06/03/08

Adeus e até já

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League, 1/8 final, 2ª mão
Estádio do Dragão, no Porto
5 de Março de 2008
Assistência: 45.316 espectadores

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Árbitros assistentes: Darren Cann e Michael Mullarkey
4º Árbitro: Robert Styles

F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile; Lucho, Paulo Assunção, Raul Meireles; Sektioui, Lisandro e Quaresma
Substituições: Bosingwa por Mariano (54m); Sektioui por Farías (58m); Raul Meireles por Cech (98m)
Não utilizados: Nuno, João Paulo, Kazmierczak e Adriano
Treinador: Jesualdo Ferreira

SCHALKE 04: Neuer; Rafinha, Bordon «cap», Krstajic e Westermann; Jones, Grossmuller, Ernst e Kobiashvili; Halil Altintop e Kuranyi
Substituições: Kuranyi por Asamoah (78m); Grossmuleer por Rakitic (111m); Bordon por Howedes (114m)
Não utilizados: Schober, Varela, Lovenkrands e Vicente Sánchez
Treinador: Mirko Slomka

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Lisandro (86m)
Penalties: Lucho; Rafinha, Rakitic, Altintop e Jones
Disciplina: cartão amarelo a Kuranyi (33m), Jones (57m), Westermann (65m), Lucho (114m), Kobiashvili (116m); cartão vermelho a Fucile (82m)

02/03/08

Dorival Yustrich





Dorival Knipel nasceu em Corumbá a 28 de Setembro de 1917 e ganhou o apelido de Yustrich pelas semelhanças físicas com Juan Elias Yustrich, famoso guarda redes argentino do Boca Juniors. Dorival Yustrich notabilizou-se por ser um técnico exigente, disciplinador e arrogante. Na década de 1950, já como treinador com fama de disciplinador, não permitia que os seus atletas fumassem, deixassem a barba por fazer e usassem cabelo comprido. Não tolerava atrasos e falta de empenho nos treinos. No Brasil, ganhou a alcunha de "Durão" porque, além da arrogância que exibia, tinha uma compleição física que impunha respeito. Envolvia-se em constantes atritos com jogadores, colegas, dirigentes e até com a imprensa. Ainda no Brasil, em 1953, foi expulso do Atlético Mineiro pelos próprios jogadores, descontentes pela forma como Yustrich tratava alguns atletas.
Completamente surrealista a foto em cima, publicada no jornal A BOLA em 1958, em que Yustrich, já como treinador do FC Porto, salta do banco para insultar um árbitro acabando por espezinhar Hernâni (um ídolo do FC Porto na altura) que tinha acabado de ser expulso. Mas os atritos entre Yustrich e Hernâni já vinham de longe. Em 1958, o FC Porto goleou o Oriental por 5-0 e Yustrich mandou os jogadores agradecerem ao público o apoio que lhes tinha sido dado. Hernâni foi o único a não cumprir a ordem porque não estava para "alimentar as palhaçadas do treinador", foi o suficiente para se iniciar uma discussão que culminou com um troca de socos. No final da temporada Yustrich foi dispensado.
Apesar do mau feitio, foi Dorival Yustrich que levou o FC Porto ao título nacional (1955/56) após um jejum de 16 anos."O FC Porto é um elefante adormecido que não sabe a força que tem" comentou Yustrich depois de ser campeão.
Yustrich terminou no Cruzeiro a sua carreira de treinador. Retirou-se para o mais completo anonimato e só foi notícia novamente em 1990, ano do seu falecimento.

Fonte: http://paixaopeloporto.blogspot.com