10/08/19

Aconteceu a 10 Agosto 2003

Neste dia, menos de três meses depois da vitória em Sevilha, onde ergueu pela primeira vez a Taça UEFA, o FC Porto foi a Guimarães abrir a época com a União de Leiria e conquistar mais um troféu, o primeiro de uma época igualmente memorável, com vitórias na Liga portuguesa e na Liga dos Campeões. Naquela noite, no D. Afonso Henriques, jogava-se a Supertaça e, tal como tinha acontecido 56 dias antes, na final da Taça de Portugal, os Dragões venceram por 1-0. Depois de Derlei no Jamor, foi Costinha quem resolveu em Guimarães.

Dragões Diário 10-08-2019

No arranque de mais uma época desportiva, as Casas do FC Porto no Minho juntaram-se para prestar tributo a Jorge Nuno Pinto da Costa. O presidente do FC Porto foi o expoente máximo de uma noite de muito portismo na Quinta da Malafaia, em Esposende. Só saio quando tiver medo de assumir as minhas responsabilidades, afirmou o líder portista, que se fez acompanhar por Alípio Jorge, Fernando Gomes e António Frasco.

Ainda nos estamos a recompor das emoções de quarta-feira, mas hoje o coração volta a bater com mais força. A partir das 19h, no Estádio Cidade de Barcelos, o FC Porto defronta o regressado Gil Vicente na jornada inaugural do campeonato. Depois de orientar mais um treino no Olival, Sérgio Conceição garantiu foco absoluto num arranque vitorioso: queremos ter a postura que faz parte da história do FC Porto.

A equipa de Sub-19 do FC Porto começou 2019/20 em grande e venceu em casa do Vitória de Guimarães, por 2-1, na 1ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Francisco Conceição e Pedro Vieira foram os marcadores de serviço nos Dragões, que assim somaram os primeiros três pontos em disputa. Segue-se uma recepção ao Famalicão, no Olival, na 2ª jornada (17 de Agosto, 17h).

Os Dragões João Rodrigues, Gustavo Veloso e Edgar Pinto continuam no top-10 da geral individual da 81ª Volta a Portugal, cuja 7ª etapa se realizou ontem entre Viana do Castelo e Felgueiras (156,6 quilómetros). Hoje corre-se a 9ª e penúltima etapa, que liga Fafe a Mondim de Basto, com a mítica subida à Senhora da Graça (133,5 quilómetros). Os resumos de todas as etapas estão disponíveis na FC Porto TV.

O Lugar Anual no Dragão Arena já pode ser renovado ou adquirido na Loja do Associado do Estádio do Dragão e nas FC Porto Stores. Os lugares em renovação estão reservados até ao dia 29 de Agosto. O Lugar Anual para a época 2019/20 tem o valor de 128 euros e garante o acesso aos jogos disputados no Dragão Arena pelas equipas de andebol, basquetebol e hóquei em patins do FC Porto.

09/08/19

Aconteceu a 09 Agosto 1995 e 1997

Agosto é o mês das grandes competições de atletismo e em Portugal ninguém como Fernanda Ribeiro conquistou medalhas importantes. Neste dia, em 1995, Fernanda Ribeiro conseguiu o ouro nos 10.000 metros dos Mundiais de Gotemburgo, na Suécia, e, em 1997, o bronze nos 5.000 metros dos Mundiais de Atenas, na Grécia.

Dragões Diário 09-08-2019

Foi quase chegar e treinar. Horas depois do triunfo em Krasnodar, o FC Porto regressou ao Olival para começar a preparar o jogo de amanhã frente ao Gil Vicente (19h), em Barcelos, referente à 1ª jornada do campeonato. Sérgio Conceição orientou um treino vespertino já com Uribe no grupo e ainda com Diogo Costa e Loum a figurar no boletim clínico. Hoje é dia de treino e de conferência de imprensa do nosso treinador.
 
