04/04/21

Dragões Diário 04-04-2021

É até ao fim. Seja dos jogos, das eliminatórias ou dos campeonatos, o espírito do FC Porto não se compadece com desistências e braços caídos. Ontem faltavam poucos segundos para acabarem os cinco minutos de compensação determinados pelo árbitro quando Toni Martínez marcou o excelente golo que valeu a vitória dos campeões nacionais sobre o Santa Clara. Sérgio Oliveira já tinha feito o primeiro do encontro e 2-1 foi o resultado final.
 
Aqui ninguém atira a toalha ao chão, não demorou Sérgio Conceição a comentar. O treinador enquadrou as incidências deste jogo num contexto muito condicionado pela paragem de duas semanas para encontros das selecções, que não é desculpa para nada, mas interfere com o que a equipa pode fazer. O grupo conseguiu o que era mais importante, ganhar, e será com a mesma atitude que encarará as nove jornadas que faltam do campeonato. Não há qualquer abdicação.
 
Se o FC Porto precisou de 95 minutos para construir um resultado vantajoso sobre os açorianos, a Toni Martínez bastaram nove para marcar o golo decisivo. O avançado espanhol elogiou o trabalho da equipa e a crença que é comum a todos. Dar o máximo é uma obrigação, seja por um minuto, sejam dez ou trinta segundos. O também suplente utilizado Fábio Vieira reforçou as mesmas ideias: temos de realçar o nosso espírito de equipa e o acreditar até ao fim.
 
Depois desta vitória, no horizonte do grupo passa a estar a Liga dos Campeões. Na quarta-feira, o FC Porto enfrenta o Chelsea na condição de visitado, mas em Sevilha. O actual quarto classificado da Premier League é um clube que investiu 250 milhões de euros em reforços para esta temporada e que é actualmente dirigido por Thomas Tuchel, que há menos de um ano disputou a final da Champions ao serviço do Paris Saint-Germain. Pode começar a estudar o adversário no trabalho da Dragões de Abril.
 
Depois de duas vitórias e de seis jogos consecutivos sem perder, o FC Porto B foi ontem derrotado pelo Arouca por 3-0. No final, António Folha identificou alguns momentos positivos do encontro, mas também deixou um aviso aos atletas: o carácter das equipas do FC Porto tem de ser muito forte, e hoje senti a equipa a deixar andar para ver o que é que o jogo ia dar. Os jogadores do FC Porto têm que ir à procura do que querem e isso começa já no próximo treino.
 
A equipa de voleibol feminino já está em vantagem na final do campeonato, disputada à melhor de cinco jogos frente ao Leixões. Em Matosinhos, as atletas da AJM/FC Porto até entraram a perder, mas acabaram por vencer por 3-2 com parciais de 22-25, 25-14, 25-19 e 15-10. O próximo encontro está marcado para sábado, no Dragão Arena.
 
No basquetebol, o FC Porto já sabe que terminará a fase regular do campeonato no segundo lugar e ontem derrotou o CAB Madeira por 99-72. Moncho López gostou da atitude da equipa, pois não esperou que o CAB Madeira quebrasse fisicamente, e é certamente o mesmo que espera ver no jogo de hoje frente ao Barreirense.
 
A brilhante campanha da formação de andebol na Liga dos Campeões não se reflecte só nos resultados colectivos. A EHF anunciou ontem que Victor Iturriza foi o jogador mais valioso da última ronda da prova, na qual o FC Porto bateu o Aalborg por 32-29. O pivô luso-cubano marcou oito dos golos que colocam os Dragões em vantagem nos oitavos de final.

O domingo é de Páscoa, mas também é dia de basquetebol. A partir das 18h, o FC Porto enfrenta o Barreirense no Dragão Arena. Como é habitual, o jogo será transmitido em directo na FC Porto TV e no Porto Canal. Mais logo, às 21h, arranca mais uma edição de Azul e Branco, desta vez com uma reportagem dedicada aos efeitos da pandemia no mundo da música. Se ontem não teve tempo para acompanhar com atenção todos os jogos do FC Porto ou se quiser rever os melhores momentos de cada um, só tem de seguir as ligações para assistir aos resumos dos jogos da equipa A, da equipa B, da formação de basquetebol e do voleibol feminino.

Sem comentários: