16/07/11

Pré-Época: FC Porto - Borussia Mönchengladbach

O FC Porto realiza o segundo jogo em solo germânico hoje, sábado, em Oberhausen. Os Dragões defrontam o Borussia Mönchengladbach, às 19h30 locais (18h30 em Portugal Continental). O jogo será transmitido pela Sportv

15/07/11

Falcão no pasquim de Lisboa


Falcão renova até 2015 e o Jornal A Bola faz manchete sobre este assunto...

Que estranho!!!

Uma autêntica maravilha e um oásis nos jornais desportivos portugueses...

É uma capa para guardar...

14/07/11

Falcao renova até 2015

Falcao prolongou por mais dois anos o seu contrato com o FC Porto. A cláusula de rescisão do colombiano está agora fixada em 45 milhões de euros. Leia na íntegra o comunicado.
A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD, nos termos do artigo 248º, nº1, do Código dos Valores Mobiliários, vem informar o mercado que prolongou por mais duas
épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2015, o vínculo contratual que liga esta sociedade ao seu jogador Radamel Falcao.
Mais se informa que o montante da cláusula de rescisão foi alterado para 45.000.000€ (quarenta e cinco milhões de euros).

O Conselho de Administração
Porto, 14 de Julho de 2011

Belluschi integrado de forma condicionada

Belluschi já treina com os restantes companheiros do FC Porto, em Marienfeld, ainda que de forma condicionada. Esta quinta-feira, os Dragões cumpriram dois ensaios, avançando mais um passo no plano de preparação da nova época.
Rafa completa o boletim clínico. O lateral-esquerdo continua a desenvolver trabalho de ginásio.
Para amanhã está marcado apenas um treino, às 17h00 (aberto 30 minutos à comunicação social), e uma superflash, às 16h45.

Fucile: "O nosso dever é defender o emblema de Campeão"

Recém-chegado a Marienfeld, Fucile já integrou os trabalhos desta quinta-feira do FC Porto, tendo começado por falar à comunicação social, ainda antes do treino matinal. O lateral mostrou-se feliz por estar de volta ao contacto com a equipa e sublinhou que o dever de todos para esta época é «defender o emblema de Campeão». Para isso, há que manter a «humildade» e o espírito de «sacrifício».

Lindo estar de volta
O contacto com a equipa foi bom. Não estivemos juntos muito tempo, porque a viagem foi bastante cansativa, mas foi lindo estar de volta aos meus companheiros e conhecer os que chegaram esta época.
Conhecia-os de os ver na televisão. Já lhes dei os parabéns e disse-lhes que chegaram a um grande clube. Se estão aqui é porque são bons; agora têm de demonstrar que merecem estar na equipa.


Redobrar esforços
Todos os anos temos a mesma ambição, ainda para mais quando se ganha tanta coisa. Temos de redobrar esforços para melhorar. Sabemos que é muito difícil repetir a época passada, mas com trabalho e com este grupo técnico, que já nos conhece, esperamos voltar a ter sucesso.

Treinador foi uma boa escolha
O Vítor Pereira foi uma boa escolha, pois já o conhecíamos e sabe muito. Era adjunto do André e também já dirigia a equipa. Mandava 50 por cento e temos sorte em tê-lo.
Quando cheguei, cumprimentou-me e dei-lhe os parabéns por ser o nosso novo treinador. É uma pessoa que gosta de trabalhar muito, por isso tenho de ligar todas as pilhas para os treinos que aí vêm.


Bem fisicamente
Sinto-me bem fisicamente. Comecei a pré-época na Selecção, à qual cheguei praticamente sem fazer nada, do ponto de vista físico, por causa da clavícula; lá, consegui melhorar do braço, que estava um pouco fraco, e agora chego aqui bem, e espero estar a cem por cento rapidamente.

Humildade e sacrifício
Não gosto de dizer que vamos ganhar o campeonato; trabalhamos sempre com esse objectivo, mas com humildade e sacrifício. Sabemos que há outras equipas que procuram o mesmo e o nosso dever é defender o emblema de Campeão; além desse título, conquistámos a UEFA Europa League, e há que defender esse estatuto.

Barcelona só depois do V. Guimarães
Ainda é muito cedo para pensarmos no jogo contra o Barcelona. Ainda estamos na pré-época e depois disso temos a Supertaça de Portugal, frente ao V. Guimarães, que é o nosso primeiro desafio oficial.