É já hoje que 2019/20 arranca oficialmente para a equipa de Sub-19 do FC Porto, que se desloca ao terreno do Vitória de Guimarães na 1ª jornada da 1ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Na antevisão da partida que se inicia às 17h45, o treinador Tulipa e o defesa Levi Faustino não esconderam que o único objectivo dos Dragões é somar os primeiros três pontos em disputa na nova época.
 
Já não é azul e branca a liderança da geral individual da 81ª Volta a Portugal, cuja 7ª etapa se realizou ontem entre Bragança e a Serra do Larouco, em Montalegre (156,2 quilómetros). Hoje corre-se a 8ª etapa da Grandíssima, que liga Viana do Castelo a Felgueiras (156,6 quilómetros). Não se esqueça que, entre muitas outras coisas, todos os resumos das etapas da Volta a Portugal estão disponíveis na FC Porto TV.
 
As Casas do FC Porto no Minho vão juntar-se hoje para prestar tributo ao presidente dos Dragões no início de mais uma temporada desportiva. A iniciativa decorrerá esta noite, na Quinta da Malafaia, em Esposende, onde Jorge Nuno Pinto da Costa chegará por volta das 20h. A partir daí, segue-se o habitual jantar de confraternização, que culminará com uma intervenção do presidente do FC Porto.

08/08/19

Aconteceu a 08 Agosto 2001

Neste dia, o FC Porto começou a disputar a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, nas Antas, frente ao Grasshopper. O resultado, um empate a duas bolas com golos de Paredes e Hélder Postiga, não foi o mais animador, mas a qualificação viria mesmo a ser garantida na Suíça. Duas semanas depois, os Dragões venceram por 3-2 em Zurique e avançaram para a fase de grupos.

Dragões Diário 08-08-2019

O FC Porto começou a nova época como quer terminá-la: a vencer. Na abertura da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o melhor estava guardado para o fim, por isso foi preciso esperar pelo minuto 89 para ver Sérgio Oliveira converter com classe um livre direto e definir o 1-0 com que os Dragões derrotaram o Krasnodar, na Rússia.

Num dia marcado por várias estreias, o recém-chegado Marchesín brilhou com uma impressionante defesa ao minuto 80, evitando que os russos beneficiassem de uma vantagem que não fizeram por justificar. Pode ver e rever os melhores momentos do jogo de ontem na FC Porto TV.

No mesmo canal, pode ouvir a versão alargada das declarações de Sérgio Conceição, de Otávio e de Zé Luís sobre o encontro. A apreciação global do treinador só podia ser positiva: cumprimos aquilo que preparámos para o jogo.

Para Sérgio Oliveira, o mais importante foi uma vitória sem sofrer golos e a capacidade que a equipa demonstrou para saber sofrer quando é isso que se impõe. Agora, o horizonte da equipa é outro: temos o jogo do campeonato no sábado, depois pensamos no Krasnodar.

A chuva que caiu ontem em Trás-os-Montes marcou a sexta etapa da Volta a Portugal. A chegada a Bragança foi literalmente acidentada, com vários elementos do pelotão a caírem já bem perto do fim, entre eles o camisola amarela Gustavo Veloso e o segundo classificado João Rodrigues, ambos da W52-FC Porto.
Ainda assim, não houve alterações no topo das classificações individual e coletiva, que continuam dominadas pelo azul e branco. A etapa de hoje arranca em Bragança, às 12h55, e termina em Montalegre, após 156,2 quilómetros de estrada. A organização aponta as 17h23 como hora prevista da chegada.

07/08/19

Aconteceu a 07 Agosto 2011

Abertura de calcanhar, passe de letra e golo de cabeça; tudo perfeito, tudo na mesma jogada. Neste dia, em Aveiro, João Moutinho, Hulk e Rolando faziam esta delícia e o FC Porto conquistava a terceira de cinco Supertaças consecutivas. A vítima foi o Vitória de Guimarães, que na altura perdeu por 2-1 e que dois anos mais tarde regressaria ao mesmo local para voltar a perder no fecho do único penta na competição.

