29/08/09

"Mês das colheitas" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Sempre gostei de Setembro. Das cores, da temperatura, dos reencontros. Sempre achei que Setembro faz o que pode para nos fazer esquecer o Verão e nos preparar para o Inverno. E é exactamente isso que o próximo mês pode fazer pelo FC Porto. Com um calendário que reserva jogos com o Chelsea, o Atlético de Madrid, o Braga e o Sporting, Setembro representa um desafio complicado, mas as últimas temporadas demonstram que é precisamente em momentos assim que as equipas de Jesualdo Ferreira amadurecem e se superam. Claro que o ideal seria que o mês começasse mais cedo, sem o adiamento imposto pelos compromissos das selecções nacionais que vão deixar Jesualdo sem onze jogadores, sete dos quais habituais titulares, durante as primeiras duas semanas. Mas também há boas notícias reservadas para esse período. Hulk há-de voltar para esse ciclo idealmente mais calmo e concentrado. Rodríguez há-de estar recuperado, se o seu regresso à selecção do Uruguai não significar uma recaída. Falcao, Varela, Belluschi e Álvaro Pereira hão-de estar mais maduros, prontos para os maiores palcos do mundo. E Setembro há-de fazer o que puder para nos fazer esquecer o Verão e preparar o FC Porto para o Inverno.

28/08/09

Lista de Convocados contra a Naval

Guarda-redes
Helton e Beto
Defesas
Bruno Alves , Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon e Sapunaru
Médios
Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri e Fernando
Avançados
Falcão, Rodríguez, Mariano, Varela e Farias

"Champions" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

A Liga dos Campeões é mais ou menos como um icebergue - e, antes que desatem a escrever os e-mails de ódio, isto não é nenhuma indirecta ao Titanic de Paulo Bento. É só uma metáfora. A ideia é que apenas uma pequena parte da importância que a Liga dos Campeões tem para as finanças de um clube como o FC Porto é perceptível à primeira vista. Claro que há os sete milhões de euros e uns trocos que são garantidos pela participação na fase de Grupos, mais os 800 mil euros que vale cada vitória e os 400 mil euros dos empates, mais os três milhões de uma eventual passagem aos oitavos-de-final, mais os 3,3 milhões dos quartos-de-final, os 4,2 das meias-finais e os 5,5 da final. E ainda há os direitos televisivos que podem render mais uns três milhões depois de a eliminação do Sporting ter deixado o FC Porto sozinho. "Peanuts", digo eu. Mais longe da vista está a promoção dos jogadores garantida pela sua exposição na mais importante montra do futebol mundial. A mesma que permitiu valorizar um jogador como Cissokho 50 vezes em cerca de quatro meses para ser vendido por 15 milhões de euros. É isso que faz da Champions a melhor competição de clubes do Mundo e do FC Porto uma das equipas que melhor a rentabiliza.

Um grupo "difícil", sublinha Jesualdo Ferreira

Para Jesualdo Ferreira, "os sorteios e os calendários são o que são", e, embora tenha sublinhado tratar-se de "um grupo difícil", o técnico manteve os objectivos do costume: garantir os oitavos, no mínimo. "É bom recordar que em três anos fomos duas vezes primeiros do nosso grupo, superando Liverpool e Arsenal." A tradição inglesa mantém-se, agora com o Chelsea. "Actualmente é a equipa mais forte no futebol inglês. Tem muita experiência, manteve todos os jogadores e, por isso, não se notará a mudança de treinador." O treinador portista sublinhou que havia adversários "menos difíceis" do que o Atlético no pote 3, mas o reencontro poupa-lhe trabalho no estudo. "O último jogo em casa deles pode ser decisivo", disse, lembrando que a estrutura é a mesma. O Apoel "é uma incógnita". "Tem muitos estrangeiros, por isso não é futebol cipriota. É uma equipa que joga em Chipre. Temos de ter o máximo cuidado. Todas as equipas vão tentar jogar os seis pontos com o Apoel, e não pode haver qualquer surpresa", rematou o treinador portista.
Fonte: O Jogo

Grupo D da Liga dos Campeões

Os comandados de Jesualdo Ferreira vão reencontrar muitos portugueses, os quatro ex-portistas do Chelsea (Ricardo Carvalho, Deco, Bosingwa e Hilário), e ainda o “madrileno” Simão e os “cipriotas” Nuno Morais, Hélio Pinto e Paulo Jorge.
O Chelsea começou a época em “grande” e segue, para já, 100 por cento vitorioso na Primeira Liga inglesa, agora sob o comando do italiano Carlo Ancelotti, a única contratação de relevo dos “bleus” para 2009/2010. Quanto aos jogadores, eles são, praticamente, os mesmos da época transacta, sendo que no último jogo (2-0 no reduto do Fulham, domingo), o “onze” foi composto na totalidade por jogadores que transitaram da época passada. O Chelsea alinhou com um “onze” próximo do base, com Bosingwa, Ricardo Carvalho, John Terry e Ashley Cole, à frente de Petr Cech, um meio-campo com Obi Mikel, Ballack, Malouda e Lampard e dois pontas-de-lança (Drogba e Anelka).
Ao contrário dos ingleses, o Atlético de Madrid ainda não começou o campeonato, mas também já mostrou, na qualificação para a “Champions” (3-2 fora e 2-0 em casa com o Panathinaikos), que pouco mudou em relação a 2008/2009.´
Por seu lado, o APOEL é estreante na fase de grupos, depois de ter arredado nos “play-offs” os dinamarqueses do FC Copenhaga (0-1 fora e 3-1 em casa), e apenas pode sonhar em conseguir pontuar... pelo menos uma vez.
Aposto na passagem à próxima fase, muito embora, concordo que será muito difícil. O Dragão Madeirense aqui estará para acompanhar a carreira do nosso Campeão.

