capaz de manter o nulo. O apito final soou com 0-0 no marcador do Estádio do Dragão, um resultado que servia as aspirações azuis e brancas na maior competição de clubes do mundo.


Dragões Diário 11-03-2021

O FC Porto é a primeira equipa portuguesa no século XXI a atingir os quartos de final em presenças consecutivas na Liga dos Campeões. Horas depois de se classificar para o grupo das oito melhores equipas da Europa, o FC Porto regressou ao trabalho e deu início à preparação para a recepção ao Paços de Ferreira (domingo, 20h).
 
Às primeiras horas desta quinta-feira a UEFA anunciou os nomes dos nomeados para o prémio de Melhor Jogador da Semana da Liga dos Campeões. Sérgio Oliveira, claro está, é um dos quatro craques presentes na votação promovida pelo organismo que tutela o futebol no velho continente. Para o eleger como o melhor da semana europeia basta seguir esta ligação e clicar no coração sobre a fotografia de Sérgio Oliveira. É fácil e merecido.
 
Sérgio Conceição – que se tornou no único técnico ao comando de um emblema português a alcançar por duas vezes os quartos na era Champions – ministrou a primeira sessão coletiva tendo em vista a 23ª jornada da Liga. No arranque dos trabalhos prévios ao embate diante do atual quinto classificado do campeonato, Mbaye é o único nome presente no boletim clínico azul e branco.
 
No Universo Porto de ontem, Vítor Baía descreveu a partida em Turim como uma demonstração de força, de união e de determinação realmente incrível. Presente em Itália na qualidade de administrador da SAD e de vice-presidente do FC Porto, o eterno 99 confidencia ter sentido o verdadeiro espírito da nação portista num jogo muito bem preparado por uma equipa técnica liderada por um estratega nato, ao nível dos melhores do mundo como Sérgio Conceição. Não temos medo de ninguém e foi isso que se viu, resumiu Baía em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Lá fora, onde os triunfos e os atletas do FC Porto são valorizados - e não ridiculamente menosprezados -, Gary Lineker juntou-se ao coro de elogios iniciado pelo selecionador belga para considerar fantástico o esforço valente dos heróis da Invicta. Também Rio Ferdinand se desfez em rasgados louvores a Pepe: Se eu treinasse uma equipa, pegava nestes clips e mostrava-os a todos os jovens centrais para verem o posicionamento, vontade, comunicação, atenção, noção do perigo e utilização do corpo.
 
9 de Março passou a ser uma data de ainda maior significado para a Nação Porto. 17 anos antes de Sérgio Oliveira fuzilar as redes de Szczesny já Costinha havia resolvido uma eliminatória europeia em cima da hora. Em 2004, Old Trafford foi palco de uma sucessão de eventos que perdurarão para sempre na memória de qualquer adepto de futebol em geral e do FC Porto em particular. Tal como Sérgio Oliveira fez questão de relembrar nos festejos do 2-2, o que se passou anteontem no reduto da Juventus pouco ou nada fica atrás do sucedido no Teatro dos Sonhos.
 
De regresso à cidade que deu nome a Portugal, Mehdi Taremi foi galardoado com o prémio de Melhor Avançado do Mês da Liga NOS. Na votação promovida pela Liga Portugal relativa a fevereiro, o iraniano reuniu 31% dos votos dos técnicos principais e superou a concorrência de Lucas Piázon (SC Braga) e de Carlos Jr. (Santa Clara). No mês passado, Taremi marcou o oitavo e o nono golos da conta pessoal na presente edição do campeonato.

O mais recente episódio de Retratos do Novo Mundo veio mesmo a calhar após a épica eliminação da Juventus no sopé dos Alpes. Desta feita, o protagonista da nova série da FC Porto TV é Vítor Bruno. Na primeira pessoa, treinador adjunto da equipa principal elogiou o trabalho de todos os que contribuíram para que nada faltasse ao plantel portista durante a pandemia. Também por esse motivo, diz o lugar-tenente de Sérgio Conceição, os jogadores têm um sentimento muito nobre. Reconhecem, são gratos a quem os ajuda e a quem trabalha para eles. Esse sentimento de nobreza é muito típico do nosso clube, admite Vítor Bruno.

08/03/21

Aconteceu a 08 Março 1951

Neste dia, uma multidão de portistas encheu o Coliseu do Porto para ver Vasco Santana e ajudar o FC Porto a angariar fundos para a construção do Estádio das Antas. A iniciativa foi um sucesso e permitiu atingir o objectivo de inaugurar o novo recinto no ano seguinte.


