19/03/21

Aconteceu a 19 Março 1989

Neste dia, o Fc Porto recebeu o Fafe e Bandeirinha resolveu à lei da bomba. Disputava-se a ronda 30 do último campeonato com vinte equipas. Com os jovens Vítor Baía (19 anos) e Domingos (20) de início, foi um experiente homem da casa a garantir os dois pontos para os Dragões. À passagem do quarto de hora Bandeirinha disparou um fortíssimo remate do meio da rua que entrou com estrondo no ângulo superior e fuzilou as redes fafenses. O míssil teleguiado do polivalente destro garantiu que os dois pontos ficavam mesmo nas Antas.


 


Dragões Diário 19-03-2021

No Olival, arranca a última sessão colectiva antes da viagem rumo a Sul. Amanhã (18h, Sport TV 1) os campeões nacionais enfrentam o Portimonense e, por isso mesmo, hoje conclui-se a preparação para o embate no Algarve. Ontem, os nomes de Marcano e Mbaye eram os únicos presentes no boletim clínico. A partir das 12h30 (FC Porto TV/Porto Canal), Sérgio Conceição faz a antevisão do Portimonense-FC Porto.
 
A normalidade já foi reposta pela AJM/FC Porto. Menos de uma semana depois do raríssimo desaire na Taça de Portugal, as nossas atletas de voleibol feminino foram ao pavilhão da Luz derrotar o Benfica por 3-0 e somar, no jogo de abertura, a primeira vitória no play-off. Às 17 horas de domingo (FC Porto TV/Porto Canal) a eliminatória muda-se para o Dragão Arena. Caso vençam a dupla jornada caseira, que prossegue na segunda-feira, as portistas garantem a presença na final.
 
Mais logo regressam à ação os valentes andebolistas azuis e brancos. Carimbado o passaporte para Tóqucio, onde irão defender as cores portuguesas nos Jogos Olímpicos, os Dragões vão a Lisboa medir forças com o Boa Hora (19h, FC Porto TV/Porto Canal). Na antecâmara da ronda 20 do Andebol 1, André Gomes revela que os comandados de Magnus Andersson se encontram preparados para a carga de jogos que aí vem e afirma: Encaramos o jogo com máxima ambição e tenho a certeza de que vamos trazer a vitória.
 
Também o basquetebol torna a competir esta noite. A partir das 20h45 (FC Porto TV/Porto Canal), o Dragão Arena é palco de um FC Porto-Galitos referente à 23ª jornada da Liga. Para Tanner McGrew, o segredo para voltar aos triunfos é simples: temos de nos manter unidos enquanto equipa. No FC Porto todos esperam que ganhemos todos os jogos e vamos com essa mentalidade para todas as partidas, garante o poste norte-americano.

Franklim Pais é o mais recente protagonista de Retratos do Novo Mundo e falou com a FC Porto TV sobre os impactos da pandemia no hóquei em patins. Actual team manager da secção, Franklim confessa que não tem sido fácil jogar em pistas vazias onde faz um eco brutal e o apoio do público era fundamental para as equipas se galvanizarem e ultrapassarem, pelo que o lendário guardião e treinador do FC Porto confessa: Esperamos que os nossos associados voltem novamente aos pavilhões e aos estádios.

18/03/21

Aconteceu a 18 Março 1984

Neste dia, o FC Porto deslocava-se a Alvalade, uma semana depois de derrotar o Benfica e três dias antes de disputar, na União Soviética, o acesso às meias-finais da Taça das Taças. A vitória, selada logo ao minuto 11 por Gomes, fez com que o Diário de Lisboa, no dia seguinte, falasse num FC Porto liderado à distância por Pedroto e no campo por António Morais, que havia dado um autêntico show de bola numa partida que nem poderia ser beliscada pela expulsão de Frasco, a 15 minutos do fim.

Dragões Diário 18-03-2021

A manhã de ontem voltou a ser de trabalho para o FC Porto no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde os azuis e brancos continuam a preparar o jogo com o Portimonense, no Estádio Municipal de Portimão, a contar para a 24ª jornada do campeonato. Mbaye (treino integrado condicionado) e Marcano (tratamento a uma lesão muscular na face posterior da coxa esquerda) continuam a ser os nomes a figurar no boletim clínico dos campeões nacionais, que nesta manhã (11h) regressam ao relvado do Olival para mais uma sessão de treino. A visita aos algarvios está agendada para sábado, às 18h, e será dirigida por Rui Costa, assistido por João Bessa Silva e Nuno Manso. André Narciso estará no VAR.
 