27/08/09

"Qualidade garantida" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

As fantásticas exibições de Lisandro López frente ao Anderlecht nos dois jogos do play-off da Liga dos Campeões, os quatro golos que marcou e as assistências que fez, somadas às recuperações e passes que assinou, explicam em larga medida como é que todos os anos o FC Porto consegue fazer milhões de euros em transferências: muito simplesmente porque o tetracampeão nacional não vende gato por lebre. Há cerca de um mês, alguns críticos, em França, consideravam os 24 milhões de euros que o Lyon pagou pelo avançado uma loucura. Ontem, já tinham mudado de ideias e chamavam-lhe pechincha. Da mesma forma como alguns críticos, em Espanha, consideraram os 30 milhões pagos por Pepe uma loucura, apenas para mudarem de ideias no primeiro jogo que o central fez frente ao Barcelona e no qual foi considerado o melhor em campo. Em França, ontem, depois da demonstração de classe de Lisandro, falava-se com ansiedade da recuperação de Lucho González e do seu regresso ao activo no Marselha. A explicação é simples: se foi contratado ao FC Porto, deve ser bom.

26/08/09

"Uma questão de exigência" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

Se há uma coisa que separa os adeptos do FC Porto dos restantes, para além dos títulos conquistados nos últimos anos, claro, é o seu incomparável nível de exigência. Imagine-se outro clube qualquer com quatro títulos de campeão consecutivos. Bem sei que não é fácil, mas, já que começámos, imagine-se ainda um desses clubes com quatro participações consecutivas na Liga dos Campeões, sendo que nas últimas três ultrapassando a fase de grupos, e ponha-se-lhe ainda uma Taça de Portugal nas mãos. E acrescente-se, num derradeiro esforço de imaginação, que o mesmo clube conseguia todos os anos vender três ou quatro jogadores realizando várias dezenas de milhões de euros em transferências. Se conseguiu imaginar tudo até ao fim, se não se desconcentrou a meio perante a improbabilidade de semelhante obra de ficção, não deve ter muitos problemas em imaginar o resto: a rendição incondicional dos adeptos, as estátuas erguidas à capacidade dos jogadores, as homenagens prestadas à infalibilidade dos técnicos e as vénias à sagacidade dos dirigentes desse clube. Os adeptos do FC Porto não são assim. Duvidam dos jogadores, questionam os técnicos e criticam os dirigentes. Porquê? Porque não se satisfazem com as migalhas que enchem a barriga aos outros.

25/08/09

Jesualdo faz 3 anos de treinador

Cumprem-se hoje três anos desde que Jesualdo Ferreira se estreou no banco como treinador do FC Porto, assinando a primeira das 68 vitórias no campeonato que regista desde que começou a orientar os tetracampeões nacionais.
3 - Número de vezes que Jesualdo Ferreira foi campeão nacional. Todas ao serviço do FC Porto.
26 - Jogos do treinador portista na Liga dos Campeões, com 11 vitórias, oito empates e sete derrotas.
68 - Vitórias alcançadas no FC Porto em jogos do campeonato. A primeira foi com o Leiria e a última, anteontem, com o Nacional da Madeira.

"O dia da independência" - Crónica d'O Jogo de Jorge Maia

O caudal ofensivo registado pelo FC Porto no jogo com o Nacional da Madeira não deixa de ser particularmente significativo se considerarmos que Jesualdo Ferreira fez alinhar de início um ataque com dois reforços contratados esta temporada e um habitual suplente da última época. Significativo porque desde logo significa um sonoro grito de independência em relação a Hulk, sem o qual, afinal, o FC Porto sobrevive e prospera. Significativo, também, pela evidência de que Varela e Falcao já apreenderam e interpretam os princípios básicos do modelo de jogo do tetracampeão nacional. E significativo ainda pelo potencial de crescimento que encerra um ataque que funciona a este nível quando lhe faltam dois dos seus principais intérpretes, concretamente Hulk - que tem mais um jogo de suspensão para cumprir - e Rodríguez - cujo regresso aos golos está longe de representar um regresso à melhor forma. Certo é que, sem histerismos nem euforias, o FC Porto já tem o melhor ataque do campeonato e não lhe falta potencial para melhorar.

Regresso de Dragão Madeirense

Hoje dá-se o regresso de Dragão Madeirense que esteve nos últimos tempos em férias e em festejos pelas conquistas da época passada, contando também com a conquista da Supertaça.
Continuaremos com as rubricas, as reportagens e comentários habituais bem como abriremos o nosso baú e divulgaremos as memórias que estão lá contidas. Contamos com algumas parcerias e com projectos que estão em embrião.
Por agora é tudo, acompanhem-nos sempre aqui no Dragão Madeirense, o vosso blog do FCP mas sempre com desportivismo.