28/09/19

Aconteceu a 28 Setembro 2013

Neste dia, realizou-se, no designado Dragão Caixa, hoje Dragão Arena, a gala dos Dragões de Ouro. O ponto alto da cerimónia foi a entrega do Dragão de Honra a Jorge Nuno Pinto da Costa, galardão que o presidente ofereceu ao clube e que se encontra exposto no Museu.

Dragões Diário 28-09-2019

Hoje assinalam-se os 126 anos do nascimento do FC Porto. Uma data que, como sempre, é celebrada com o hastear da bandeira, às 11h, junto à Porta 1 do Estádio do Dragão, no qual marcam presença o presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, bem como outras personalidades importantes ligadas ao clube.

O Museu FC Porto também está de parabéns, pois faz hoje seis anos desde a sua inauguração. Um dia de festa, que pode ser aproveitado com várias campanhas e actividades especiais.

No dia de ontem, o plantel principal do FC Porto continuou a preparação para o jogo com o Rio Ave, em Vila do Conde, da sétima jornada do campeonato (domingo, 20h). Ainda condicionados estiveram Sérgio Oliveira e Romário Baró. Esta manhã (10h30) há nova sessão de treino para o plantel portista, no Olival, seguida da conferência de imprensa de Sérgio Conceição (12h30).

Os Sub-19 voltaram a empatar na sétima jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Em casa do Vizela, os Dragões não foram além de uma igualdade a dois golos. O avançado Duarte Moreira foi o autor dos dois remates certeiros dos azuis e brancos.

Para a equipa de basquetebol do FC Porto, a época 2019/2020 arranca este domingo (15h, Vila Real) com a Supertaça, frente à UD Oliveirense. Na antevisão do encontro, o treinador Moncho López garante que o objectivo é começar a temporada a conquistar o primeiro troféu: Vamos com a ambição e a motivação de vencer.

27/09/19

Aconteceu a 27 Setembro 1955

Neste dia, o FC Porto atinge as 3.000 propostas em lista de espera para sócio de bancada. O Estádio das Antas tinha apenas três anos de vida e naquele tempo não comportava ainda tantos lugares de bancada como a procura. O problema só veio a ser resolvido com a construção das bancadas do lado nascente.

Dragões Diário 27-09-2019

Horas depois de um bom arranque na Taça da Liga, com um triunfo sobre o Santa Clara, o FC Porto regressou ao trabalho no Olival, onde deu início à preparação para o jogo com o Rio Ave, em Vila do Conde, referente à sétima jornada do campeonato (domingo, 20h). Sérgio Oliveira e Romário Baró são os nomes que figuram no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar daqui a pouco.

Hoje, a partir das 16h, a equipa de Sub-19 do FC Porto joga em Vizela na sétima jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores A. Os Sub-17, que somam por vitórias os cinco encontros já disputados (19-0 em golos), jogam em casa do Régua na sexta jornada da 1ª fase do Nacional de Juniores B (domingo, 11h). As antevisões destes jogos estão integralmente disponíveis na FC Porto TV.

Depois de manter um registo 100% vitorioso no Andebol 1, o FC Porto Sofarma volta a centrar atenções na Liga dos Campeões, cuja terceira jornada do Grupo B reserva uma receção ao campeão polaco Vive Kielce, no Dragão Arena (sábado, 19h). Na antevisão da partida, o pivô Alexis Borges deu voz à ambição dos azuis e brancos: Seremos um FC Porto guerreiro com o foco na vitória.

A época 2019/20 arranca amanhã (13h) para o FC Porto Fidelidade, que defronta os espanhóis do Lleida nas meias-finais da Taça Continental, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. O treinador Guillem Cabestany não esconde que o objectivo dos campeões nacionais é erguer o primeiro troféu da temporada: A equipa está pronta e confiante. Sporting e Sarzana (Itália) jogam a outra meia-final.

26/09/19

Aconteceu a 26 Setembro 2017

Neste dia, reeditou-se no Luís II a final da Liga dos Campeões de 2004, entre o FC Porto e o Mónaco, e a cópia foi tão perfeita que até o resultado foi o mesmo: 3-0 para os Dragões, frente a uma equipa que era campeã de França e que na temporada anterior tinha atingido as meias-finais da prova milionária. Aboubakar bisou e Layún fechou as contas.

