09/04/21

Aconteceu a 09 Abril 1918

Neste dia, morreu na batalha de La Lys o capitão-engenheiro Joaquim Vidal Pinheiro, carismático jogador do FC Porto e membro da equipa que arrebatou definitivamente a Taça/Campeonato do Norte ‘José Monteiro da Costa’, primeira grande iniciativa do FC Porto direcionada para a realização de grandes competições e outros eventos.


Dragões Diário 09-04-2021

O FC Porto voltou ontem aos treinos com o foco no jogo diante do Tondela (sábado, 18h, Sport TV). No boletim clínico, mantiveram-se Mbaye (treino integrado condicionado) e Sérgio Oliveira (tratamento e ginásio). Os Dragões voltam a treinar daqui a pouco, às 10h30, no Olival, com Sérgio Conceição a dirigir-se à comunicação social, em antevisão ao embate da 26ª jornada, às 12h.
 
Arranca hoje a luta pela Liga Europeia de hóquei em patins. O FC Porto defronta, às 13h (Porto Canal/FC Porto TV), os espanhóis do Noia no primeiro encontro do grupo A. Apesar de considerar que a equipa chega com a confiança em bom nível, Guillem Cabestany afirmou que o Noia é uma equipa muito disciplinada, bem organizada, que causará imensas dificuldades aos campeões nacionais. Mesmo tendo em conta as dificuldades esperadas, o treinador portista apontou ao título: Estamos atrás deste título há muitos anos, mas não vamos deixar de acreditar e de ter confiança por causa disso. Se não, era melhor ficarmos em casa, mas o que queremos é estar na final para tentar ganhá-la.
 
Amanhã, o FC Porto defronta o Sporting nas meias-finais da Taça de Portugal de basquetebol (17h30, RTP 2) no pavilhão do Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos. Na antecâmara da partida, Moncho López considerou que o FC Porto terá um teste difícil contra uma equipa muito forte, bem orientada e com ideias claras. No entanto, o técnico espanhol não se sente inferiorizado em relação ao adversário: Nós temos muito a dizer e chegamos aqui bem preparados.
 
A equipa de voleibol disputa amanhã o jogo 2 da final do campeonato nacional frente ao Leixões (15h, Porto Canal/FC Porto TV). Depois da vitória no primeiro duelo (3-2), Tânia Oliveira revelou que a equipa está bem, está motivada e partilhou a vontade coletiva das voleibolistas da AJM/FC Porto: Gostávamos muito de poder festejar o primeiro título de campeãs nacionais na nossa casa, o Dragão Arena.

Mais logo, às 21h, não perca o Universo Porto no Porto Canal e na FC Porto TV. O programa, conduzido por Alexandra Paiva Oliveira, vai contar com convidados especiais do clube azul e branco.

08/04/21

Aconteceu a 08 Abril 1987

Neste dia, os portistas encheram o Estádio das Antas para assistirem ao vivo, pela primeira vez, a um jogo do FC Porto nas meias-finais da principal competição europeia de clubes. Pela frente estava o poderosíssimo Dínamo de Kiev, tido como a melhor equipa do continente, mas um slalom de Paulo Futre e um penálti convertido por André construíram uma vantagem que Yakovenko tornou menos confortável. No final, Artur Jorge queixou-se de que o resultado não foi grande coisa e definiu o objectivo de marcar golos na União Soviética para garantir a presença na final da Viena. Foi o que aconteceu duas semanas depois.


Dragões Diário 08-04-2021

No FC Porto não se reclama vitórias morais, que não existem, mas também não se esconde a frustração causada por jogos como o de ontem frente ao Chelsea: os campeões de Portugal foram quase sempre superiores, atacaram mais e remataram o dobro das vezes do adversário, mas foram claramente inferiores na eficácia e perderam por 2-0.
 
A eliminatória está agora no intervalo e o único representante  na Champions dos clubes que não pertencem aos cinco campeonatos mais ricos da Europa deu mostras de que tem nível para conseguir melhor na terça-feira, de novo em Sevilha. Sérgio Conceição foi claro: Nós acreditamos. Pelo que já sabíamos antes e muito mais depois deste jogo.
 
