21/03/20

Aconteceu a 21 Março 1970

Neste dia, Afonso Pinto de Magalhães inaugurava um pavilhão de treinos para as modalidades junto ao Estádio das Antas e o recinto viria a receber o nome do presidente responsável pela sua construção.

Dragões Diário 21-03-2020

Hoje, a partir das 18h e com transmissão em directo na FC Porto TV, há um FC Porto-Marítimo no FIFA 2020, um dos mais famosos videojogos de futebol. O desafio lançado pela Liga Portugal e pela DGS foi aceite por todos os clubes da Liga NOS, à excepção do Benfica, e será Fábio Silva o dono do comando azul e branco. É para ganhar, miúdo!

Já sentimos falta da palestra do nosso mister e da exigência dele. Quem o diz é Pepe, que à semelhança dos companheiros continua a trabalhar individualmente em casa. Ainda assim, o central garante que o espírito colectivo continua intacto: O grupo está bem, motivado e muito comprometido. Isto vai tornar-nos ainda mais fortes

O mais recente episódio de Tudo Num Instante, uma das novas rubricas da FC Porto TV, recua até 9 de Maio de 2014, dia em que a equipa de basquetebol, na altura sob o nome de Dragon Force, venceu a Proliga. No segundo jogo da final com o Illiabum, Miguel Queiroz fez o lançamento da vitória portista e selou a conquista do título nacional.

20/03/20

Aconteceu a 20 Março 2003

Neste dia, o FC Porto impôs-se no difícil terreno do Panathinaikos e garantiu o acesso às meias-finais da Taça UEFA, acabando dois meses e um dia depois por conquistar o título na competição, o quarto dos sete troféus internacionais do clube, um recorde em Portugal. Os Dragões chegaram a Atenas em desvantagem fruto da derrota por 1-0 no jogo da primeira mão, mas José Mourinho, treinador dos portistas, já tinha avisado que a eliminatória ainda não estava finalizada: na capital grega, o herói foi o avançado brasileiro Derlei, que igualou as contas ao minuto 15 e mais tarde, no prolongamento, marcou o golo decisivo.

Dragões Diário 20-03-2020

As eleições no nosso clube já não se vão realizar no dia 18 de Abril, como estava inicialmente estipulado. A declaração do Estado de Emergência no país em resultado do surto de Covid-19 levou José Manuel de Matos Fernandes, presidente da Mesa da Assembleia Geral do FC Porto, a adiar o processo eleitoral por tempo indefinido. O prazo de apresentação de candidaturas está igualmente suspenso, terminando apenas no primeiro dia útil após este período de excepção.

A crise provocada pela actual pandemia do coronavírus continua a reestruturar os serviços prestados pelo FC Porto. Desde ontem, e por tempo indeterminado, já não está a funcionar qualquer posto de atendimento físico. Ainda assim, os portistas permanecerão em contacto com o clube via telefone ou e-mail, sendo que o pagamento de quotas e a inscrição de sócios poderão processar-se através do site oficial. 

Esta fase inédita no futebol português vai-nos proporcionando imagens pouco habituais do quotidiano dos jogadores. No primeiro episódio da rubrica Sozinho em Casa da FC Porto TV, pode ver como o nosso defesa central Diogo Leite tem mantido a forma física durante o isolamento. O plano portista para a quarentena não deixa nada ao acaso.

18/03/20

Aconteceu a 18 Março 1984

Sete dias antes o FC Porto tinha vencido o Benfica e três dias depois confirmaria, em Donetsk, a qualificação para as meias-finais da Taça das Taças, mas neste dia e naquela tarde, quando Futre ainda equipava de verde e branco, era em Alvalade que se jogava. Muito. De cabeça, Gomes fez o único golo do encontro, Jaime Magalhães, que o assistiu, encheu o campo, António Morais sentou-se no banco e Pedroto comandou a equipa à distância.

Dragões Diário 18-03-2020

As listas são três, mas os candidatos, por enquanto, são só dois. Jorge Nuno Pinto da Costa e José Fernando Rio concorrem à presidência do clube e o movimento Por um Porto insubmisso, eclético e triunfante apresenta-se como alternativa ao Conselho Fiscal. As listas foram entregues ontem e as eleições estão marcadas para 18 de Abril.

Na segunda-feira, aqui, neste mesmo espaço, lançámos o desafio: qual foi, para si, o melhor golo dos 50 que o FC Porto marcou na actual edição da Liga? Para nós, foi o de Alex Telles, mas para Carlos Silva Moura, adepto portista residente no concelho da Amadora há mais de quatro décadas, foi aquele com que Moussa Marega fechou as contas na Luz, à terceira jornada. Não terá sido o mais bonito, admite, mas foi o mais marcante.

Por falar nisso, sabe qual foi o golo que mais marcou Marega entre os mais de 100 que o maliano já festejou? A resposta está na mais recente edição da Dragões: Naquele momento, soube que seríamos campeões.