Dragões Diário 26-09-2019

O FC Porto venceu o Santa Clara por 1-0 e entrou com três pontos na fase de grupos da Taça da Liga. O jogo ficou marcado pela estreia como titulares de dois jogadores oriundos da formação do clube, Diogo Costa e Fábio Silva, e foi decidido por outro atleta desenvolvido na Constituição e no Olival, Diogo Leite.

Já Romário Baró acabou por ter um final de noite infeliz. Ao minuto 90, o médio tornou-se a principal vítima do arraial de porrada promovido pelos açorianos e teve de ser substituído na sequência de uma entrada violentíssima de Fábio Cardoso. O central do Santa Clara, como se sabe, tem boa escola e é azarado. Contra uns tem o azar de escorregar, contra outros tem o azar de provocar lesões.

Mas nem tudo é mau para esta pérola da Margem Sul. No meio de tanto azar, teve a sorte de encontrar um árbitro que lhe poupou o mais do que evidente cartão vermelho. De resto, a atitude do juiz ao longo do jogo foi quase sempre de completa complacência disciplinar em relação à postura sempre agressiva e muitas vezes violenta dos visitantes.

O mais importante da noite, como sempre, era ganhar, por isso Sérgio Conceição ficou satisfeito com o resultado e com o facto de a equipa ter protagonizado alguns momentos de futebol de muita qualidade. O treinador assume que o FC Porto olha com seriedade para a Taça da Liga e por isso tem o objectivo óbvio de vencer todos os jogos.

Essa ideia foi reforçada por Diogo Leite, que alertou que ainda não está nada ganho. Um pouco arrepiado pela estreia, Diogo Costa sublinhou que no FC Porto todos os jogos são encarados como se fossem finais. Dentro do mesmo espírito, Bruno Costa disse que esta competição é para ganhar. Como todas as outras, acrescentou.

Bem pior correu a noite do FC Porto B, que perdeu por 5-1 frente ao Swansea no jogo de estreia na Premier League International Cup. Diego Landis, aos 11 minutos, marcou o único golo azul e branco.

25/09/19

Aconteceu a 25 Setembro 1996

Neste dia, o FC Porto recebeu o IFK Gotemburgo em jogo da segunda jornada da Liga dos Campeões e venceu por 2-1, com um bis de Artur. Os Dragões viriam a terminar a fase de grupos no primeiro lugar, com cinco vitórias e um empate.

Dragões Diário 25-09-2019

Três dias depois, muda a prova, mas o programa repete-se: esta noite, a partir das 21h, o FC Porto recebe o Santa Clara em jogo da primeira jornada da fase de grupos da Taça da Liga. O esquerdino Alex Telles diz que a equipa quer entrar com o pé direito numa competição que considera importante, até porque o clube nunca a venceu.
 
A 28 de setembro de 1893, o Diário Ilustrado anunciou que fundou-se no Porto um club denominado Football-Club do Porto, o qual vem preencher a falta que havia no Norte do paiz de uma associação para os jogadores d’aquela especiallidade. Como se impõe, o clube assinalará a data no próximo sábado, com um evento no Estádio do Dragão.
 
O FC Porto B arranca hoje frente ao Swansea a participação na Premier League International Cup, prova que venceu em 2017 e 2018 e que João Mário encara com determinação: É uma competição que temos a ambição de ganhar. O jogo está marcado para as 19h e será transmitido no Porto Canal e na FC Porto TV.

Seis jogos e seis vitórias é o registo do FC Porto no campeonato de andebol. Ontem à noite, no Dragão Arena, o Sporting da Horta foi derrotado por 37-27, com Leonel Fernandes a destacar-se como melhor marcador e a assinar oito golos.

24/09/19

Aconteceu a 24 Setembro 1977

Neste dia, o FC Porto de José Maria Pedroto recebeu o Feirense e somou a terceira vitória em quatro jogos do campeonato, rumo à conquista do título que escapava desde 1959. O triunfo por 6-1 foi construído com um hat-trick de Duda a que se juntaram três golos de Gomes, Murça e Oliveira.