O treinador assinalou que o resultado de ontem foi extremamente injusto, uma vez que o FC Porto foi superior na estratégia, na determinação, na ambição e na qualidade de jogo, e não hesitou em classificar como fantástico o desempenho global dos jogadores, apesar dos erros individuais penalizadores.
 
Também penalizadora, considerou o técnico campeão nacional, foi uma arbitragem que deixou algo a desejar. Um penálti por assinalar sobre Marega e sanções disciplinares poupadas a jogadores do Chelsea foram os casos apontados por Sérgio Conceição, que afirmou que tem de haver respeito por um clube histórico como o FC Porto.
 
Agora, pela frente na Liga dos Campeões, estão pelo menos mais 90 minutos contra o Chelsea, outra vez jogados em Sevilha no Ramón Sánchez-Pizjuán, e não há entre os campeões nacionais quem dê a eliminatória como entregue. Se nos marcaram dois golos, também o podemos fazer, declarou Grujic, secundado por Uribe: isto não acabou.
 
Mas isso é daqui a cinco a dias. Pelo meio, já depois de amanhã, ainda há uma deslocação a Tondela. O jogo conta para a 26ª jornada do campeonato e é agora o único foco da equipa, que começa a prepará-lo no Olival a partir das 18h.
 
Também muito infeliz acabou por ser o desfecho do jogo de ontem da formação de andebol, que perdeu por 27-24 na Dinamarca e acabou eliminada da Liga dos Campeões. FC Porto e Aalborg até terminaram a eliminatória com 56 golos marcados cada, mas os nórdicos facturaram mais na condição de visitantes.

Magnus Andersson lamentou que um encontro muito equilibrado e que chegou a ser espectacular para os adeptos tenha terminado assim, mas reconheceu que a equipa cometeu muitos erros no ataque, em contraste com o desempenho fantástico de Mitrevski na baliza. De volta a Portugal, há um campeonato e uma taça para vencer.

Durante nove temporadas, Gabriel foi quase sempre o dono do lugar de lateral-direito do FC Porto, que ajudou a quebrar o jejum de 19 anos sem o título de campeão nacional. O Sérgio Velhote conta-lhe a história deste atleta formado nas camadas jovens das Antas em mais um episódio de Dragões Para Sempre.

07/04/21

Aconteceu a 07 Abril 2004

A noite foi de Champions, em Lyon, onde Maniche terá feito o jogo da vida dele. Depois da vitória por 2-0 no Dragão, na primeira mão dos quartos de final, o internacional português fez dois golos soberbos em França, sempre assistido por Deco. Luyiundula e Elber marcaram para o Olympique e o encontro terminou com um empate (2-2) e a qualificação do FC Porto.

Dragões Diário 07-04-2021

Sem orçamento que se lhe compare, o FC Porto leva a Sevilha a intenção de vencer o Chelsea pelo espírito e pela qualidade de jogo. É claro que ainda há a estratégia, apenas parcialmente revelada, mas acreditar resume uma boa parte do plano para as duas mãos dos quartos de final da Champions, até porque – como explicou Sérgio Conceição – quem não acreditar que é possível ganhar não pode vestir esta camisola.
 
A primeira metade da “tarefa muito difícil” joga-se esta noite (20h00) no Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, tem transmissão em direto na TVI e na Eleven Sports e ontem, ainda antes da partida para a capital andaluza, o treinador garantia que a equipa estava “pronta”, mesmo sem poder contar com Sérgio Oliveira, uma ausência que “não é fácil de colmatar”, e Mehdi Taremi, ambos a cumprir um jogo de suspensão.
 
Sejam lá quais forem as soluções encontradas pelo treinador para substituir a dupla de ausentes, de uma coisa Pepe está seguro: “A equipa que entrar em campo vai fazê-lo para honrar as cores do FC Porto e para dar uma alegria aos adeptos”. Para o conseguir, a receita do triplo vencedor da Liga dos Campeões, que ainda quer mais uma, leva “concentração competitiva”, “paixão” e “humildade” em quantidades generosas.
                                                   
Às 17h45, mais de duas horas antes de chegar a Sevilha, a Champions joga-se numa outra variante e muito mais a Norte. Já em Aalborg, na Dinamarca, onde a nossa equipa de andebol se apresenta com uma vantagem de três golos e o intuito de “deixar tudo lá dentro”, Víctor Iturriza, o MVP da primeira mão e de toda a jornada europeia, confia na capacidade dos azuis e brancos para atingir os quartos de final e até para “fazer ainda melhor” do que fizeram no Porto. Mas para isso – avisa o pivô – é preciso “mais rigor” no ataque e “mais coesão” na defesa. A FC Porto TV e o Porto Canal transmitem em direto.

