07/10/20

Aconteceu a 07 Outubro 2018

Neste dia, a nossa equipa de hóquei em patins deslocou-se à Mealhada para disputar a Supertaça António Livramento. Frente ao Sporting – campeão em título à época - os Dragões de Guillem Cabestany entraram com o patim direito e colocaram-se a ganhar após combinação entre Reinaldo García e Rafa. Após o intervalo, e ainda com a vantagem mínima a favorecer os da Invicta, os leões ainda reduziram, mas a resposta não tardou. Graças a mais uma assistência de Nalo, Hélder Nunes recolocou os portistas na frente do marcador. Sem dar uso aos travões, os azuis e brancos aumentaram a distância de penálti, por Gonçalo Alves, antes de o capitão bisar e fechar a contagem em 4-1. Pela 22ª vez - a terceira consecutiva - a Supertaça rumava ao Norte, nos primórdios de uma temporada fechada com chave de ouro.

Dragões Diário 07-10-2020

Ontem foi um dia recheado de aquisições para o plantel principal do FC Porto. Praticamente de uma assentada, os Dragões anunciaram as contratações, por empréstimo, de um trio de atletas internacionais pelos respectivos países. Malang Sarr, defesa canhoto natural de Nice, foi o primeiro a chegar à Invicta - oriundo do Chelsea - e logo se mostrou conhecedor da realidade em terras lusitanas: o FC Porto é o melhor clube de Portugal. Também de Londres, mais precisamente do West Ham, chegou Felipe Anderson, médio ofensivo brasileiro de créditos firmados na Europa do futebol. Por fim, e igualmente de Inglaterra, Marko Grujic foi-nos cedido pelo Liverpool, alargando – com o seu metro e noventa e um – o lote de centrocampistas às ordens de Sérgio Conceição. O oitavo, nono e décimo reforços do FC Porto para 2020/21 irão vestir as camisolas número 32, 28 e 16, respectivamente.
 
Entretanto, os detentores da Dobradinha voltaram ao trabalho no CTFD PortoGaia. Nos relvados do Olival, Sérgio Conceição orientou uma sessão vespertina durante o dia de ontem, a primeira tendo em vista a deslocação a Alvalade (em data e hora ainda por definir). Com onze ausentes ao serviço das respectivas selecções e quatro nomes presentes no boletim clínico, o timoneiro da armada azul e branca teve um leque reduzido de atletas à disposição no primeiro dia em que pôde contar com Toni Martínez. Dentro de momentos, o colectivo portista regressa à margem Sul do Douro para dar seguimento aos treinos de preparação para o clássico.
 
213 dias depois da última partida oficial, a nossa equipa de basquetebol volta à competição. Esta tarde, no Pavilhão Municipal de Odivelas, é dado o tiro de partida para a temporada 2020/21 no primeiro encontro da Final4 da Taça de Portugal, que ainda é referente a 2019/20. Às 15h, FC Porto e Benfica medem forças num clássico originalmente agendado para o passado mês de Março. De regresso após uma grave lesão contraída em Dezembro de 2019, Max Landis mantém a fasquia bem alta: nunca perdi um jogo em Portugal e espero manter essa série. É muito difícil, mas estou motivado e orgulhoso por usar a camisola do FC Porto. Já Brad Tinsley revela ser parte integrante de um plantel mais motivado do que ansioso e que se deve apresentar a bom nível como equipa, tanto física como mentalmente.
 
Mais tarde, os comandados de Magnus Andersson regressam ao Dragão Arena para disputar a quinta ronda do Andebol 1. A partir das 20h30, os campeões nacionais da modalidade recebem o Boa Hora que, apesar de ainda não ter vencido na presente edição da prova, é um adversário que deve ser encarado com todo o respeito. Quem o diz é Fábio Magalhães: temos que entrar focados e muito sérios, sem desprezar o adversário, porque eles não têm nada a perder e vêm todos tentar fazer o seu melhor. Se nos desleixarmos o jogo pode ser complicado. Fala quem sabe.

A partir das 15h, pode acompanhar na FPB TV o clássico relativo à época passada que dá início ao novo ano basquetebolístico. Em Odivelas, FC Porto e Benfica enfrentam-se na primeira meia-final da Taça de Portugal 2019/20. Logo à noite, a nossa equipa de andebol também entra em campo para defrontar o Boa Hora em nova jornada do campeonato. A partida, com apito inicial agendado para as 20h30, tem transmissão em direto na FC Porto TV e no Porto Canal.