13/07/11

Banco BMG suporta custos do museu do F. C. Porto

O F. C. Porto comunicou esta tarde que celebrou um acordo com o banco BMG, do Brasil, que irá suportar os custos da construção do novo museu do F. C. Porto.
Como contrapartida, a instituição bancária assegurou o direito de utilização de determinados espaços publicitários para a divulgação e promoção da empresa.
A construção do museu do clube é um dos objectivos do presidente Pinto da Costa no actual mandato e foi um dos argumentos utilizados para avançar para a recandidatura à liderança dos dragões.


Foto do dia: Mister mostra como se faz

Fernando apto

A reintegração plena de Fernando foi o destaque dos ensaios desta quarta-feira do FC Porto, em Marienfeld. Vítor Pereira já não contou com James porque o colombiano viajou para junto da sua Selecção, para participar no Mundial de Sub20, a realizar-se precisamente na Colômbia.
O dia ficou ainda marcado pela chegada de Fucile. O internacional uruguaio, que gozou férias até mais tarde, por ter estado ao serviço do seu País, já se encontra na Alemanha, a caminho do Hotel Klosterpforte, onde se reunirá com os restantes companheiros do plantel.
Quanto ao boletim clínico, de referir que Belluschi e Rafa mantiveram os respectivos planos de recuperação: treino condicionado para o médio e trabalho de ginásio para o lateral.

Otamendi: «O FC Porto quer sempre ganhar títulos»


A cumprir o segundo ano de Dragão ao peito, Otamendi já se encontra plenamente familiarizado com a mística azul e branca, pelo que aproveitou a superflash desta quarta-feira de manhã, realizada em Marienfeld, para vincar que o FC Porto quer sempre ganhar títulos.

O central argentino sublinhou que os Campeões Nacionais são, por isso, naturalmente favoritos, e elogiou o facto de Vítor Pereira ter mantido a mentalidade de jogoda época passada, o que veio facilitar o trabalho dos jogadores.

Forma de jogo mantém-se
Manteve-se a estrutura, a forma de jogo e a mentalidade. A maneira de trabalhar do mister Vítor Pereira é semelhante àquela a que estávamos habituados e isso facilita o nosso trabalho.

Plantel com muita competência
Sabemos o que o Hulk significa para nós e a classe que tem. Mas há outros jogadores de grande qualidade no plantel, que também procuram fazer o melhor pela equipa sempre que entram, para ajudar o grupo. Para nós isso é igualmente importante; queremos fazer as coisas bem e tratar de ter um bom ano.
O Hulk é um jogador importantíssimo, com características especiais. De qualquer forma, é como disse: temos material no plantel com competência para substituí-lo e para continuarmos a conseguir vitórias, que é o que o FC Porto sabe fazer bem.

Favoritos mas não invencíveis
Obviamente que somos favoritos, porém não somos invencíveis. O FC Porto trata de fazer as coisas o melhor possível, partida após partida, pois quer sempre ser candidato e ganhar títulos.

Fazer uma boa pré-temporada
A nossa mentalidade passa por fazermos uma boa pré-temporada, para podermos chegar a esse encontro [frente ao Barcelona, para a Supertaça Europeia] da melhor forma possível. Dentro de campo, não vai ser uma questão de nomes nem de nacionalidades. Sou argentino, como o Messi, mas nesse jogo defenderei as cores do FC Porto.
Ainda não falámos sobre esse desafio. Ele está concentrado na Copa América e em conquistar o título para a Argentina, que é algo que já nos foge há algum tempo. Isso é que é importante, neste momento.
«O Messi é o jogador que é e creio que não há nenhum método específico para pará-lo. O que é preciso é tomar as precauções necessárias para quando se defronta um jogador maravilhoso como ele.


Repetir conquistas do ano passado
O FC Porto vai subindo o nível de jogo, confronto após confronto; foi assim no ano passado e vamos trabalhar para que as coisas nos continuem a sair bem, de modo a repetirmos essas conquistas.

Trabalho colectivo
Da minha parte, sinto que tenho características que me permitirão assumir o comando da defesa, tratando de ordenar todas as linhas. No entanto, esse trabalho é algo que fazemos em conjunto; lá atrás, todos falam entre si.

12/07/11

Bolo para James

James está de parabéns. O internacional colombiano celebra 20 Primaveras, esta terça-feira, e a ocasião foi devidamente assinalada pelos companheiros logo no arranque dos trabalhos do dia. O treino matinal começou com uma praxe ao aniversariante, seguindo-se um almoço com direito a bolo e festa.

Tiago Ferreira chamado à Selecção de Sub20



Tiago Ferreira foi chamado à Selecção de Sub20. O central do FC Porto deixa o estágio em Marienfeld ainda esta terça-feira à tarde, para se juntar aos trabalhos da equipa nacional, que prepara, em Lisboa, a sua participação no Mundial da Colômbia.

