17/11/18

Aconteceu a 17 Novembro 2017

Neste dia, o Estádio do Dragão recebeu um jogo eletrizante. Nele, o FC Porto deu a volta ao resultado - que o atirava para fora da Taça de Portugal à quarta eliminatória - com dois golos apontados depois dos 90 minutos. O encontro com o Portimonense nem começou mal, Danilo marcou cedo, logo aos cinco minutos, mas a equipa algarvia virou o jogo ao contrário e foi resistindo à reação portista, até que Aboubakar e Brahimi resolveram a questão num final épico (3-2). Foi o jogo de estreia de André Pereira, que entrou no decorrer da segunda parte, substituindo André André.

Dragões Diário 17-11-2018

O golo de Kelvin, naquela noite de maio de 2013, perdura como o melhor de todos os que Jorge Nuno Pinto da Costa viu nos primeiros 15 anos de Estádio do Dragão. A selecção foi confirmada ontem, em entrevista ao Porto Canal, ao longo da qual o presidente recuperou os números que fazem do FC Porto o campeão da democracia.

Quarenta e quatro anos depois da Revolução de Abril, ainda num país centralista, Pinto da Costa já não se surpreende ao ver o ministro das Finanças acelerar a discussão do Orçamento de Estado para poder ver o seu querido Benfica, mas não perde a oportunidade para espetar mais umas farpas. Meramente políticas, porque das outras, das autênticas, não quer ouvir falar.

O Estádio do Dragão fez anos ontem, mas fomos nós que lhe fizemos as contas à vida. Sabe quem mais jogou, quem mais marcou ou quem mais assistiu no palco do jogo de estreia do Euro 2004? Em www.fcporto.pt contamos-lhe também que treinador ganhou mais vezes no Dragão, em que baliza marcou mais o FC Porto e ainda recuperamos sete golos de calcanhar, a começar em Falcao e a terminar em Brahimi.

O regresso ao Dragão, para receber o Belenenses em jogo dos 16 avos de final da Taça de Portugal, ainda vem longe, mas Sérgio Conceição voltou a preparar o encontro durante a manhã de ontem, mesmo privado de sete internacionais. Chamou Mbaye, Meixedo e Fábio Silva e marcou novo treino para as 10h de hoje.

Ton Baliu viveu no FC Porto a experiência mais incrível. Hoje, outra vez jogador do Igualada, faz o favor de avisar sobre os problemas de adaptação ao piso de mosaico onde os azuis e brancos disputam a segunda jornada da Liga Europeia e o início de jogo muito intenso que o Reus normalmente impõe. Por quem vai torcer Baliu é pergunta que nem se coloca. Quero que o FC Porto ganhe sempre, esclarece, embora com uma ressalva bem justificada: Sempre, excepto se algum dia jogar contra mim. Hoje é contra o Reus e o Porto Canal transmite o encontro em directo a partir das 20h.

A missão europeia da equipa de andebol também não é propriamente fácil. Se dúvidas havia sobre a dificuldade para ultrapassar o Magdeburgo na terceira ronda de qualificação para a Taça EHF, Djibril M’Bengue dissipa-as e fala de um adversário de alto nível, de pontas muito bons e de Matthias Musche, o melhor marcador da Bundesliga. Para o lateral direito, a solução passa por chegar lá e mostrar uma equipa forte, fazendo um jogo perfeito. Só assim, insiste Djibril, o FC Porto poderá trazer a decisão para o Dragão Caixa. Amanhã, às 14h, o Porto Canal vai lá estar.

César Morais, o jogador da secção de desporto adaptado do FC Porto que se notabilizou como o melhor marcador do Campeonato da Europa de futsal para atletas com Síndrome de Down, também foi distinguido por Marcelo Rebelo de Sousa na página da Presidência da República. Além de saudar todos os jogadores, técnicos e dirigentes pelo título conquistado, o Presidente dirigiu uma palavra de felicitação ao atleta portista.