Depois de ter ouvido Maniche, que também jogou no Chelsea mas não tem o coração dividido, porque é “portista a 100%”, o Tiago Marques falou com Deco, que reagiu ao sorteio com uma bela interjeição: “Ui, calma que temos possibilidades!”. Assistir ao challenge entre Raul Meireles e Bosingwa é uma forma alternativa e bem disposta de se preparar para o desafio desta noite. E se no final do jogo de perguntas e respostas não souber na ponta da língua os nomes dos nove jogadores que, além de azuis e brancos, também foram blues, então o melhor é entrar aqui.

06/04/21

Aconteceu a 06 Abril 1997

Neste dia, o FC Porto recebia e vencia o SC Espinho (3-0), no Estádio das Antas, dando mais um passo rumo à conquista do tricampeonato numa série de cinco títulos nacionais consecutivos que continua sem ter paralelo na história do futebol português. Com Sérgio Conceição a voar na ala direita da equipa comandada por António Oliveira, os Dragões venceram por três golos sem resposta com um livre sublime de Fernando Mendes e um bis do inevitável Mário Jardel.


Dragões Diário 06-04-2021

É já amanhã que o Estádio Ramón Sanchéz Pizjuán, em Sevilha, recebe o primeiro duelo dos quartos de final da Liga dos Campeões entre FC Porto e Chelsea. Os companheiros de equipa e compatriotas Matheus Uribe e Luis Díaz recordaram a noite mágica de Turim e projectaram a difícil eliminatória com o emblema inglês, mas o FC Porto só deve à história aquilo que lhe pode acrescentar: queremos dar tudo nesta competição, garantiu a dupla colombiana, que apelou à humildade e ao trabalho colectivo para que o FC Porto continue a sonhar em grande.
 
Foi precisamente com o foco na primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões que o FC Porto voltou a trabalhar ontem no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Por esta altura, apenas Mbaye figura no boletim clínico dos Dragões, que realizam nesta manhã mais uma sessão de trabalho (10h30) antes de Sérgio Conceição e um jogador perspectivarem o embate de amanhã frente ao Chelsea (12h). À tarde, assim que forem 17h, a comitiva portista viaja rumo a Sevilha, tendo chegada prevista para as 18h10.
 
Entre sexta-feira e domingo, o FC Porto inicia a participação na fase de grupos da Liga Europeia de hóquei em patins, disputada integralmente no Luso e num formato diferente do habitual, como lhe explica o Sérgio Velhote na edição de Abril da revista Dragões. Os azuis e brancos estão no Grupo A e vão discutir um lugar na final four com os espanhóis do Noia e com o Óquei de Barcelos, mas a ambição do FC Porto não tem limites neste novo assalto europeu.
 
Maniche é alguém que diz muito aos adeptos do FC Porto e o currículo do antigo médio de Dragão ao peito fala por si. Para além dos muitos títulos nacionais e internacionais que conquistou aqui entre 2002 e 2005, Maniche também representou o Chelsea em 2006, mas não há nada como o azul (e branco) do FC Porto.

04/04/21

Aconteceu a 04 Abril 1984

Neste dia, depois de um empate a um em Alvalade, o FC Porto jogava nas Antas o acesso à final da Taça de Portugal. O Sporting até se colocou em vantagem logo no primeiro minuto, mas Walsh e Jaime Pacheco carimbaram a reviravolta na segunda parte. Menos de um mês depois, a primeira Taça de Portugal da era de Jorge Nuno Pinto da Costa era conquistada em Oeiras frente ao Rio Ave de Mourinho Félix.


