12/01/08

Pedro Emanuel




Nome: Pedro Emanuel
Nome Completo: Pedro Emanuel dos Santos Martins Silva
Posição: Defesa
Data de Nascimento: 11-02-1975 (32 anos)
Altura (Mt): 1.82
Peso (Kg): 77
Nacionalidade: Portuguesa

Clubes
Boavista (…-93)
Marco (93-94) 28 jogos e 2 golos
Ovarense (94-95) 31 jogos e 2 golos
Penafiel (95-96) 28 jogos e 2 golos
Boavista (96-02) 149 jogos e 1 golo
FC PORTO (02-…)

Palmarés
3 taças de Portugal - Boavista (97) FC PORTO (03;06)
4 Supertaças de Portugal - Boavista (97) - FC Porto (03;04;06)
5 Campeonatos de Portugal - Boavista (01) - FC PORTO (03;04;06;07)
1 taça Uefa - FC PORTO (03)
1 Liga Campeões - FC PORTO (04)
1 Taça Intercontinental (04)

Pedro Emanuel investe no negócio dos vinhos
O defesa central do FC Porto, Pedro Emanuel, inaugurou recentemente uma garrafeira em Matosinhos designada Wine o'Clock. Esta garrafeira internacional resulta de uma parceria com outros dois sócios. O projecto teve início em Dezembro de 2006 quando António Nora, empresário conhecedor do sector, se associou ao amigo Francisco Freitas para abrir o espaço de comércio de vinhos. Mais tarde foi a vez de Pedro Emanuel se juntar ao grupo.
Contrataram o arquitecto Miguel Cardoso para transformar um antigo armazém de aparelhos de ar condicionado num espaço que concilia linhas sóbrias, mas também modernas. Até agora, já investiram 1,5 milhões de euros no projecto. Porém, até ao final do ano pretendem continuar a crescer. Para isso, pretendem abrir novas lojas em Aveiro, Lisboa e Algarve - o que poderá somar um investimento na ordem dos 4 milhões de euros.
Uma tarefa que poderá ser facilitada com a entrada de capital espanhol no grupo. Mesmo antes da loja de Matosinhos ser inaugurada, o grupo espanhol Strong Part S.A. decidiu apostar no negócio através da aquisição de 50% da sociedade de Matosinhos. A outra metade do capital fica distribuída por outros três sócios portugueses.

11/01/08

Bolatti e Fucile de volta às opções de Jesualdo Ferreira

Bolatti e Fucile estão de volta aos eleitos de Jesualdo Ferreira, que, em relação ao desafio frente à Naval, optou, para a recepção ao Sp. Braga – agendada para as 21h15 deste sábado –, por deixar de fora da lista de convocados Lino e Tarik Sektioui, que continua ao serviço da Selecção de Marrocos, tendo em vista a participação na Taça das Nações Africanas (CAN) 2008.
Tarik Sektioui é mesmo o único elemento do plantel que se encontra indisponível para este jogo da 16ª ronda da Liga 2007/08, uma vez que Fucile está recuperado, já tendo treinado sem limitações no ensaio desta manhã do F.C. Porto, o último realizado antes da partida de amanhã.
A comitiva azul e branca, que inclui os convocados Adriano, Bolatti, Bosingwa, Bruno Alves, Cech, Farías, Fucile, Helton, João Paulo, Kazmierczak, Lisandro, Lucho González, Mariano, Nuno, Paulo Assunção, Pedro Emanuel, Quaresma e Raul Meireles, concentra-se ainda hoje, ao final da tarde, no Estádio do Dragão, de onde parte entretanto para estágio.

