07/09/18

Aconteceu a 07 Setembro 1975

Neste dia, Gomes faz hat-trick e Cubillas bisa na entrada demolidora do FC Porto no Campeonato Nacional da 1ª Divisão de 1975/1976. O União de Tomar até esteve em vantagem no Estádio das Antas, com um golo de Bolota, mas saiu derrotado por 6-1 de um jogo que marcou a estreia oficial de Ademir com a camisola azul e branca.

Dragões Diário 07-09-2018

Pinto da Costa foi o primeiro a saudar o projecto Dragon Force pelo 10.º aniversário, afirmando que estas gerações ficam vinculadas para sempre ao FC Porto, mas Sérgio Conceição também fez questão de assinalar a data, marcando presença no Constituição Park. O treinador dos Dragões fez as delícias de largas dezenas de crianças e transformou uma tarde já de si especial num momento verdadeiramente inesquecível para todos os presentes.

O plantel principal do FC Porto voltou a trabalhar ontem no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde cumpriu uma sessão matinal sem os nove internacionais que estão ao serviço das respetivas seleções. No boletim clínico portista figuram os nomes de Diogo Costa, Mbemba, André Pereira e Soares. Os campeões nacionais voltam a treinar hoje, a partir das 10h.

Já são conhecidas as datas e os horários de todos os jogos da Liga entre a 5.ª e a 12ª jornadas. O clássico contra o Benfica, na Luz, referente à 7ª ronda, vai disputar-se a 7 de outubro, a partir das 17h30. O calendário portista no campeonato já está definido até dezembro, por isso entre aqui e comece a marcar na agenda. Antes de apontar o foco ao campeonato e à Liga dos Campeões, há que entrar a ganhar na fase de grupos da Taça da Liga.

Sérgio Oliveira somou ontem a primeira internacionalização AA por Portugal, tendo sido utilizado por Fernando Santos no particular frente à Croácia (1-1), que se disputou no Estádio do Algarve. O médio do FC Porto entrou aos 81 minutos e confessou que jamais esquecerá este dia: É um momento que vou guardar para o resto da minha vida. Segue-se a Itália, no próximo dia 10 de setembro (19h45), na jornada inaugural do Grupo 3 da Liga das Nações. 

Os 20 golos de vantagem conseguidos no jogo da 1ª mão da 1ª ronda de qualificação para a Taça EHF dão muito conforto à equipa de andebol do FC Porto, mas ainda há um jogo para ganhar na Roménia, frente ao Potaissa Turda (sábado, 16h, Porto Canal). Após o 41-21 no Dragão Caixa, os azuis e brancos têm tudo para seguir em frente na prova, mas o guarda-redes Alfredo Quintana exige que a equipa mantenha o nível exibido neste arranque de temporada.

06/09/18

Aconteceu a 06 Setembro 1964

Neste dia, o FC Porto deslocou-se a Pontevedra, na Galiza, para enfrentar a equipa local e disputar o Trofeo Luis Otero, um prestigiado torneio particular que os Dragões já tinham conquistado dois anos antes. A equipa então treinada pelo húngaro Janos Kalmar venceu por 2-0, com golos de Bernardo da Velha e Nóbrega, e deu-se ao luxo proporcionar alguns minutos a um jovem de 16 anos que 25 anos depois seria protagonista de uma das maiores conquistas da história do clube: Artur Jorge.

Dragões Diário 06-09-2018

Após dois dias de folga, o plantel principal do FC Porto retomou ontem à tarde os treinos no Olival. Ausentes dos trabalhos, para além dos quatro jogadores que integram o boletim clínico, estiveram os nove internacionais que se encontram a representar as selecções. Daqui a pouco, às 10h30, Sérgio Conceição orienta uma nova sessão no local do costume.

O Museu FC Porto foi reconhecido como um dos cinco melhores de Portugal pelo TripAdvisor. Desde 2016, o Museu tem sido sempre escolhido pelos utilizadores do famoso site de viagens como o melhor da cidade do Porto e da região Norte. Se tiver oportunidade, não deixe de o visitar.

A Dragon Force celebra hoje dez anos. A 6 de Setembro de 2008, entrou em funcionamento a primeira escola, no Campo da Constituição, e desde então o crescimento foi exponencial e os sucessos multiplicaram-se. Hoje em dia, há 23 escolas espalhadas pelo país e pelo mundo, e o projecto continua em expansão.