Dragões Diário 04-04-2021

É até ao fim. Seja dos jogos, das eliminatórias ou dos campeonatos, o espírito do FC Porto não se compadece com desistências e braços caídos. Ontem faltavam poucos segundos para acabarem os cinco minutos de compensação determinados pelo árbitro quando Toni Martínez marcou o excelente golo que valeu a vitória dos campeões nacionais sobre o Santa Clara. Sérgio Oliveira já tinha feito o primeiro do encontro e 2-1 foi o resultado final.
 
Aqui ninguém atira a toalha ao chão, não demorou Sérgio Conceição a comentar. O treinador enquadrou as incidências deste jogo num contexto muito condicionado pela paragem de duas semanas para encontros das selecções, que não é desculpa para nada, mas interfere com o que a equipa pode fazer. O grupo conseguiu o que era mais importante, ganhar, e será com a mesma atitude que encarará as nove jornadas que faltam do campeonato. Não há qualquer abdicação.
 
Se o FC Porto precisou de 95 minutos para construir um resultado vantajoso sobre os açorianos, a Toni Martínez bastaram nove para marcar o golo decisivo. O avançado espanhol elogiou o trabalho da equipa e a crença que é comum a todos. Dar o máximo é uma obrigação, seja por um minuto, sejam dez ou trinta segundos. O também suplente utilizado Fábio Vieira reforçou as mesmas ideias: temos de realçar o nosso espírito de equipa e o acreditar até ao fim.
 
Depois desta vitória, no horizonte do grupo passa a estar a Liga dos Campeões. Na quarta-feira, o FC Porto enfrenta o Chelsea na condição de visitado, mas em Sevilha. O actual quarto classificado da Premier League é um clube que investiu 250 milhões de euros em reforços para esta temporada e que é actualmente dirigido por Thomas Tuchel, que há menos de um ano disputou a final da Champions ao serviço do Paris Saint-Germain. Pode começar a estudar o adversário no trabalho da Dragões de Abril.
 
Depois de duas vitórias e de seis jogos consecutivos sem perder, o FC Porto B foi ontem derrotado pelo Arouca por 3-0. No final, António Folha identificou alguns momentos positivos do encontro, mas também deixou um aviso aos atletas: o carácter das equipas do FC Porto tem de ser muito forte, e hoje senti a equipa a deixar andar para ver o que é que o jogo ia dar. Os jogadores do FC Porto têm que ir à procura do que querem e isso começa já no próximo treino.
 
A equipa de voleibol feminino já está em vantagem na final do campeonato, disputada à melhor de cinco jogos frente ao Leixões. Em Matosinhos, as atletas da AJM/FC Porto até entraram a perder, mas acabaram por vencer por 3-2 com parciais de 22-25, 25-14, 25-19 e 15-10. O próximo encontro está marcado para sábado, no Dragão Arena.
 
No basquetebol, o FC Porto já sabe que terminará a fase regular do campeonato no segundo lugar e ontem derrotou o CAB Madeira por 99-72. Moncho López gostou da atitude da equipa, pois não esperou que o CAB Madeira quebrasse fisicamente, e é certamente o mesmo que espera ver no jogo de hoje frente ao Barreirense.
 
A brilhante campanha da formação de andebol na Liga dos Campeões não se reflecte só nos resultados colectivos. A EHF anunciou ontem que Victor Iturriza foi o jogador mais valioso da última ronda da prova, na qual o FC Porto bateu o Aalborg por 32-29. O pivô luso-cubano marcou oito dos golos que colocam os Dragões em vantagem nos oitavos de final.

O domingo é de Páscoa, mas também é dia de basquetebol. A partir das 18h, o FC Porto enfrenta o Barreirense no Dragão Arena. Como é habitual, o jogo será transmitido em directo na FC Porto TV e no Porto Canal. Mais logo, às 21h, arranca mais uma edição de Azul e Branco, desta vez com uma reportagem dedicada aos efeitos da pandemia no mundo da música. Se ontem não teve tempo para acompanhar com atenção todos os jogos do FC Porto ou se quiser rever os melhores momentos de cada um, só tem de seguir as ligações para assistir aos resumos dos jogos da equipa A, da equipa B, da formação de basquetebol e do voleibol feminino.