16/11/18

Aconteceu a 16 Novembro 2003

Neste dia, 51.000 espectadores presenciaram a inauguração do Estádio do Dragão e o amigável entre FC Porto e Barcelona em que Leo Messi se estreou na equipa principal dos catalães, quando, aos 74 minutos, substituiu Fernando Navarro. Tiago deu o pontapé de saída, Bruno Moraes fez o primeiro remate à baliza, Vítor Baía fez a primeira defesa e Derlei marcou o primeiro golo. Hugo Almeida fez o segundo e o FC Porto venceu por 2-0.

Dragões Diário 16-11-2018

O Estádio do Dragão faz 15 anos e nós selecionámos 15 momentos para assinalar a data. Da inauguração ao título da época passada, esta é a nossa escolha. Será também a sua? Enquanto a equipa regressa ao trabalho durante a manhã, depois de ontem ter treinado sem oito internacionais, fique atento a www.fcporto.pt e confira outras histórias e curiosidades em torno do nosso estádio.

As equipas de Sub-19 e Sub-17 do FC Porto entram em cena no fim de semana com o primeiro lugar como denominador comum. Os mais velhos querem alcançá-lo e os mais novos preparam-se para o preservar. A equipa de Mário Silva recebe o Beira-Mar às 15h de sábado e a de Manuel Tulipa joga em Tondela às 11h de domingo. Só o primeiro tem transmissão em directo no Porto Canal.

Amanhã também há Liga Europeia, mas em Reus, onde a nossa equipa de hóquei em patins disputa a segunda jornada da fase de grupos. Gonçalo Alves, o autor dos cinco golos da vitória sobre o Sporting de Tomar, chama a atenção para a qualidade do adversário e para o obstáculo adicional imposto por uma pista de mosaico, mas mantendo sempre que uma vitória na Catalunha pode significar um passo muito importante para a qualificação. O Porto Canal transmite em directo a partir das 20h.

César Morais e Daniel Maia são campeões europeus. Os dois jogadores da secção de desporto adaptado do FC Porto integraram a seleção portuguesa de futsal que ontem ganhou o Campeonato da Europa para atletas com Síndrome de Down, ao derrotar a Itália na final (4-0), com um dos golos a ser apontado por César Morais, que se distinguiu como o melhor marcador da competição que decorreu na cidade italiana de Terni.

15/11/18

Aconteceu a 15 Novembro 2008

Neste dia, em época de tetracampeonato, o FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória (2-0) com dois golos argentinos e ambos apontados na segunda parte. Lisandro López marcou o primeiro e Ernesto Farías, que tinha substituído Tarik Sektioui no recomeço, fez o segundo, já a três minutos dos 90. Jogava-se a oitava jornada da Liga, o Leixões era líder, mas a 10 de maio do ano seguinte, e com uma jornada ainda por disputar, os Dragões já tinham agarrado o quarto título consecutivo, o terceiro com Jesualdo Ferreira. Quem não se lembra daquela cabeçada de Bruno Alves frente ao Nacional? Foi o golo 200 do FC Porto no Estádio do Dragão.

Dragões Diário 15-11-2018

Sérgio Conceição faz anos hoje e assinala-os com o regresso ao trabalho, no primeiro treino depois da vitória sobre o Braga e daquele golo de Soares que nos vai dando a liderança. Se o cabeceamento do brasileiro a dois minutos do fim é a recordação mais recente que guarda do Dragão, onde voltamos daqui a pouco mais de uma semana, saiba que esse foi só um dos dez golos conseguidos pelo FC Porto nos últimos dez minutos dos 18 jogos disputados desde o arranque da época.

No Andebol 1, o FC Porto não perdeu tempo e resolveu rapidamente a questão. Foi a Belém somar a sexta vitória consecutiva e ao intervalo já ganhava por 16-8. A segunda parte traduziu-se num tranquilo exercício de gestão, que terminou com uma vantagem de nove golos (32-23) e a confirmação do primeiro lugar da prova, de parceria com o Benfica e com mais um jogo do que o Sporting, que é terceiro. Com seis golos, Victor Iturriza foi o melhor marcador da partida com o Belenenses.