Dragões Diário 07-08-2019

A época começa agora. Ou, para ser mais preciso, ao final da tarde de hoje, quando a bola saltar em Krasnodar e forem 18h em Portugal continental. Sérgio Conceição garante uma equipa motivada desde o primeiro segundo da terceira pré-eliminatória da Champions e prepara-se para um adversário muito competitivo, com uma dinâmica de jogo muito interessante.

Da bancada, onde cumpre um jogo de suspensão, o treinador verá Danilo Pereira disposto a começar em grande forma o desafio de superar as duas etapas de qualificação para a Liga dos Campeões, mesmo sabendo que o Krasnodar tem uma equipa forte e que pratica um bom futebol. Mas há - diz ainda o internacional português - debilidades a explorar no adversário, que Zé Luís ajudou a identificar.

Já agora, se quiser saber quase tanto como Zé Luís sobre o adversário de hoje, tem no site oficial um belo trabalho do Diogo Faria, que lhe fala de um fenómeno do capitalismo russo, de um estádio inspirado no Olímpico de Berlim, de Tonny Vilhena e Marcus Berg, de um guarda-redes que Sérgio Conceição já treinou em Braga e, claro, do avançado que o FC Porto contratou ao Spartak depois de ter feito cinco golos ao Krasnodar. Novos, ricos e ambiciosos é o título.

O FC Porto B também já conhece os adversários que vai defrontar na sexta edição da Premier League International Cup, prova que venceu em 2017 e em 2018. Os azuis e brancos integram o Grupo D da competição, disputando a qualificação para a fase a eliminar com os ingleses do Everton, os galeses do Swansea e os holandeses do PSV Eindhoven.

06/08/19

Aconteceu a 06 Agosto 1924

Neste dia, o Campo da Constituição acolheu a primeira edição dos Campeonatos Regionais do Norte de atletismo, que tiveram o portista Daniel França como principal figura. O corredor azul e branco venceu a prova dos 10 mil metros com um tempo então impressionante de 40 minutos exatos. Hoje, o recorde mundial masculino desta especialidade cifra-se nos 26:17:53m, e foi estabelecido pelo etíope Kenenisa Bekele em 2005.

Dragões Diário 06-08-2019

Matheus Uribe aterrou ontem no Porto, proveniente do México, e tornou-se a sétima contratação do FC Porto para a temporada que arranca oficialmente amanhã. O antigo médio do América é internacional pela selecção da Colômbia, tem 28 anos, assinou até 2023 e vai usar o número 16 nas costas.

Se não conhece bem Uribe, fique a saber que se trata de um jogador de área a área, com muita saída para o ataque, que promete dar sempre tudo e considera que o mais importante é a atitude. As palavras são do próprio, que disse isto e muito mais no momento da apresentação, já disponível na FC Porto TV.

Viajaram 23 jogadores ontem para Krasnodar, na Rússia, onde amanhã começam a disputar o acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Em caso de sucesso na terceira pré-eliminatória, os Dragões enfrentarão no playoff o vencedor do confronto entre Istanbul Basaksehir e Olympiacos.

Antes do embarque, Sérgio Conceição ainda dirigiu um treino no Olival. Para hoje, a partir das 16h30 de Portugal continental, está agendada uma sessão de adaptação ao Estádio Krasnodar, que será antecedida, às 15h45, pela conferência de imprensa de antecipação do encontro. 

Hoje é dia de descanso na Volta a Portugal e Gustavo Veloso poderá passá-lo vestido de amarelo. O ciclista da W52-FC Porto foi décimo na chegada à Guarda e manteve a liderança na geral individual da prova. O companheiro de equipa João Rodrigues, que anteontem venceu na Torre, mantém a segunda posição. 