Já são conhecidos os possíveis adversários do FC Porto nos quartos de final da Liga dos Campeões. Borussia Dortmund (Alemanha), Bayern Munique (Alemanha), Chelsea (Inglaterra), Liverpool (Inglaterra), Manchester City (Inglaterra), Paris Saint-Germain (França) e Real Madrid (Espanha) são as equipas que irão a sorteio na sexta-feira, em Nyon (11h), para saberem o seu destino nos quartos de final e nas meias-finais da liga milionária. Poderá acompanhar todo o sorteio e a posterior análise ao adversário dos Dragões na emissão especial do Porto Canal e da FC Porto TV, que tem início às 10h30 e se prolongará até às 12h.
 
A equipa de hóquei em patins continua na senda das goleadas e, na noite de ontem, a vítima foi a Oliveirense (8-2). No jogo em atraso da 13ª jornada, Gonçalo Alves voltou a estar em destaque, ao assinar um póquer, à semelhança do que havia feito no último jogo, diante do Tomar. Com esta vitória, o FC Porto é líder isolado do campeonato com 57 pontos, mais três do que o Óquei de Barcelos.
 
É dia de clássico para a equipa de voleibol. As voleibolistas azuis e brancas deslocam-se a Lisboa para defrontar o Benfica no arranque do play-off do campeonato (20h30). Jordane Tolentino assegurou que a equipa vai ao sul com tudo para vencer, tendo ainda deixado uma perspectiva sobre a partida de mais logo, que marca o início de cinco duelos decisivos: O Benfica vai tentar dificultar ao máximo a nossa tarefa e até creio que a responsabilidade está do nosso lado, por isso temos que nos impor desde o início, ir para cima delas e não lhes dar hipóteses de crescerem.

Depois do episódio com Joana Teixeira, a série de testemunhos Retratos do Novo Mundo, que incide sobre o impacto da pandemia no FC Porto, prossegue com o relato de Carlos Carvalho, director de segurança do FC Porto.

No novo episódio da série Dragões para Sempre, lembramos Monteiro da Costa, um dos primeiros jogadores à Porto. O médio, que vestiu de azul e branco durante 13 temporadas (de 1949/50 até 1961/62), apontou 97 golos e venceu quatro títulos de dragão ao peito, dois campeonatos nacionais e duas Taças de Portugal.

17/03/21

Aconteceu a 17 Março 1912

Neste dia, o FC Porto conquistava a primeira vitória internacional da sua história: num Campo da Rainha a rebentar pelas costuras, os portistas bateram o Vigo FC por esclarecedores 4-1. O público numeroso, animado pela banda do Asilo do Terço, viu os campeões do Norte de Portugal derrotarem os campeões da Galiza num encontro precedido pelos hinos nacionais de Portugal e de Espanha, como acontece hoje em dia nos compromissos internacionais de selecções. Com este triunfo, estava plantada a semente do clube nacional com mais troféus conquistados na Europa e no mundo.


Dragões Diário 17-03-2021

Antes do final da época, faremos novo contrato com Sérgio Conceição. A garantia foi dada ontem à noite por Jorge Nuno Pinto da Costa em entrevista na Noite Informativa do Porto Canal. O desejo de manter o treinador não é novidade para ninguém, mas o presidente do FC Porto revelou que o clube também está a trabalhar para prolongar os vínculos de dois elementos importantes do plantel: Otávio e Marega. A luta pelo campeonato é uma certeza, tal como o sonho de chegar à final da Liga dos Campeões e ganhar.
 
Numa longa entrevista em que abordou diversos temas relacionados com o universo azul e branco, Jorge Nuno Pinto da Costa recordou os prejuízos causados pela pandemia e reiterou a confiança de que brevemente o FC Porto deixará de estar sob a alçada do fair-play financeiro da UEFA. Os erros grosseiros de arbitragem que têm prejudicado o FC Porto B mereceram palavras duras do líder máximo do clube, que voltou a enaltecer o legado de Alfredo Quintana após o apuramento da selecção de andebol para os Jogos Olímpicos.
 
A tarde de ontem foi de trabalho para o FC Porto no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde os azuis e brancos iniciaram a preparar o jogo com o Portimonense (sábado, 18h), no Algarve, a contar para a 24ª jornada do campeonato. Marcano juntou-se a Mbaye no boletim clínico dos Dragões, que voltam a treinar nesta manhã (10h30). Pepe e Sérgio Oliveira, os nomes fortes do mais recente triunfo sobre o Paços de Ferreira, foram chamados por Fernando Santos à seleção nacional.
 
