11/03/21

Dragões Diário 11-03-2021

O FC Porto é a primeira equipa portuguesa no século XXI a atingir os quartos de final em presenças consecutivas na Liga dos Campeões. Horas depois de se classificar para o grupo das oito melhores equipas da Europa, o FC Porto regressou ao trabalho e deu início à preparação para a recepção ao Paços de Ferreira (domingo, 20h).
 
Às primeiras horas desta quinta-feira a UEFA anunciou os nomes dos nomeados para o prémio de Melhor Jogador da Semana da Liga dos Campeões. Sérgio Oliveira, claro está, é um dos quatro craques presentes na votação promovida pelo organismo que tutela o futebol no velho continente. Para o eleger como o melhor da semana europeia basta seguir esta ligação e clicar no coração sobre a fotografia de Sérgio Oliveira. É fácil e merecido.
 
Sérgio Conceição – que se tornou no único técnico ao comando de um emblema português a alcançar por duas vezes os quartos na era Champions – ministrou a primeira sessão coletiva tendo em vista a 23ª jornada da Liga. No arranque dos trabalhos prévios ao embate diante do atual quinto classificado do campeonato, Mbaye é o único nome presente no boletim clínico azul e branco.
 
No Universo Porto de ontem, Vítor Baía descreveu a partida em Turim como uma demonstração de força, de união e de determinação realmente incrível. Presente em Itália na qualidade de administrador da SAD e de vice-presidente do FC Porto, o eterno 99 confidencia ter sentido o verdadeiro espírito da nação portista num jogo muito bem preparado por uma equipa técnica liderada por um estratega nato, ao nível dos melhores do mundo como Sérgio Conceição. Não temos medo de ninguém e foi isso que se viu, resumiu Baía em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.
 
Lá fora, onde os triunfos e os atletas do FC Porto são valorizados - e não ridiculamente menosprezados -, Gary Lineker juntou-se ao coro de elogios iniciado pelo selecionador belga para considerar fantástico o esforço valente dos heróis da Invicta. Também Rio Ferdinand se desfez em rasgados louvores a Pepe: Se eu treinasse uma equipa, pegava nestes clips e mostrava-os a todos os jovens centrais para verem o posicionamento, vontade, comunicação, atenção, noção do perigo e utilização do corpo.
 
9 de Março passou a ser uma data de ainda maior significado para a Nação Porto. 17 anos antes de Sérgio Oliveira fuzilar as redes de Szczesny já Costinha havia resolvido uma eliminatória europeia em cima da hora. Em 2004, Old Trafford foi palco de uma sucessão de eventos que perdurarão para sempre na memória de qualquer adepto de futebol em geral e do FC Porto em particular. Tal como Sérgio Oliveira fez questão de relembrar nos festejos do 2-2, o que se passou anteontem no reduto da Juventus pouco ou nada fica atrás do sucedido no Teatro dos Sonhos.
 
De regresso à cidade que deu nome a Portugal, Mehdi Taremi foi galardoado com o prémio de Melhor Avançado do Mês da Liga NOS. Na votação promovida pela Liga Portugal relativa a fevereiro, o iraniano reuniu 31% dos votos dos técnicos principais e superou a concorrência de Lucas Piázon (SC Braga) e de Carlos Jr. (Santa Clara). No mês passado, Taremi marcou o oitavo e o nono golos da conta pessoal na presente edição do campeonato.

O mais recente episódio de Retratos do Novo Mundo veio mesmo a calhar após a épica eliminação da Juventus no sopé dos Alpes. Desta feita, o protagonista da nova série da FC Porto TV é Vítor Bruno. Na primeira pessoa, treinador adjunto da equipa principal elogiou o trabalho de todos os que contribuíram para que nada faltasse ao plantel portista durante a pandemia. Também por esse motivo, diz o lugar-tenente de Sérgio Conceição, os jogadores têm um sentimento muito nobre. Reconhecem, são gratos a quem os ajuda e a quem trabalha para eles. Esse sentimento de nobreza é muito típico do nosso clube, admite Vítor Bruno.

Sem comentários: