16/02/18

Aconteceu a 16 Fevereiro 1992

Neste dia, na Mata Real, o FC Porto disputava o jogo 1500 na Liga portuguesa e assinalava a efeméride com uma vitória por 3-0 sobre o Paços de Ferreira. Marcaram Kostadinov, Domingos e Rui Filipe. Três meses e um dia mais tarde, os Dragões festejavam o primeiro de dois títulos consecutivos sob a orientação do brasileiro Carlos Alberto Silva, somando mais dez pontos do que o segundo classificado (o Benfica) numa altura em que as vitórias só valiam dois pontos.

Dragões Diário 16-02-2018

Uma microrrotura na coxa esquerda, consequência do encontro da véspera com o Liverpool, impediu Ricardo Pereira de participar no treino de ontem, o primeiro a pensar na receção ao Rio Ave, da 23.ª jornada da Liga. O defesa juntou-se a Danilo e a Aboubakar, completando o trio de preocupações clínicas para o jogo de domingo à tarde (18h00) no Dragão.

Com o primeiro lugar seguro e o apuramento garantido para os quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins, o FC Porto joga amanhã em Espanha, onde defronta o Vic a partir das 19h00, e levou com ele o projeto de trazer três pontos na viagem de regresso. Gonçalo Alves acrescenta a intenção de sair de lá com boas sensações, para as aplicar também no campeonato português e na deslocação a Viana.

Uma hora antes, no Dragão Caixa, a equipa de basquetebol recebe o Lusitânia decidida a apagar as marcas deixadas pela eliminação na Taça Hugo dos Santos. Queremos jogar o mais rápido possível, assumiu o norte-americano Will Hanley, que terá de esperar pelas 18h00 de amanhã. Até lá, vai avisando que o Lusitânia, uma equipa difícil de bater, venceu recentemente o Benfica.

Não facilitar é também o plano de José Carrillo para a deslocação a Avanca, na 23.ª jornada do Andebol 1. O espanhol diz que o adversário tem jogadores de muito talento, destaca o lateral esquerdo Reinier Dranquet e o central Diogo Oliveira, e insiste que a base para conquistar vitórias é defender bem em cada jogo. A partir das 16h de amanhã, com transmissão em direto no Porto Canal.

Na Volta ao Algarve, César Fonte foi o melhor dos Dragões no final da segunda etapa, que terminou com uma subida ao Alto da Foia. O ciclista da W52-FC Porto percorreu os 187,9 quilómetros da tirada gastando mais 15 segundos do que o vencedor (Michal Kwiatkowski, da Sky) e é agora o 19º da geral. Hoje há contrarrelógio individual com partida e chegada em Lagoa.

13/02/18

Aconteceu a 12 Fevereiro 2012

Há seis anos, o FC Porto deslocou-se ao sempre complicado Estádio Municipal de Braga, onde visitou a equipa que três meses mais tarde viria a enfrentar na final da Liga Europa. O herói improvável daquela noite foi o central Nicolás Otamendi – que ontem completou 30 anos de idade –, autor dos dois únicos golos da partida. Os três pontos permitiram aos Dragões alcançar a sétima de uma série de 16 vitórias consecutivas na Liga, que conquistariam com 21 pontos de vantagem sobre o Benfica.

Dragões Diário 13-02-2018

O obstáculo impõe respeito, mas a confiança do capitão não esmorece. Héctor Herrera falou à UEFA sobre a eliminatória da Liga dos Campeões que o FC Porto começa a disputar amanhã, frente ao Liverpool, e não esconde o otimismo do plantel: Acreditamos muito nas nossas hipóteses de apuramento, embora estejamos conscientes de que será extremamente difícil. O internacional mexicano aponta Sérgio Conceição como um ingrediente fundamental do sucesso que acredita que está para chegar: Os seus métodos de trabalho são simples, mas eficazes. Gosto muito da sua personalidade, do seu carácter.
 
A partida frente aos Reds, actuais terceiros classificados da Premier League, começou a ser a preparada ontem, no Olival. Registaram-se duas alterações no boletim clínico: André André já está apto e treinou com o grupo; Marcano evoluiu de treino condicionado para treino integrado condicionado. Já as situações de Aboubakar e de Danilo não sofreram mudanças: o avançado realizou treino condicionado e trabalhou no ginásio; o médio continua a receber tratamento à rutura muscular nos gémeos da perna esquerda.
 