Anunciado a 5 de Março como reforço para a baliza da equipa de andebol do FC Porto, Márton Székely já está na Invicta e já conheceu os cantos à nova casa. O guarda-redes húngaro, de 31 anos e 1,94 metros, revela que não pensou duas vezes quando recebeu o telefonema de Magnus Andersson: O treinador perguntou-me se queria juntar-me a este tremendo clube e a esta grande equipa até ao final da temporada e eu disse imediatamente que sim, confidenciou o novo número 12 do andebol azul e branco.

Hoje, a partir das 20h30, há um grande jogo de hóquei em patins para ver na FC Porto TV e no Porto Canal: o FC Porto recebe a Oliveirense no Dragão Arena, em jogo em atraso da 13ª jornada do campeonato, e pode isolar-se na liderança da principal competição nacional. O guarda-redes Xavier Malián vê um adversário com jogadores extraordinários, mas o colectivo portista está com a moral em alta: Estamos num momento muito bom, com muita confiança. Enquanto não arranca a partida na pista azul e branca, veja mais um episódio da série Retratos do Novo Mundo sobre o impacto da pandemia no FC Porto, desta vez com Joana Teixeira, responsável pela secção de desporto adaptado do clube.

16/03/21

Aconteceu a 16 Março 1911

Neste dia, o FC Porto elegeu o terceiro presidente da sua história. Pouco mais de um mês volvido desde o precoce falecimento de José Monteiro da Costa, o emblema da Invicta reuniu em Assembleia Geral para nomear o sucessor do impulsionador do clube. Nascido em Cedofeita 28 anos antes, Júlio Garcez de Lencastre foi o escolhido pela massa associativa para liderar os destinos da instituição portista. Na primeira aparição pública, o tenente Garcez de Lencastre homenageou os vencedores da Taça Monteiro da Costa com os prestigiados Diplomas de Prata.


Dragões Diário 16-03-2021

Jorge Nuno Pinto da Costa vai estar hoje presente na renovada Noite Informativa do Porto Canal, que arranca às 22h. O Presidente dará uma entrevista em directo na qual promete abordar os temas que marcam a atualidade. A conversa será conduzida pela jornalista Estela Machado e poderá ser acompanhada, como sempre, na antena do Porto Canal e através da FC Porto TV.
 
Antes disso regressa ao trabalho uma das oito melhores equipas da Europa. Cumprida que foi uma volta da Liga sem derrotas, e também um dia de folga, os campeões nacionais voltam a treinar no CTFD PortoGaia tendo em vista a deslocação ao Algarve. O embate da 24ª jornada, no reduto do Portimonense, está agendado para as 18 horas do próximo sábado. Na época passada arrancámos os três pontos a ferros.
 
Ao final da manhã de ontem quatro jovens Dragões ficaram a saber que vão representar Portugal no Europeu de Sub-21. Diogo Costa, Diogo Leite, Fábio Vieira e Francisco Conceição compõem o quarteto azul e branco chamado para defrontar a Croácia, a Inglaterra e a Suíça já no final do mês. Com apenas 18 anos, celebrados em Dezembro passado, Francisco é o atleta mais jovem presente na convocatória de Rui Jorge.
 
Contra o Paços de Ferreira Pepe marcou o 900º golo do FC Porto em jogos oficiais no Estádio do Dragão. Lembra-se de quem marcou os tentos centenários na nossa nova casa? É provável que não. Também para isso existe a FC Porto TV. Nas últimas horas, a plataforma OTT do clube publicou os golos número 100, 200, 300, 400, 500, 600, 700, 800 e 900 da história do Dragão. De Quaresma e Bruno Alves a James, Jackson e companhia, craques não faltam, mas a última marca redonda é do capitão. E essa, tal como a braçadeira, ninguém lha tira.

Já com a nova grelha do Porto Canal em vigor - e imediatamente antes da entrevista presidencial - o Universo Porto da Bancada começa mais cedo do que o habitual. Desde ontem que os conteúdos FC Porto passaram a ser transmitidos de segunda a sexta-feira entre as 21 e as 22 horas. O programa de mais logo não é excepção e é para ver a partir das 21h.
 
A qualquer momento, na FC Porto TV, pode ouvir o testemunho do Bibota quanto ao impacto da pandemia no futebol de formação. A idade destes miúdos é a idade de ouro na aprendizagem do futebol e, por mais que se tente, vai ser difícil evitar que gerações de talento se possam perder devido à covid-19. São estas algumas das palavras de Fernando Gomes no mais recente episódio de Retratos do Novo Mundo.