David: «Só há coisas boas neste clube»


A cumprir o seu primeiro ano de sénior, David acalenta o desejo de ficar no plantel do FC Porto, sabendo que para isso ainda tem de «trabalhar muito e continuar a evoluir». O lateral falou aos jornalistas esta terça-feira de manhã, em Marienfeld, onde afirmou ser «um motivo de grande orgulho» estar no estágio dos Dragões e sublinhou só haver «coisas boas» no clube.

Motivo de orgulho
É um motivo de grande orgulho estar neste estágio. Sempre pertenci aos escalões de Formação do FC Porto e sempre ambicionei estar aqui. É o cumprir de um sonho. Mas ainda há muito a trabalhar; o meu objectivo é ficar no plantel e para isso tenho de continuar a evoluir.

Confiante nas decisões do FC Porto
Ainda não está nada fechado. Cabe aos responsáveis do FC Porto decidirem o meu futuro; eles saberão certamente o que é melhor para mim e para o clube.

Concorrência forte permite evolução maior
Ganhar ritmo noutra equipa também poderia ser bom, no sentido em que talvez pudesse jogar com mais regularidade. De qualquer forma, o meu objectivo é ficar no plantel do FC Porto. É verdade que a concorrência aqui é mais forte, mas isso também me permitirá evoluir ainda mais.

Lateral polivalente
Por hábito, jogo no lado direito da defesa, mas se tiver de jogar à esquerda, faço-o com toda a normalidade. O mais importante é jogar e poder ajudar a equipa.

Identificado com a mística azul e branca
O desafio frente ao Gütersloh correu bem. Fiz uma assistência e foi um bom jogo para a equipa.
Sempre joguei no FC Porto, já adquiri a mística do clube, e quero continuar a jogar aqui. Todos os jogadores me deixaram à vontade, pelo que acabei por encarar a partida com normalidade.

Sucesso vai continuar
A base do plantel mantém-se; só saíram dois jogadores e penso que será mais um ano de sucesso para o clube, em que conseguirá grandes conquistas.

Champions é uma ambição
Jogar a Champions seria extraordinário. É algo que qualquer jogador ambiciona e será esse o meu objectivo também. Quem sabe um dia?

Sapunaru e Fucile como referências
As minhas referências são os dois laterais-direitos do FC Porto [Sapunaru e Fucile].
Quero evoluir e chegar ao patamar em que eles se encontram. O meu objectivo é ganhar-lhes o lugar.
Sim, já disse isso ao Sapunaru, claro. Mas penso que será uma competição saudável. Somos todos amigos aqui dentro. Só há coisas boas neste clube.


Marcação a Hulk obriga a níveis de exigência superiores
Se é difícil para os seniores dos grandes clubes, quanto mais para mim, que ainda estou a ter a primeira experiência como sénior. Mas é certamente uma forma de exigir ainda mais de mim e evoluir cada vez mais [referindo-se ao facto de ter de fazer marcação a um jogador como o Hulk]. É um dos melhores do Mundo, um dos mais difíceis de travar, e se conseguir encará-lo com alguma facilidade, irei sentir, seguramente, menos dificuldade contra os outros adversários.

Estar tranquilo
O treinador pede-me para estar tranquilo e fazer o que sempre fiz. Quer que continue a trabalhar da mesma maneira.
No final do jogo em Gütersloh, disse-me que estive muito bem e deu-me os parabéns.


Kleber agradeceu assistência
O Kleber agradeceu-me logo a assistência, mas isso faz parte do desafio. Uns fazem golos, outros dão a marcar... O importante é que estamos cá todos para ajudar o clube.

11/07/11

Fernando indisponível devido a entorse

A ausência de Fernando foi a nota de maior relevo do treino desta segunda-feira do FC Porto, cumprido da parte da tarde, no âmbito do estágio em Marienfeld. O médio apresenta uma entorse ligeira no tornozelo esquerdo, pelo que se limitou a fazer trabalho de ginásio, programa que continuam a desenvolver Rafa e Belluschi.
Os Dragões voltam aos treinos já amanhã, desta feita com uma dupla sessão. O primeiro, que será precedido de uma superflash (agendada para as 10h15) está marcado para as 10h30 (aberto 30 minutos à comunicação social) e o segundo para as 17h00 (porta fechada).

