16/03/07

Convocados para o F.C. Porto-Sporting

A entrada de Hélder Postiga e as saídas de Ibson e Lisandro Lopez constituem as novidades da convocatória do F.C. Porto para o desafio deste sábado com o Sporting, partida que principia às 20h30, no Estádio do Dragão.
A equipa de Jesualdo Ferreira cumpriu esta manhã, no palco do jogo, o derradeiro ensaio para o encontro e, após os trabalhos, o treinador revelou as suas escolhas, que integram os seguintes atletas: Adriano, Alan, Bruno Alves, Bruno Moraes, Cech, Fucile, Hélder Postiga, Helton, João Paulo, Jorginho, Lucho González, Paulo Assunção, Pepe, Quaresma, Raul Meireles, Renteria, Ricardo Costa e Vítor Baía.
Lisandro Lopez sofreu uma rotura muscular na coxa direita durante a sessão de hoje e passou a figurar no Boletim Clínico dos Campeões Nacionais, que inclui ainda os nomes de Anderson, que realizou treino integrado condicionado, e de Ibson e Pedro Emanuel, que desenvolveram tratamento.
Fonte: Site Oficial

"Opções" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Ser preso com cão ou sem ele, formar frases com avós, rodas e camiões é apenas uma forma de escapar ao vocábulo "se" e uma óptima maneira de abordar a conversa de Jesualdo Ferreira com a travesseira. Pelo menos, era assim que um ex-primeiro ministro encontrava muitas vezes as respostas às suas dúvidas, ou seja, dormindo... O treinador do FC Porto anda acordado e não lhe deve faltar adrenalina por estes dias que antecedem a recepção ao Sporting e aproximam a viagem ao Estádio da Luz. A dúvida é óbvia e não tem apenas um nome. Se assim fosse até eu resolveria o problema. A verdade é que tem três nomes: Paulo Assunção, Raul Meireles e Lisandro, o trio que está a um amarelo de poder falhar o último clássico da época. Se fizerem parte do onze contra o Sporting correm o risco de ficarem de fora do embate com o Benfica; se isso acontecer, haverá quem considere que Jesualdo Ferreira "armou-se em herói". Se o treinador optar pela gestão, haverá sempre quem encontre na(s) ausência(s) a explicação para algo negativo. A situação é perfeita para as tais frases sobre cães e camiões. Jesualdo parece ter assumido o risco. Mas, também não tinha outra opção, porque soaria sempre a incompreensível qualquer tipo de poupança com o Sporting com vista ao jogo com o Benfica. Como se os três pontos do jogo de amanhã fossem menos importantes do que aqueles que estarão em disputa na Luz. Em caso de vitória, o pior que pode acontecer aos portistas é manterem a liderança de quatro pontos antes encontrarem o Benfica, tendo por isso a certeza de que manteriam a condição de líderes após os clássicos.
DECISÃO: Anti-bridge
Todas as quartas-feiras à noite jogo futebol com amigos. Faça frio ou calor. É assim quase todo o ano, excepto se o trabalho não o permitir. O presidente do Conselho de Justiça prefere jogar bridge e por isso não deixou que o recurso ao castigo de Quaresma fosse analisado a 16 de Fevereiro, quando, de facto, uma despenalização teria efeito prático. Esperemos que para hoje não tenha marcado nenhum jogo de bridge, para que, pelo menos, fiquemos a saber o que pensa o CJ.

15/03/07

Jesualdo Ferreira: «O F.C. Porto quer ganhar»

O treinador do F.C. Porto encontra inúmeras razões para a sua equipa encarar com confiança o desafio do próximo sábado, com o Sporting. A liderança, a vontade de vencer e a identidade própria asseguraram aos Dragões um estatuto firme na abordagem ao clássico. Jesualdo Ferreira resume tudo na palavra favoritismo.
FCP: O que espera deste F.C. Porto-Sporting?
Jesualdo Ferreira: É um clássico. Como sempre os clássicos nunca têm resultados previsíveis, o que é bom. São duas equipas com os mesmos objectivos, embora no momento com posicionamentos diferentes na tabela e uma distância pontual que é significativa. Mas quando começar o jogo, nada disto se colocará. O F.C. Porto quer ganhar e é favorito, pois sabe que vencer este jogo nos coloca em posição privilegiada para o próximo compromisso. Espero um jogo complicado, pois o Sporting é uma boa equipa. Recordo que ainda não perdeu fora de casa. Vamos estar perante um teste complicado.
FCP: O F.C. Porto assume o favoritismo?
JF: Tem de assumir, porque é o líder, porque é o F.C. Porto e porque quer ganhar. São razões que nos levam a sentir favoritos.
Fonte: Site Oficial