Trezentos quilómetros mais a norte, no Dragão Caixa, a equipa de basquetebol do FC Porto perdeu com o Pallacanestro Varese (71-89) e falhou, desde logo, a qualificação para a segunda fase de grupos da Taça da Europa, ainda com uma jornada por disputar. Sasa Borovnjak foi o melhor marcador (18) do encontro, que os italianos desequilibraram ao descobrir o jogo exterior, convertendo um total de 16 triplos, mais sete do que os azuis e brancos (9).

14/11/18

Aconteceu a 14 Novembro 1998

Neste dia, o FC Porto subiu ao relvado do Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, para vencer o Campomaiorense por 2-0. O homem do jogo? O inevitável... Mário Jardel. Foi um dos golos mais bonitos da minha carreira, disse no fim do jogo em que assinou o terceiro de quatro 'bis' consecutivos no campeonato em que voltou a sagrar-se o melhor marcador. Foram 36 golos em 32 jornadas, decisivos para que aquela época conhecesse o primeiro e único pentacampeão da história do futebol português.

Dragões Diário 14-11-2018

O Dragão está a dois dias de soprar as velas do 15º aniversário. Está de parabéns e os adeptos também, porque é por causa deles que o nosso estádio vai fazendo história, acumulando recordes. Se na época passada mostrou números nunca vistos, na actual vai arrepiando caminho para poder superá-los. No jogo com o Braga, registou a maior assistência da temporada e reforçou a tendência verificada neste arranque: uma média superior a 45 mil espectadores nos seis primeiros jogos da Liga, a melhor desde que foi inaugurado naquela memorável noite de magia e Alegría de 16 de Novembro de 2003.

Ali ao lado, no Dragão Caixa, hoje há jogo para a Taça da Europa da FIBA. A equipa de basquetebol recebe o Varese com uma única missão. O objectivo é vencer, não há outra forma de encarar os jogos. Temos uma esperança muito grande de alcançar a vitória. Fizemos um excelente jogo em Itália, agora jogamos em nossa casa, perante os nossos adeptos, sentimo-nos mais confortáveis com isso, garante o capitão Miguel Queiroz na antevisão de um desafio que pode acompanhar no Porto Canal a partir das 20h30 numa transmissão em simultâneo com o Belenenses-FC Porto em andebol, que tem início meia hora antes.

A equipa de hóquei em patins só entra em rinque no sábado à noite, na Catalunha, para defrontar o Réus na Liga Europeia. É um dos quatro troféus que está na mira esta temporada, para além do campeonato, da Taça de Portugal e ainda da Taça Intercontinental. E que se podem juntar aos últimos sete conquistados em apenas dois anos, três meses e 18 dias. É o número perfeito que eles querem estragar, como se pode ler neste trabalho assinado por Alberto Barbosa na edição 383 da Dragões.

Sete é também o número de anos que passa a vigorar a parceria, ontem renovada, entre o FC Porto e a Câmara da Maia no âmbito da promoção do Programa Municipal de Saúde Escolar. As modalidades do clube continuarão de mãos dadas com a autarquia na sensibilização das crianças e jovens para vários temas da sociedade civil.

13/11/18

Aconteceu a 13 Novembro 2000

Neste dia, Pena marcou pelo nono jogo consecutivo na Liga, registo que mais ninguém igualou em 125 anos de história do FC Porto. Nas Antas, frente ao Salgueiros, o avançado brasileiro voltou a bisar, atingindo os 13 golos desde o dia da estreia com o Paços de Ferreira, consumada apenas dois meses antes. Na vitória por 5-1 sobre o Salgueiros também marcaram Capucho, Drulovic e Alenichev. Jogava-se a 11ª jornada.

Dragões Diário 13-11-2018

Com o plantel de folga e as competições nacionais em pausa, temos um desafio para lhe propor. Concentre-se, respire fundo e diga-nos quantos jogadores Sérgio Conceição já utilizou nesta época. Sabe? E quantos deles marcaram? Sabe quem acumula mais minutos em competição e quem fez mais assistências? Se não sabe, pode espreitar as respostas no site do fcp.pt.

Diogo Costa e Diogo Queirós foram condecorados com a medalha da Ordem do Mérito na qualidade de campeões europeus de Sub-19. Durante a cerimónia, que decorreu no Palácio de Belém, Diogo Queirós falou na pele de capitão da selecção e garantiu que o dia de ontem ficará marcado para sempre nas memórias de cada um dos jogadores, antes de sugerir que novas vitórias estão para vir. Não podemos viver do passado e vamos procurar novas conquistas, acrescentou.