Dragões Diário 24-09-2019

Foi com Sérgio Oliveira a treinar condicionado que o plantel principal do FC Porto regressou ontem ao trabalho, após a vitória sobre o Santa Clara para Liga e na antevéspera do encontro com os açorianos para a Taça da Liga. Esta manhã, a partir das 11h30, há uma nova sessão para preparar esse jogo.

Hoje, às 20h30, é a vez de os campeões nacionais de andebol receberem o Sporting da Horta no Dragão Arena. Na antevisão, Rúben Ribeiro explicou que é natural que haja algum cansaço depois da viagem até à Macedónia do Norte para enfrentar o Vardar, mas garantiu que o FC Porto entra sempre para ganhar e logo não vai facilitar.  

A nadadora Diana Torres, que integra a equipa de natação adaptada do FC Porto, conquistou quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação DSISO, que decorreu em Olbia (Itália). A medalha de prata na prova de 200 metros mariposa permitiu à atleta azul e branca fixar um novo recorde nacional.

23/09/19

Aconteceu a 23 Setembro 2000

Neste dia, o Pavilhão Municipal de Fânzeres, em Gondomar, recebeu a primeira mão da Supertaça de hóquei em patins, entre FC Porto e Benfica. O empate a duas bolas deixou tudo em aberto para o jogo da semana seguinte, realizado em Peniche, que os Dragões viriam a vencer por 5-4. Tratou-se da 12ª conquista do troféu.

Dragões Diário 23-09-2019

Uma boa exibição e uma avalanche ofensiva azul e branca conduziram ontem a uma vitória por 2-0 frente ao Santa Clara, com um golo de Zé Luís e um autogolo de César. O resultado peca por escasso, mas permite ao FC Porto passar a somar 15 pontos e colocar Zé Luís no topo da lista dos melhores marcadores da Liga.

Sérgio Conceição apreciou o jogo consistente da equipa e destacou a grande dinâmica com bola para criar problemas à organização defensiva do Santa Clara. Satisfeito com as prestações individuais dos jogadores portistas, o treinador sublinhou que o essencial é que todos estejam focados e envolvidos com o trabalho diário.

Focados e envolvidos estiveram Tecatito Corona e Otávio, que foram distinguidos com os prémios de MVP Liga Portugal e Mérito e Valores Porto. O mexicano comentou no final o jogo competitivo que o FC Porto venceu com grande determinação, enquanto o brasileiro valorizou a conquista dos três pontos: Era o essencial.

Na agenda do plantel principal segue-se uma nova recepção ao Santa Clara, desta vez a contar para a Taça da Liga, agendada para quarta-feira às 21h. Esse jogo poderá começar a ser preparado já daqui a pouco, a partir das 10h30, no treino marcado para o Olival.

A equipa de hóquei em patins bateu o Sporting no desempate pela marcação de livres diretos e conquistou a Elite Cup. Antes dos remates decisivos de Giulio Cocco, houve um empate a duas bolas no tempo regulamentar, com Gonçalo Alves e Carlo Di Benedetto a marcarem para os Dragões.

Uma soberba primeira parte não foi suficiente para o FC Porto evitar a derrota no terreno do Vardar, atual campeão europeu de andebol, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões (32-27). Os azuis e brancos ocupam o sexto lugar do Grupo B da competição, a dois pontos do adversário de ontem, que lidera.

Tiveram sortes diferentes as duas equipas da formação que entraram ontem em campo: os Sub-19 empataram a zero frente ao Nacional, na Madeira; os Sub-15 bateram o Moreirense por 7-0 em Moreira de Cónegos.

Os resumos de todos os jogos disputados ontem pelas equipas do FC Porto já estão disponíveis na FC Porto TV.

Aconteceu a 22 Setembro 2007

Neste dia, o hóquei em patins azul e branco celebrava a terceira conquista consecutiva da Supertaça António Livramento, depois de se terem tornado hexacampeões nacionais. O triunfo por 5-1 frente ao HA Coimbra, marcado por uma exibição notável dos portistas, marcou o início de uma temporada de sucessos, que culminou com a conquista do sétimo campeonato nacional consecutivo.