05/09/18

Aconteceu a 05 Setembro 1981

Neste dia, o FC Porto recebeu o Portimonense e venceu por 1-0, em jogo da terceira jornada da Liga portuguesa. Curiosamente, o golo azul e branco foi assinado por um algarvio, Jacques, que nesse dia se estreou a marcar em encontros oficiais. Em quatro temporadas ao serviço dos Dragões, Jacques disputou 84 jogos, marcou 48 golos e venceu um campeonato, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Dragões Diário 05-09-2018

Sérgio Conceição foi o único representante de equipas portuguesas no Fórum de Treinadores de Clubes de Elite da UEFA. Em Nyon, na Suíça, o técnico do FC Porto discutiu várias questões sobre o futuro do futebol europeu com 11 onze homólogos de outros clubes, entre os quais três antigos treinadores dos Dragões (José Mourinho, Paulo Fonseca e Julen Lopetegui) e um colega do tempo em que foi jogador da Lazio (Diego Simeone).

Em declarações exclusivas ao Porto Canal, Sérgio Conceição sublinhou a responsabilidade de representar um clube como o FC Porto num fórum com aquela importância: É preciso não esquecer que o FC Porto é, a par do Real Madrid e do Barcelona, o clube com mais presenças na Liga dos Campeões. Eu sou um novato como treinador, mas estou a representar um clube com historial enorme nesta competição.

Na temporada passada já foi campeão nacional, mas 2018/19 é que tem sido a época da afirmação de André Pereira no plantel principal do FC Porto. O avançado de 23 anos assinou ontem um novo contrato, até 2021, e não disfarçou o entusiasmo por mais um passo na carreira: Para mim é um sonho de menino. É um orgulho poder representar o clube da minha cidade, o clube do meu coração, e é isso que quero continuar a fazer.

Se vive fora de Portugal e pretende apoiar o FC Porto no jogo da primeira jornada da Liga dos Campeões, frente ao Schalke 04 (18 de setembro, em Gelsenkirchen), pode reservar bilhetes por email e levantá-los no local. As informações sobre os preços e as condições de venda dos ingressos serão divulgadas em breve.

O último jogo de preparação da equipa de basquetebol será disputado a 15 de setembro, em Vigo, frente Morabanc Andorra. O treinador Moncho López encara esta partida com máxima motivação, até porque também servirá para homenagear Quino Salvo, antigo jogador e treinador espanhol: Tinha vontade de participar neste memorial porque fui adversário do Salvo nos bancos da Liga ACB.

04/09/18

Aconteceu a 04 Setembro 1977

Neste dia, o FC Porto deu o pontapé de saída na temporada 1977/78, em que tinha como objectivo recuperar o título de campeão nacional que escapava desde 1959. Nas Antas, frente ao sempre complicado Vitória de Setúbal, os Dragões venceram por 3-0, com um golo de Oliveira e dois de Gomes. Nove meses depois, também em casa, a equipa treinada por José Maria Pedroto confirmou a conquista do título com um triunfo sobre o Sporting de Braga.

Dragões Diário 04-09-2018

O FC Porto e Moussa Marega chegaram a acordo para prolongar o contrato que os une até 2021. O avançado maliano, de 27 anos, é jogador dos Dragões desde janeiro de 2016, já participou em 56 jogos e marcou 25 golos, contribuindo para a conquista da edição de 2017/18 da Liga portuguesa.

O último dos golos assinados por Marega foi celebrado anteontem, no jogo em que o FC Porto venceu o Moreirense por 3-0, no Estádio do Dragão. Os números mais importantes dessa partida foram assinalados neste trabalho do site do clube. Sabia, por exemplo, que em cinco partidas oficiais já houve 11 jogadores a marcar?

Seguiu ontem para a UEFA a lista de jogadores inscritos pelo FC Porto para disputarem a Liga dos Campeões. Pode consultá-la aqui.

A equipa de hóquei em patins começa a disputar a Liga Europeia a 20 de outubro, frente ao SCRA Saint-Omer, no Dragão Caixa. O treinador Guillem Cabestany e o capitão Hélder Nunes já se pronunciaram sobre os adversários nesta fase da prova, que ficaram a conhecer no sábado, e são unânimes: o grupo é difícil e é preciso pensar jogo a jogo para alcançar o sucesso desejado.

Hoje celebra-se o décimo aniversário da renovação do Constituição Park, um dos polos fundamentais da formação do FC Porto. Contudo, a história do velhinho Campo da Constituição, casa principal do clube entre 1913 e 1952, é muito mais antiga e rica. É um espaço já indissociável da identidade do FC Porto.

03/09/18

Aconteceu a 03 Setembro 1998

O FC Porto, de que fora dirigente e administrador não executivo da SAD, e a cidade do Porto, de que fora vereador, despediram-se de Armando Pimentel, apontado por Jorge Nuno Pinto da Costa como um dos principais impulsionadores da sua primeira candidatura à presidência do clube, em 1982. De resto, o presidente do FC Porto dedica-lhe palavras sentidas na obra Largos Dias Têm 100 Anos: Com que saudade eu recordo o meu condiscípulo, o meu jogador de hóquei em patins, o meu secretário-geral e meu vice Armando Pimentel. Até sempre, Armando!