Líder do Andebol 1, o FC Porto também vai a Belém, mas para tentar a sexta vitória consecutiva na prova. Essa é a motivação que a equipa de Magnus Adersson leva ao Restelo, ainda que Alexis Borges vá avisando que jogar em casa do Belenenses é sempre difícil. E é justamente por isso que resume a questão assim: Temos que ser sérios e estar concentrados do início ao fim. Amanhã, a partir das 20h e com transmissão em directo no Porto Canal.

O FC Porto vai regressar ao México para caçar talento entre jovens jogadores com idades compreendidas entre os 15 e os 17 anos. Os candidatos serão avaliados por três treinadores e por Fernando Bandeirinha, campeão europeu e vencedor da Supertaça europeia. A iniciativa decorre de 7 a 9 de dezembro, em Mérida, e antecede o Dragon Force World Camp, que vai realizar-se de 10 a 14 de Dezembro na mesma cidade.

12/11/18

Aconteceu a 12 Novembro 1933

Neste dia, Soares dos Reis, o primeiro guarda-redes internacional do FC Porto, estreou-se no Campo do Bessa, num empate a um golo frente ao Leça, a contar para o Campeonato Regional do Porto. Foi campeão nacional por três vezes, primeiro com Josef Szabo e mais tarde com Mihaly Siska, e ganhou um Campeonato de Portugal sob a orientação de François Gutkas. Foi ainda o guarda-redes da vitória do FC Porto na primeira edição da Taça Ibérica, quando, a 7 de junho de 1935, no Campo do Ameal, o campeão português derrotou o Bétis, campeão espanhol, por 4-2, com um golo de Pocas e um hat-trick de Pinga.

Dragões Diário 12-11-2018

Com a equipa de folga, metemo-nos em trabalhos só para lhe falar das sete vitórias consecutivas que nos vão dando a liderança em três de quatro frentes. A outra, já se sabe, é a eliminar e, mesmo não tendo líderes, tem nela o FC Porto determinado em chegar ao Jamor e vencer. Mas isso é muito mais lá para a frente e o que lhe propomos neste trabalho é precisamente o contrário. Se esta newsletter fosse um post, isto seria um #throwback, mas como hoje é segunda-feira chamamos-lhe apenas ciclo de ouro.

Dez de novembro não foi só o dia em que ficámos orgulhosamente sós na liderança. Dez de novembro também foi o dia de aniversário de Óliver, que completou 24 anos e ficou tão emocionado com o momento em que os adeptos lhe cantaram os parabéns que fez questão de gravar uma mensagem de agradecimento. Isto nunca será esquecido, garantiu o espanhol. Foi incrível.

Marius fez de Marega e correu que se fartou para bisar e dar a vitória (2-1) ao FC Porto B sobre o Cova da Piedade, que reduziu a poucos minutos do final, depois de duas grandes defesas de Diogo Costa e de um grande azar de Diogo Leite. Nada, no entanto, que chegasse para evitar a derrota da equipa de Almada ou para roubar o protagonismo ao avançado do Chade.

Horas antes, no Olival, houve dérbi, que a equipa de Sub-17 resolveu com golos de Pedro Vieira e Francisco Conceição e um golaço de Leandro Dias, cujo lance  pode ver e rever aqui. O FC Porto venceu o Boavista por 3-1 e continua a liderar a Série B.

Vinte quilómetros mais a norte, no Dragão Caixa, o FC Porto teve cinco jogadores a atingir pontuações de dois dígitos, mas não teve talento para vencer a Oliveirense. No encontro da sexta jornada da Liga de basquetebol, o parcial desfavorável (14-29) registado no segundo período resume as dificuldades sentidas pelos azuis e brancos e até o próprio jogo, segundo Moncho López. Will Sheehey fez 24 pontos e 9 ressaltos, mas não evitou a derrota por 82-96.