Diz-se que são o sal e a pimenta do futebol e é também por isso que vamos continuar a falar deles, dos golos. Neste caso, dos de Tiquinho Soares, o melhor marcador do FC Porto na temporada, com 16 e fê-los em todas as competições.

17/03/20

Aconteceu a 17 Março 1912

Neste dia, o FC Porto conquistou a sua primeira vitória internacional. Num lotado Campo da Rainha, os portistas bateram o Vigo FC por esclarecedores 4-1. O público numeroso, animado pela banda do Asilo do Terço, viu os campeões do Norte de Portugal derrotarem os campeões da Galiza. Antes da partida soaram os hinos nacionais de Portugal e de Espanha, como acontece hoje em dia nos encontros de seleções. Com este triunfo, estava plantada a semente do emblema nacional com mais troféus conquistados na Europa e no Mundo.

Dragões Diário 17-03-2020

Ontem voltou a ser dia de treino para os atletas do FC Porto. De quarentena, os profissionais portistas das diversas modalidades vão mantendo a forma física com muita criatividade. Os hoquistas têm aproveitado a garagem das suas residências para patinar, os andebolistas improvisam balizas caseiras para praticar defesas e remates, e os basquetebolistas vão usando todos os espaços interiores para se exercitarem. Rigor, competência, paixão e ambição são os quatro pilares do nosso clube, por isso, nenhum pode ser descurado.

Já está disponível, na FC Porto TV, a primeira parte da entrevista a Iván Marcano. O espanhol falou à revista Dragões e, agora, a plataforma audiovisual do clube reproduz algumas declarações do central. Marcano leva 20 golos de azul e branco e é um dos cinco defesas mais goleadores da nossa história, mas fora do campo mantém a sobriedade que o define como jogador: nós no balneário olhamos mais para o que é o grupo, o clube é mais importante do que os registos individuais. 

Estreou ontem a nova rubrica da FC Porto TV. Os quase oito minutos do primeiro episódio de Tudo Num Instante contextualizam tudo aquilo que antecedeu o ajoelhar de Juary no relvado do Prater. Habitual suplente, o brasileiro foi lançado por Artur Jorge ao intervalo em Viena para - dois minutos depois do eterno calcanhar de Madjer - marcar o golo esquecido, que garantiu a vitória do FC Porto na Taça dos Campeões Europeus, em 1987.

16/03/20

Aconteceu a 16 Março 1911

Neste dia, Júlio Garcês de Lencastre era eleito presidente do FC Porto após a morte de José Monteiro da Costa, mas o mandato do Tenente do Exército, à data com 28 anos, duraria apenas seis meses.

Dragões Diário 16-03-2020

O campeonato está em suspenso mas nunca é demais relembrar os 50 golos marcados pelo FC Porto, a única equipa que facturou em todas as 24 jornadas disputadas até aqui. Gostámos muito do golo de Alex Telles ao Portimonense, mas o leitor está à vontade para embirrar e para nos dizer, em resposta a esta newsletter, qual é o seu golo preferido do FC Porto na Liga NOS em 2019/20.

No que diz respeito a servir os companheiros, ninguém o faz como Tecatito Corona na época em curso. O internacional mexicano soma 13 passes para golo e o é o rei dos Dragões nesse capítulo, mas é justo recordar as duas assistências de Sérgio Oliveira nos Açores, frente ao Santa Clara, pois foi a primeira vez que o médio ofereceu dois golos no mesmo jogo com a camisola do FC Porto. 

As FC Porto Stores vão estar encerradas a partir de hoje por um período de tempo indeterminado, incluindo as situadas em centros comerciais. Quem quiser realizar compras através da loja online pode continuar a fazê-lo, sendo que aquelas efectuadas em território nacional terão portes grátis para as entregas nas respectivas residências.

15/03/20

Aconteceu a 15 Março 2008

Neste dia, o líder FC Porto entrava em campo na 23ª jornada do campeonato já com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, mas nem por isso deixou de dar a volta ao Leixões no Estádio do Mar (2-1), ficando ainda mais perto de somar o terceiro título de uma série de quatro consecutivos.

Dragões Diário 15-03-2020

O mundo está em suspenso devido à pandemia do coronavírus (Covid-19) e esta é uma boa altura para colocar a leitura em dia, nomeadamente com a edição número 399 da Dragões. Em entrevista à revista oficial do FC Porto, o andebolista cubano Ángel Hernández confessa: nós próprios estamos impressionados connosco.

A excelência da época protagonizada pela nossa equipa de andebol não se reflecte apenas na invencibilidade que mantém a nível nacional, pois a qualidade exibida na Liga dos Campeões merece todos os elogios. 

Pois é, pela primeira vez na história, o FC Porto atingiu os oitavos de final da Liga dos Campeões de andebol, mas para lá chegar teve de mostrar que merece estar entre as 16 melhores equipas do Velho Continente. Num supercompetitivo Grupo B, os campeões nacionais registaram seis vitórias, dois empates e seis derrotas.