05/12/20

Aconteceu a 05 Dezembro 1998

Neste dia, o FC Porto recebeu a visita do Desportivo de Chaves numa jornada que se viria a revelar decisiva para a caminhada rumo a um inédito quinto título consecutivo. Horas antes, o Salgueiros derrotou o Sporting em Vidal Pinheiro, resultado que podia deixar os tetracampeões isolados no comando. A confirmação da descolagem na tabela classificativa coube ao suspeito do costume. Em cima do intervalo nas Antas, Zahovic, de calcanhar, isolou Jardel para o Super Mário fazer o 16º de 36 golos no campeonato do Penta.

Dragões Diário 05-12-2020

É já esta noite que os campeões nacionais voltam a competir pelo principal objetivo da temporada. Às 20h30 (Sport TV1), FC Porto e Tondela medem forças num encontro relativo à ronda nove da Liga. Tal como Sérgio Conceição fez questão de referir, ontem, em conferência de imprensa, o pensamento da Nação Porto é só um: a nossa verdadeira Champions é o campeonato. Com apenas um golo sofrido nos últimos seis jogos – e quatro folhas limpas consecutivas – o treinador dos Dragões reconhece a consistência defensiva do seu grupo, realçando: temos vindo a melhorar e isso é um sinal de que os jogadores têm trabalhado bem. Mas não festejamos momentos em que não sofremos, festejamos vitórias e títulos.
 
Tecatito Corona está convocado, mas é dúvida para o embate de mais logo no Estádio do Dragão devido a um traumatismo na perna. De acordo com o mister, não vai ser fácil recuperar o mexicano a tempo. Ainda assim, o técnico azul e branco mostra-se confiante: estamos aqui para avaliar isso e fazermos o melhor onze para sermos uma equipa forte e ganhar o jogo. Sobre o adversário, Sérgio Conceição antecipa uma equipa positiva, que gosta de jogar e que poderá apresentar-se num esquema com três defesas centrais: acho que amanhã vamos apanhar um Tondela que terá dois laterais ofensivos, mas vamos ver. Conhecemos bem as individualidades e a dinâmica colectiva do Tondela.
 

Minutos antes da antevisão, na derradeira sessão colectiva no Olival, o plantel principal do FC Porto treinou pela terceira e última vez tendo em vista o duelo frente aos beirões. Durante a manhã de ontem, Corona, Pepe, Marcano e Mbaye continuaram entregues aos cuidados do Departamento de Saúde e são os quatro nomes presentes no boletim clínico portista.
 
Entretanto já são conhecidos os horários de todas as partidas do FC Porto até ao final do ano civil. A Liga Portugal divulgou as datas e horas das duas próximas jornadas e dos quartos de final da Taça da Liga, enquanto que a FPF anunciou o horário da Supertaça Cândido de Oliveira. O pontapé de saída da 42ª edição do troféu será dado às 20h45 de quarta-feira, 23 de Dezembro, no Estádio Municipal de Aveiro. Na decisão da competição, o campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal enfrenta o vice-campeão Benfica. Recorde-se que o FC Porto tem 21 títulos na prova, mais do que a soma das vitórias de todos os outros emblemas.
 
Amanhã, a formação B do FC Porto regressa a casa para enfrentar a Académica de Coimbra. Para Johan Gomez, o triunfo em Arouca no passado domingo foi muito importante e provou algo: mostrámos que temos capacidade para lutar contra qualquer equipa do campeonato. Volvido praticamente um mês desde a última contenda caseira, os bês portistas tornam a pisar o relvado do Estádio de Pedroso com mais três pontos na mente. Acreditamos que podemos ganhar este jogo e temos que estar unidos colectivamente para o conseguir, revela o jovem avançado norte-americano.