05/10/20

Aconteceu a 05 Outubro 2008

Neste dia, o FC Porto rumou ao Sul para um clássico de grande exigência e de ainda maior alegria em Alvalade. Feridos no orgulho depois de uma dolorosa derrota em Londres, frente ao Arsenal, os Dragões entravam em campo ávidos de oferecer motivos de celebração aos adeptos portistas. Contra o Sporting, Lisandro López até marcou primeiro, porém, pouco depois, João Moutinho viria a igualar o resultado na cobrança de um penálti, no mínimo, bastante duvidoso. Mas o melhor ainda estava para vir. A cerca de 25 metros da sua baliza, Anderson Polga derrubou o Licha e Lucílio Baptista teve de assinalar a falta. O resto é história: na cobrança do livre, Bruno Alves disparou um pontapé fantástico que deixou Rui Patrício pregado ao relvado. Nos festejos deste autêntico golaço, o número 2 fez questão de exibir as quinas de campeão.


Dragões Diário 05-10-2020

Ontem foi conhecido o sexto reforço do plantel principal do FC Porto para a presente temporada. António Martínez López - conhecido no mundo do futebol como Toni Martínez - trocou Vila Nova de Famalicão pela Invicta e já vestiu as cores do campeão nacional. O murciano rubricou um vínculo com os portistas válido até 2025 e passa a integrar o grupo às ordens de Sérgio Conceição. Com o Dragão em fundo, o avançado lembrou as referências Radamel Falcao e Jackson Martínez e falou no cumprir de um objetivo de vida ao representar uma das melhores equipas do mundo. Espero que os adeptos estejam connosco no estádio o mais rápido possível. Quando joguei no Dragão pelo Famalicão, pude sentir a grande força que eles dão à equipa, concluiu o espanhol de 23 anos.
 
Minutos antes da apresentação oficial do novo camisola 29 dos Dragões, a formação B do FC Porto garantiu mais três pontos ao vencer o Vilafranquense por 2-1. Quando soou o apito para o intervalo, o marcador do Estádio de Pedroso registava um nulo, porém, numa segunda parte de tração à frente, os bês portistas quebraram a barreira defensiva ribatejana graças a dois avançados lançados de início por Rui Barros. Danny Loader desbloqueou a contenda da marca dos onze metros e Francisco Conceição dilatou a vantagem com um belíssimo golo de pé esquerdo. À entrada para os últimos cinco minutos, os visitantes ainda reduziram, mas a vitória não escapou aos jovens portistas que ascenderam à quinta posição da segunda liga.
 
Hoje a Nação Porto percorre as ruas da capital em duas rodas e vestida com três cores: azul, branco e amarelo. Ontem, após a o cruzar da meta na derradeira etapa em linha da edição especial da Volta a Portugal em bicicleta, ficou confirmado que a W52-FC Porto parte para o contrarrelógio final na liderança da classificação individual e colectiva. Nos 161 quilómetros que ligaram Loures a Setúbal, a armada portista controlou o restante pelotão e assegurou-se de que não havia tempo nem espaço para surpresas de última hora. Esta tarde, sete ciclistas do nosso clube pedalam no centro de Lisboa com um só objetivo em mente: garantir o Penta na Volta para a W52-FC Porto. Força, Dragões!
 
Igualmente este domingo, a nossa equipa de voleibol feminino foi protagonista de um raro desaire. Ao 31º encontro disputado desde a formação da parceria entre a Academia José Moreira e o FC Porto, as atletas azuis e brancas sofreram apenas a terceira derrota. Poucas horas depois da vitória sem mácula, frente ao Clube K, as comandadas de Rui Moreira perderam por 2-3 contra o Benfica no segundo jogo do fim-de-semana a ter lugar no Pavilhão Desportivo do Centro Luso-Venezolano. A partida ultrapassou as duas horas e meia de duração e só se decidiu no final do quinto parcial, o terceiro que as encarnadas venceram pela margem mínima.

Ao longo do dia de hoje, o pelotão sai para a estrada pela última vez na presente edição da Volta a Portugal. A partir das 15h15, na RTP1, pode acompanhar os ciclistas azuis e brancos no contrarrelógio final da Grandíssima. Os 17,7 quilómetros cronometrados entre a Ribeira das Naus e a Praça do Comércio irão decidir quem vence a prova rainha da modalidade em Portugal. Questionado sobre qual dos companheiros estaria em melhor condição de trazer mais um título para a Invicta, João Rodrigues brincou: Para mim, o favorito é o Amaro Veloso. Amaro é o camisola amarela, Veloso fecha o pódio (1 minuto e 13 segundos atrás) e o vencedor de 2019 ocupa o sexto posto, com dois minutos de desvantagem para o líder.