James: É um orgulho celebrar o meu aniversário com esta família


Longe da família biológica, mas perfeitamente identificado com a família azul e branca, James confessa ser um «orgulho» festejar o seu 20.º aniversário com os companheiros do FC Porto. Esta terça-feira será um dia «especial» para o jovem colombiano, que aproveitou a superflash desta segunda-feira à tarde para tecer também algumas considerações sobre a nova época: Estamos a ter uma boa adaptação e isso é muito importante.

Primeiro jogo correu bem
O jogo de ontem correu bem. Estamos a ter uma boa adaptação e isso é muito importante.

À inteira disposição do treinador
Gosto de actuar no meio-campo; é uma posição em que me sinto cómodo. No entanto, também me sinto confortável quando jogo na ala.
O meu melhor futebol aparecerá onde o treinador quiser. Procuro estar sempre à sua disposição e jogar na posição em que ele preferir.


Identificado com a equipa
Este é o meu segundo ano aqui e já conheço bem a equipa, por isso não me parece que ir ao Mundial de Sub20 vá ser mau para mim nesse sentido; esperemos que quando volte, o faça da melhor maneira. É uma grande competição e será importante ter um bom ritmo. Ser Campeão do Mundo é um dos meus sonhos e oxalá consiga realizá-lo.

Colômbia em grande plano na Copa América
A Colômbia está muito bem na Copa América. Está a um nível elevado e isso é muito importante para todos os colombianos.

Cada vez mais adaptados ao novo treinador
Estamos a adaptar-nos cada vez mais aos métodos do novo treinador.

Elogios aos novos companheiros
Os novos jogadores são bons; têm muita qualidade, por isso mesmo é que estão cá.

Muita qualidade humana no grupo
Sim, vai ser especial festejar o meu aniversário com a família portista. Há muito boas pessoas no grupo; há muita qualidade humana e, portanto, é um orgulho.

Tratar de ser favoritos
Todos os rivais são complicados, mas vamos dar o nosso melhor e tratar de ser favoritos [referindo-se ao campeonato].

Partida especial a abordar com inteligência
Vai ser um jogo muito difícil; todavia, se o enfrentarmos com inteligência, creio que podemos ganhar [referindo-se ao embate contra o Barcelona, para a Supertaça Europeia].
Vai ser uma partida especial, não só por defrontar o Messi, mas todos os jogadores do Barcelona. São todos bons.

Fotos e declarações do jogo contra o Gutersloh

Fotos do jogo em: http://www.fcporto.pt/AdeptosFanzone/GaleriasFotos/Jogos/gal_guterslohfcp_100711.asp

No rescaldo da goleada ao FC Gütersloh, o treinador Vítor Pereira elogiou a atitude da equipa, que se revelou sempre «muito organizada e agressiva». Hulk e Walter, autores de três golos cada um, sublinharam a importância de continuarem a trabalhar forte, e o aniversariante Tiago Ferreira disse-se honrado por integrar o estágio do FC Porto, destacando a qualidade de todo o plantel.

Vítor Pereira
Revelámos uma boa atitude e comportamentos de qualidade, contra uma equipa que se mostrou organizada, mas que encontrou pela frente um FC Porto agressivo, a criar envolvimentos constantes e uma pressão grande.
A diferença de golos explica-se com o sustentar do nosso jogo, que desgastou o adversário e nos permitiu acelerar, no momento certo. Criámos uma atitude de quem quer continuar a cultivar o hábito de ganhar e tivemos uma postura correcta.
A equipa joga num colectivo forte e os jogadores só sobressaem quando assim é. Não estou preocupado com eventuais saídas. Estamos a crescer em termos de comportamentos e valemos pelo todo e não pelas individualidades.


Hulk
Não fui eu que resolvi a partida. Desde o início, os que jogaram tentaram fazer o que o mister pediu e acabámos por conseguir um bom jogo. De qualquer forma, ainda não ganhámos nada e sabemos que temos de continuar a trabalhar.
Toda a estrutura me tem acolhido bem; tenho mais cinco anos de contrato e espero ganhar ainda muitos títulos aqui.


Walter
Para um atacante, é sempre bom marcar. Agora há que dar continuidade ao trabalho que vimos desenvolvendo.
Tenho uma boa impressão do mister Vítor Pereira. Sempre me deu confiança; continua a fazê-lo agora que é o treinador principal, e espero retribuir com muito trabalho.
Hoje em dia, não há equipas pequenas; nós é que facilitámos o jogo.