Fonte: Site oficial

Dragão preparado para expelir chamas no asfalto


















Marcada pela classe e distinção, decorreu esta sexta-feira a apresentação oficial do carro do F.C. Porto, que vai representar Portugal na SuperLeague Formula, a mais recente prova automobilística mundial. O monolugar equipado com o azul e branco portistas, que vai competir nos circuitos mundiais com outros emblemas de topo, foi revelado em plena Tribuna VIP do Estádio do Dragão.
Num cenário absolutamente singular, a apresentação do monolugar apetrechado com motores V12 de 750 cavalos de potência, deixou vincada a ambição portista em mais uma competição de elite integrada pelos Dragões.
O primeiro vislumbre do novo carro do F.C. Porto aconteceu pelas mãos de Jesualdo Ferreira e Pedro Emanuel, respectivamente treinador e capitão do plantel de futebol portista. Quaresma experimentou igualmente a sensação única de «ocupar» o lugar do piloto ao volante do bólide azul e branco, incentivado, de resto, pelos restantes colegas da equipa principal dos Dragões.
Antes ainda da revelação do monolugar do clube, o presidente do F.C. Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, ladeado pelo responsável máximo da competição, Alex Andreu, expressaram o contentamento mútuo pela participação portista na Superleague Formula. O líder dos Dragões realçou «o orgulho e satisfação» pela presença do F.C. Porto neste «interessantíssimo projecto», destacando igualmente o facto de ter sido o Bicampeão Nacional o emblema escolhido para representar Portugal na recém-criada competição.
Para Pinto da Costa, o convite feito pela organização da Superleague Formula serve como «reconhecimento do prestígio internacional do F.C. Porto», sublinhando ainda o «apoio incondicional» do clube à nova prova e deixando igualmente um apelo para que as equipas participantes queiram, a médio prazo e tal como no futebol, «pilotar o seu carro à Porto», acrescentou.
Alex Andreu, por seu turno, salientou o «novo conceito» agora estreado, reforçando o interesse acrescido de uma prova que junta «as duas audiências mais apaixonadas e importantes do Mundo, a do futebol e a do automobilismo», numa competição que promete, acima de tudo, «espectáculo e entretenimento». O director da Superleague Formula sintetizou a competição numa afirmação lapidar: «esta prova é muito mais do que uma corrida».
Entre a audiência presente no evento, destacaram-se diversas figuras de topo do automobilismo nacional e simpatizantes do F.C. Porto, como Tiago Monteiro, Armindo Araújo, Álvaro Parente, Ni Amorim, Pedro Matos Chaves, Tiago Petiz e Rui Martins, que fizeram questão de conhecer de perto o carro portista, que, a partir de Agosto, disputará os lugares do pódio com emblemas como AC Milan, Galatasaray, PSV Eindhoven ou Flamengo, numa competição que todos consideraram «muito interessante».
A Superleague Formula prepara agora os trabalhos em pista, com os primeiros testes dos novos carros agendados para o mês de Março, seguindo-se o arranque oficial da competição, marcado para Agosto, no circuito de Donington Park, no Reino Unido.

"Heresias" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Vou cometer uma heresia. Não devia, mas tem mesmo de ser. A meu favor, sempre posso garantir que é a primeira de hoje, o que significa uma melhoria considerável em relação a um dia normal. Então cá vai: Rui Costa está enganado. Calma, guardem os pregos e as cruzes e não me queimem já nas fogueiras da Inquisição. Bem sei que, por definição dogmática, Rui Costa não se pode enganar, mas, por definição dogmática, também devia estar em todo o lado e ninguém o viu naquela confusão entre Luisão e Katsouranis. Acontece que o actual "capitão" do Benfica e anunciado futuro presidente do clube da Luz garantiu ontem que os encarnados continuam a acreditar no título, acrescentando que na base da fé está a crença de que o FC Porto não fará uma segunda volta igual à primeira. Ora, é precisamente aí que Rui Costa, Deus me perdoe, erra. É que a discussão do título, ou a falta de discussão, deve-se muito mais ao silêncio dos adversários do que ao eventual autoritarismo do FC Porto. Por outras palavras, o que deve preocupar Rui Costa não é que a primeira volta dos portistas não se repita na segunda, mas sim que a segunda volta do Benfica seja melhor do que a primeira. Ou, por outras palavras, Rui Costa até pode acreditar que a fé move montanhas, mas o melhor mesmo é empurrar enquanto reza.

Oportunidade
Neste momento só me interessa jogar e é isso que vou tentar fazer no Panathinaikos.
Hélder Postiga, jogador do Panathinaikos

10/01/08

"Promessa" Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Há qualquer coisa de inexplicável em Hélder Postiga. O potencial está lá, é reconhecido por todos os treinadores e companheiros que já trabalharam com ele e até há registos devidamente documentados da existência do tal ponta-de-lança eficaz que um dia Postiga prometeu ser. O problema é que continua a prometer, sem nunca se cumprir definitivamente. Há um ano, mais ou menos por esta altura, Postiga era o melhor marcador do FC Porto com nove golos marcados nas primeiras 15 jornadas do campeonato. Nas outras 15, marcou apenas mais um. E é precisamente a imprevisibilidade sobre o seu rendimento, a forma completamente aleatória como alterna o excelente com o medíocre que o torna numa promessa adiada e num risco para qualquer treinador. Pode argumentar-se a seu favor que há outros avançados no FC Porto que estão longe de render tudo o que prometeram, mas também é verdade que poucos tiveram tantas oportunidades para cumprir essas promessas como Postiga. Agora, como acontece em quase todas as aberturas de mercado, há reacções mais ou menos emotivas em torno da hipótese renovada da saída de um jogador formado nas escolas do FC Porto que continua a ser visto por muitos como uma promessa. Pois bem, talvez Postiga se cumpra noutro clube. Talvez até o consiga fazer a tempo de ser opção para Scolari no Euro'08. No FC Porto, o seu espaço estava cada vez mais reduzido e ninguém quer ver um jogador tão promissor acomodar-se ao banco de suplentes.