Dragões Diário 03-09-2018

O FC Porto voltou a casa e voltou à normalidade. Ontem, os Dragões impuseram-se ao Moreirense por 3-0, num jogo marcado por uma estreia (a de Éder Militão, entretanto convocado para a seleção brasileira) e dois regressos (o de Marega à titularidade e o de Danilo à competição, após cinco meses de afastamento por lesão). Os golos foram assinados por Herrera (15m), Aboubakar (28m) e Marega (90m+4).

Era importante dar uma resposta, principalmente no resultado, considera Sérgio Conceição. O treinador ficou satisfeito com a entrada forte no jogo, sobretudo porque o Moreirense é uma equipa chata, com qualidade. Segue-se uma paragem de duas semanas na competição, que o técnico diz que vai ser importante e uma oportunidade para trabalhar os novos jogadores e inseri-los no contexto da equipa.

O capitão Herrera foi eleito o jogador mais valioso em campo e sublinhou que era muito importante reagir e dar uma boa resposta depois da derrota com o Vitória de Guimarães, uma ideia partilhada por Sérgio Oliveira: Caímos, levantámo-nos e ganhámos um jogo importante.

O médio Danilo, ovacionado no regresso à competição por um Dragão quase lotado, acabou por ser um dos protagonistas da noite e confirmou aquilo de que todos já suspeitávamos: O meu regresso é animicamente bom para mim e para a equipa.

Ontem também foi um dia em cheio para as equipas da formação. Logo de manhã, os Sub-15 marcaram duas mãos cheias de golos no dérbi frente ao Boavista e venceram por 10-0. À tarde, seria a vez de os Sub-17 baterem o Padroense por 4-1.

No andebol, o FC Porto deu sequência à boa prestação na jornada inaugural da liga e bateu o Potaissa Turda por 41-21 na primeira mão da primeira eliminatória de acesso à Taça EHF. No sábado, os Dragões procurarão confirmar na Roménia a passagem à próxima ronda da prova, em que poderão enfrentar SKA Minsk, da Bielorrússia. 

Em jeito de balanço, podemos afirmar que este foi um fim de semana à altura do FC Porto, uma vez que todas as equipas em ação - a principal, a B, os Sub-19, os Sub-17, os Sub-15 e a de andebol - venceram os jogos em que participaram.

02/09/18

Aconteceu a 02 Setembro 2007

Neste dia, os adeptos ficaram a perceber que Jesualdo Ferreira tinha um reforço marroquino, de seu nome Tarik Sektioui. Foi ele quem abriu o marcador na excelente vitória sobre a União de Leiria (3-1), no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, sendo os outros golos assinados por Lisandro López e João Paulo.

Dragões Diário 02-09-2018

Devemos voltar a fazer rapidamente o que nos levou ao sucesso. Sérgio Conceição sabe melhor do que ninguém o que fez do FC Porto campeão, e é sustentado nesse estatuto que exige uma resposta contundente da equipa após a derrota frente ao Vitória de Guimarães, na jornada anterior. O Moreirense merece todo o respeito, mas os três pontos são obrigatórios.

Hoje, todos os caminhos vão dar ao Estádio do Dragão, que a partir das 20h30 recebe o FC Porto-Moreirense, referente à 4ª jornada da Liga. Ontem foi mais um dia de trabalho para os campeões nacionais, no Olival, com Bazoer em estreia absoluta e já integrado no grupo, e ainda com seis nomes a figurar no boletim clínico: Diogo Costa, Mbemba, Danilo, Brahimi, Corona e Soares.

O FC Porto B somou ontem a primeira vitória na Ledman LigaPro ao bater o Académico de Viseu (2-1), no Estádio de Pedroso, em jogo a contar para a 4.ª jornada da prova. Kwame Nsor adiantou os visitantes no marcador (42m), mas um autogolo de Jonas (50m) e uma grande penalidade convertida por Rui Costa (73m) permitiram à equipa comandada por Rui Barros dar a volta ao resultado.

A equipa de Sub-19 do FC Porto recebeu e goleou o Rio Ave (4-0), no Olival, retomando assim o caminho das vitórias na 1.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores A. Hoje entram em campo os Sub-15, frente ao Boavista, no Estádio de Pedroso, e os Sub-17, diante do Padroense, no Olival.

AW Lodi (Itália), Reus Deportiu (Espanha) e SCRA Saint-Omer (França) serão os adversários do FC Porto no Grupo C da Liga Europeia de hóquei em patins, ditou o sorteio realizado ontem em Correggio, Itália. A estreia portista na edição 2018/19 da Liga Europeia está marcada para 20 de outubro, frente aos franceses do SCRA Saint-Omer, no Dragão Caixa.