A equipa de natação terminou a temporada 2018/19 com a participação no Open de Portugal. Os nadadores do FC Porto disputaram 46 finais, alcançaram 17 pódios e arrecadaram cinco medalhas de ouro, quatro de prata e oito de bronze.

05/08/19

Aconteceu a 05 Agosto 2002

Foi neste dia que o FC Porto inaugurou a fábrica do Olival. Desde este dia que o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia acolhe o trabalho diário das equipas do FC Porto e os jogos dos escalões de formação. Com quatro relvados e um sintético, para além de todas as outras estruturas de apoio, o centro de estágios é peça fundamental para as equipas do FC Porto.

Dragões Diário 05-08-2019

O FC Porto viaja ao início da tarde para Krasnodar, onde na quarta-feira (18h) joga a 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, mas daqui a pouco ainda realiza o derradeiro treino no Olival antes da partida para a Rússia. Ontem, Sérgio Conceição orientou um treino matinal, ainda com Diogo Costa e Loum a figurar no boletim clínico dos Dragões. O primeiro jogo oficial de 2019/20 está quase aí.

Estão à venda desde o passado sábado os bilhetes para a estreia do FC Porto no Estádio do Dragão na Liga NOS 2019/20, frente ao Vitória de Setúbal, em data e hora ainda a definir. Antes do desafio com os sadinos, a nossa equipa tem três jogos para vencer: dois com o Krasnodar, um na Rússia e outro no Estádio do Dragão, e em Barcelos, diante do regressado Gil Vicente, na jornada inaugural do campeonato.

Gustavo Veloso continua a vestir a camisola amarela após a 4ª etapa da 81ª Volta a Portugal, que ontem ligou a Pampilhosa da Serra à Covilhã (145 quilómetros). O também Dragão João Rodrigues foi o primeiro a chegar à Torre e deu mais um triunfo à W52-FC Porto, que mantém a liderança por equipas. Hoje corre-se a 5ª etapa da Grandíssima, entre Oliveira do Hospital e a Guarda (158 quilómetros).

04/08/19

Aconteceu a 04 Agosto 1982

Estou no ativo e no centro das batalhas. Foi esta a declaração de intenções de José Maria Pedroto à edição de 4 de Agosto de 1982 do jornal O Porto. Pedroto tinha regressado, pela mão do presidente recém-eleito Jorge Nuno Pinto da Costa, e os dois começavam a construir as bases do FC Porto que hoje conhecemos. Inácio, Vermelhinho e Eduardo Luís eram os reforços confirmados, bem como um regresso muito especial, o do avançado Fernando Gomes.

Dragões Diário 04-08-2019

Foi um sábado de trabalho a dobrar para o FC Porto no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Krasnodar, agendado para 7 de Agosto (18h), na Rússia, referente à 1ª mão da 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões. Sérgio Conceição orientou um treino matinal e outro vespertino, ainda com Diogo Costa e Loum a figurar no boletim clínico dos Dragões. Hoje volta a ser dia de trabalho.

O FC Porto B apresentou-se aos sócios e adeptos com uma vitória sobre o Celta de Vigo B, por 2-1, no Estádio de Pedroso. Tony Djim e Madi Queta marcaram para a equipa comandada por Rui Barros, que apresentou 27 jogadores. O arranque oficial da época 2019/20 está agendado para 11 de Agosto (18h), dia em que o FC Porto B se desloca ao terreno do Sporting da Covilhã na 1ª jornada da LigaPro.

Gustavo Veloso continua a vestir a camisola amarela após a 3ª etapa da 81ª Volta a Portugal, que ontem ligou Santarém a Castelo Branco (194,1 quilómetros). O também Dragão Daniel mestre foi o grande vencedor do dia, destacando-se o azul e branco da W52-FC Porto na chegada à meta. Hoje corre-se a 4.ª etapa, entre a Pampilhosa da Serra e a Covilhã, com a mítica subia à Torre (145 quilómetros).