Onze vitórias em 11 jogos valeram seis títulos a atletas do FC Porto nos escalões de Sub-21 e Sub-14 na primeira edição dos Campeonatos Nacionais de boccia, que decorreram no Seixal durante o fim de semana. Alice Moreira (BC3) e Pedro Ferreira (BC1 e BC2) foram campeões em Sub-21, enquanto Tiago Silva (BC5) ganhou nos Sub-14. Na prova de perícia, Alice Moreira e Tiago Silva também terminaram na primeira posição.

11/11/18

Aconteceu a 11 Novembro 1984

Foi no dia de São Martinho de 1984 que Aurora Cunha, uma das mais brilhantes atletas da história do FC Porto, conquistou a primeira grande vitória da carreira: tornou-se campeã do mundo de 10.000 metros de estrada, em Madrid. Este título, que seria renovado em 1985 e 1986 e que foi alcançado no mesmo ano em que se estreou nuns Jogos Olímpicos, valeu-lhe um conjunto de louvores endereçados pelo Presidente da República, pelo Governo, e, naturalmente, pelo FC Porto.

Dragões Diário 11-11-2018

Estamos como queremos. O FC Porto bateu o Sporting de Braga por 1-0 e isolou-se na liderança do campeonato, com três pontos de vantagem sobre os bracarenses. Como se esperava, o jogo esteve longe de ser fácil, e foi apenas ao minuto 88 que um Estádio do Dragão quase lotado explodiu de alegria: Otávio fez um cruzamento perfeito e Soares, entre os defesas, disparou de cabeça para a baliza.

O FC Porto teve a felicidade que procurou do início ao fim. É esta a ideia-have da análise de Sérgio Conceição ao jogo de ontem: Nós somos o FC Porto. Quando montei a equipa pensei em ganhar, quando fiz as substituições foi a pensar em ganhar. O treinador salientou que o triunfo é valorizado pela qualidade do adversário e pelo facto de a equipa que lidera ter disputado um jogo europeu há poucos dias, e expressou uma convicção: Com este espírito penso que iremos ser felizes no final da época.

Muito feliz pelo golo e mais feliz ainda pelo resultado, Soares era um homem realizado no final da partida. Otávio, que assistiu para o golo do compatriota, destacou a boa segunda parte e revelou o objetivo da equipa até ao final do campeonato: Agora é manter o primeiro lugar, porque queremos chegar ao final em primeiro lugar.

Após sete vitórias em sete jogos desde a última pausa nas competições, os jogadores do FC Porto que não foram convocados para compromissos internacionais vão gozar de quatro dias de merecidas folgas. O regresso ao trabalho no Olival está marcado para quinta-feira, às 18h.

A equipa de Sub-19 jogou ontem em Guimarães e empatou a zero. Os Dragões encontram-se, neste momento, no segundo lugar da Zona Norte do Campeonato Nacional, com menos dois pontos do que o Braga, que tem um jogo a mais.

Uma semana após a vergonha da Luz, a equipa de hóquei em patins recebeu e bateu o Sporting de Tomar por 5-2. A grande figura da tarde foi Gonçalo Alves, que marcou os cinco golos azuis e brancos numa tarde em que homenageou o avô, recentemente falecido. Com este resultado, o FC Porto aproveitou a derrota do Benfica em Braga e o empate entre Sporting e Oliveirense para assumir a liderança isolada do campeonato.

No andebol, os Dragões também são líderes, ainda que em igualdade pontual com o Benfica. Ontem, em casa, não deram hipóteses aos vizinhos de Águas Santas e venceram por 39-25, com António Areia em grande plano (nove golos). Foi um jogo bem melhor do que o anterior, considerou o treinador Magnus Andersson.

Bem perto do Dragão, no Complexo de Piscinas de Campanhã, o FC Porto conquistou o XXIX Troféu Speedo. Os nadadores azuis e brancos venceram oito das dez provas disputadas e somaram 86 pontos, mais 19 do que o Famalicão.

O FC Porto continua a dar cartas no Desporto Adaptado: César Morais e Daniel Maia foram convocados para a seleção de Portugal que vai participar no primeiro Campeonato da Europa de Futsal FIFDS, que se realizará entre 12 e 15 novembro em Terno, Itália.