Pressão
Somos uma equipa grande, somos o FC Porto, por isso é bom que haja pressão.
Fucile, jogador do FC Porto

Liga Intercalar: Equilíbrio com predominância azul e branca

O equilíbrio foi a nota dominante do encontro desta quarta-feira, a contar para a sexta jornada da Liga Intercalar, que colocou frente-a-frente as formações do F.C. Porto e do Boavista (0-0). Ao sexto jogo, os Dragões conhecem pela primeira vez o desfecho de igualdade, apesar da imagem promissora patenteada ao longo dos 90 minutos da partida, disputada perante várias centenas de adeptos no CTFD PortoGaia.
Desde o apito inicial do árbitro se percebeu que o duelo entre os Dragões e a formação do Bessa teria como ponto central a toada dividida que acabou por prevalecer, apesar das tentativas para contrariar esse desfecho, assumidas por duas equipas onde pontificaram alguns dos atletas do plantel principal. As principais jogadas de perigo, ainda assim, pertenceram ao F.C. Porto.
Rui Pedro foi mesmo o mais inconformado dos azuis e brancos, criando diversas ocasiões soberanas para desfazer o empate, com remates perigosos no primeiro tempo, aos 4, 25 e 39 minutos, bem como através de um cabeceamento às malhas laterais da baliza boavisteira, já na segunda metade da partida, após um pontapé de canto.
Cumprida mais uma ronda do campeonato de Inverno da Liga Intercalar, os Dragões somam dez pontos na competição, fruto do primeiro empate agora registado, das três vitórias já alcançadas, que se juntam às duas derrotas averbadas. Na próxima jornada, a formação portista desloca-se ao terreno do Penafiel, em partida agendada para 16 de Janeiro.

FICHA DO JOGO
Liga Intercalar 2007/08
6ª jornada do Campeonato de Inverno (9 de Janeiro de 2008)
Estádio do CTFD PortoGaia
Árbitro: Eduardo Cardoso
Assistentes: Bruno Ferreira e Renato Barqueiro
4º Árbitro: Carlos Reis
F.C. Porto: Nuno; Eridson, Stepanov, João Paulo «cap.» e Lino; Bolatti, Castro e Kaz; Rui Pedro, Jorge Chula e Edgar.
Jogaram ainda: Tengarrinha, Josué e Alex
Não utilizados: Ventura e André Pinto
Treinador: João Pinto
Boavista FC: Carlos; Rissutt, Moisés, Bruno Pinheiro e Rui Rainho; Essame, Pedro Moreira e Laionel; Edgar, Hugo Monteiro «cap.» e Bangoura
Jogaram ainda: Ivo Pinto, Djibril, João Grazina e Valter Moniz
Não utilizados: Ricardo Neves, João Reis e Hugo
Treinador: Jaime Pacheco
Resultado final: 0-0

Fucile: «Se continuarmos a jogar da mesma forma, será muito difícil ultrapassarem-nos»