Dragões Diário 08-03-2021

Horas depois de vencer o Gil Vicente, em Barcelos, o FC Porto regressou ao relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde iniciou a preparação para o jogo com a Juventus (terça-feira, 20h), em Turim, referente à segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Os Dragões voltaram a trabalhar nesta manhã antes de Sérgio Conceição e um jogador falarem em conferência de imprensa e Pepe, o nosso capitão, já esteve à conversa com a UEFA.
 
De regresso à liderança do Nacional de hóquei em patins está o FC Porto, que ontem venceu em casa do Riba D'Ave, por 7-2, na 22ª jornada da principal competição nacional. Carlo Di Benedetto (2), Rafa, Giulio Cocco, Gonçalo Alves, Ezequiel Mena e Xavier Barroso foram os nomes fortes da goleada dos Dragões, que voltaram ao primeiro lugar em igualdade pontual com o Óquei de Barcelos, mas os minhotos têm um jogo a mais. Segue-se uma recepção ao SC Tomar na próxima ronda da prova (13 de Março, 15h).
 
O FC Porto juntou-se ao Sporting na liderança da Liga Portuguesa de Basquetebol depois de levar a melhor sobre os lisboetas (81-78) no vibrante clássico da 21ª jornada da prova, que teve como palco o Dragão Arena. O jogo foi uma autêntica montanha russa de emoções e só se decidiu após prolongamento, mas terminou com vitória portista e com Larry Gordon (30 pontos e 11 ressaltos) a brilhar intensamente. A próxima ronda do campeonato reserva uma difícil deslocação ao pavilhão da Oliveirense (13 de Março, 15h).

07/03/21

Aconteceu a 07 Março 2010

Neste dia, no Entroncamento, o FC Porto não precisou de qualquer fenómeno estranho para derrotar a Ovarense por 71-70 e vencer a Taça de Portugal de basquetebol. Nuno Marçal, com 17 pontos, sete ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola foi um dos grandes responsáveis pelo resultado, mas o prémio de jogador mais valioso do encontro foi para Gregory Stempin, que somou 11 pontos e 11 ressaltos. Cinco semanas antes, os Dragões já tinham conquistado a Taça Hugo dos Santos.


Dragões Diário 07-03-2021

Ontem foi mesmo do centro (do meio-campo) que surgiu a virtude: com um golo de Matheus Uribe e outro de Sérgio Oliveira, o FC Porto venceu o Gil Vicente por 2-0 num jogo que esteve sempre sob controlo. A boa forma do guarda-redes gilista e o azar de Evanilson, que voltou a ver um golo ser-lhe anulado, impediram um resultado mais expressivo.
 
Sérgio Conceição elogiou o jogo muito sólido e consistente protagonizado pela equipa, que apresentou a boa dinâmica com bola que tinha faltado nos encontros anteriores. Colocar em campo a verdadeira identidade foi, para o treinador, a chave de sucesso: Estivemos iguais a nós próprios, sempre com entusiasmo, alegria e prazer no jogo.
 
Por outras palavras, Sérgio Oliveira já tinha expressado a mesma ideia na flash interview. O autor do segundo golo azul e branco sublinhou a atitude certa e ganhadora dos campeões nacionais, sempre coesos e sábios na aplicação da estratégia definida pela equipa técnica, mesmo depois de ficarem privados de Pepe e Corona, substituídos ao intervalo devido a problemas físicos. É a atitude que temos de ter sempre, concluiu.
 
Será, seguramente, a atitude necessária em Turim, onde o FC Porto, ainda de acordo com Sérgio Oliveira, vai lutar pela eliminatória na terça-feira. Avançar para os quartos de final da Liga dos Campeões à custa da eneacampeã italiana não é uma tarefa fácil, mas é com esse objectivo em mente que o grupo regressa hoje ao trabalho no Olival.
 
A equipa de hóquei em patins também disputa a jornada deste fim de semana no Minho, frente ao Riba D’Ave (15h, A Bola TV). Carlo Di Benedetto projecta um jogo difícil, contra atletas muito novos que vão entrar com tudo, mas garante que o grupo assume os desígnios de voltar às vitórias e manter o primeiro lugar no campeonato.
 
No caso da equipa de basquetebol, o propósito do jogo de hoje com o Sporting é alcançar essa posição no topo da tabela. Para isso, é preciso vencer o clássico que arranca às 18h no Dragão Arena por mais de seis pontos de diferença, pelo que o mote, segundo o treinador-adjunto João Pedro Gonçalves, é muito simples: Trabalhar para ganhar. Para acompanhar em directo na FC Porto TV e no Porto Canal.