Aconteceu a 15 Março 1904

Neste dia, nasceu Artur Augusto.
O defesa não só foi um dos heróis do primeiro título nacional do futebol português, em 1921/22, como marcou a história com vários episódios únicos:
- Foi o primeiro internacional do futebol português não oriundo de uma equipa de Lisboa.
... Obviamente, foi o primeiro jogador do FC Porto a ser chamado à selecção nacional (18/12/1921, Espanha-Portugal, 3-1).
- Tinha, neste jogo, 17 anos e foi durante décadas o mais jovem internacional do futebol português.
- Chegou ao FC Porto na temporada 1921/22 transferindo-se do Benfica.

Faleceu a 24 de Março de 1935.

15/03/21

Aconteceu a 15 Março 2008

Neste dia, o caminho rumo ao título estava a ser quase um passeio, mas a viagem curta até ao Estádio do Mar, como era tradicional, esteve longe de ser tranquila. Com tudo a zeros durante a primeira parte, o Leixões adiantou-se pouco depois do regresso do balneário. No quarto de hora final, Lisandro López e Tarik Sektioui marcaram os golos de uma reviravolta que valeu mais três pontos o aumento da vantagem sobre o Benfica, que no dia seguinte empataria na Madeira com o Marítimo. O terceiro de uma série de quatro títulos consecutivos era uma realidade cada vez mais próxima.


Dragões Diário 15-03-2021

O pós-Champions costuma ser difícil e o Paços de Ferreira não é um adversário fácil, mas ontem o FC Porto soube ter a paciência e o mérito necessários para construir uma vitória por 2-0 sobre uma das revelações do campeonato. Os golos, que até demoraram a aparecer, surgiram de rajada da cabeça e do pé de direito de dois dos capitães, que dias antes já tinham sido protagonistas no feito heroico de Turim: aos 77, Pepe marcou o primeiro; um minuto depois, Sérgio Oliveira fechou as contas.
 
Sérgio Conceição estava mentalizado de que ontem seria disputado um jogo perigoso e difícil, condicionado pelos efeitos do prolongamento, da viagem e da fadiga mental provocada pela segunda mão da eliminatória com a Juventus, e por isso salientou que os jogadores estavam de parabéns por terem mostrado que querem ter uma palavra a dizer no campeonato. A serenidade da equipa, aliada à humildade e ao foco, foi um dos aspectos da atitude dos jogadores que o treinador entendeu elogiar.
 
O autor do primeiro golo – que foi também o golo número 900 do FC Porto em jogos oficiais disputados no Dragão – sublinhou igualmente o mérito do Paços, uma equipa muito bem trabalhada, e mostrou-se muito feliz por os campeões nacionais terem trabalhado sempre para vencer, de forma séria, e terem alcançado esse objectivo.
 
Marchesín acrescentou que esta vitória era importante para os jogadores trabalharem com tranquilidade durante a semana que está a começar. Ao contrário do que tem sido habitual, desta vez haverá mais tempo para preparar o jogo da 24ª jornada do campeonato frente ao Portimonense, agendado para sábado, a partir das 18h, no Algarve.
 
A sina do FC Porto B continua. Ontem, em Chaves, os azuis e brancos marcaram dois golos legais, sofreram um em fora de jogo e empataram 1-1. Como tem sido recorrente, três pontos mais do que merecidos reduziram-se a apenas um, e a única nota positiva do encontro acaba por ser o golaço de Bernardo Folha, que vale a pena ver e rever.
 
A selecção portuguesa de andebol venceu a França por 29-28 e garantiu a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Para alcançar este feito inédito, a equipa nacional contou com os bons serviços de 11 jogadores do FC Porto, entre eles Rui Silva, que marcou o golo decisivo já sobre a buzina final. Como era inevitável, o triunfo foi dedicado a Alfredo Quintana, um dos grandes responsáveis pelos brilharetes recentes deste grupo.

Esta segunda-feira marca o arranque de uma nova grelha de programação do Porto Canal, com algumas novidades em relação aos conteúdos do FC Porto. Duas das principais mudanças ocorrem já hoje: o renovado espaço de informação Flash Porto vai para o ar, como nos restantes dias da semana, às 19h45; às 21h00, começa uma nova edição do Universo Porto, com o jornalista Paulo Miguel Castro a comentar os jogos do fim de semana das equipas de futebol e das modalidades e o analista Carlos Duarte a apreciar as incidências da arbitragem. Mas isso é mais logo. Até lá, por que não recordar, num vídeo da FC Porto TV, a carreira de Lucho González ao serviço do FC Porto? El Comandante, seis vezes campeão nacional de azul e branco, anunciou ontem o final da carreira aos 40 anos de idade.