Tiago Ferreira
Foi uma forma especial, muito boa de comemorar o aniversário. É um privilégio e uma honra poder estar aqui em estágio com esta equipa.
O jogo correu bem. Fizemos o que o mister pediu e acabámos por conseguir uma goleada, o que é sempre importante.
Há pouco a mudar em relação ao ano passado, mas há sempre alguns aspectos a corrigir e o treinador acredita que podemos melhorar ainda mais.
Tenho aprendido tudo com os meus companheiros. São os melhores na sua posição em Portugal e tem sido muito bom trabalhar com eles.

Crónica do jogo contra o Gütersloh

O FC Porto venceu o FC Gütersloh, por 1-10, no primeiro jogo particular disputado na Alemanha. Vítor Pereira lançou dois onzes diferentes, no arranque da partida e ao intervalo, com ambos a revelarem uma dinâmica ofensiva tremenda, de que resultou uma autêntica goleada. Kleber e Djalma abriram o marcador; Hulk (3), Rúben Micael, Walter (3) e Maicon fixaram o resultado final.

Com o aniversariante Tiago Ferreira na equipa inicial, de que constaram também o ex-júnior David, os reforços Djalma e Kleber, e o regressado Castro, que envergou a braçadeira de capitão, os Dragões mostraram desde cedo que pretendiam imprimir uma forte intensidade no desafio, tendo disposto de quatro oportunidades flagrantes antes de inaugurarem o placar.
O golo inaugural do encontro surgiria perto da meia hora, da cabeça de Kleber, que respondeu, de forma imponente, a um cruzamento na esquerda de David. O avançado brasileiro ainda viu ser-lhe anulado o bis três minutos depois, por uma alegada falta, que pareceu não existir.
De qualquer forma, não demorou muito até a bola voltar a entrar na baliza do FC Gütersloh, com Djalma a encostar para o fundo das redes, após combinação entre James – a actuar no meio-campo, o colombiano esteve em evidência, pela notável qualidade de passe, conseguindo algumas aberturas impressionantes para os seus companheiros – e Castro.
No segundo tempo, o treinador do FC Porto apostou em todos os jogadores que se encontravam no banco, com destaque para as estreias, em desafios à porta aberta, de Bracali e Kelvin, e do ex-júnior Christian e do regressado Addy.
Apesar das alterações, a equipa manteve a toada ofensiva, concretizando por mais oito vezes, com Hulk e Walter a conseguirem ambos hat-tricks; o primeiro abriu a conta pessoal através da conversão de uma grande penalidade, que ele próprio havia sofrido; fez o segundo num remate espontâneo, que desferiu um arco perfeito para o lado esquerdo da baliza; e chegou ao terceiro com uma bomba, já dentro da área.
Quanto a Walter, respondeu, por duas vezes, da melhor maneira, aos cruzamentos de Christian, encostando para o fundo da baliza, e cabeceou, sem hipótese para o guardião adversário, uma bola teleguiada por Hulk.
Os restantes dois golos foram da autoria de Rúben Micael, já perto da pequena área, e de Maicon, de cabeça, após cruzamento na direita de Hulk, um dos mais interventivos nesta etapa complementar.
Para a história, além do resultado expressivo, fica a excelente atitude patenteada por todo o grupo e elogiada por Vítor Pereira no final da partida.

F. C. Porto marcou dez ao Gutersloh


FICHA DE JOGO

FC Gütersloh-FC Porto,
Jogo de preparação da época 2011/12, integrado no estágio em Marienfeld
Heidewaldstadion (10 de Julho de 2011)

Árbitro: Swiers
Assistentes: Negri e Rodejohann

FC GÜTERSLOH: Hendrik Müller; Stephan Eggert, Steven Degelmann, Patrick Plucinski e Pascal Röber; Lennard Warweg, Tim Brinkmann (cap.) e Pascal Becker; Raffaele Wiebusch, Ustim Schröder e Alexander Schiller
Entraram ao intervalo: Alexander Opitz; Matthäus Wieckowicz, Dennis Kroos, Marc Birkenhake, Dennis Grübel, Temel Hop e Maximilian Heinrich
Outras substituições: Stephan Eggert por Thomas Duhn (62m)
Treinador: Dirk Flock

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Tiago Ferreira e David; Souza, Castro (cap.) e James; Varela (sub-cap.), Kleber e Djalma
Entraram ao intervalo: Bracali; Sereno, Maicon, João Moutinho, Addy, Otamendi, Rúben Micael, Walter, Hulk, Kelvin e Christian
Treinador: Vítor Pereira

Resultado final: 1-10
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Kleber (28m), Djalma (35m), Hulk (47 g.p., 59 e 82m), Rúben Micael (61m), Walter (67, 78 e 89m); Matthäus Wieckowicz (74m) e Maicon (79m)