Fucile afiança que o F.C. Porto vai encarar o jogo frente ao Sp. Braga com a mesma determinação de sempre e que não vai relaxar face à larga vantagem pontual alcançada no campeonato, pois ainda tudo é possível. Apesar disso, o defesa acredita que, caso a equipa continue a jogar como até agora, será muito difícil os adversários conseguirem ultrapassá-la na classificação.
O www.fcporto.pt transcreve nos parágrafos seguintes as declarações proferidas pelo jogador dos Dragões, esta quarta-feira de manhã, na «super flash» de antevisão deste encontro da 16ª jornada da Liga 2007/08, realizada no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.
«O F.C. Porto tem um grande plantel, com excelentes jogadores, e qualquer um pode jogar. No último desafio, a opção recaiu sobre o Cech, que está a jogar bem, e tenho a certeza de que, tal como ele, qualquer jogador que seja escolhido para substituir o que jogou no encontro anterior vai fazê-lo muito bem, pois o plantel só tem grandes jogadores. Quanto a mim, resta-me esperar por nova oportunidade e continuar a trabalhar para que o mister veja que estou bem.»
«Vamos encarar a partida frente ao Sp. Braga da mesma forma que encaramos todas as outras partidas, isto é, com determinação e com o objectivo de conquistar mais três pontos.»
«Não pode haver relaxamento. Temos a experiência menos boa do ano passado e acredito que não vamos cometer o mesmo erro.»
«Tudo é possível. Como já disse anteriormente, nenhuma equipa está fora do campeonato. Tanto o Benfica, como o Guimarães, como o Sporting ainda têm hipóteses. No entanto, a verdade é que o F.C. Porto está forte e, se continuarmos a jogar da mesma forma, será muito difícil ultrapassarem-nos.»
«O Sp. Braga é uma grande equipa e está a fazer grandes jogos, incluindo na Taça UEFA, em que conseguiu classificar-se para a fase seguinte. Vai ser, portanto, um jogo difícil, em que teremos de procurar ser melhores.»
«O Tarik é um jogador importante para nós, mas, como já disse, o plantel do F.C. Porto tem jogadores de grande classe, muitos deles de Selecção, pelo que estou seguro de que o companheiro que substituir o Tarik vai fazê-lo ao mesmo nível.»

Fonte: Site oficial

Contrato de parceria com a Coca-Cola renovado até 2011

O F.C. Porto e a Coca-Cola renovaram o seu contrato de parceria até ao final da temporada 2010/11, prolongando assim por mais três anos uma forte ligação que tem vindo a evoluir de modo significativo desde 1999, altura em que os Dragões fizeram história, por terem sido o primeiro clube a formalizar directamente um acordo com a referida marca.
Desde então, a relação entre os dois jamais parou de crescer, consolidando-se época após época, de tal modo que, hoje em dia, a Coca-Cola já está presente, não só no escalão sénior (na qualidade de Platinium Sponsor), mas também nos escalões de iniciados, juvenis e juniores de futebol do clube (enquanto Main Sponsor), bem como em todas as suas modalidades (como Sponsor Oficial).
A Coca-Cola foi também o primeiro parceiro do F.C. Porto a associar-se ao Projecto «Dragon Force», do qual é Sponsor Oficial, e à obra que está a ser desenvolvida na Constituição, local onde funcionará, já a partir da próxima época – a 10ª na ligação F.C. Porto/Coca-Cola – a escola de futebol do clube.
A Coca-Cola é, portanto, um dos Sponsors Oficiais de referência do F.C. Porto, e a extensão do contrato de parceria entre as duas permitirá que as marcas associadas à Coca-Cola, nomeadamente a Coca-Cola, a Fanta, a Nestea e, acima de tudo, a Powerade, continuem a fazer parte do universo azul e branco até 2011.


Fonte: Site Oficial

Hélder Postiga no Panathinaikos (notícia do Jornal O Jogo)

Hélder Postiga vai voltar ao estrangeiro pela terceira vez na carreira, desta feita para experimentar o futebol grego, onde representará o Panathinaikos durante os próximos seis meses, tal como O JOGO adiantou em primeira mão. O acordo entre as três partes foi fechado ontem e prevê um empréstimo até ao final da presente temporada, sem que o FC Porto receba qualquer verba pela cedência temporária do jogador. Por outro lado, e em virtude da pouca utilização do jogador esta temporada, a SAD azul e branca consegue, deste modo, livrar-se de um dos ordenados mais elevados do plantel - o Panathinaikos fica com essa obrigação - e, ao mesmo tempo, dá a possibilidade de Postiga se mostrar a Luiz Felipe Scolari com o objectivo de estar presente no Campeonato da Europa. O avançado será emprestado por seis meses, não tendo sido contemplada qualquer opção de compra por parte do clube grego, pelo que no final da época regressará ao FC Porto.
A contratação do internacional português foi pedida por José Peseiro, treinador português que se encontra actualmente no Panathinaikos, o segundo classificado do campeonato grego - a um ponto do Olympiacos. Recorde-se que já na época passada, Peseiro tinha tentado o empréstimo de Adriano na reabertura de mercado de Inverno, mas o brasileiro recusou a transferência.
Com apenas seis jogos no presente campeonato e mais quatro participações na Liga dos Campeões, Postiga poderá augurar jogar com maior regularidade, naquela que será a terceira experiência no estrangeiro, depois das passagens pelo Tottenham (2003/04) e Saint-Étienne (2005/06).