Bruno Alves sem limitações

Bruno Alves participou no treino desta manhã sem qualquer limitação, revelando indícios claros de estar completamente recuperado do estiramento muscular na coxa direita, que impôs a sua substituição ainda na primeira parte do jogo com o Marítimo e posterior submissão a um programa de tratamentos e trabalho condicionado no decorrer da semana.
O brasileiro Anderson voltou a desenvolver treino integrado condicionado no relvado do Olival, enquanto Pedro Emanuel e Ibson fizeram tratamento.
O plantel portista treina amanhã no Estádio do Dragão, pelas 10h00, naquele que será o último preparo antes da recepção ao Sporting, marcada para as 20h30 de sábado. Findo o apronto, Jesualdo Ferreira dará a conhecer a lista de convocados para o jogo da 22ª jornada da Liga.

Fonte: Site Oficial

Convocados para as Selecções

O guarda-redes Paulo Ribeiro foi convocado para a selecção de Sub-21, que prepara a participação no Europeu da categoria com a realização de dois jogos de carácter particular, defrontando a Eslováquia e a Sérvia. No dia 23, no Estádio José Gomes, na Amadora, os Sub-21 portugueses recebem a Eslováquia, defrontando, no dia 27, em Novi Sad, a Sérvia.
Raul Meireles, Hélder Postiga e Ricardo Quaresma integram a lista de convocados para o duplo compromisso da selecção nacional, que defronta Bélgica e Sérvia em jogos do Grupo A de qualificação para o Euro 2008, cuja fase final será disputada na Áustria e na Suíça. Portugal, que ocupa a terceira posição do grupo, recebe a Bélgica no dia 24, em Alvalade, deslocando-se, quatro dias depois, a Belgrado, onde terá a selecção da Sérvia por adversário.

Fonte: Site Oficial

"Jurema" Crónica d'O Jogo de Alcides Freire

Anderson é por estes dias o jogador perfeito aos olhos de um mau defesa. Se para além de mau, o defesa for igualmente pouco dado a memórias, então Anderson é o sonho de um trauliteiro lento tornado realidade. Por enquanto. O brasileiro voltou a jogar à bola, mas ainda não oferece aquela sensação da velocidade que dava em todos os jogos, ao ponto de pensarmos que alguém tinha carregado na tecla do "foward" do leitor de DVD. Mas não falta muito tempo para que volte a tirar o sono aos adversários. Sem nunca ter deixado de sorrir, Jurema sorriu ontem de forma diferente porque voltou a jogar à bola. Se a qualidade que possui não fosse inata, 140 dias sem jogar era tempo suficiente para se esquecer de como se faz. Apesar da boa notícia, a notícia tem parágrafos de alegria mais contida. É verdade que corre, que salta, é até verdade que finta e remata, mas não é ainda o Anderson que Katsouranis encontrou, a 28 de Outubro de 2006, no final de um corte de carrinho. Uma entrada dura, provavelmente sem intenção de fracturar o perónio e lesionar alguns ligamentos, certamente merecedora de algo mais do que Lucílio Baptista julgou ver: lançamento de linha lateral. Mas isso faz parte da história, designadamente da que escreveu sem o prestígio em campo. É certo que, por enquanto, ainda não será o Anderson que obrigou Katsouranis a um corte em desespero, mas vai sendo um craque a fazer o caminho de regresso à fama. Sempre em progresso. Aliás, o seu estilo de jogo é uma forma prática de definir progresso tal como está no dicionário: "movimento para a frente". Faz falta ao FC Porto.
ConsequênciaEuropa
A carreira do FC Porto na Liga dos Campeões terminou mais cedo do que o desejado e terá acabado onde era previsível. Mas esses oito jogos ainda rendem, pelo menos nas notícias dos jornais italianos: depois de Pepe e Quaresma, há quem garanta que a Fiorentina também quer Lucho. Talvez vá precisar de hipotecar a Catedral de Florença e a Ponte Vecchio. No mínimo.