O segundo e último treino de preparação para este jogo realiza-se hoje, a partir das 11h45, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia. Às 17h45, no Estádio do Dragão, Sérgio Conceição e um jogador do FC Porto anteveem a partida em conferência de imprensa que poderá acompanhar em direto no Porto Canal.
 
A UEFA nomeou para o duelo de amanhã o italiano Daniele Orsato, que integra o grupo de árbitros de elite do futebol europeu. Com 42 anos, Orsato conta no currículo com a presença na final da Taça da Roménia de 2012, entre o Dinamo e o Rapid Bucareste – um dérbi sensível que a federação local achou conveniente que fosse dirigido por um estrangeiro. No mesmo ano, cruzou-se pela única vez na carreira com o FC Porto: apitou a receção do Dinamo Zagreb aos Dragões, que culminou com uma vitória azul e branca por 2-0, com golos de Lucho González e Defour.

12/02/18

Aconteceu a 12 Fevereiro 1945

Neste dia, ocorreu a primeira de três eleições de Cesário Bonito como presidente do FC Porto. Natural do Peso da Régua, chegou a jogar na equipa de infantis azul e branca, formou-se distinto médico-cirurgião e sucedeu, em 1948, a Luís Ferreira Alves, de cuja direção era vice-presidente. Bonito foi um dos grandes impulsionadores da construção do Estádio das Antas, foi com ele que conquistámos a primeira ‘dobradinha’ no futebol (1955/56) e foi ele quem contratou José Maria Pedroto para treinador. Na história fica também marcado o episódio em que se insurgiu contra o adiamento de um FC Porto-Sporting, porque Travassos, um dos 'violinos' de Alvalade, ficara retido em Madrid, por causa do nevoeiro, e não poderia participar no jogo. Foi o primeiro dirigente capaz de se levantar contra o despotismo do poder central, como descreveu Jorge Nuno Pinto da Costa no livro Largos Dias Têm Cem Anos.

Dragões Diário 12-02-2018

O FC Porto mandou para lá do Marão e continua a mandar na Liga. Dois golos de Soares, um de Marega e outro, de antologia, de Sérgio Oliveira, tal como o segundo do avançado brasileiro, construíram mais uma goleada no campeonato, desta vez sobre o Desportivo de Chaves (4-0). Os Dragões recuperam o primeiro lugar e conservam a vantagem de dois pontos, sobre os dois rivais, com que tinham entrado para esta 22.ª jornada. Ao fim de 30 jogos, continuam invictos nas competições nacionais. Tal não se via desde 2003/04.

Visivelmente satisfeito, Sérgio Conceição aplaudiu a exibição da equipa: Fizemos um jogo muito acima da média e estou contente com o desempenho de todos os jogadores. Maxi e Otávio, por exemplo, não vinham jogando muito nos últimos tempos, mas deram uma excelente resposta e mostraram que todos estão envolvidos e comprometidos, elogiou o treinador, que negou ter feito qualquer gestão e garantiu ter utilizado o melhor onze para este jogo. Damos prioridade ao campeonato, esse é o nosso grande objectivo, reiterou.

A partir de agora todos os jogos são uma final, diz Maxi, um dos mais experientes do plantel, que regressou à titularidade num jogo que considerou ter sido muito bem preparado e cuja chave esteve em marcar no momento certo: Era importante estar a ganhar na primeira parte, conseguimos dois golos e isso deu-nos tranquilidade para gerir o resultado na segunda. Não entrámos a pensar no jogo com o Liverpool, porque o nosso grande objetivo é a Liga.

O campeonato regressa no domingo, com o FC Porto-Rio Ave (18h). Agora é tempo de preparar o jogo de quarta-feira com o Liverpool, também no Estádio do Dragão (19h45). A primeira mão dos oitavos de final da Champions começa a ser preparada no treino desta manhã, marcado para as 11h00, no Olival.

Dois golos no primeiro tempo ditaram a derrota por 2-0 do FC Porto B diante do Santa Clara, nos Açores. O resultado não impede que a equipa se mantenha no comando da Segunda Liga após 24 jornadas. No calendário segue-se o encontro Oliveirense, no Estádio de Pedroso, agendado para o próximo domingo (14h30, Porto Canal).

A equipa de Masters de natação do FC Porto venceu, de forma destacada, a sétima edição do Torneio do Rei, organizado pelo Vitória de Guimarães. Terminou a prova com 300 pontos, mais do dobro dos que somou o segundo e mais do triplo dos que amealhou o terceiro classificado.